domingo, 5 de outubro de 2014

Acácia - A União Sagrada de David Anthony Durham




Sinopse 

Três irmãos ainda sobrevivem, líderes que traçam um novo caminho para o Mundo Conhecido. Estarão à altura dos desafios que se lhes deparam?


A Rainha Corinn domina o mundo com o seu conhecimento profundo dos feitiços encontrados em A Canção de Elenet. O seu irmão mais novo, Dariel, torna-se numa figura mítica nas Outras Terras, enquanto a sua irmã, Mena, viaja até ao Norte Distante para defrontar uma invasão desencadeada por uma raça violenta decidida a conquistar o Mundo Conhecido. Os seus percursos individuais acabam por convergir em batalhas tumultuosas e os desafios que terão que enfrentar podem alterar a terra em que vivem para sempre…

Opinião

Este é claramente melhor livro que li de todos da serie Acácia e que faz com que esta saga tenha subido uns degraus nas minhas preferências de Fantasia. Uma bela surpresa, um livro que tem tudo para encher as medidas aos amantes da fantasia.

Sem dúvida que o escritor tem um universo muito bem construído, soube de forma gradual fazer as suas movimentações no tabuleiro do xadrez e se não fossem alguns aspetos que considero menos positivos, esta seria uma das minhas sagas preferidas dentro do género, tem tudo para isso.

Mas o que, quanto a mim, retira alguma qualidade ao livro são alguns aspetos de utilização de fantasia que considero completamente desnecessários. Por exemplo, temos uma personagem que é ressuscitada depois de morta, a personagem que a fez voltar novamente ao mundo dos vivos é num momento posterior confrontada com um exercito e sozinha consegue derrota-los, recordo-me que numa ninhada de 4 animais todos tem cores diferentes, ok estou a ser picuinhas, mas havia uma serie de outras situações que considero desnecessárias. A ver vamos como será o final do livro, espero não termos um confronto final, onde numa página tudo acabe por ser decidido, como referi estou a adorar as movimentações que o escritor está a fazer para termos um grande final de saga.

Sem dúvida que os aspetos positivos do livro, quer a nível de personagens, enredo e acima de tudo na escrita acaba por nos envolver de tal maneira na leitura do livro que acabamos por esquecer esses pormenores que considero dispensáveis.

Sendo que só falta mais um livro para que a saga termine deixarei mais para o final um comentário mais geral à saga, estou com imensas expectativas pois o que li deixou-me surpreendido.

Não podia deixar de fazer um reparo à Editora, já tinha referido em comentários anteriores que não faz muito sentido a divisão dos livros, embora reconheça que este livro é maior que os anteriores, mas não compreendo como estamos desde janeiro de 2013 à espera que um novo livro da serie seja colocado no mercado, é muito tempo.

32 comentários:

  1. Olá Fiacha,

    Pois já vi que está dividido,
    Sempre tive uma boa impressão deste autor, tenho a trilogia em inglês mas tb tenho em pt, vou comprar este e esperar depois pelo ultimo.

    Tenho tb um ebook dele Hannibal, e estou a adorar este histórico, é sem dúvida mais um autor a seguir

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Bem pelo que vejo és mesmo admiradora do escritor, sem duvida um escritor com o seu talento e que podia estar bem mais acima se soubesse utilizar devidamente a fantasia, mas está lá ;)

      Quanto ao Histórico espero que esteja ao nível e claro se possivel que publiquem por cá ;)

      Bjs

      Eliminar
  2. Olá Fiacha
    Estou a ver que gostas desta trilogia/série? Ainda não consegui perceber o que é. Se bem que em Portugal tudo parece séries devido as divisões. Nunca li nenhum livro mas sinceramente não sei se irei investir. Fiquei curiosa porque me parece interessante. E eu gosto de fantasia. Tenho estes livros na minha lista mas não têm prioridade. Estou muito indecisa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Lince,

      na versão original é uma trilogia :)

      Vale a pena, mais a mais gostas de ler fantasia, tem momentos fantásticos tipo Martin, não queira fazer grandes spoilers, mas tomará que Martin explore tão bem dragões como aqui está a ser feito e o unirso é riquissimo, tem tudo para ser considerado um grande nome da fantasia, mas falha em coisas tão pequenas....Mas repito vale a pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Fiacha

    Esta é uma saga que pretendo ler, já tenho alguns livros, mas por decisão minha só mando vir quando estiver em promoção ou oferta na "Promoção 2=3". É bom saber que o autor a cada livro vai-se tornado melhor.

