segunda-feira, 24 de março de 2014

Vida Roubada de Adam Johnson



Vencedor do prémio Pulitzer 2013: Uma saga de amor, esperança e redenção no país mais fechado do mundo. 



Vida Roubada segue a vida de Pak Jun Do, um jovem no país com a ditadura mais sombria do mundo: a Coreia do Norte.


Jun Do é o filho atormentado de uma cantora misteriosa e de um pai dominante que gere um orfanato. É nesse orfanato que tem as suas primeiras experiências de poder, escolhendo os órfãos que comem primeiro e os que são enviados para trabalhos forçados. Reconhecido pela sua lealdade, Jun Do inicia a ascensão na hierarquia do Estado e envereda por uma estrada da qual não terá retorno. Considerando-se “um cidadão humilde da maior nação do mundo”, Jun Do torna-se raptor profissional e terá de resistir à violência arbitrária dos seus líderes para poder sobreviver. Mas é então que, levado ao limite, ousa assumir o papel do maior rival do Querido Líder Kim Jon Il, numa tentativa de salvar a mulher que ama, a lendária atriz Sun Moon. 


Em parte thriller, em parte história de amor, Vida Roubada é um retrato cruel de uma Coreia do Norte dominada pela fome, corrupção e violência. Mas onde, estranhamente, também encontramos beleza e amor.

Opinião:

Um livro muito bom, mas que não é, seguramente, fácil de comentar dado a complexidade do enredo bem como a forma como é narrado pois estamos sempre a mudar de narrador e a dar saltos temporais, mas que, com o decorrer do tempo, acabamos por começar acompanhar. 

É, sem dúvida, uma leitura fascinante, pois acabamos por conhecer melhor um país totalmente diferente do que estamos habituados, os seus hábitos, cultura e tradições e embora possam ser relatados alguns factos algo exagerados, acabam por se enquadrar bem com o enredo e acima de tudo, dada a sua crueldade, fazer-nos pensar como é possível nos dias de hoje ainda haver este tipo de mentalidades. 

Como referi, o enredo é complexo, mas acabamos por verificar que o escritor tem tudo bem pensado e acaba por surpreender com a qualidade do trabalho apresentado, percebe-se o porquê da atribuição do prémio. As personagens são interessantes, embora em abono da verdade a que mais me tenha cativado seja a principal Jun Do, dada a sua complexidade e por todas as situações por que passa, sendo a que mais me marcou sem dúvida. Quanto à escrita, numa primeira fase algo descritiva, mas que acabamos por apreciar com o decorrer do tempo.

E nada como terminar com algo dito na sinopse:

"Em parte thriller, em parte história de amor, Vida Roubada é um retrato cruel de uma Coreia do Norte dominada pela fome, corrupção e violência. Mas onde, estranhamente, também encontramos beleza e amor."

"Vida Roubada merece um lugar ao lado das distopias clássicas como Mil Novecentos e Oitenta e Quatro e Admirável Mundo Novo."


—Barbara Demick, The Guardian


Livro excelente :)

62 comentários:

  1. Parece ser diferente ao que estamos habituados a encontrar ultimamente nas distopias e que vai mais ao encontro do conceito original de Orwell e Huxley, ainda para mais tratando do tema da Coreia do Norte.

    ResponderEliminar
  2. Olá José,

    É um excelente livro sem dúvida e foi a distopia que mais me agradou até hoje, melhor até que o Homem do Castelo do Dick, adorei ;)

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Um dia fiz um trabalho sobre a Coreia do Sul e pesquisei um pouco sobre a Coreia do Norte para comparar. Fascinou-me!
    Não sabia que este se passava lá. Ebook :p
    Obrigada pela dica ;)

    ResponderEliminar
  4. Viva,

    Sem duvida que um universo bem diferente e muito misterioso, fazes muito bem em ler o livro que está muito bom mesmo e em e-book, não se amachuca e é de fácil arrumação :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  5. Boas Fiacha

    Mais uma vez nos presenteias com um excelente livro acompanhado com uma opinião agradável sobre o mesmo.

    Para variar é só mais um para acrescentar à minha wish list. :D

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva José,

      Um livro muito interessante, fica atento e se poderes investe ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  6. olá Fiacha
    Parece-me interessante este livro, quem sabe se o dia o pedirei emprestado a alguém * assobio* :)
    gostei da tua opinião que sem contar muito da história, abre-nos uma janela quer para um país quase desconhecido entre a maioria de nós, quer para um mundo onde o poder impera (penso não ter interpretado mal :P )
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Caminhante,

      Quando quiseres e vale bem a pena, só te digo ;)

      Sem duvida, um poder totalitário, muita coisa até pode ter algum exagero, mas há outras coisas que são bem reais, infelizmente :)

      Bjs e boas leituras por Duna :D

      Eliminar
  7. Muito interessante, principalmente se levado em conta onde a história se passa. Ótimo artigo, amigo Corvo. Bjos e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Cassiana,

      Uma leitura bem diferente do habitual sem duvida, mas que vale muito a pena ;)

      Tomará seja publicada por ai :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Comparável a 1984 e Admirável mundo novo? Isso sim é me fisgar!
    Fiacha, como você não é muito atraído por distopias, pelo seu comentário pude ver que essa, por fim, foi uma baita de exceção. Nunca havia ouvido a respeito e nem sei se vai sair aqui. Pelo visto vou ter que esperar :\

    Ultimamente estou relutando em fazer resenhas rsrsrs

    Parabéns e traga mais leituras.

    ResponderEliminar
  9. Ois amigo Henrique,

    Sem duvida, não é bem a minha praia embora reconheça a ENORME qualidade apresentada, quer no 1984, O Homem do Castelo entre outras que li, mas este livro, até por todo o mistério proveniente da sociedade da Coreia do Norte foi mesmo a que mais me cativou e está muito boa mesma.

    Nem parece teu, tens um talento enorme, que se passa ? Adorei ler a tua resenha do 1984, do melhor que já vi ;)

    Abraço, boas leituras e agradecido pelo comentário ;)

    ResponderEliminar
  10. Boas Amigo Fiacha,

    Comprei a trilogia The Liveship Traders da Robin Hobb, no reino unido,
    tenho a sorte de ser bilingue , mas conheço muita gente que leu a Trilogia do Assassino, e agora a SdE não dá continuação.....as pessoas não sabem inglês suficiente para ler um livro, eu pergunto ; vai ficar assim, ou de a SdE está a pensar em continuar a Saga ?!!

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amiga Elsa,

      Ai quem me dera que a Editora continua-se a publicar essa escritora e em especial essa trilogia, já perguntei na pagina deles no FB e muita gente gostava que continuassem a publicar os livros da Hobb, mas não responderam, podem estar à espera de um momento melhor, pode estar a vender pouco, o importante é que tenham os direitos de publicação :)

      E pelo que sei estás a gostar imenso, fico contente entra uma mulher corvo e tudo *assobio*

      Se poderes compra este livro, que embora bem diferente, é bom e já agora por estes lados voltei ao Drood :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá Fiacha

    Excelente critica.

    Como bem sabes não sou muito fã deste tipo de livros, ainda a uns tempos falamos sobre o livro.
    Mas a sinopse não me convenceu. Já a opinião quase que dá vontade de pegar no livro.

    Talvez um dia arrisque e tentei-o ler.

    Continua com o excelente trabalho.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Finisterra,

      Obrigado e sim é sem duvida um bom livro, mas diferente de fantasia, mais real, no fundo uma distopia, onde o poder de apenas um homem governa o mundo ;)

      Abraço e boas leituras e venha o seguinte de Feist :D

      Eliminar
  12. Ainda este fim-de-semana podia ter este livro, se ao menos tivesses publicado esta tua opinião mais cedo... Mas fica de baixo de olho, vou é mas é tentar não ter as expectativas muito altas até porque comparar com as distopias do Orwell e Huxley é elevar a fasquia, mas...

