sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Comandante Serralves - Despojos de Guerra


Esta é a Era da Aliança Humana. Uma nova ordem Mundial forjada a sangue e fogo pela necessidade de unir os povos da Terra para derrotar uma invasão alienígena.

Não, esta não é a estória dessa guerra. Essa já nos foi contada e recontada pela FC desde os seus primórdios. Esta é a estória do que veio depois.

São tempos de paz, união, desenvolvimento, abundância e colonização do sistema solar. No entanto, tudo tem um preço e nem todos estão dispostos a aceitar o sacrifício da liberdade e da cultura de cada povo em troco deste futuro unido sobre uma única égide. E ninguém se rebela mais que o vulpino, grandíloquo e questionável Comandante Serralves. Armado com umas quantas “prendas” deixadas pelos derrotados invasores e na companhia de um caótico imbróglio de aliados, o perigoso rebelde garantirá que o poder estabelecido nunca tenha uma noite de sono descansada.

Na tradição das clássicas space operas, “Comandante Serralves – Despojos de Guerra” é um universo aberto escrito a seis mãos. O que começou como um modesto conto e um protagonista-conceito simples, floresceu em complexidade e novas perspectivas ao ser expostos aos talentos (e consideráveis neuroses) de um grupo de jovens escritores.

Uma aventura espacial excitante e intrigante que promete apelar a todos os leitores.

Episódios contidos no livro:

Métodos de Evasão - Carlos Silva - O Comandante foi capturado e levado para o coração do império, onde longe da sua tripulação e da sua nave, está à mercê dos seus inimigos. Porém, como em tudo em Serralves, nem tudo é o que parece, e ele tem uma surpresa guardada para quem o interroga.

Sinais - Vítor Frazão -Das minas marcianas às selvas do Vietname há segredos que podem derrubar a Aliança. Infelizmente, na ambição para descobri-los, Serralves por vezes esquece-se que também tem muito a esconder…

Dogson – Inês Montenegro – Na juventude, Dodgson disponibilizara o corpo para se tornar um Serralves em potencial. Os anos e a experiência, no entanto, alteraram-lhe a vontade e os ideais, fazendo-o temer pelo destino que lhe poderá levar a existência repentinamente e sem aviso…

Despojos de Guerra - Carlos Silva - Na confusão de um contra-ataque a uma tripulação de piratas espaciais, os olhos de Serralves reconhecem uma arma alienígena.
De onde veio ela? Haverá mais? Quem mais tem conhecimento da sua existência?

Das Eigentum - Ana Filipa Ferreira - Um pahoehoente resiste na Terra. Para nós, estes aliens quase destruíram o nosso planeta, contudo o Comandante Serralves irá descobrir um outro lado do inimigo.

A Guerra Esquecida - Joel Puga – Após uma batalha espacial, Serralves acorda, com um novo corpo, num local gelado e desolado. Não se trata, porém, de um planeta distante, mas de um ponto remoto da Terra onde fará descobertas que mudarão para sempre os livros de história.

Static Falls - Rui Leite – Serralves e Emily partem numa missão diplomática à recém-descoberta colónia de “Static Falls” onde tudo parece ter parado em meados do século XX. No entanto, nas entranhas daquela estranha comunidade, escondem-se terríveis segredos que poderão significar o fim do Comandante.


Opinião:

Quem aqui acompanha os meus comentários, sabe que tento divulgar a FC, no entanto, como em todos os géneros, há livros bons, outros razoáveis e outros que não gostamos, o que não quer dizer que não tenham qualidade.

Por exemplo, há quem adore o “Carbono Alterado” do Richard Morgan, ou “Um Cântico para Leibowitz” do Walter Miller Jr., eu pessoalmente não gostei, embora reconheça qualidade nos livros.

Ainda assim, tenho conhecido excelentes autores de FC, dos quais gostei bastante, desde Frank Herbert, Ursula Le Guin, Ian McDonald, Farmer, Dick, Frederik Pohl, Roger Zelazny, Jack Vance, Gene Wolve, Harry Harrison, Joe Haldeman, entre outros. Por isso é sempre com expetativa que parto para a leitura de mais livros de FC, sendo que quando toca a ser escrito por escritores nacionais, e ainda quando conheço alguns pessoalmente (Vitor Frazão e Carlos Silva) e outros com quem convivo volta e meia no FB (Ana Ferreira, Inês e o Joel), maior é o interesse com que inicio a sua leitura.

Por norma até tento fazer os comentários pelo lado positivo dos livros, recordo-me que muita gente critica, por exemplo o Paolini, mas penso que foi um escritor importante para colocar muito jovem a ganhar hábitos de leitura, se depois o que o mercado tem para oferecer continua mau...ai já é outro problema...

Sendo direto, não gostei do livro, tem qualidade, isso é inegável e qualquer dos escritores tem perfil para escrever dentro deste género. Mas acaba por não se perceber muito bem o enredo disto tudo, apenas no conto da Ana Ferreira senti que nos era explicado o que um personagem pensava da sua existência, como a sua raça via o mundo, o que pensavam do planeta terra... parece-me que faltou mais informação, para que o leitor se enquadrasse melhor no que nos querem transmitir.

Penso que não ajudou, para um melhor entendimento do enredo, o facto de os contos não estarem ligados um com os outros. Acreditem que a informação que aqui partilho nesta mensagem, em especial nos episódios explica e muito bem o que se passou, mas garanto que o leitor que não leia a sinopse fica completamente “à nora”. Não tenham problemas em ler o que cada conto tem para oferecer, vai ser uma importante ajuda a quem queira ler o livro, que repito tem qualidade.

Depois algo sempre importante num livro, as personagens, não há uma que me tenha suscitado simpatia, fosse porque razão fosse, até podia ser uma personagem detestável, cruel, maligno, mas se fosse uma mais valia para o enredo ainda me cativava e houve várias que se fossem devidamente desenvolvidas tinham tudo para ser excelentes.

O livro é muito centrado no Comandante Serralves que, enquanto personagem, não cativa, se é verdade que tem enorme potencial, alguém que teve muita importância para que o planeta terra seja livre e tenha paz, algo reconhecido por onde passe, sendo considerado quase como uma lenda, momentos houve que nos foi apresentado como embirrento, vaidoso, convencido, que se sente superior aos outros e claro alguém que consegue desviar-se de tiros à queima roupa, mas pronto isso nem tem a ver com a sua personalidade. Não me convenceu.

Não deixo de dizer que o livro foi bem pensado, há talento de quem o escreve, mas penso que faltou uma personagem que cative, uma melhor exploração do universo onde a ação decorre, pelo menos melhor explicado e os contos deviam estar mais relacionados uns com os outros, repito não fosse ler agora esta sinopse e ainda estava à nora com o que se pretende com cada conto.

Um livro que até está a um bom preço, experimentem, quem sabe não vos surpreenda pela positiva.

34 comentários:

  1. Olá Fiacha,

    Louvo-te pela tua sinceridade, que mesmo conhecendo os autores consegues dizer que não gostaste, coisa que muitas vezes não se vê aqui aí.
    Eu mesmo depois de ler a tua opinião confesso que continuo curiosa, pela não o poder adquirir.
    Por vezes é difícil agradar a gregos e troianos.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Angelina,

      Penso que os escritores preferem que assim seja, estar a embelezar o texto quando não é isso que pensamos penso não ser o melhor.

      Olha que este texto que aqui partilho da sinopse e resumo dos contos, acaba por ser muito importante, quer para o que vamos ter pela frente, quer para percebermos melhor o que se pretende, quem não o ler, pode ter as minhas dificuldades.

      Se poderes lê, até podes ter uma visão diferente da minha, pode ser que arranjemos maneira de o leres ;)

      Bjs

      Eliminar
  2. Ah, a primeira opinião pós-lançamento!
    Obrigada, Fiacha, pela leitura e pelo apoio. And yes, julgo que falo por todos quando digo que preferimos sinceridade (educada, "oficorse") a elogios vazios.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês,

      Foi com muito gosto que divulguei e li o livro, pena não ter gostado, essencialmente nas personagens (compreendo que sendo em contos não há muito tempo para a desenvolver) e o universo não ser melhor explicado, acho que estes resumos dos contos são sem duvida uma mais valia :)

      Sim posso criticar algo mas de modo construtivo, com educação, nunca haverá aqui algo criticado de forma destrutiva, não faz sentido para mim.

      E deixa-me dizer-te que o eu não gostar é tão valido como alguém vir a gostar, já o referi há qualidade :)

      Bjs

      Eliminar
  3. Já tive oportunidade de ler mais contos deste grupo e por vezes fiquei com a mesma ideia que apresentas. Concordo plenamente quando dizes que têm talento, todos ele. Mas por vezes a falta de ligação entre contos como outros detalhes fazem com que se torne mais complicado perceber a história.

    Mas regra geral, fico satisfeita com o que leio e vê-se que há muita dedicação da parte dos autores ao seu trabalho.

    bjnhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sim que foi bem estudado isso é inegável, mas por vezes é no mais simples que depois se acaba por falhar, isto quanto a mim claro.

      Eu por exemplo já li um livro do Vitor Frazão e achei muito bom mesmo, nem coloco em causa a qualidade de escrita de cada um :D

      Vamos ver se vejo mais reações, eu não gostei muito e disse-o :)

      bjs

      Eliminar
    2. O Vitor só tem um livro publicado, não é?

      Eliminar
    3. Pelo que sei sim e pela Chiado Editora, eu comprei diretamente ao Vitor ;)


      Sei que já tem mais livros escritos, pelo menos um e tem muita qualidade não percebo como não teve o apoio que merecia de uma Editora, mas pronto é um unirverso que não conheço muito bem :)

      Se poderes lê :)

      Eliminar
  4. Olá pequenada.
    Ainda não li o livro, portanto sobre ele nada posso comentar. Fici à espera que uma alma bondosa mo ofereça durante o FF.
    Quanto à extrutura global da obra, para que esta resulte, seria necessário um rigoroso guião onde estariam incluidas todas as caracteristicas deste futuro, tecnologias disponiveis, continuidade histórica e fisiologia dos alienígenas. Em seguida, era necessário, antes do acto da escrita terminar, que cada um dos participantes conhecesse os contos dos colegas. Isto implicava reuniões conjuntas. Trocas de mails. Reformatação e correcção das incoerências. Só então se poderia pensar numa obra unificada.
    Eu fiz isso, aquando da escrita da Lisboa2000. Guião, imagens, perspectiva histórica, topologia urbana. Tive de recusar contos que não se integravam no todo ou que divergiam no espírito da obra. Foi uma trabalheira fo caraças. Não ficou tudo perfeito, mas andou lá perto, tanto quanto possível.
    O mesmo aconteceu com a antologia Winepunk que sinda espera editor. Mas a Ana Cristina elaborou um cronologia rigorosa. E fez ela muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois João,

      Penso que um comentário a essa antologia pode aparecer aqui no blog em breve, vamos ver se o Comandante Marco põem mãos à obra :D

      Já agora se ninguem te disponibilizar um exemplar eu dou-te o meu, sem problemas, penso que poderás ter uma leitura bem diferente da minha.

      Penso que houve troca de ideias, a decisão foi diversificar e contar os contos em vários locais, mas algumas coisas que ai comentas pode sem duvida ter sido um dos problemas para mim claro ;)

      Abraço e estou admirado de não me fuzilares por dizer mal do Carbono Alterado e do Um Cântico para Leibowitz :D

      Eliminar
    2. Foi precisamente isso que a Imaginauta fez. Por isso é que demorou bem mais de um ano a pôr todos os contos prontos a publicar.

      Fóruns com os escritores, todos os escritores a ler os contos uns dos outros, definição de tecnologias e cronologia, etc...

      No entanto, também foi deixada margem de manobra para cada autor criar, introduzir os seus elementos, para que a obra pudesse ser verdadeiramente sua e não apenas uma fan fiction do universo de outro autor.

      Eliminar
  5. Quanto a não teres gostado do Morgan e do Walter Miller, caro Fiacha, isso é motivo de sobra para que as tuas orelhas sejam devidamente disciplinadas.. Fica sabendo que o Miller foi um dos melhores contistas da era Dourada, e que o Cântico conta como um dos melhores exemplos de sempre, em termos de FC. Sem esquecer os contos dele, que são excepcionais. E o Morgan? Ai,ai, ai, mau mau maria...Chegaste a ler as "forças de Mercado"? Não é tão bom quanto o outro, mas, comparativamente com a bosta que se publica por cá hoje em dia, é muito, muito, bom. Faltam os outros dois livros, claro, que nunca serão publicados, por terem alienigenas e naves espaciais. Felizmente o Morgan, depois desta nova trilogia de Fantasy, prometeu voltar ao mundo da FC.
    Caro UBIK, que tal fazermos uma "espera" ao nosso amigo Fiacha nas vielas nocturnas de Telheiras, durante o FF, para lhe mostrar quem é que manda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai estava a ver que escapava mas não escapei, estava a estranhar, mas é a verdade, pode ser muito bom mas não me encheu as medidas.

      Mas se relesse em especial o Morgan até era capas de ficar com uma ideia bem diferente.

      Vou tentar ler o "Forças de Mercado" do Morgan, mas tenho tanta coisa pela frente :)

      Epá era interessante o Ubik ir a telheiras, a ver se ele tem disponibilidade :D

      Eliminar
  6. E já agora: algum de vós leu a "Lisboa no ano 2000"? Sei que o Fiacha teve um exemplar entre as mãos para logo o oferecer sem o ter lido, o safado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol a ver se o Marco comenta já o leu à imenso tempo e ainda não fez o comentario, ainda é pior que eu ehehe

      A ler esse, preferia ler os teu livro de contos, está na hora, pensei que a amiga Paula Pinto o comentasse, não o fazendo vou ler e comentar :)

      Eliminar
  7. Olá amigo primeiro de tudo gostei do teu comentário, da tua frontalidade. Tens feito um excelente trabalho na divulgação da leitura onde inclui autores portugueses. E é assim que eles crescem, com opiniões positivas e negativas. E eu acredito que tenham muito potencial.
    Em segundo deixaste-me apreensiva. Tu que até gostas de FC não aprecias te imagina eu que não gosto de todo. Mas tal como tu acredito que tenho que dar oportunidade a este género. Ainda para mais tendo ele sido escrito por jovens portugueses. E o que é Nacional é bom!
    Acredito que o meu livro esteja quase quase a chegar. Aquele que tu muito gentilmente me enviaste. Assim como o Brasil. Ah! Quero ver o tio João a resmungar agora. Depois poderei dar uma opinião mais clara.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Lince,

      Já soube que os livrrinhos chegaram e espero que bem e já sabes conta sempre com o apoio aqui do amigo corvo ;)

      Sim se não gosto só tenho mesmo que o dizer e é pena pois penso que a falha acaba por ser na coisa mais simples, mas atenção o que não me agrada a mim não quer dizer que não te venha a agradar, mas pronto agora que já o tens lê por ti.....Serralves chegou ao Canadá eheheh terra de grandes escritores ;)

      Fico à espera que comentes sim e é verdade aqui está a prova que as recomendações do tio não caem em saco roto :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Fiacha

    Sinceridade acima de tudo. Acho que os escritores não levam a mal esta critica, ainda para mais sendo o primeiro livro que escreveram juntos e justificas-te muito bem o porque de não teres gostado e nos tempos de hoje é raro alguém fazer isso ou querer fazer isso. Preferem dizer que não presta ou que é uma m*rda e nem justificam.

    Mas seja como for, fiquei curioso pelo livro e como adoro antologias e quando tiver oportunidade irei ler.

    Barreiros: Não li "Lisboa no ano 2000" mas tenciono um dia ler, esta antologia desde que foi anunciada e publicada que me deixou curioso. E já li criticas sobre ela. O que me deixou ainda mais curioso.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Finisterra,

      Não faz sentido criticar negativamente e depois não justificar minimamente, não sei é se a minha critica pode ser útil, mas uma coisa é certa não é por falta de talento de quem escreveu que está a falha, nada disso ;)

      Dá-lhe sim, custa 8 euros (nem uma dedicatoria colocaram eheheh, mas tambem não pedi :D ) e quem sabe não venhas a gostar, tens uma ENORME vantagem, tens aqui o resumo que ajuda a perceber melhor o que se pretende ;)

      Espero haver em breve uma mensagem a essa antologia, mas não está nas minhas maos :D

      Abraço

      Eliminar
  9. Olá Finisterra. Encomenda-a directamente à Editora, porque ela já não se encontra nas livrarias. Como de costume.

    ResponderEliminar
  10. Olá Fiacha.

    Um comentário corajoso!
    Não é crime nenhum não gostar de um livro, mas não deve ser fácil fazer uma critica pública menos positiva quando se trata de trabalho de amigos.
    Não conheço o livro e nem devo ler, mas tocaste em dois pontos que acho que os autores vão levar em consideração. Um tem a ver com a ligação entre os contos, com trabalho e mais convivência é possível melhorar é só continuar (pelo que li não é o primeiro trabalho em conjunto). O outro é sobre as personagens...como te compreendo. É frustrante estar perante personagens que tinham tudo para ser interessantes e contagiantes, mas depois são pouco trabalhadas ou as suas atitudes não correspondem ás descrições.

    Desejo que os autores continuem a trabalhar e a evoluir e que tu continues a divulgar os seus trabalhos. :)

    Bom trabalho e boas leituras

    bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cátia,

      Claro que não é crime, se não gostei só tenho que o dizer e pelo menos devo justificar e penso que o fiz, um pouco à minha maneira, não como algum critico especializado lol, para mim é naquilo que é mais básico que falha, personagens e falta de mais informação para melhor enquadramento, mas pode haver quem venha a adorar e só tenho que respeitar.

      Individualmente o Vitor escreve uma saga muito interessante e que fico super admirado como menhuma Editora pega, já estou com o Barreiros o leitor só quer coisas de fraca qualidade, começo cada vez mais a dar-lhe razão, infelizmente, o que é bom não se publica, não vende :(

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  11. Olá Corvo

    Um opinião sem papas nas língua e isso é bom se queremos criar e fazer avançar um nossa FC.

    Quanto à minha opinião sobre "Lisboa no ano 2000" bem sei que estou em falta, mas contigo a dar-me nas orelhas vou ter isso pronto em breve.

    Um abraço

    PS: Repara como subtilmente te atribui a culpa ;) :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amigo Dragão Negro :D

      Olha não sei se não irias adorar este livro, mas é uma questão de experimentares, mas eu não gostei e s´tinha que o dizer...Sei que adoras o Morgan por exemplo ;)

      ahahaha, pois pois e não sei se tens reparado o que eu já estou a levar nas orelhas, mas vá toca a comentar isso o mais rápido possivel, ainda sofremos uma maldição do tio barreiros que para nos livrarmos dela temos que ir numa demanda a Marte :D

      Abraço

      Eliminar
  12. Olá Fiacha!

    Sou mais uma pessoa a elogiar a tua frontalidade. Tenho um exemplar ali na estante e poderá ser uma das minhas próximas leituras.

    É sempre bom ser sincero e construtivo. Assim é possível ajudar quem está no começo da carreira.

    Espero gostar e não vou de pé atrás para a leitura =)

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Tem que ser, temos que dizer o que pensamos e espero poder ajudar para caso venha a ter continuidade possam olhar a esse tipo de pormenores ;)

      Não tenhas problemas em no inicio de cada conto leres a sinopse e o que te vai oferecer, só te irá ajudar, penso ;)....ou então lês e vens ler o que se pretendia :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. Olá Fiacha

    Quando não se gosta, há que dizer que não se gosta e explicar porquê. É importante para os escritores terem a noção do impacto que as suas obras têm no publico em geral e é com todas as opiniões construtivas que se vai melhorando. Estamos todos sempre a aprender.
    Relativamente ao livro em concreto, confesso que não o estou a pensar ler de momento, nada contra os escritores/autores, nem nada a ver com a tua opinião. Apenas porque não vou comprar o livro e tenho um rol de obras para ler aqui em casa que aguardam há imenso tempo.
    bjs e boas leituras

    P.S. ah era bom que convencesses o Ubik a ir ao FF :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sem duvida mesmo tendo tido este comentário pode ser importante para que os escritores melhorem, completamente de acordo :)

      Compreendo perfeitamente, eu tive muito prazer em divulgar o livro, afinal acredito que temos bons escritores por cá e é um genero que merece ser divulgado, pena não me ter cativado tanto :)

      Tenho que lhe enviar uma mensagem, para colocarmos a conversa em dia :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Apesar de não teres gostado do livro, vai para a minha lista de livros a ler, parece-me interessante... Mas é como tudo, não se pode agradar a gregos e a troianos! ^^

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Se poderes lê, quem sabe não venhas a ter uma opinião diferente :)

      Bjs

      Eliminar
  15. Olá :)
    Uau, primeiro os meus parabéns pela tua sinceridade Fiacha, porque apesar de os conheceres foste direto e explicaste muito bem o porquê de não gostares.
    Na minha opinião, a sinopse desperta curiosidade mas só saberei se partilho da tua opinião quando os ler!
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Temos que dizer o que pensamos, neste caso nao gostei muito o que não quer dizer que outros não gostem.

      Nada como experimentares por ti :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Olá Fiacha
    Parabéns pela sinceridade!
    De qualquer forma ainda estou curiosa. Quem sabe um dia vou ler, agora o tempo é muito, muito pouco!
    Bj :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clarinda,

      Obrigado :)

      Fazes bem o livro tem a sua qualidade ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar