quinta-feira, 20 de março de 2014

Terra Fria de Manuel Alves


Sinopse:


Uma octogenária em fim de vida recebe a visita de um padre aposentado, para a última confissão, e ambos revisitam o passado na esperança de exorcizarem demónios de consciência. Décadas antes, a mulher fora denunciada à PIDE por um bufo que depois desapareceu sem deixar rasto juntamente com o agente enviado para investigar a denúncia.


Opinião:


Penso que alguns se recordam que o escritor já foi alvo de mensagem neste blog Manuel Alves onde foi destacado o excelente trabalho que está a desenvolver e penso que mais cedo ou mais tarde se tornará um escritor reconhecido em todo o pais, pois não pára de nos surpreender. 

Já tinha tido a oportunidade de ler um trabalho escrito pelo Manuel, onde tinha ficado surpreendido com a qualidade e simplicidade da escrita, com personagens comoventes e uma história de vida muito interessante e mais uma vez através de leitura conjunta sou novamente surpreendido com as mesmas qualidades que já me tinham agradado tanto, mas com um enredo diferente.

Este livro fala de um determinado período do nosso país e através da história de pessoas simples, mostra-nos o que foi a PIDE e como actuavam, como pessoas inocentes eram severamente barbarizadas pela Policia do Estado, mesmo que apenas quisessem proteger a sua família.

É verdade que o livro não mostra quem verdadeiramente a PIDE perseguiu, pessoas que se tinham que reunir à noite, mudar constantemente de casa, viver em constante receio com o serem denunciadas, pois quem se opunha ao regime ditatorial de Salazar é que era alvo de perseguição e maus tratos, mas ainda assim penso que é um tributo para algo que não devemos esquecer ,que fez parte da nossa história e que com muito sangue ajudou a que acabássemos com um regime ditatorial, algo que devemos sempre lutar para que não se repita e são histórias de vida que não devem apenas ficar em memória, muita gente lutou por um Portugal melhor.

Um livro comovente, com personagens reais mas que acabam por nos cativar e se tornar à sua maneira complexas por tudo o que passam, com uma escrita simples, um enredo bem estruturado, um apelo à luta pelos nossos ideiais, à luta pela liberdade. Estamos, sem dúvida, perante mais um excelente trabalho do escritor.
Quantas Esmeraldas e Silvérios não devem ainda existir por esse pais fora e que de forma silenciosa ajudaram muita gente a fugir da PIDE ou mesmo alvo de espancamentos ? 

Leiam que não se vão arrepender, o livro custa 1,5€ em e-book, tive a sorte de ter o meu com dedicatória (nem sabia que se podia fazer em livros digitais), podem ter a certeza que vale bem cada cêntimo empregue e claro desta forma saberem que há qualidade nos nossos escritores emergentes e o Manuel Alves é mais uma prova disso, que a mim apenas acabou de confirmar mais uma vez.

Um e-book vale 1,5€ ? Vale sim senhor ;)

Podem adquirir o livro no Smashwords aqui é só escolherem o formato ;)

62 comentários:

  1. Olá Fiacha,

    Como já disse anteriormente, tenho mesmo que ler algo deste autor! Ouço sempre falar tanto e tão bem! E este livro conseguiu mesmo despertar-me a curiosidade! Vou mesmo comprar e ler :)

    Obrigada por mais esta divulgação do melhor que por cá se faz :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Wavegirl

      Ainda não leste nada do Manuel Alves?!

      Eliminar
    2. Viva Marco,

      Então eu a pensar que ias ajudar aqui o Manuel (mais é impossível :P) dizendo o que achas do livro e se gostaste dele ou não e perguntas à amiga Golfinho, que tem à responsabilidade uma enorme comunidade de Golfinhos e mal tem tempo para ler se já leu o Manuel ? Vai ler e isso é o mais importante, quero saber é se gostaste :D

      Ai ai cada vez estás pior :D

      Abraço

      Eliminar
    3. Amigo Fiacha se gostei?! Mas isso pergunta-se? Claro que gostei, mas depois tu e todos poderão ler a minha opinião em breve no meu blog ;)

      Um abraço

      Eliminar
    4. Assim está melhor e claro ficamos a aguardar :D

      Eliminar
    5. Olá Marco,

      Não!!! Ainda não li nada!!! Enorme falha, eu sei!!! :'(

      Lol

      Fiacha, obrigada pela pronta defesa! :D Infelizmente a comunidade não é assim tão enorme… apenas 29… mas tens razão quando falas da minha falta de tempo para ler… é o meu queixume constante!! :) Estou sempre a repetir o mesmo lol mas o dia não tem 48 horas!!!!!!

