sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Uma década de novas oportunidades


Ela tinha tudo para dar errado!
Ainda mal tinha começado a sua juventude e já esta era interrompida abruptamente.
Em boa verdade acho que ela tinha tudo para dar certo, mas acabava sempre por fazer as coisas ao contrário.
 Podia ter continuado a ser uma aluna excelente, mas preferiu ser preguiçosa. Não precisava estudar muito para ter notas razoáveis e notas razoáveis chegavam para quem andava a estudar por estudar. 
 Podia ter terminado o liceu mas no primeiro 11ºano achou que não fazia mal nenhum ficar algumas vezes com os amigos pelo café. Tinha boas notas e os professores iriam perdoar. Correu mal! Leu Os Maias durante as férias da páscoa e quando chegou à escola estava chumbada por faltas. Ela nem gostava muito de ler...Talvez por isso aquele seja um dos livros mais marcantes da sua vida.
Durante a primeira fase da sua vida foi assim, vendo passar o tempo. 
Levava a vida tranquilamente. Não sabia o queria fazer no futuro e isso libertava-a de certas preocupações, como os estudos.
Tinha amigos, uns trocos para café e cigarros e não arranjava confusões em casa e na rua. Nada fazia prever o que veio a acontecer.
Ela achava que mal nenhum lhe podia acontecer, não fazia mal a ninguém e não havia razão para ser castigada. Por vezes brincava mesmo com a sorte. Até ao dia em que o chão se abriu debaixo dos pés e se viu numa queda, desamparada, sem fim a vista…
                                  
***

 Os bebés são seres adoráveis e enchem de alegria qualquer casa. No entanto também podem ser um grande problema, uma tragédia, um inconveniente… principalmente quando os pais são jovens e não têm a mínima vontade de partilhar uma casa. Aliás, porque haveriam de pensar em tal coisa com uma juventude toda para viver?
Ela tinha tudo para dar certo, mas brincou com a sorte.
A sua maior desgraça é hoje a sua maior alegria, fonte de inspiração, motivo para viver e lutar por dias sempre melhores, companhia, razão para levar uma vida o mais correcta possível (educar com exemplos e esconder bem qualquer desvio) e o seu maior desafio. Mas nem sempre foi assim…

***

 Depois de se ver em queda livre, adormeceu num sono estranho. Um choque que lhe causou uma inércia total, uma sensação inexplicável.
Sem vontade de viver, sem noção de nada, fez tudo que lhe disseram, o que era suposto fazer nestes casos.
Bem, o caso dela é como tantos outros e realmente aconteceu o que era suposto. Uma separação… mais tarde.
Foram precisos quatro anos para cair no chão e começar a perceber o que se tinha passado com ela. Estava tudo errado, estava tudo um caos.
Durante este tempo todo, a única coisa boa que conseguia ver era o facto de estar empregada, na sua aldeia, a poucos metros de casa e do infantário do filho. Que sorte teve! Nem procurou. Tinha o filho dois meses quando lhe bateram a porta para oferecer trabalho. Trabalho esse que mantém a quase uma década.

O Jogo mudou.

Agora, tinha tudo para dar errado.
Ela tinha tudo para dar errado.
Podia ser mais uma mãe desesperada, incompreendida, revoltada e amargurada, mas a vida tinha outros planos para ela.
Ela podia ter dado ouvidos aos mexericos e malditos e enfiar- se em casa a fazer bordados para enfeitar paredes, levar uma vida tranquila, ser invisível e ficar fechada em casa a lamentar-se. Assim ninguém ia falar, ninguém se ia lembrar, ninguém se ia importar.
Ela disse, “Basta!! Agora quem cuida da minha vida, sou eu.” Não é um processo fácil quando não se sabe o que se quer.
Ela podia ficar em casa apática, a fumar cigarro atrás de cigarro, a olhar para as chamas na lareira, a ver a madeira transformar-se em cinza, a ver a sua vida queimar sem tirar proveito nenhum…
Ela nem acabou o liceu e isso começava a pesar-lhe na consciência. Senão tivesse chumbado aquele ano por faltas... Podia ter feito o 12ºano sem grandes problemas, mas ficou a um ano de terminar o liceu e isso era a sua marca, o seu falhanço. (agora as metas já tinham alguma importância). Sem estudos, sozinha, com um filho para criar e educar, numa aldeia sem futuro… podia não dar errado mas não ia ser bom de certeza.

Que futuro a esperava?

Descobriu então que existia uma possibilidade de completar os estudos, algo chamado Novas Oportunidades. Caso aproveitasse ficaria com equivalência ao 12ºano. Nem pensou duas vezes, estava na hora de voltar a aprender e por o cérebro a funcionar.
Estava tão enganada! Não aprendeu nada de novo.
Ela não aprendeu nada de novo, mas esta etapa mudou a sua vida para sempre.
Como todos os que passaram por este plano, teve de escrever um “livro”, falando da sua vida e suas competências.
Todo este processo acabou por ser de certa forma terapêutico. Voltar atrás no tempo, mexer em memórias, reviver a sua vida antes de todo aquele pesadelo fez-lhe bem. Também foi fundamental ter alguém a dar-lhe valor e incentivo para acordar para a vida e dar uso às suas capacidades, foi renovador. Ela gosta de pensar como reagiria o professor se soubesse que agora tem um blogue, que gosta de ler e escrever, que saiu de casa e se envolveu na comunidade e  já consegue ter um discurso mais claro (sim porque a mente dela é cheia de frases sem ligação, pensamentos desarrumados e não se conseguia exprimir).
A menina que entrou na sala pela primeira vez sem falar, alheada do mundo, saiu renovada e cheia de vontade de mudar o seu rumo.
Ela gostava de ficar sentada à lareira a fumar e contemplar as chamas, mas um dia fartou-se. Decidiu sair de casa e mostrar-se ao mundo, mostrar que era capaz, que queria deixar uma marca e sentir-se bem na comunidade. Não era nenhuma doida varrida e muito menos coitadinha. Bem, fazia alguns disparates mas era muito mais que isso.
Ela podia ter ficado sossegadinha em casa a ver Tv com o filho, mas decidiu juntar-se a um grupo de jovens que achava que podia fazer coisas extraordinárias na comunidade; passou a ajudar o pai no grupo coral (duvido que se converta, mas faz o seu papel com muito respeito e empenho); criou com um amigo um grupo para ensinar jovens a tocar viola ( (A)CORDA) e com o tempo foi descobrindo o seu lugar na comunidade.
Todas estas tarefas interferiram com a sua vida e foi preciso algum sacrifício e método para não falhar com as suas responsabilidades.
Durante todo este tempo cresceu imenso.

***

Os últimos anos que passaram foram tão confusos… Mudei tanto…
Também cometi alguns erros e confesso que a maioria não me arrependo. Não são eles que me definem. Não sou o que passei e sim o que superei. Fazer as pazes com o passado é fundamental.
Descobri no meu filho, na música, na leitura e na convivência com os outros, o segredo para me manter firme... Dedicação! Dedicar-me a tudo e todos que gosto, dá-me alegria e energia. Tudo fica mais fácil de suportar e deixamos de inventar problemas. Deixei de ser má companhia para mim.
Deixei também de fumar e agora já não consigo estar muito tempo a olhar para a lareira, a não ser que me perca a ler um livro. Os livros são a minha nova companhia, terapia e inspiração.
Descobri há pouco tempo este mundo maravilhoso da literatura e para meu orgulho já contagiei o meu filho (o Pirata)
Descobri uma nova paixão. Descobri também que é impossível juntar muito dinheiro quando se gosta tanto de livros. Mas não está mal, troquei cigarros por livros.
 Viverei mais anos sem dinheiro, mas terei sempre livros…



Quero agradecer o Fiacha por me desafiar.
Agradecer a todos os que leram este texto até ao fim. É um pouco grande mas não é fácil resumir uma década de vida. Foi intensa.
Estava com algum receio de escrever, mas é um prazer partilhar este bocadinho de mim aqui. Já me sinto parte deste Universo Fiacha. Tenho aprendido muito com todos.
Obrigado!

Podem conhecer as minhas leituras e outras aventuras no meu blogue A Guerra dos Sonos em http://aguerradossonos.blogspot.pt/
 (ás vezes as pessoas ficam viciadas em séries e travam grandes batalhas com o sono, depois dão nomes estranhos ás coisas :P)


Também tenho a página no facebook, esta um pouco mais movimentada https://www.facebook.com/aguerradossonos

Espero que tenham gostado. Aceito criticas. 
Boas leituras.
Beijo ;)

33 comentários:

  1. Olá Cátia,

    Antes demais obrigado por aceitares este desafio e deixa-me dizer-te que acredito tenha sido necessária muita coragem para partilhares estes momentos dificeis que passaste na tua vida :)

    Depois é como referes já fazes parte deste espaço e nada tens que agradecer, pelo contrario eu é que agradeço pois acaba por ser uma mais valia para o blog, acabando por diversificar um pouco e claro já sabes que conto um dia ver mais uma mensagem tua e sabes do que falo, mas desta vez não quero ler o texto, pois tal como os seguidores gosto de ser surpreendido ehehe

    Não é fácil viver numa zona tão linda mas tão deserta, mas tem as suas virtudes como é obvio e tenho adorado de ler algumas decobertas e inciativas que tens partilhado no teu blog, como sabes :)

    Quanto à situação que passaste, infelizmente acontece com muito jovem casal, quando nasce uma criança tudo modifica e se não formos fortes a vida pode mesmo ir muito abaixo.

    Acredito que alem da tua grande força de vontade e na pessoas que és, acabaste por encontrar forças para seguir em frente, com ajuda da familia acredito e só tens que te orgulhar no que acabaste de conseguir.

    Já te admirava, não e necessáro estarmos aqui com lamechas ehehe, mas acredita ainda te fiquei a admirar mais pela pessoa que és, continua a ser sempre assim e toca a seguir em frente, tudo o que tens mereces e mais importante que tudo és feliz com o teu pirata :)

    Obrigado pela partilha desta mensagem amiga :)

    Bjs e tudo de bom, manda sempre que estás em casa e nada tenho a criticar :)

    PS: ai o deixar de fumar faz bem à saude mas a nossa bariguinha eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Respondi mais a baixo
      Sono.. :P

      Eliminar
    2. ahaha estou a ver que sim a guerra dos sonos começou, eu respondo lá então eheheh :D

      Eliminar
  2. Olá :)

    E é com testemunhos como este que temos a prova de que nem tudo o que um dia é mau faz com que a nossa vida seja má. :) E porque nem sempre é fácil pôr em palavras aquilo que sentimos, os meus parabéns por este textinho que conseguiu chegar a mim :).
    E não podia concordar mais com a mudança de vício!

    Boas viagens,
    Rosana
    http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigado e ainda bem que gostaste.
      Há sempre uma oportunidade ;)

      Bjos

      Eliminar
  3. Olá Fiacha.

    Obrigado por estas palavras. São motivadoras.
    Escrever ajuda a arrumar os pensamentos e gostei de escrever este texto.

    É bom olhar para trás e ver que o mal está arrumado e ultrapassado. Tenho sempre receio de me elogiar, mas confesso que tenho muito orgulho de ter chegado onde cheguei e sempre que me sinto desanimada penso em todas as conquistas. Muitas nem sei como consegui, mas não importa, tem corrido bem ;)

    Deixar de fumar não foi fácil. Precisava de me desafiar e o Pirata ajudou muito, já era ele que me envergonhava sempre que acendia um cigarro. Punha-se a tossir e queixar do cheiro, fazia-me sentir mesmo muito mal. É um fixe :P

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens nada a agradecer, isto é.....amizade e acredita sinto muito orgulho e satisfação quando vejo os seguidores a aceitarem desafios que lanço e este gostei muito, é um exemplo de coragem :)

      Sim por vezes sabe bem recordar o que passsamos, ajuda a seguir em frente, tinha muito para comentar neste texto, mas a guerra dos sonos chega a este lado, as aulas de musica 8bela foto com a viola na natureza ;) ), o pirata(olha o ar dele feliz ali num local que deve ser lindo, para ti pode ser só pedra, mas é lindo), tanta coisa interessante para comentar, mas cá voltarei :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Aquela foto do pirata tirei em Belmonte este mês! A minha é aqui na Erada quando era ruiva :P

      Quando criei o blogue, era para escrever este género de coisas. Tinha insónias, a minha mente não parava e precisava gritar. Depois comecei a ler e acabou por ser um diário de leituras. Ler acaba por me cansar e escrever sobre livros é bem mais fácil :)

      Eliminar
  4. Olá Cátia

    Depois de ler o teu texto, fiquei um pouco sem... (se a falar ficamos sem palavras, a escrever ficamos sem letras? :) ) sem saber bem o que comentar.
    O que acabaste de fazer, ao escrever estas linhas, foi um acto de grande coragem e de grande responsabilidade.
    Soltares para fora um grito de renascimento, um grito de liberdade e de crescimento pessoal e partilhá-lo com todos nós, é fantástico e demonstra o grande carácter que tens.
    Adorei conhecer-te melhor e tens ainda um longo caminho pela frente. Enche-o de alegria com o teu pirata, vive a vida como já bem sabes e espero que sejas muito feliz.
    Tudo de bom amiga e sorri pois a vida é um pulinho e lá mais para a frente é bom sentirmos que a vivemos com todo o nosso ser e querer.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      "(se a falar ficamos sem palavras, a escrever ficamos sem letras? :)" Gostei!!
      Obrigado pelas palavras

      Para ser sincera eu pensei bastante antes de escrever. Já tentei algumas vezes para o meu blogue mas não tinha coragem. Não me magoa falar do passado, pois já lá vai e felizmente tenho tanta coisa boa agora para me sentir bem, mas receava as opiniões. Por vezes sinto que as pessoas estão tão habituadas a queixar-se que quando sou positiva me olham com espanto, como se tivesse dito algo errado.

      É viver com calma!

      E em relação ao texto concretamente? Por vezes desisto de escrever porque me enrolo toda e não consigo ser clara. É mais fácil comentar livros :)

      Beijinho

      Eliminar
    2. Não desistas de escrever se gostas de o fazer, para ser sincera, não vou dizer que o teu texto está perfeito, mas está muito bom para quem escreve há pouco tempo. é escrevendo, e voltando a escrever e tornar a escrever sempre sobre um tema ou outro, uma história para o pirata, um desabafo no blogue, um comentário de um livro, e é assim que se vai aperfeiçoando.
      Todos nos enrolamos ao ínicio, todos temos brancas a meio de um texto "Oh meu deus e agora o que vou escrever!!" mas é seguir em frente.
      Beijinho

      Eliminar
  5. Olá Catia!
    Que testemunho tão bonito. Gostei muito de o ler. Parecia um conto. Um conto com um final feliz.
    Fico feliz por teres ultrapassado as tuas dificuldades ou pelo menos aquelas que era importante para ti serem ultrapassadas.
    E parece-me que nem tudo foi mau. Tens o teu pirata. É um tesouro sem preço.

    Acredito que nalguma altura da tua vida te tenhas sentido perdida. Mas soubeste dar um novo rumo à tua vida.
    Acho que foi normal o facto de te teres isolado. Não vivêssemos nós numa aldeia em que as pessoas têm a língua comprida e afiada.

    De facto não me recordo muito de ti. Acho que sempre foste pacata e reservada. Mas eu também era e confesso que nunca me senti a 100% integrada. Não era a minha terra. Custou-me um pouco. Até porque deixei uma aldeia onde estava completamente integrada.

    Tenho pena de não te ter conhecido melhor. Lembro-me de ti no baptizado do Martim. E achei-te muito simpática.
    E estou bastante curiosa por ver as mudanças. Se estivesse aí queria aprender a tocar viola. Como eu gostava de aprender. Mas tenho receio. Não sei porque mas acho que é areia a mais para a minha camioneta.

    Acho que não sabes mas até me casar andei no coro da igreja, nos escuteiros, grupo de jovens etc. Nunca fumei, não gostava de discotecas e bares. Álcool? Não Obrigada. E mesmo assim não fiz tudo perfeito. Hoje em dia teria feito muita coisa diferente. Isto tudo para te dizer que ninguém é perfeito. Toda gente comete erros. Temos é que saber corrigi los. Ah! A primeira borracheira que apanhei foi na festa da erada com vinho abafado. Lembraste do pipo do Ribatejano. Ai jesus!

    Um último pormenor. O teu pirata também já gosta de livros. Sabes o que me diz o Martim quando estamos em conflito? -NÃO GOSTO DE LIVROS! Dá me vontade de rir. Porque algo no meu instinto me diz que vai ser o oposto.

    Mais uma vez adorei minha querida. Desejo-te muitas felicidades. E que continues com esse espírito. Até breve! Sim espero poder ir aí em breve. Parece que estou aqui a décadas. Ainda preparamos uma surpresa ao corvo. Rsrsrs
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luisa,

      Estejam à vontade para fazer uma surpresa eheheh, na vossa zona há muito medronho, uma garrafinha de aguardente de medronho não era nada mau eehehe, ou cabrito no forno :D

      Eliminar
    2. Olá Luisa.

      Fico contente por teres gostado.
      Eu tentei escrever em forma de conto. Não queria fazer um relato e escrever na terceira pessoa é bem mais fácil quando o assunto mexe tanto comigo.

      Também só te conhecia de vista, do infantário. É estranho numa aldeia com tão pouca gente... Mas concordo contigo, aqui é só línguas afiadas e por vezes é complicado. Eu aprendi a ignorar, tenho noção do meu valor e se criticam algo que fiz de errado tento nem defender, nem alimentar. Deixo falar. Vão falar sempre.

      Claro que lembro do vinho abafado, do pipo do Alentejano :D!! Mas não fiz proveito nenhum, foi nessa fase turbulenta e nem me divertia nas festas.

      Olha podias tentar aprender a tocar viola, o básico não é complicado. Depois depende sempre do tempo que lhe dedicas. Eu sei o básico, tenho algumas noções de musica mas não tenho muito tempo para aperfeiçoar. Entravas para o convívio!! Foi bem fixe ensinar a Silvie a tocar cavaquinho :) nem eu sabia muito bem o que fazer e acabamos por aprender juntas.

      Quando voltares combinamos alguma coisa.
      Obrigado pelas palavras

      Beijinho

      Eliminar
  6. Olá Cátia e Fiacha,

    É como se costuma dizer a vida dá voltas e voltas.
    ainda bem que conseguiu arranjar forças para superar tudo o que a vida lhe fez passar.
    às vezes ponho-me a pensar que as pessoas assim com garra são especiais e que nunca devem desistir.
    Para além de ter uma grande coragem para conseguir admitir os seus erros, aprender com eles e fazer disso uma lição.
    Os meus sinceros parabéns!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angelina,

      A vida dá mesmo muitas voltas e ensina-nos muita coisa. Acho que só tendo noção dos nossos erros podemos seguir em frente, com mais cuidado.

      Tudo de bom para ti ;)

      Beijinho

      Eliminar
  7. Uma história cativante. A vida dá-nos sempre lições difíceis, mas é apenas para nos mostrar que somos fortes. Parabéns pelo texto, está muito bom.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mel,

      Obrigado. Fico contente que tenhas gostado do texto.

      No meu caso, tornei-me forte durante este tempo. Algumas coisas nem sei bem como ultrapassei, mas já lá vai. :)

      Beijinho


      Eliminar
  8. Grande Mulher! (com M bem grande), o testemunho está muito bom, Parabéns e continua em frente :)

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luis,

      Obrigado :D,
      É um M de Madura. Com 18 anos era uma tolinha ainda e agora já sou mão e "psicóloga" do meu filho. Agora é uma nova fase e vamos ver se estou a altura ;)

      Beijinho

      Eliminar
    2. É sempre bom conhecer testemunhos de pessoas com mais experiência que nós mesmos, gostei mesmo, e ainda bem que está tudo a correr bem :)

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Cátia :) há quem diga que isto "é a vida" :) é verdade...a vida é um enlaço de destino, com essência de livre arbítrio e fios de consequências, boas e más a torcer-nos até ao limite. Acredito que os nossos passos nos encaminhem para o lugar certo, ainda quando, tenhamos de pisar solo pouco firme. Por vezes passamos por momentos que parecem derrubar-nos quando na verdade, foram exatamente esses momentos que nos fizeram erguer e descobrir-nos a nós próprios. Obrigada por partilhares connosco o teu testemunho. Foi a tua história. Podia ser a história de uma outra pessoa qualquer, ou apenas uma história de um livro, de tão cativante que ficou a tua escrita. Desejo-te tudo de bom e também para o pirata que, pelos vistos, gosta e começa a navegar pelos vastos mares das belas artes :D Beijinho grande :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla.

      Concordo contigo. A vida é feita de altos e baixos. Se eu com 18 anos não sabia nem pensava o que fazer da vida, ela deu-me que fazer.

      Agora nem a imagino de outra forma.

      Já comentei leituras no meu filho, no meu blogue. A ultima foi ele que me pediu para escrever sobre ele. Fico orgulhosa. Os primeiros livros que gostou a sério foram de BD, Garfield, Mafalda e Fox Trot, é um miudo divertido e gosta de humor :)

      Ainda bem que gostas-te do texto.

      Beijinho

      Eliminar
  10. Que testemunho, dá que pensar.... Conheço algumas raparigas na minha terra que passaram por situação parecida e posso dizer que só uma soube gerir a vida e tornar-se uma verdadeira mãe. E era bem novinha quando tudo aconteceu, nem no liceu estava, ainda.

    Quanto às restantes, praticamente passaram os filhos para as avós... Mas são casos, claro. E nem todos somos iguais. Acho que só uma mulher forte consegue erguer a cabeça (das dificuldades, do preconceito e das cusquices típicas de meios mais pequenos) e dar a volta por cima nestas situações.

    E já agora, parabéns pelo texto. Está muito bem escrito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.

      Ainda bem que gostaste do texto ;)

      É como dizes, cada caso é um caso. Jovens nesta situação precisam de muito apoio. Mesmo para as avós não é uma situação nada fácil de gerir. A minha mãe fez questão que eu assumisse a minha responsabilidade e muita vez me senti revoltada e abandonada. Nem vontade de cuidar de mim tinha. Ela ajudava mas fazia sempre questão de me dizer que eram responsabilidades minhas. Foi duro, mas ajudou-me a crescer. São situações complexas.
      O meu filho tinha 3 anos quando me separei e até aí ele não tinha regras nenhumas, era muito nervoso e eu não sabia mesmo o que fazer. Falei com a médica e ela encaminhou o meu filho para uma psicóloga, mas quem fez terapia fui eu :D, ensinaram-me a lidar com ele e a educá-lo e até eu fiquei mais calma.
      Foi muito bom e aconselho sempre a quem não sabe o que fazer, pedir ajuda.

      Quantos ás cusquices... há pessoas verdadeiramente más e eu apanhei grandes desilusões. Hoje sou muito reservada e desconfiada a conta disso. Faço a minha vida e não dou satisfações a ninguém.

      Tudo de bom :) bjinho

      Eliminar
    2. Sim, para as avós também não deve ser nada fácil gerir estas situações. Quanto mais não seja, por quererem uma vida melhor para nós. Mas por muito que custe, acho que deve ser essa a postura delas numa situação destas. São situações que nos obrigam realmente a crescer, e se em vez de nos ajudarem, andarem a por paninhos quentes e assumir o papel de mãe, em vez de avó, acho que só desajudam... Felizmente os apoios psicológicos, por exemplo, ainda são de acesso relativamente fácil e ajudam muito nestas situações.

      Só para teres uma ideia de como as cusquices são más. Tenho uma amiga da minha idade (25 anos - não somos propriamente crianças não é?) e que namora há uma data de anos com o mesmo rapaz. Ambos trabalham e já falavam em viver juntos. Por acidente ela engravidou, e acabaram por ir realmente viver juntos, um pouco mais cedo do que o previsto. E mesmo assim, mesmo ela tendo 25 anos e o namorado ter 30 (mais uma vez, não são crianças!) de trabalharem para se sustentar e isso tudo, mesmo assim, andou na boca do mundo porque não era casada!!. A própria mãe meteu as mãos à cabeça, preocupada com o que as pessoas iam dizer. Se na nossa idade ainda é assim, imagino com as mais novas...

      As pessoas são más e ponto final. É preciso ter muita força para ignorar certas coisas e viver a nossa vida em paz. Esta minha amiga, deixa-se influenciar muito por isto e leva as coisas muito a peito. Ainda hoje, com 25 anos, não fuma um cigarro na terrinha porque alguém pode ir dizer aos pais que a viram a fumar. Chega a um ponto que isto dá vontade de rir. Eu também já fui assim, quase não vivia com medo do que iam dizer de mim. Agora com a minha idade, faço o que quero. Não sou fumadora, por exemplo, mas ainda há pouco tempo na feira medieval, calhou a comentar com o meu namorado que não via em nenhuma barraca aqueles tabacos de sabores que costuma haver sempre nestas festas. O que eu fui dizer! Estava uma velha a passar ao nosso lado nesse momento e ouviu o que eu disse. Parou-se, olhou-me de alto a baixo, com aquela cara que elas gostam de fazer quando julgam os drogados, estás a ver? O que é que ela ganhou com isto? Nada, a não ser macaquinhos no sótão. Eu, ao menos, ainda consegui rir-me da cara que ela fez eheh

      Tudo bom, para vocês também. beijinhos

      Eliminar
    3. "O que os outros vão pensar e vão dizer?"
      Odeio tanto essa expressão! Infelizmente leva muita gente a cometer erros, mesmo os que nos deviam proteger. Como disse já fiz as pazes como passado e com toda a gente, mas essa expressão ainda me revolta um pouco eu preferia ouvir "vou tomar conta de ti..." mas enfim é a vida e tudo passa.

      Não devemos precipitar as nossas acções nem desistir dos nossos sonhos com medo do que os outros vão pensar. Mas claro aprendi isso com o tempo.

      Em meios pequenos é normal as pessoas fazerem de tudo tema de conversa e quando não há escândalos têm de inventar! Temos de viver com isso :P

      Eliminar
  11. Olá Cátia =)

    Foi com enorme gosto que li o teu texto, a tua história. A forma como contaste o que aconteceu é linda, muito verdadeira. Sem dúvida, um exemplo de perseverança e coragem. Ainda bem que não te fechaste, que decidiste sair e mostrar-te ao mundo. Assim és mais feliz e todos os que te rodeiam também o são =)

    Muitos parabéns, pelo texto e também pela tua coragem!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,

      Tens toda a razão, quando estamos felizes contagiamos os outros e isso deixa-nos de bem com a vida.
      Também sou capaz do contrário, tenho uma veia fria e sarcástica que pode acabar com o bom ambiente num instante, mas é porque me tornei mais terra a terra. Por vezes até sou careta.
      Nem sei explicar :D, posso ser as 4 estações do ano num só dia. Ainda tenho de controlar a minha impulsividade.

      Obrigado. Beijinho

      Eliminar
  12. Olá Cátia :)
    Gostei bastante do texto! Acho que é nada mais nem nada menos que uma grande inspiração. Apesar de ter tido grandes complicações quando era mais nova, conseguiu ultrapassá-las! Fez-se mulher e lutou pelo que quis! :) Admiro-a por isso :)
    Quanto ao texto ser grande, para lhe responder, só me lembro de uma frase de Edson Athayde: " Não há nem textos longos, nem textos curtos. Há textos bons e textos maus." E, na minha opinião, é malditamente BOM :)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!

      Palavras assim deixam-me tão animada! :D
      Fico contente que tenhas gostado do texto. Foi mais um desafio e parece que correu bem.

      Tudo de bom!
      Beijinho

      Eliminar