    Sobre as divisões, desde 2011 que andamos para saber o final de uma trilogia, mas pronto nesta altura do campeonato já cansa.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
  4. Olá Finisterra,

    Sem duvida que os últimos livros são melhores e até nos ajudam a perceber muito do que está em jogo, mas penso que irás ficar intrigado logo nos primeiros livros, mas vai levar tantas voltas ;)

    Sim acho que foi muito tempo sem os livros do escritor publicados, não faz sentido no meu entender, mas até podem existir motivos para ter acontecido :)

    Abraço e noas leituras

    ResponderEliminar
  5. R: Eu também prefiro refeições a sério mas de vez em quando o tempo não chega e lá tem de ser uma sandes. Para mim é mesmo com sumo, não gosto nada de cerveja, só o cheiro deixa-mal mal disposta.

    ResponderEliminar
  6. Olá Fiacha!

    Tenho uma amiga que também acompanha esta série e diz maravilhas da mesma. Já por diversas vezes ponderei conhecer a história, e são este tipo de comentários que me dão ainda mais vontade.

    Desde Janeiro de 2013, é muito tempo realmente. Ainda mais quando estamos desejosos de conhecer o final de alguma história. Não se faz!

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Olha nada como pedires à tua amiga emprestado, assim tiras a duvida ehehe, mas bem sei que agora tens ai um amiguinho enorme para ser lido :D

      Sim é muito tempo, tinha que o dizer :(

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá amigo Fiacha!

    Mais uma excelente opinião, sem "papas na língua".
    Eu li o primeiro livro (primeira parte do livro 1) e não continuei. Não fiquei muito convencida e o facto de terem partido o livro ao meio não ajudou a minha curiosidade a querer ler a continuação.

    Mas se melhora, ainda bem =D por vezes o primeiro livro (ou primeira metade, no caso), é o mais "fraquinho". Ainda bem que melhorou!

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Maria Rita,

      Por vezes custa-me fazer estes comentários, podia ficar numa posição muito mais confortável até porque a Editora tem sido impecável comigo, facto. Mas alguem tem que dizer as coisas e não tenho prazer nenhum mas acho que estarmos desde janeiro de 2013 à espera do volume seguinte.....é muito :(

      Hum eles não partiram...dividiram a versão original eheheh, mas acho que devias ler pelo menos o 2 volume, pois assim completasse um ciclo e percebes melhor o que o escritor pode estar a preparar ;)....Mas discordo da divisão dos livros mesmo por isso, ponham mais caro mas temos o original.

      Não acho que seja fraquinho o primeiro volume, o que digo é que o polvo alastra os tentáculos, tudo começa a fazer mais sentido e sem duvida o escritor tem coisas muito boas ;)

      Bjs e boas leituras tambem :D

      Eliminar
  8. Não saio do capítulo 03 do primeiro livro da trilogia. Vou ver se consigo avançar.

    Excelentes leituras, amigo Corvo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi,

      Nossa só de pensar que Acacia tem algumas coisas comuns com Duna até estranho, mas sem duvida que com 3 capitulos não dá para teres uma ideia do que está em jogo...para quem gosta tanto de fantasia é uma surpresa rsrsr, mas tudo legal :D

      Foi uma agradável surpresa e ainda bem :)

      Bjs e boas leituras amiga ;)

      Eliminar
  9. Olá Fiacha,

    Gostei muito da tua opinião e do facto de realçares também os aspectos mais negativos.
    Só conheço esta série pelo nome. Já tive várias vezes com os livros na mão mas acabei por não comprar apesar das opiniões positivas.
    Ainda bem que estás a gostar.

    Para já não vou investir em séries. Tenho de ler os livros que fui comprando este ano. Já estou a investir na do Martin e devo ficar por aí. Por enquanto.:)

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cátia,

      Sim compreendo os livros não estão baratos e aqui são logo 6 :)

      Finalmente as coisas começam a aqueçer e ter um ritmo muito forte, um livro muito bom sem duvida.

      Não esqueças o da Isabel Ricardo eheheh

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Será que a SdE termina? Eis a questão...
    Não é uma série que me chame a atenção, mas quem sabe um dia não arrisque. Em inglês claro :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OIs Cata :D

      Bolas até me assustas, em calma, o que se passou foi mais uma reformulação, mas penso que os amantes de Acácia não mereciam estar tanto tempo sem ver um livro novo divulgado, mas verdade seja dita o mal foi geral, o que não é bom para ninguem :(

      lol :D

      Bjs

      Eliminar
  11. R: O pior foi mesmo o cheiro a queimado espalhado pela casa. Felizmente não aconteceu nada de grave.

    ResponderEliminar
  12. Olá :)
    Estou de volta ao teu fenomenal blog :)
    Quanto à obra, a sinopse não me atrai muito, mas quem sabe se um dia não a lerei?!
    Para terminar este comentário, acabo por dizer que gostei da tua opinião ;)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Mau até me deixas envergonhado, o blog é o resultado de todos os seus seguidores, se o achas bom tambem ajudas a que ele esteja assim, mas obrigado, sabe bem ler um coemntario desses :)

      Experimenta, é fantasia e quem sabe não irias gostar, tem coisas muito boas mesmo ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Eu só vou dando a minha opinião, mas se não fosses tu não haveria blog para eu ir comentar a maior parte dos posts :b
      Quando tiver tempo vou tentar ler ;)

      Eliminar
    3. lol

      Bem o importante neste momento são os estudos, mas logo que tiveres mais tempinho tambem quero ver mensagens no teu blog, sabes que gosto de lá ir :)

      Quem sabe nao vais gostar :)

      Eliminar
  13. Boas Fiacha
    Por acaso já me cruzei um par de vezes com esta saga mas nunca me despertou interesse suficiente para comprar o primeiro livro. Mas como a tua opinião foi positiva, quem sabe na da próxima vez talvez o compre :)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois José,

      O teu genero é mais para o policial segundo sei, embora gostes de George Martin, penso que irias gostar sim :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  14. Desta saga só li o primeiro volume e, apesar de não ter desgostado, não me parece que irei ler os restantes :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois José,

      É o problema de dividirem os livros, apenas leste metade do primeiro livro na versão original e não viste um primeiro "ciclo" a ser encerrado e o que está a ser preparado para os livros seguintes, mas pronto se poderes lê pelo menos o 2 volume ;)

      Abraço

      Eliminar
  15. Olá meu amigo Fiacha,

    Eu ainda só tenho o primeiro volume desta saga, e ainda nem o li há sempre tanto que ler, mas tão pouco tempo.
    Confesso que as capas desta saga são extraordinárias.
    E não sei se irei ler o livro em breve visto não ter os outros.
    Mas gostei do teu comentário, mesmo das picuinhices,lol.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Angelina,

      Como te compreendo nunca se sabe o que vamos ler a seguir pois são tantos :D

      Sem duvida as capas são bem escolhidas, nisso a Editora trabalha bem.

      lol são aspetos desnecessários quanto a mim, mas pronto.

      Espero que quando leres venhas a gostar, vai melhorado de livro para livro ;)

      Jokas

      Eliminar
  16. Quando o livro saiu, comprei-o cheia de entusiasmo. Até veio com a oferta de um bloco de notas com a capa igual ao livro. Continuam as duas coisas intocáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Verónica.

      Antes demais bem vinda ;)

      Mas falas do primeiro volume da serie ou mesmo deste volume ? É que este já é o 5 livro da saga :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. Olá amigo corvo. :)

    Não quero mentir mas acho que tenho o primeiro livro desta saga por ler há mais de dois anos, mas pelo que percebo tens apreciado a mesma, pelo que fico curiosa por lhe pegar. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga da Magia dos Livros :D

      Tem tido coisas boas e tem tido coisas menos boas, não é algo que não tenhamos por ai visto ainda assim estou a gostar de ler a saga sim, tens que experimentar o primeiro :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar