terça-feira, 28 de outubro de 2014

Os Extremos de Christopher Priest



Opinião:


Sem duvida que são determinantes as recomendações que os nossos amigos nos vão dando, caso contrário muitos livros passar-nos-iam completamente ao lado! Neste caso, até me foi oferecido (mais um!) e estamos, seguramente, na presença de um excelente romance, um policial intenso, dramático, um livro que mexe psicologicamente com a nossa mente.

O livro conta-nos a deslocação da agente do FBI, Teresa, a terras britânicas, à pequena vila de Bulverton, onde há um ano atrás ocorreu um violento crime e onde a ocorrência de várias mortes deixou os habitantes sobreviventes perturbados. Mas o que leva a agente a esse local é o facto de, na mesma data e do outro lado do atlântico, o seu marido foi morto por um serial killer. O que estará por trás desta coincidência? Haverá alguma ligação com a morte do seu marido?

É neste contexto que a nossa agente vai à procura de respostas e, não conseguindo quaisquer pistas para este mistério, recorre ao mundo de cenários de realidade virtual, algo que a nossa agente já utilizava como agente do FBI, criados por uma empresa que fornece entretenimento sob a forma de realidades virtuais criadas com base em acontecimentos reais, mas que deste lado do atlântico o público em geral tem acesso.

Dividido em real e virtual, ficamos, por um lado, fascinados com as possibilidades que o virtual proporciona e que, de forma subtil, nos vai dando pistas para o que poderá ter acontecido. Por outro lado, ficamos fascinados com o real, onde vamos tentando perceber o que poderá estar por trás destes crimes. Conseguirá a nossa agente desvendar o enigma? Conseguirá o leitor prever o final?

Um livro muito bom, complexo e que merece ser lido uma segunda vez, sobretudo para perceber a mestria com que todo o cenário é preparado. Sem dúvida que quero ler mais livros deste escritor, em especial "Prestigio", um dos seus livros mais elogiados.

"Christopher Priest escreveu um romance hipnótico e extraordinariamente poderoso sobre a capacidade humana para a violência, e como a sociedade está disposta a comercializa-la como qualquer outro produto de entretimento"


41 comentários:

  1. Hello Fiacha,

    aqui está um livro que eu desconhecia. Parece ser bom, pelo que dizes, apesar de não ter ficado muito curiosa. Fiquei mais curiosa com o do Prestígio, talvez pelo contexto que esse tem. No entanto, thrillers são sempre bons e este vai ficar debaixo de olho também!

    Bjs e excelente opinião =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Este livro passava-me completamente ao lado, mas com as recomendações de malta amiga e que sei ser muito entendida, acabei por ter a oportunidade de ler e sem duvida é um bom livro, tem muito mais que um bom thriller. Agora pode é ser um livro complexo e que acaba por não proporcionar um ritmo de leitura muito alto, embora esteja sempre a ser fornecido dados para tentar desvendar o mistério, mas de forma muito subtil.

      Também quero ler o Prestigio, já por aqui comentado pela amiga Caminhante, não sei se é melhor, mas que este é bom isso é inegável :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Este é o tipo de história para filme. E como eu gosto bastante de cinema para mim seria muito mais interessante o filme do que o livro. Não gosto muito de ler este género daí dizer que preferia o filme ao livro (se ele existisse ou existe).
    Ainda bem que nos vão recomendando livros.
    Porque por vezes estamos indecisos e pomos de parte pérolas que nos proporcionam grandes momentos de leitura.
    Neste caso para ti foi bom porque gostaste.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Olha que bem visto, sem duvida um livro que daria um bom filme, estou como tu não sei se existe mas faz sentido sim senhor ;)

      Sem duvida, alem de recomendado ainda tive a sorte de me o oferecerem, pena tenho de não conseguir toda a qualidade que o livro apresenta, mas é uma leitura muito boa :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Como já disse algures, Priest é um Deus, um sutor verdadeiramente extraordinário, wue, por uma estranha sincronicidade, até foi publicado em português. Dois na colecção Caminho, e mais um na SdE. O tipo é tão bom que arrepia. Uma especie de Dick britânico, melhor estilista e mais subtil do que o Dick original. Sempre que leio um livro dele fico perplexo e ao mesmo tempo encantado com o arrojo da concepção. Todos os livros são substancialmente diferentes, ( desde uma homenagem ao Wells, " The Space Machine", aos universos sunjectivos do Dick "A dream of Dorset"). É impossivel descrever aqui a delicadeza, a complexidade, a imaginação inclusa nas obras deste Mestre. Que devem ser lidas TODAS sem exepção. O filme o "Prodigio" de forma alguma faz honras ao livro, que é muito, muito melhor e bem mais arrojado. Luisa Bernardino, um livro é sempre, mil vezes melhor do que um filme, e estes Extremos nunca seriam sentidos num filme! Que triste geração é esta, que prefere uma adaptação tosca à obra original, Deus do Céus! E o Fiacha não vos contou a essência do livro nem o final avassalador. Aquilo é muito, mas muito mais do que um livro policial. É um livro de FC na dua essência mais pura. Leiam-no, que gaita! E tu, Fiacha, tens uma colectânea de contos dele na Caminho. Com alguns que servem de introdução ao ciclo do Arquipélago. Aquele Arquipélago onde as ilhas mudam de lugar e o tempo corre de maneira diferente. Caramba, um Priest está a anos-luz em termos de qualidade das fantasias manhosas que é hábito publicarem-se por cá.
    Socorro, Ubik!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Barreiros,

      Sem duvida que se houve alguem que me encorajou a ler este livro e a descobrir este escritor foste tu e tenho o Prestigio em lista de espera graças à tua recomendação ;)

      Concordo plenamente, é raro um filme ser melhor que os livros, assim que me recorde apenas me recordo O Silêncio dos Inocentes e O Senhor dos Anéis, de resto os livros são melhores :)

      Ainda bem que vens aqui comentar, pois acaba por ser determinante para que se perceba a qualidade do livro, ajudar a que não passe ao lado este livro tão bom e se se enquadra em como sendo um livro de FC então aqui está mais uma pérola neste género literário :)

      Os livros da Caminho não são fáceis de encontrar mas fica registada mais essa sugestão, a ver se compro na feira do livro de Lisboa.

      Deixo a palavra para pessoas como tu e o Ubik para que todos percebam quer a qualidade deste escritor quer do livro, que o Ubik fez questão que eu conhecesse :)

      Abraço

      Eliminar
  4. Para grande alegria minha, o Priest já por duas vezes visitou Porugal. Uma, convidado meu nos Encontros da Simetria. Outra durante o FF. Aaaah, tenho praticamente todos os livros dele autografados. Participei em mesas redondas com ele. Isto nos tempos em que ainda havia FC em Portugal. Antes do grande descalabro editorial que nos engoliu a todos. Antes das princesas guerreiras, das escolas parvas de magia e das pedrinhos com poderes mágicos. Que saudades...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que bem, já fui a vários Foruns Fantásticos e não me recordo de o Priest fazer parte do cartaz, alias deste ano ainda não se sabe nada, apenas do escritor estrangeiro que está convidado. Por acaso é sempre um secretismo com o programa, enfim, espero ver-te este ano por lá, em especial no Sábado, levo uns livros para serem autografados, finalmente :D

      Mas eventos destes são raros em Portugal, felizmente tenho assistido a um crescimento enorme do Forum Fantástico, bem merecem pois é fruto de muito trabalho e dedicação, mas espero ver mais diversidade *assobio*

      Pois os tempos da FC já foram melhores, é pena, nós leitores é que perdemos, mas nisto há quem culpar tambem as Editoras e não só os leitores que acabam por ler o que publicam não te parece ?

      Ainda tens que escrever um livro sobre o convívio que tiveste com vários escritores :D

      Eliminar
    2. É o Artigo 22 em todo o seu esplendor, Fiacha. As editoras não publicam autores desconhecidos porque as pessoas não os compram e os autores permanecem desconhecidos porque as editoras não os publicam. E, quando publicam algo de ente, as pessoas não compram porque nem sequer arriscam.

      Eliminar
    3. Mas muitos escritores de livros eroticos, por exemplo não são conhecidos e aposta-se neles, nada contra desde que bem escrito.

      Penso que uma Editora decide arriscar por exemplo num Priest, sabe que o livro tem qualidade valor, logo tem tambem que fazer algum trabalho para que o livro se torne conhecido, promover eventos (bem sei que depois ninguem aparece, tirando Martin) divulga-lo ao máximo, não sei se enviar alguns exemplares para blogues fazerem passatempos compensa, mais vale fazerem nas suas proprias páginas, enfim se é verdade que o leitor é desconfiado em relação a certos generos, tambem é verdade que uma Editora tem que fazer a dua parte.

      Mas eu compreendo-te sei que te custa imenso ver certos livros / escritores serem postos de lado, arriscando-se em coisas que nem lembra o diabo, como disse ficamos todos a perder ;)

      Eliminar
  5. Olá Fiacha.

    Parece ser um livro super interessante. Mas de momento não convém aumentar a lista. Mas seguramente será um livro para considerar no futuro.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Compreendo, até porque vem ai um livro a caminho que é bem carote, mas ao menos não foi dividido :D

      Tens tempo, este até se encontra a preços mais acessíveis, tido o do Brasyl do Ian McDonald, quando poderes e vires compras ;)

      Abraço e que venha lá a amiga Mara :D

      Eliminar
  6. Não ponho em causa a qualidade do autor. O género é que não me cativa. Ainda não comprei o prestigio por falta de oportunidade.
    Nem fazia ideia que era assim tão bom. Também não pareceu que o Fiacha tenha ficado assim tão entusiasmado.
    Quanto a esta triste geração, tio João não sei que lhe diga só posso falar por mim. E por mim vou falar. Sou muito verde no que respeita à leitura. Sei perfeitamente do que gosto (que para si é rasca). Posso garantir que em dez anos mudei muito os meus hábitos e estilos literários e acredito que daqui a dez anos continuem a mudar. Estou sempre atenta ao que divulgam. E podem pensar que me passa muita coisa ao lado mas não. Tenho muitas anotações. E aos poucos vou investindo. Por vezes fico indecisa porque como muito bem sabem os livros ficam-me caros. Então tenho que ir seleccionando muito bem o que compro.
    Não me esqueci do pmPrestígio, nem do Darwinia nem de Guerra Eterna entre outros. O Brasil já cá canta mas ainda não li.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Luísa, eu acho que a geração rasca é mais a nível de Editores, afinal nós lemos o que eles publicam, pelo menos é o que penso. Também é verdade que se publicam bons livros por exemplo em FC e depois não vende, há muito má vontade em relação à FC e não entendo mesmo.

      E estou contigo ainda tenho muito a aprender, sou muito verdinho e vejo isso como positivo, é sinal que ainda temos muitos e bons livros / escritores por descobrir. O importante é darem-nos boas sugestões, nem todas são do meu agrado, nem todas tenho oportunidade de ler, mas ficam registadas, Guerra Eterna a Cúpula são exemplos disso.

      Quanto a este livro não me ter entusiasmado, isso prende-se mais por me sentir muito mais confortável na fantasia, que apresenta outro tipo de enredo, mas atenção eu sei reconhecer qualidade num livro, posso não ter tido uma leitura "empolgante" mas este livro é mesmo para "degustar", estarás na presença de um bom vinho do Porto...se depois consigo transmitir devidamente a essência do livro, é outro problema, meu claro :)

      Mas estamos no bom caminho e temos bons conselheiros :D

      Eliminar
    2. Bem eu acho que não é só culpa dos editores. Porque é que não publicam mais FC!? Porque os leitores não compram. O que é que as editoras publicam!? O que os leitores gostam. E o que é que é que os leitores gostam? Basta olharmos para o top de vendas. Até a mim me põe o estômago as voltas imagino o tio João.
      Mas temos que respeitar. Nem toda gente gosta de ler sobre naves espaciais, marcianos, alienígenas,etc.

      Eliminar
    3. Concordo em absoluto. Mas a verdade é que nem toda a gente gosta de ler sobre jovens princesas, Dark Lords, elfos, anões, trolls e dragões. Pela minha parte não me importo de ler sobre tudo, desde que o livro esteja bem escrito, seja adulto, original e inovador...

      Eliminar
    4. Infelizmente o bom povo português gasta horas a ver telenovelas e a deleitar-se com a pavorosa casa dos Degredos...ler livros? Isso é para mariquinhas!

      Eliminar
    5. Mas se nao publicam mais nada como querem que os leitores leiam por exemplo a FC ? Continuo a dizer se um editor considera que determinado livro vale a pena correr o risco depois tem que fazer a sua parte, divulga-lo, promover eventos e por ai fora e lá está o importante é lermos um bom livro sem duvida.

      Lá está o portugues não lê, prefere a casa dos Degredos e que fazem as Editoras ? Dividem livros, deixam sagas a meio, estamos mais de um ano para ver o livro seguinte a ser publicado, preços altissimos, onde está o insentivo de colocar o português a ler ?

      Por acaso a Editora que mais me identifico até faz promoções bem interessantes, na compra de 2 leve m grátis, associa-se a revistas que vendem depois livros a 5€ e por ai fora, mas o preço dos livros deixa muito a desejar :)

      Eliminar
    6. Meu deus como eu compreendo tão bem o que dizem. E vocês não fazem ideia do que é viver no seio de quem gosta de ver novelas e esses programas que metem nojo. E pior eu é que tenho defeito e um problema grave, gosto de ler. Hehe...mas eu aguento-me com eles.

      Fiacha quanto à promoção 2=3. Quanto a mim tinha mais merecimento se comprasse-mos 3 livros e o mais barato fosse gratuito. Aí sim era muito melhor. Porque permitia ao leitor os livros que queria ler em vez de ter que escolher de uma lista muitas vezes deprimente.
      Grande parte das vezes os livros não interessam. Muitos deles nem são do nosso gosto. Agora se pudéssemos escolhê-los todos era óptimo.
      A wook já fez essa campanha compra 2 e levas o 3 grátis. Todos eles a nossa escolha.

      Eliminar
    7. lol quem lê sem duvida que fica mal visto perante quem esteja a ver novelas ehehe, mas é como dizes com eles podemos bem :D

      Olha que a promoção 2 e levas um 3 grátis está com muito mais ofertas, já vi aquilo muito mais limitado :)

      Sim há ai boas campanhas ainda agora vais sair na revista visão um conjunto de livros policiais a preços bem interessantes ;)

      Eliminar
  7. Eu sou suspeita com policiais. É possivelmente o meu género literário favorito. Vou já adicionar à wishlist do Goodreads :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre podes lê-lo em inglês...

      Eliminar
    2. Amiga Pinelii,

      Tudo se resolve, o livro é teu apenas tens que me dar a morada, nada como partilarmos conhecimento, e tenho a certeza que quem me deu o livro ficará contente por o partilhar, depois tens é que ler e divulgar ;)

      Bjs

      Eliminar
    3. Ai Fiacha tu não existes! Vou enviar-te mp

      Eliminar
    4. lol como corvo não eheheh, mas garanto-te que sou eu que escrevi o que aqui estás a ler :D

      Mereces e mais não tenho a dizer ;)

      Eliminar
    5. Como já disse algures num outro post, és sempre uma simpatia :)

      Cá fico à espera, para ler o livrinho!

      Eliminar
  8. Olá :)
    Parece ser um livro super interessante. Apesar de não ter uma sinopse (por menos não a apresentaste), acho que acabas-te por fazer uma. Isto só para dizer que achei a tua opinião bem estruturada e que não deixa lugar para dúvidas sobre o que se trata :)
    Com certeza terei de ler, até porque é um gênero que me agrada :D
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Fico muito contente que tenhas ficado interessada em ler o livro, vale bem a pena, embora não deva ser fácil de encontrar :)

      Quanto à sinopse, há uma no livro, mas não encontrei ai nada na net e não tive para escrever aquilo tudo ehehe

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Olá Fiacha,

    Prefiro sempre o livro ao filme, Sem dúvida que gostei do filme Prestígio' , mas vou comprar o livro, e este vem também, pela descrição do J. Barreiros, deve ser excecional, vou encomendar em inglês

    obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Há filmes que quanto a mim estão melhores, Senhor dos Aneis por exemplo, mas regra geral o livro é melhor sim :)

      Gosto sempre que o barreiros comente nestes livros consegue mostrar a qualidade do livro muito melhor que eu, acredito que vais gostar bastante ;)

      Bjs

      Eliminar
  10. Já encomendei, este e The Islanders, chegam para a semana.
    As críticas são muito boas, 13€ cada,

    Obrigada pela partilha mais uma vez
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem isso é que é não perder tempo, espero que gostes ;)

      Eliminar
  11. Olá,
    mais uma vez desconhecia este livro. Mas nem tudo é mau e o autor já conheço, graças ao teu blogue e tenho Prestigio na prateleira a espera de oportunidade para ser lido.
    Este também me parece muito interessante e vou acrescentar a minha lista :)

    beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cátia,

      Boa lê então o Prestigio primeiro, ainda tenho por ler tambem :D e se gostares logo apostas neste :)

      Bjs e boas leituras por Azzar :D

      Eliminar
  12. Olá Corvo

    Bem sei que me atrasei nesta nossa espécie de leitura conjunta, mas já ando a ler em velocidade de cruzeiro e para a semana já cá estará a minha opinião a ver se ainda conseguimos captar mais pessoas para ler FC (da boa) e mais livros do Christopher Priest :)

    Quanto à tua opinião só posso dizer que ainda fiquei mais curioso :P7

    TENS DE LER "O PRESTIGIO" É MESMO MUITO, MAS MESMO MUITO BOM

    E agora vou ler mais um pouco :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Olha boa ideia, até podemos ter visões diferentes do livro que é sem duvida muito bom ;)

      Sim tenho mesmo, a ver se lhe dou opotunidade para 2015, em 2014 já aqui foi divulgado e comentado :D

      Abraço

      Eliminar
  13. Olá Fiacha :)

    Já tinha saudades de ter tempo para passar por cá! Sempre bons comentários e boas opiniões :). Para variar, não conhecia o livro nem o autor e, como tu bem dizes, as recomendações dos nossos amigos fazem com que livros como este não nos passem ao lado.
    Curiosamente, apesar de o thriller não ser dos meus géneros favoritos, a verdade é que fiquei mais curiosa com este do que com "O Prestígio" :).

    Boas viagens,
    Rosana
    http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Vale a pena ler o livro, eu próprio quero ler mais livros do escritor e tenho o prestigio por ler, fica para 2015 :)

      Volta sempre ;)

      Bjs e boas viagens

      Eliminar
  14. Olá Fiacha,

    este não me chama muito à atenção mas quero mesmo ler o prestige!!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Jojo,

      É um bom livro sem duvida, vale a pena ler e estou contigo também quero ler o prestigio :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar