sexta-feira, 15 de maio de 2015

"OS Factos da Vida" de Graham Joyce



Sinopse:

Sete irmãs extraordinárias vivem juntas sob a sombra da guerra, unidas pela lealdade, pelo amor, pelo medo e pela esperança. Até que chega uma noite alucinante em que Luftwaffe arrasa Coventry. No meio das tempestades de fogo que se propagam pela cidade, a filha mais nova experimenta um despertar mágico que resultará, anos depois, no nascimento de uma criança. Após o fim da guerra, os percursos das irmãs divergem, mas permanecem atraídas por esta criança extraordinária. À medida que o rapaz cresce, as circunstâncias conspiram para pôr à prova as suas lealdades mútuas, enquanto abrem o pano dum mundo de eventos verdadeiramente espectaculares.

Excerto:

"Cassie é instável, Cassie é meio louca, Cassie é a última rapariga à face da Terra preparada para cuidar de uma criança. Nisso todos estão de acordo. Mas quando Cassie regressa à casa da família, vêem-na com o filho nos braços como uma trouxa, e calam-se."

Opinião:

Este foi o segundo escritor que tive o prazer de conhecer publicado pela Editora Bizâncio e se Yasmine Khadra me encheu as medidas, Graham Joyce acaba por ser mais uma excelente descoberta, pois embora este livro não me tenha enchido tanto as medidas, ainda assim é um livro muito bom, bem escrito e bem estruturado.

O autor relata-nos a vida de Martha Vine e das suas sete filhas, na cidade britânica de Conventry no período da segunda guerra mundial. Todo o enredo é  rico e muito bem desenvolvido, centrando-se em Frank, filho de Cassie,  que por decisão da sua avó acaba por viver a percorrer todos os membros da família uma vez que a sua mãe, é vista como não tendo condições de cuidar da criança. E é neste constante rodar que Frank irá aprender as suas lições de vida que são várias, dada a diversidade de personalidades de cada um dos membros da família em que irá viver.

Sem dúvida que o livro apresenta um enredo riquíssimo, onde, entre muitas outras questões nos são relatadas no decorrer do livro, é feita uma critica à classe politica que se considera intelectual, bem como um mostrar do lado sexual do ser humano sem pudor, sempre bem descrito.

Considero no entanto que a grande força do livro são as suas excelentes personagens, bem desenvolvidas, complexas e no fundo bastante reais, mostrando as suas virtudes bem como as suas fraquezas. São várias as que me encheram as medidas, mas a que mais me cativou foi mesmo a matriarca da família, Martha Vine.

Um livro que nos fala de amor, de família, guerra e magia, escrito de forma madura, bem estruturada existindo equilibro entre o romance e a parte histórica. Tem um final muito bem conseguido e que nos deixa tristes por ter acabado, tal a forma como nos prende.

Plenamente satisfeito com a leitura do livro, quero conhecer mais obras do autor e claro só posso recomendar a leitura deste livro.

34 comentários:

  1. Olá Fiacha

    Parece ser uma boa leitura, acho que já conhecia o autor, de nome, mas nunca li nada dele. Vou tomar nota deste título e colocá-lo na lista de preferências da feira do livro.

    Mais uma vez obrigada pela sugestão

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Elsa,

      Olha mais uma excelente aposta, tal como Kadra que sei que gostaste bastante, vale a pena vais ver ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Fiacha

    Ainda bem que gostaste, parece-me que estamos perante um grande escritor. Eu também estou a ler um dele que estou a gostar muito "As memórias de um mestre falsário". Divertido e muito bem escrito.
    Vou ficar com curiosidade em ler este, pois gostei bastante da tua opinião :)

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Pronto então na feira do livro fazemos a troca eu empresto-te este e tu "As memórias de um mestre falsário" eheh e já sabes que conto com a tua opinião aqui no blog desse livro que espero estejas a gostar.

      Cada vez a admirar mais a Editora Bizâncio, boas surpresas tenho tido :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Boas Fiacha
    Nunca li nada deste escritor, mas parece interessante, boa opinião.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Penso que tens mais ou menos acompanhado que este escritor é sugerido pelo mestre Tio Barreiros, logo não engana, é sem duvida um livro muito bom :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá,
    Parece interessante o livro.
    Nunca li nada do autor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Tãnia.

      Sem duvida que estamos na presença de um excelente livro, nada como leres por ti :D

      Foi a minha estreia ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá :)
    Parece um livro bem interessante.
    Não conhecia o autor. Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sara,

      Sem duvida se tiveres oportunidade lê que vais gostar, no final até fiquei comovido ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Saudações :D
    Excelente opinião. :) Bem, fica registado, mas duvido que ainda consiga ler este autor este ano. xD Este tipo de literatura não é a minha onda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações,

      Vale bem a pena mestre Zallar vale bem a pena ;)

      Abraço

      Eliminar
  7. Olá amigo.
    Não conhecia o autor. Gostei bastante da tua opinião. Acho que será uma leitura agradável. Já estou a roer as unhas. Há livros que tenho a certeza que vou trazer. Mas além desses queria escolher mais dois ou três e está dificil. Depois falarei contigo. Penso que me ajudarás na decisão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Depois quando vieres cá vimos isso ;)...tens que levar algo meu de oferta já sabes :D

      Bjs

      Eliminar
  8. Oi Fi,interessou-me esse livro, pois adoro relatos da segunda guerra mundial, já leu O Diário de Anne Frank? Muito bom, leia. Parabéns pela opinião, muito boa, e seu blog está ótimo como sempre!

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Esse não li, quem sabe um dia :D...obrigado pelas palavras :)

      Bjs

      Eliminar
  9. Olá amigo,

    Fico muito feliz por teres gostado do autor. Como sabes, também descobri este autor através da parceria com a Bizâncio, mas li "As Memórias de um Mestre Falsário". Na altura também fiquei fascinada, não por o livro me ter enchido as medidas, mas precisamente pela construção das personagens, o enredo e a pela escrita fantástica do autor. Na altura nem reparei que a editora tinha mais títulos publicados, mas entretanto já investiguei e fiquei com alguns debaixo de olho. Este era um deles.

    Confessa lá, a parceria com a Bizâncio tem-se revelado muito bom não é? Para mim, é uma das melhores parcerias que tenho :) E a Carla é 5*

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sem duvida um livro excelente e conto ler esse livro ainda este ano e não tarda será aqui comentado, toca a ajudar a divulgar a Bizâncio :)

      Sem duvida muito boa editora e sim a Carla é top :)

      Bjs

      Eliminar
  10. Olá Fi,
    De momento passo mas fico feliz por teres gostado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cata,

      Pode não ser o teu tipo de livro, mas acredito que até eras capaz de gostar, seja como for gostei sim uma leitura muito agradável ;)

      Bjs

      Eliminar
  11. Olá Fiacha!

    Tenho este livro na estante há tanto tempo por ler. Vou ponderar lê-lo em breve.
    Parece ser bom.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Isaura,

      Toca a ler e a divulgar os livros desta editora, estou a gostar bastante ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá Fiacha,

    Este livro é muito bom mesmo. Ainda não li nenhum autor da Bizâncio que não me encantasse! Se puderes, lê Memórias de um Mestre Falsário, também de Graham Joyce; é simplesmente fantástico.

    Bom fim de semana!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nádia,

      Realmente estou a gostar bastante de conhecer os livros da Editora e seguirei o teu conselho, por acaso esse livro até me ofereceram :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. Olá,
    Parece ser um bom livro. Nunca li nada desta editora, mas a avaliar pelas tuas opiniões, tem apostado em bons autores, tenho que ver se me aventuro em qualquer coisa desta editora em breve para ver se me agrada. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Do que tenho lido tem sido muito bons livros e continuo a ler um livro da editora, tens que tentar arranjar um livro do Yasmina Kadra, fantástico ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Olá!

    Mais um autor a reter e da Bizâncio então é sempre bom =)
    Fiquei curiosa e já tinha andado a vê-lo lá no catálogo, mas tinha-me passado um bocadinho ao lado. Porém, com a tua opinião, que está excelente, vou ficar mais atenta e vou reconsiderar.

    Muito bem!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Lamora,

      Tens que experimentar, vale muito a pena e ajudas a divulgar :)...Só tenho lido livros bons da Bizâncio ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Olá Fiacha,
    Já tinha curiosidade sobre este livro, lendo a tua opinião a minha curiosidade disparou a mil, tenho de o ler. E até já sei quando vai ser nas férias, de certeza que a biblioteca municipal da minha terrinha tem este livro se não tiver compro.
    Obrigada pela brilhante opinião que me aguçou o apetite para a leitura deste escritor que não conhecia.
    Beijocas e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Fazes muito bem, caso tenhas oportunidade de ler não deixes passar ao lado :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Olá Fiacha
    Parece ser uma boa leitura, fiquei interessada. Já está adicionado à lista ;)
    Boa opinião :)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Fazes muito bem, pois vale muito a pena ;)

      Bjs

      Eliminar
  17. Olá amigo corvo. :)

    Nunca li nada do escritor, mas o nome dele não me é efectivamente estranho, já devo ter visto algo dele à venda por aí certamente. Relativamente a este volume em específico fico contente que tenhas gostado e fiquei curiosa, especialmente pela forma como descreves as personagens. Mais um para eu ficar debaixo de olho. :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Rita,

      Tens que ler pois vale bem a pena, já tenho outro do escritor que arranjei na feira do livro ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar