terça-feira, 19 de maio de 2015

"O Atentado" de Yasmira Khadra


Sinopse:

Num restaurante cheio em Telavive, uma mulher faz explodir a bomba que dissimulava debaixo da sua túnica de grávida. Durante todo o dia, o doutor Amine, israelita de origem árabe, opera em cadeia as inumeráveis vítimas desse atentado atroz. A meio da noite é chamado de urgência ao hospital, onde lhe explicam brutalmente que o bombista suicida foi a sua própria mulher. 

Era preciso a audácia de Yasmina Khadra para ousar abordar o tema das relações israelo-árabes, o drama dos atentados terroristas. Neste romance extraordinário, reencontramos toda a generosidade de um escritor que não cessa de nos espantar pelo seu imaginário e pelo seu humanismo.


Opinião:

Como já sabem sou um grande admirador deste escritor! Quantos mais livros seus vou lendo mais o admiro, pois além de ser muito bom a construir personagens, de ter uma escrita muito própria, tem uma riqueza de enredos impressionante. Já tinha lido sobre África, agora tudo se passa no médio-oriente e no conflito entre Israel e a Palestina. 

Penso que a sinopse já nos elucida sobre o muito que o livro tem por oferecer e embora o seu início não estivesse a cativar por ai além, com o avançar da leitura acabei por ficar completamente vidrado e li-o de uma forma compulsiva. Sobretudo é a partir do momento em que o nosso protagonista Amine se desloca a Belém na tentativa de perceber o que poderá estar por trás das motivações que levaram a sua esposa a praticar o atentado, que começamos a ficar presos e o que ele descobre....leiam :)

Gostei da forma como o escritor nos consegue dar uma visão ampla do problema, embora seja contra todo o tipo de terrorismo, compreendo que numa sociedade pobre, descriminada, muitas vezes até humilhada, seja fácil encontrar elementos que dêem a sua própria vida por uma causa e nesse sentido penso que ficamos com uma ideia geral das causas que podem levar a este tipo de ação.

Sinceramente não entendo como não se consegue chegar a entendimento nos dias de hoje, a base deste conflito é a ocupação de territórios, não é possível resolver-se? Infelizmente em nome de interesses de uma indústria militar, continua a morrer tanta gente sem sentido, é triste.

Um livro que não é de fácil leitura mas que acaba por ser muito bom, pena que não esteja já disponível para venda no site da Editora.

Arrisquem a ler este escritor é sem dúvida excelente e já um dos meus preferidos.

35 comentários:

  1. Boas,

    Pela sinopse parece que tem semelhanças com Khaled Hosseini, boa opinião, deve ser uma boa leitura com certeza.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Vale bem a pena sim senhor, é Kadra é bom ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Fiacha
    Maus um título a que o leitor não terá acesso, pois fui pesquisar e está esgotado.

    Este autor surpreende sempre pela história, pela narrativa, pelos aspetos sociais atuais, pelas descrições, e podia continuar.

    Não tem no entanto grande divulgação, o que acho errado, pois nomes como Yasmina Khadra, não proliferam nas nossas livrarias. Há tb que promover a qualidade da escrita.
    Através do Fiacha fiquei fã deste autor, mas não é fácil encontrar os livros.Espero que a editora divulgue a obra deste autor, tal como ele merece

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elsa,

      Sim fiz este comentário sem ir muito ao pormenor mas sem duvida que havia muito a elogiar na escrita deste escritor, é simplesmente fantástico ;)

      Eu conheço mal a Bizâncio, com muita pena minha pois são impecáveis no trato, mas compreendo o que dizes, o que te posso dizer é que tudo farei para divulgar os seus livros pois são muito bons, mas isto é um processo que leva o seu tampo, começa a ser mais divulgado, pelo menos é a sensação que tenho o que é bom sinal.

      Para mim publicar Kadra é um serviço que a editora presta a todos os leitores, tem muita qualidade, agora se a editora tem capacidade para divulgar mais e melhor, não te sei dizer, mas que com os blogues trabalham bem, não tenho a menor duvida.