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Marco,

      Apenas li o 1984 e este é melhor livro, alias como referi foi a melhor que li até hoje, os Jogos da Fome são viciantes, mas é mais fantasia e para um publico juvenil, este é muito mais "obra"

      Aproveita que é mesmo como gostas dos livros ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  13. Amigo agora fiquei surpreendida. Porque nem sei porque mas o livro não ne estava a despertar atenção. Até porque é completamente diferente do que estou habituada. E tu mais uma vez inverteste a situação. Gostei do teu comentário. E até parece bem interessante o livro. Fiquei deveras curiosa. Bem, mas para eu pedir emprestado é mais difícil (não tenho jeito para assobiar). Portanto lá terá que ir para a minha lista.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  14. Viva amiga lince,

    Eu emprestava com todo o gosto sabes disso mas fica bem puxado ehehe, mas sim é um livro que vale bem a pena ler, se poderes investe ;)

    Bjs e boas leituras por Fianovar :D

    ResponderEliminar
  15. Eu sei que emprestavas e agradeço a boa vontade. Vou colocar na lista de espera. Rsrsrs...
    Fionavar??? Está a ser bem interessante mas confuso. Como tenho tido pouco tempo disponível a leitura tem sido lenta. E isso tem me dificultado um pouco. Mas estou a gostar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem é uma excelente leitura :)

      nunca esqueças é Gavriel kay, embora seja o pior que li dele, não deixa de ser bom e ainda tens muito pela frente.

      Olha recordo-me por exemplo da Anne Bishop leste ? No inicio aquilo não é fácil, mas com o decorrer do tempo, torna-se altamente viciante ;)

      E os príncipes ainda tem muito a dizer, tal como elas :D

      Eliminar
  16. Acredito. A Anne Bishop tenho 5 livros dela que ainda não li.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for do universo das Jóias Negras, estás bem servida mas digo-te não vai ser fácil perceberes logo o enredo :D

      E da Jacqueline Carey universo Kushiel ? Idem mas que vale bem a pena ;)

      Eliminar
  17. Boas Fiacha,

    Pela capa do livro não diria que continha esse tipo de história. Confesso que já tinha visto esta capa muitas vezes, mas nunca me chamou a atenção ler a sinopse.
    E acho que não fosse ler o teu comentário não lhe daria muita importância, pelos vistos parece ser um livro bastante profundo e marcante.


    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Angelina,

      Marcante sem duvida, uma boa definição ;)

      Ui acontece-me tanto isso, saber de livros por outra malta, faz parte :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  18. E mais um para a minha lista!
    E bastou a referência ao 1984 para me convencer! :)

    Cumprimentos do Norte! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga Stark,

      Para mim este ainda é melhor, mas pronto é a minha opinião ;)

      Jokas do benfas que espero ir ao norte fazer boa figura, é já am amanha:D

      Eliminar
  19. Olá Fiacha!

    Este é um livro que me desperta muita curiosidade, pelo seu tema e contexto. Com a tua opinião, que está muito boa, fiquei ainda mais curiosa!
    Será uma das minhas futuras compras =)

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva miga,

      Fazes bem, que sabe não venha a surgir na biblioteca onde costumas ir buscar livros, vale bem a pena só te digo ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  20. Olá!

    Já tinha visto o livro, mas a capa e o título não me deixaram nada curiosa.
    Ainda bem que falas nele. Depois de ler a sinopse e o teu comentário parece-me interessante. Nunca li nada sobre o extremo oriente talvez este seja a minha primeira leitura.

    bjo =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia,

      O livro é mais daquilo que mostra e acaba por ser uma excelente oportunidade por descobrires esse misterioso oriente, em especial na Coreia do Norte, pais muito mais fechado que outros da região ;)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  21. Olá amigo corvo. :)

    Estou cheia de curiosidade com este livro, parece ser tremendamente interessante e a tua opinião veio reforçar isso. :) Mal tenha oportunidade será uma das leituras que farei da editora. :)

    Beijinhos e boas leituras*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Rita,

      Ui este livro comentado por ti seria bem interessante, espero que o leia sim ;)

      Já sabes que o podes sempre ler :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  22. Boas Fiacha,

    Este livro sobre a C. do Norte parece ser uma boa leitura, fiquei muito curiosa,
    vou acrescentar este livro à minha biblioteca,

    obrigada pela dica,

    bjos

    ResponderEliminar
  23. Olá Elsa,

    Um bom livro sem duvida, não tão bom como o que estou a ler e sei que compraste na versão original Drood de Dan Simmons, mas ainda assim muito bom e que vale a pena ser lido, até pelo minstério que envolve a Coreia do Norte ;)

    Bjs e que a Manha e o Talento te ajude :D

    ResponderEliminar
  24. Olá Fiacha,
    Sim, a Coreia do Norte é um país do qual pouco ou nada se sabe,
    nunca li nada sobre essa parte do globo, e estou realmente curiosa sobre o conteúdo do livro,

    LooooL, vai gozando, um dia acerto, Looool

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim eu é como referi acredito que existam coisas que sejam algo exageradas mas muita coisa é inegável e nos dias de hoje ainda acontecem, mas sem duvida que é dos paises mais "fechados" ao oceidente ;)

      lol eu quero é que comentes o que andas a ler da Hobb e que se passa em Vilamonte e penso que tem uma mulher manhosa com corvos eheeh

      E que os deuses te ouçam e te lembres aqui do corvo :D

      bjs

      Eliminar
  25. Olá :)
    Mais um bom comentário...:) Não deve ser uma leitura assim tão fácil, pelo menos quanto ao local a que se refere, não é o meu género de leituras mas quem sabe :P
    Fica a curiosidade...beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga :D

      Sim a leitura é algo complexa isso é verdade mas acabamos por perceber o enredo com o decorrer da leitura mas dada a qualidade do trabalho apresentada penso que irias gostar, uma boa leitura sem duvida ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  26. Olá Fiacha,

    Talvez pelo tema em si, este livro nunca me chamou muito a atenção, mas se calhar, depois de ler o teu comentário, deva reconsiderar :) É mais um a juntar à pilha interminável!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Olá,

    Será uma boa aposta de leitura, acaba as Brumas de Avalon e fica com este debaixo de olho, um livro com qualidade sem duvida ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  28. Também tenho este livro na minha wish lol :P
    Parece-me muito bom. Como dizes é capaz de ser uma leitura que não seja assim tão fácil mas mesmo assim valerá de certo a pena. Pessoalmente também não gosto de livros muito descritivos, mas há alguns que têm mesmo de o ser, e, assim que nos habituamos, depois gostamos muito do livro ;) **

    ResponderEliminar
  29. Olá Filipa :)

    Bem vinda e espero voltar a ver-te por estes lados, sei que não tens blog, mas espero que um dia cries o teu, já vi comentários teus muito bons ;)

    Este é sem duvida um bom livro, complexo mas com o seu mistério e claro ficamos a saber um pouco mais sobre esse pais tão fechado como a Coreia do Norte ;)

    Bjs e boas leituras :D

    ResponderEliminar
  30. Eheh =)) Obrigada Fiacha ou como diz a Cata, Fi e acho que vou adoptar o Fi :P

    De vez em quando sabe bem ler um livrinho assim. E quando aprendemos algo ainda melhor ;))

    Um beijinho e boas leituras para ti também *****************

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol

      Estás à vontade, a Ninfa da Floresta não se vai importar :D

      Sem duvida dai gostar tanto de Romance Histórico, ficamos a saber sempre algo mais :)

      Não acabaste de ler a Rapariga Corvo ? Deve ser da minha família lol, mas gostei do teu comentário, é o que te digo vais ter uma legião de seguidores ;)...Vá toca a ler este novo do Follet e nessa altura quero ver o comentário no "As Leituras da Filipa" :D



      Eliminar
  31. LOOOOOOOL só tu xD

    Também gosto do género ;)
    Eu gosto de coisas levezinhas intercaladas com mais "pesadas" :P

    Acabeiiii e adoreiiiii, é um livro realmente espectacular! Eu adoro policiais :D
    Lolol quando tiver o do Follet, há-de passar à frente das "prioridades" eheh ;)
    Lol beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes falta na blogosfera vai por mim, por vezes temos a sensação que não trazemos nada de novo, mas nisto não há melhor que o convívio e as amizades que se fazem ;)

      *Eu gosto de coisas levezinhas intercaladas com mais "pesadas" :P*

      Dito de outra forma "umas verdes com uma maduras lol" mas entendo-te é bom variar um pouco, por vezes um romance sabe bem :)

      Também gosto, embora há muito que não leia um policial tenho que ler um da Agatha Cristie são vários os que lá tenho :)

      Acho bem, Follet é bom :D

      Bjs


      Eliminar
  32. Olá Fiacha :)

    Descobri-te por causa do post que a Clarinda fez no Ler é Viver e apesar de já me ter cruzado contigo noutros blogs, não conhecia o teu espaço.

    Gostei da tua opinião e fiquei com "a pulga atrás da orelha" em relação ao livro :)

    Vou passar a visitar-te mais vezes pois gostei muito do (pouco) que vi até agora ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cristina,

      Já sou seguidor do teu e já comentei e aparece as vezes que quiseres que és sempre bem vinda :D

      Um livro de qualidade sem duvida e que vale a pena ser lido, se poderes lê que vale bem a pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  33. Olá Fiacha,

    Este romance, só por se passar na Coreia de Norte, chamou-me logo à atenção. O regime instalado nesse país está cada vez mais sombrio e o seu líder cada vez mais excêntrico, pelo que acho importante que se tente perceber o que por lá se passa... Parece ser uma forma lúdica de o fazer. Mais um na wishlist! :P

    Beijinhos e boas leituras! ^^ *

    ResponderEliminar
  34. Ois lady,

    Sem duvida, vi uma noticia recente que todos os homens tinham que ter o mesmo corte de cabelo do lider :D

    Um bom livro sem duvida ;)

    Bjs e igualmente para ti :D

    ResponderEliminar
  35. Olá,
    Agora aguçaste a minha curiosidade... parece um livro interessante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Lili :D

      Sem duvida um livro interessante e complexo se poderes lê que é bom ;)

      Bjs e boas leituras e bolas já acabaste Tigana sim senhor :D

      Eliminar
  36. Oi Fi,

    Como sempre lendo livros de qualidade, e enriquecendo seu blog, parabéns pela opinião, muito boa e fez com que eu me interessasse em ler o livro. É isso...

    Abraços e boas leituras!!! :D

    ResponderEliminar
  37. Ois Amanda,

    Quem sabe não seja publicado no Brasil ou mesmo já o tenha sido, procura, pois se poderes ler é algo complexo, misterioso e que realmente vale a pena, sempre ficas a saber mais sobre um pais bem....diferente ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  38. Olá

    O livro parece-me bastante interessante, vou adicioná-lo à minha lista de livros a ler. Só o facto de contar uma história passada na Coreia do Norte desperta o meu interesse. Sei tão pouco sobre esse país, que sinto falta de saber mais.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Ana,

      Sem duvida um livro interessante e sobre um pais bastante misterioso, se poderes lê vale bem a pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  39. Fiquei curiosa! :)
    Sem dúvida que o livro parece complexo e difícil de opinar sobre ele, contudo, gostei muito da tua opinião e sem dúvida que o vou querer ler!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  40. Ois Carolina :)

    Fazes muito bem uma excelente distopia, a melhor que li até hoje, embora os jogos da fome sejam mais viciantes, mas não tão complexo ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  41. Olá =)

    Tenho um selo/TAG para ti no meu blogue =)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  42. Comecei agora a ler este livro que está na minha "lista de desejos" desde a primeira vez que o vi. Acho que não conheço quem não o tenha adorado.
    As expectativas estão muito altas.
    Boas leituras

    ResponderEliminar