      E como sei que gostas do escritor e este livro já não se encontra, vou dar-te o meu exemplar, bem mereces ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Muito obrigada Fiacha, é realmente um autor que já estou a seguir,e dentro do possível vou divulgar também, tanto no blog como no booktube. A Neuza do Mil Folhas, também já divulgou um título do autor.

    Agradeço mais uma vez

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nada a agradecer, estás sempre presente aqui no blog e isso ajuda-me imenso como deves imaginar e sinto que o que é bom devemos partilhar, tenho a certeza que irás gostar e ajudar a divulgar este grande escritor :)

      Já se começa a ver mais blogues a ler livros da Editora :D

      Eliminar
  4. Olá Fiacha
    Sem duvida que me estás a despertar a curiosidade para este autor :) Vou querer ler, não para já porque tenhop de ler todos os emprestados que andam lá em casa (prepara uma mochila para a FL, que quero levar o que lá tenho).
    No entanto continuo a ficar com curiosidade sobre aquele que se passa em Africa, é talvez esse que devo ler quando me decidir a tal :)
    Muito boa a tua opinião, gostei
    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      lol sendo assim o melhor é não comprar livros na feira e já se sabe que o amigo Ubik é sempre uma caixinha de surpresas nesta altura :D

      Posso levar esse tal como o do Joyce, depois passas-me no FF :D

      Obrigado é mais um excelente livro do escritor, tenho a certeza que vais gostar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá, Fiacha!
    Mais uma boa leitura, com toda a certeza!
    Cada vez mais se vê que este é um autor em que devo investir num futuro próximo.
    E a confirmar pelas boas críticas aqui no blog, a dificuldade está na escolha do livro! :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Stark,

      Tens que ler, quando um escritor é bom tudo o que escreve sai bem, tenho a certeza que vais gostar e olha está a sair um novo livro dele e que está em promoção no site da editora ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá Fiacha,

    Estou a ver que é um excelente autor. O que me deixa cada vez mais curiosa em ler algo do autor! Esta história parece forte!
    A editora não pára de surpreender! Que bom!

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Isaura,

      Bem tens mesmo que ler e divulgar no teu blog, sim não são leituras fáceis embora este não tenha sido tão cruel, lemos bem, mas é na mesma um excelente livro :)

      Que bela surpresa me está a sair a Bizancio e não digo por dizer é são mesmo excelentes livros que tenho lido ;)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Shii amigo mas que rasteira.
    Primeiro pensava que o autor era mulher...lol
    Segundo quando li a sinopse pensei " bolas é de terrorismo, não quero ler nada disto". Depois tu trocas-me as voltas com a tua opinião. E fiquei muito curiosa. Uma coisa é certa nunca hei de compreender como é possível esta gente encher-se de bombas para matar outros. Padecem, adiante...
    Então afinal o livro não está disponível? Estás a divulga-lo e depois ficamos assim. Uma falha grave da editora (ou eu entendi mal).

    ResponderEliminar
  8. Shii amigo mas que rasteira.
    Primeiro pensava que o autor era mulher...lol
    Segundo quando li a sinopse pensei " bolas é de terrorismo, não quero ler nada disto". Depois tu trocas-me as voltas com a tua opinião. E fiquei muito curiosa. Uma coisa é certa nunca hei de compreender como é possível esta gente encher-se de bombas para matar outros. Padecem, adiante...
    Então afinal o livro não está disponível? Estás a divulga-lo e depois ficamos assim. Uma falha grave da editora (ou eu entendi mal).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Vale bem a pena ser lido e sim leste bem este livro já não está disponivel para venda no site da editora, ainda assim vale a pena divulgar pois é sem duvida um grande escritor, qualquer que seja o livro ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Olá Fiacha,

    Apesar de admirar o escritor, os temas sobre os quais ele escreve nem sempre me interessam, e este livro era um exemplo disso. Nunca me tinha cativado por aí além... e depois vens tu e pronto, mais um para a lista a-ler :P

    É uma pena que esteja esgotado... Talvez agora com a maior atenção que o autor tem tido seja possível re-editar títulos antigos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Quem sabe um dia possa haver uma segunda edição ainda assim vale sempre a pena divulgar, pois este é mesmo um grande nome da Bizâncio e há vários ainda disponíveis que até tem bons preços :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá Fiacha,
    Estou a ver que deve ser um bom escritor.
    A sinopse promete e a tua opinião ainda deixa mais água na boca. Deve ser uma boa leitura fica registado para futuras aquisições.
    Beijocas e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Carla,

      Mantém este escritor debaixo de olho sim vale bem a pena ;)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá, amigo Corvo! Pelas opiniões que tenho acompanhado deve mesmo ser um grande escritor, que não só escreve uma boa história, mas faz os seus leitores refletirem. O livro não deve mesmo ser uma leitura fácil a julgar pelo tema bem complicado.

    Abs e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassy,

      Sem duvida que está a ser uma enorme surpresa e serve até para variar um pouco o que tenho lido nos últimos tempos.

      Por acaso este foi o livro que achei mais fácil de ler, não foi tão cruel, perturbador, ainda assim é sem duvida uma leitura complexa e que nos faz refletir, dai ter comentado que não entendo haver nos dias de hoje este conflito :)

      Espero que publiquem desse lado do atlântico :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá,
    As opiniões que tenho visto são óptimas e embora o tema do livro não chame a minha atenção fico sempre curiosa porque o autor tem boas opinião entre os bloggers.
    Gostava de ler pelo menos um dos livros do autor mas não para já.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Fazes muito bem, se tiveres oportunidade lê que vale bem a pena vai por mim ;)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. Com a chegada da Feira do Livro, este autor vai estar debaixo da minha mira.
    Com tantas críticas boas do Fiacha :P
    Este livro parece ser bem interessante. O conflito no médio-oriente é um assunto que me suscita bastante curiosidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      E vais à feira ? espero que sim :D

      Se gostas do assunto então vais gostar, tenho a certeza, alias este escritor não escreve mal ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Olá
    Parece mesmo uma boa leitura!
    Já não está à venda no site da editora? Que pena. A ver se arranjo na biblioteca cá da zona ou assim, porque definitivamente fiquei com vontade de o ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sara,

      Fazes muito bem, mas olha que tens outros títulos do autor disponíveis e que são bem bons ;)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Olá Fiacha :)
    A sinopse não chamou muito a minha atenção, mas gostei da tua opinião (como sempre) :) Talvez se lesse o livro até gostasse :)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois F ;)

      Tenho a certeza que sim, este escritor é muito bom ;)....quem sabe um dia :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Olá Fiacha, mais uma entusiástica opinião sobre Khadra.
    É um autor a experimentar daqui por uns meses :)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno,

      Tens mesmo, vale bem a pena ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  17. Olá!

    Eu não sei como tens estômago para ler tantos livros deste autor tão seguidos. É um autor muito completo, tanta na criação de personagens, no desenrolar das histórias e mesmo na própria escrita, mas não são livros fáceis. Ainda só li um livro dele e apesar de não ser um dos mais violentos (acredito que o Cada Dia É Um Milagre seja muito complicado de ler), estou a adiar a leitura do novo.

    Tenho pena que a editora já não tenha tantos livros dele para venda, mas quem sabe se não voltam a reeditar...

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sofia,

      Quando gostamos de um escritor é sempre a querer mais, mas percebo perfeitamente o que queres dizer, tenho dois por ler e não vai ser já de imediato ;)

      Eu se poder arranjar os outros, compro ;)

      Bjs

      Eliminar
  18. Olá,
    A avaliar pelas tuas opiniões este é mesmo um escritor a apostar no futuro, tenho que ir espreitar as sinopses dos vários livros dele e ver qual é o ideal para me iniciar na leitura destes livros. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Sem duvida tens que lhe dar uma oportunidade ;)

      bjs

      Eliminar