      Está na lista Marco, prometo!! :D

      Beijinhos

      Eliminar
    6. Sempre em defesa da amiga Golfinho ;)

      Avisa-se que o trabalho em excesso é prejudicial à saúde, embora nos dias de hoje ter trabalho seja um privilégio :D

      Eliminar
    7. Fiacha, como bem sabes, o Marco é um paladino no que toca à divulgação do meu trabalho. Merece um tempo de descanso para ir às feiras. :D

      wavegirl, tens de descobrir o acesso a algum universo alternativo onde não se apliquem as nossas leis da Física e a passagem do tempo seja uma regra possível de quebrar. ;)

      Eliminar
    8. Ai sem duvida Manuel para desgraça da carteira dele, que no mínimo 10 livros ele compra eheheh, mas tem feito um trabalho de divulgação de escritores nacionais de se lhe tirar o chapéu reconheço ;)

      A ele devo a leitura dos teus trabalhos, tens que lhe dar um cabrito :D

      Eliminar
    9. Ah AH! Ontem fui para casa a sentir-me culpada lol e fui ler o "Z" :D Era o que eu tinha ouvido comentar mais no fórum Bang! e então fui ler esse! Adorei :) Parabéns ao Manuel Alves que me ficou a fazer desejar ler mais do personagem sniff sniff! :)

      Vou continuar a minha buscar por estas leituras ;)

      Manuel… sim… se souberes uma porta dos fundos ou alguma passagem aletrnativa para esse mundo sem tempo avisa-me… adoraria tirar umas férias por lá :D Prometo começar pelos teus livros como recompensa! :D

      Fiacha, é verdade… trabalho a mais faz mal à saúde… mas sou viciada… nada a fazer :P

      Beijinhos!!

      Eliminar
    10. Bem já leste algo do Manuel e gostaste, é bom :D

      Não li esse, mas conto ler ;)

      Vicios eheheeh, todos os temos ;D

      Eliminar
  2. Viva miga,

    Olha caso queiras pede ao Manuel para te enviar pelo Forum Bang que recebes autografado e tudo e sim vale a pena eu proprio acho que já devia ter lido mais trabalhos do Manuel, que o Marco Lopes, farta-se de elogiar e divulgar no seu blog :)

    Sim o Manuel Alves bem merece que se divulgue o seu trabalho e até tem participado na leitura conjunta respondendo a tudo o que se pergunta, impecável ;)

    Bjs e boas leituras :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá migo!

      Eu sei… estou sempre a ouvir tão boas críticas… tenho mesmo que fazer isso ;) obrigada pela dica amigo corvo :)

      E também já reparei que é um escritor muito acessível e simpático! :)

      Boas leituras!

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Até podes ler no telemóvel :D

      Eliminar
    3. wavegirl, sou mesmo muito simpático (nos dias bons :D ).

      Eliminar
    4. :) Nos dias bons somos todos fantásticos… o desafio é sermos igualmente simpáticos nos dias maus! ;)

      Eliminar
  3. Caraças, é este mês que o leio xD
    Estava a pensar deixar para Abril ou Maio mas depois da tua opinião...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ninfa :D

      Já tens ? basta pedires ao Manuel que ele envia autografado e tudo e acredita que será uma leitura bem interessante, pois é algo sobre o nosso povo, pelas nossas gentes e que acaba por te deixar a pensar que devemos lutar pelos nossos ideias, sempre ;)

      Ainda bem que gostaste e vou querer ler o teu comentário no teu blog ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Já tenho sim senhor :) Só que não estava a pensar encaixá-lo este mês

      Eliminar
    3. Muito bem, lê-se num tiro isso garanto ;)

      Eliminar
  4. Eu adorei o Terra Fria. E também tive direito a dedicatória hehe graças a ti e ao Manuel. Este conto retrata bem a vida antigamente:dura e com uma Pide sempre nos calcanhares. A Esmeralda revela-se uma mulher em tanto. E Silvério, bem Silvério também representa muito bem a amizade e o reconhecimento da ajuda prestada. Porque mais tarde vai ser ele a ajudar. Não me canso de dizer adorei o Quim. Fez-me deitar muitas lágrimas.
    Quanto a outras obras do Manuel li também o Lili. Embora tenha mais contos tenho falta de tempo para ler.

    ResponderEliminar
  5. Ois pequeno Lince,

    Ora essa graças à simpatia do Manuel, apenas dei uma pequena ajudinha hihihi

    Sim sem duvida que são duas personagens marcantes, quer Esmeralda quer Silvério e quem me desiludiu imenso foi mesmo Hilário, mas quem sabe não tenha ali um simbolismo, enfim ainda gostava de saber um pouco mais sobre o personagem e Aida é um amor de pessoa, enquanto personagem, está lá :D

    Sim o Quim acaba por se tornar comovente e os seus dois amigos lobos ;)

    Já somos dois, por acaso não li o Lili mas tenho ver se o faço ;)

    Bjs e boas leituras...que andas a ler ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não fiquei desiludida com Hilário. Achei-o e chamei-o de palerma entre outras palavras. Mas não se esperava outra atitude de um padre. Já o Silvério foi o braço direito de Esmeralda. Esteve presente sempre para o que desse e viesse. Também gostei do Simão. Não abandonou Minda e constituíram família. E foram felizes para sempre. Rsrsrs

      Eliminar
    2. lol

      Não podes ver só dessa maneira, acredito que de uma forma mais ou menos visível a Igreja ou muitos Padres possam ter ajudado muitas pessoas, são coisas que não sabemos e nunca iremos saber...mas que a Igreja sempre teve ligação ao poder, teve também é verdade ;)

      Silvério é uma personagem bem complexa, tal como a Esmeralda e não fez mais do que Esmeralda teve a coragem de fazer por ele.

      Gostei mais de Minda, foi esta que fez por ele um acto impensável, maior prova de amor era impossível, logo este só fez o que tinha a fazer, embora lhe tenha custado deixar os pais, é verdade....pois depois de tanto sofrimento também termos algo que nos coloque com um sorriso sabe bem :D

      Já leste algo mais do Manuel ?

      Eliminar
  6. Olá Fiacha!

    Gosto muito da tua opinião! Identifico-me plenamente com ela.
    Ainda bem que gostaste da história, nem eu estava à espera de outra coisa. É uma excelente história. E é como dizes "Quantas Esmeraldas e Silvérios não devem ainda existir por esse pais fora e que de forma silenciosa ajudaram muita gente a fugir da PIDE ou mesmo alvo de espancamentos ? " !

    Muito obrigada por me teres dado a oportunidade de ler esta maravilhosa história.

    Podem ler a minha opinião aqui:
    http://oimaginariodoslivros.blogspot.pt/2014/03/terra-fria-de-manuel-alves.html

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria,

    Foi uma forma de te compensar por tanta ajuda que me tens dado e fico muito contente que tenhas gostado, alias o teu comentário está excelente, ainda tenho que lá passar :), o importante é teres gostado e ajudado a divulgar ainda tiveste direito a dedicatória e presença do escritor no blog, excelente :D

    Temos que ler mais trabalhos dele sim, vais gostar, vais ver ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha!

      Ora, obrigada =) gostei mesmo muito. É uma excelente leitura que não se esquece =)
      Obrigada pelo elogio ao comentário, depois quando leres, já sabes!
      Verdade! Foi uma excelente experiência.

      Completamente, excelente autor =)

      Bjs e boas leituras!

      Eliminar
    2. Ois,

      Já lá fui e como referi está um comentário fantástico, ainda vamos comentar mais trabalhos do escritor nos nossos blogues este ano ehehe

      Bjs

      Eliminar
  8. Olá a toda a gente (do mundo :D ).
    Da minha parte, devo dizer que continuarei o bom trabalho. ;)
    Estejam à vontade para passarem pelo meu blogue juro que minto, e perguntem o que quiserem (incluindo perguntas absurdas :D ).
    Fiacha, és um fixola. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manuel,

      Assim continues e penso que já começas a ter alguns admiradores, o que acaba por ser importante, pois é dessa forma que se acaba por divulgar o teu trabalho, que no fundo é fruto da tua qualidade, assim se mantenha, confesso que tenho curiosidade em ler outros géneros literários, mas a devido tempo, do que li, gostei ;)

      Não te fazia um mentiroso, mas está bem ihihih

      Ora aqui te deixo umas perguntinhas que respondes se quiseres :

      1) O que te inspirou a escrever este livro, a vivência de algum familiar / pessoa amiga ?

      2) Escreves diariamente e quando o fazes já tens um plano do que queres, isto é sabes como começas e como queres que acabe ?

      3) Em que género literário mais te sentes à vontade a escrever e qual o que mais gostas ?

      4) Tens algum escritor que te inspire e quais o que mais gostas ?

      5) Qual a personagem que criaste que mais prazer te deu ?

      6) Gostas de namorar na praia ? (lol esta é a absurda, caso queiras considera sem efeito :P)

      Abraço e tudo de bom ;)

      Eliminar
    2. Fiacha, "juro que minto... mas apenas quando invento coisas que só podem ser mentira." ;)
      Agora, a mini-entrevista de improviso (dividida em três partes porque parece que os comentários têm limite de 4096 caracteres :D ).

      Parte 1


      1) O que te inspirou a escrever este livro, a vivência de algum familiar / pessoa amiga?

      A história de Terra Fria surgiu de uma memória de infância. Uma vez, a minha mãe contou-me que a minha bisavó Esmeralda foi esteve presa no posto da guarda a mando da PIDE. A ideia ficou-me no pensamento, a inventar possibilidades, durante mais de vinte anos. Quando chegou o momento em que me senti capaz de fazer justiça à minha bisavó, que faleceu ainda eu era criança, escrevi o livro.

      2) Escreves diariamente e quando o fazes já tens um plano do que queres, isto é sabes como começas e como queres que acabe?

      Escrevo quando quero escrever, que é quase todos os dias, mas posso passar uma semana, ou mais dias, sem escrever uma linha de texto novo. Quando não me apetece escrever (inventar), reescrevo (reinvento). Por norma, trabalho em mais do que uma história em simultâneo e uma das vantagens é a de que quando, por algum motivo, o coração não está com disposição para ditar as palavras, a cabeça dedica-se a dar sentido e coerência às palavras já ditadas pelo coração.
      No que diz respeito à planificação, varia de acordo com a história que pretendo contar. Em histórias longas, convém haver alguma estruturação prévia, principalmente ao nível do enredo. Costumo resumir alguns momentos essenciais à história e trabalho a partir daí. Mas não faço biografias inteiras para as personagens antes de sequer começar a escrever o livro. Tenho uma ideia na cabeça, que se desenvolve naturalmente no pensamento ao longo da história. Tomo notas enquanto escrevo, detalhes mais relacionados com aquilo que quero que aconteça às personagens do que com aquilo que quero que elas sejam. Os acontecimentos que determinem as personalidades das personagens. Por exemplo, quando comecei a escrever Terra Fria, a ideia era esta: uma mulher viúva foi presa pela PIDE e sacrificou-se para salvar a filha. O resto foi ditado pela vontade de escrever a história. Por exemplo, no início, nem sequer fazia ideia de que iria surgir um personagem como o Silvério. O Quim, o filho (e os lobos), surgiu primeiro do que o pai. :D
      Neste livro, soube logo no início como queria que a história acabasse. Não foi um fim gravado em pedra, apenas a ideia da conclusão. Depois foi uma questão de fazer com que as personagens criassem acontecimentos que cumprissem essa ideia.
      Nos contos, geralmente, o método é diferente. São histórias curtas que escrevo bastante rápido, sem grande planificação. A revisão é capaz de consumir tanto ou mais tempo do que o gasto na escrita.
      Em última análise, a história é que me diz o método a usar. No geral, anoto as ideias relevantes e desenvolvo-as sem saber ao certo os caminhos por onde a escrita me levará. É como uma viagem na qual temos um ponto de partida e um de chegada assinalados no mapa e, no meio, o mundo inteiro para explorar. E, às vezes, encontramos outros destinos que nos encantam mais e mudamos de rumo. Não há que ter receio de alterar a ideia original se surgir outra que agrade mais. O que interessa mesmo é a viagem. ;)

      Eliminar
    3. Parte 2


      3) Em que género literário mais te sentes à vontade a escrever e qual o que mais gostas?

      A classificação de um género literário pode ter aspectos pouco claros. Procuro não pensar em qual género se incluirá este ou aquele livro que escrevo, e deixo essas considerações para os leitores e quem mais entenda lidar com as definições. Obviamente tenho presente, durante a escrita, certas orientações gerais de qual será o género literário das minhas histórias e, por uma questão de coerência, procuro não descarrilar daquilo que os leitores poderão esperar de cada história. Até agora, numa classificação generalista, publiquei ficção literária, fantasia e ficção científica. Sinto à-vontade igual nos três géneros, e gosto igualmente de ambos (por razões diferentes). Não é a resposta politicamente correcta, é a resposta honesta. :)

      Eliminar
    4. Parte 3


      4) Tens algum escritor que te inspire e quais o que mais gostas?

      Retiro ideias de tudo, até da falta de ideias. Um átomo. Uma molécula de água. Um seixo na beira do rio. A fractura de uma rocha pintada de cor pelas pétalas de uma flor. Uma árvore que cresceu onde não devia, no alto do monte, sozinha noite e dia. As abelhas (por razão nenhuma e todas… gosto de mel). Os animais, em todas as combinações de espécies. As pessoas. Os planetas, astros, estrelas e todos os corpos celestes. As galáxias, células de energia que vivem no corpo infinito do Universo. É toda a inspiração que alguém alguma vez necessitará.
      No que toca a influências de escritores, não posso indicar nenhum autor conscientemente. Quando leio por prazer, a interiorização de conhecimento é maioritariamente subconsciente. Caso contrário, o mais certo é a análise colocar-se no caminho da leitura e do prazer. Se bem que, em casos raros, a análise de certos livros é uma forma de prazer. Posso dar um exemplo. Estou a estruturar um livro de ficção científica para o qual estou a considerar um mecanismo de narração que combina narrador da primeira e terceira pessoas. Como nunca escrevi nada do género, pesquisei se existiriam livros nos quais esse mecanismo já teria sido (bem) usado. Dos que encontrei, um tornou-se um prazer na leitura e na análise, Ender’s Game (O Jogo Final), de Orson Scott Card. Não só encontrei o uso combinado de narradores que procurava como também alguns dos melhores diálogos que já li, independentemente do género literário. Isto não faz com que o autor seja dos meus preferidos, apesar de ter gostado bastante do livro e de ter lido os três seguintes da série (mais o primeiro já mencionado) no espaço de dois meses. Num aparte, parei depois do quarto porque, para mim, só o segundo esteve à altura do primeiro, apesar de o terceiro e quarto também serem leituras agradáveis. Não li o quinto e, provavelmente, não lerei. Este aparte serve para demonstrar que eu aprecio as obras e não os autores excepto, é claro, se tiver com eles uma proximidade, mesmo que virtual, tal como a que tento estabelecer com os meus leitores. Mas, nesse caso, não é propriamente por serem autores mas por serem pessoas fixolas (como eu :D ). Dito isto, no que toca a autores/pessoas fixolas, acho piada ao Neil Gaiman, de quem já li vários livros e recomendo todos os lidos. Também acho piada ao Stephen King, de quem só li o livro The Dead Zone (A Zona Morta), principalmente pela atitude dele nas entrevistas e palestras. É um bem-disposto. :D
      Em resumo, gosto de livros. Gostar dos autores é bónus. :)
      Alguns dos meus livros preferidos estão na lista de classificações no Goodreads.



      5) Qual a personagem que criaste que mais prazer te deu?

      Há muitas empatadas. Sem ordem de preferência:
      - a Lili, da série “Lili”.
      - o Z, do conto homónimo (que terá continuação numa trilogia).
      - o senhor Agostinho, no romance “A invenção de um conto de fadas”.
      - o Quim e o Silvério, no romance “Terra Fria”.
      - todas as outras. :D

      6) Gostas de namorar na praia? (lol esta é a absurda, caso queiras considera sem efeito :P)

      A areia mete-se por todo o lado. Pequenos sacrifícios. ;)


      Pronto, não doeu nada. :D

      Eliminar
    5. Já agora, Fiacha, importas-te se eu publicar esta mini-entrevista na minha página do feicebuque? (escrevam assim no Google Tradutor, a ver se a voz da rapariga não diz correcto :D ).

      Eliminar
    6. Bem se soubesse tinha feito a entrevista de outra forma e feito em espécie de mensagem, depois quem quisesse acrescentar perguntas era aproveitar, hum fica a ideia ;)

      Gostei imenso das respostas e agora era continuar por aqui fora que não parava (pode ser que algum seguidor siga o exemplo), penso ser útil saber como um escritor se organiza, como constrói o seu universo, o que pensa das suas personagens e sem duvida que muitas das respostas estão aqui de forma simples e claras.

      Justa homenagem à tua avó e a todo um conjunto de pessoas que tantos sacrifícios fizeram na vida :)

      Tenho que ler mais uns trabalhos teus para conhecer essas personagens e agora ao recordar o senhor Agostinho, soube bem :)

      Há sacrifícios que tem que ser feitos, sem duvida ehehe

      Obrigado Manuel és um fixolas :D

      Eliminar
    7. Fiacha, ainda não publiquei nada (à espera da da tua resposta). Se quiseres reformular as perguntas (deixá-las mais bonitinhas e isso :D) e acrescentar mais duas ou três, eu espero. Responderei e publicarei depois a (espécie de) entrevista completa. :)

      Eliminar
    8. lol

      Mas eu respondi Manuel, eu juro que não minto, podes ver que disse:

      "Força com isso"

      E ficam estas que está excelente, mais tarde posso acrescentar mais :)

      Eliminar
    9. Ahah. Não precisas de jurar (está registado). :D Sendo assim, vou partilhar. ;)

      Eliminar
  9. Olá Fiacha, Olá Manuel
    Já lá vão duas leituras conjuntas dos livros do Manuel e só tenho que referir que foram duas leituras fantásticas.
    Já terminei e sei que estou em falta, pois ainda não fiz o comentário nem no meu blog, nem no goodreads, mas farei :)
    A escrita bastante particular e única do Manuel tem o condão de nos aproximar das personagens e fazer-nos parte da história.
    Lê-se de um fôlego, entre palavrões e lágrimas que a tortura nos fazem soltar.

    Gostei bastante do teu comentário Fiacha, fazes a ligação dos factos à realidade da história :)
    bjs :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Caminhante,

      Sem duvida, duas leituras conjuntas de livros do Manuel (onde nesta andei bastante atrasado e nem comentei a 3 fase *rolar olhos*) e duas excelentes leituras sem duvida, já somos seguidores do trabalho do Manuel :D

      Toca a divulgar no teu blog também, lá estarei para comentar, garantido e acredito que ainda tragas mais pormenores da qualidade do livro que acabei por não pormenorizar tanto :)

      Sem duvida e penso que a leitura conjunta sendo interessante acaba por quebrar um pouco o ritmo, isto digo eu que tento cumprir os prazos, certas pessoas houve que leram tudo de uma só vez eheheeh

      Obrigado e sim foi um tema que não me passou ao lado, desde pais que fugiam da Pide a tios que estiveram presos em Peniche, ouvi muitos testemunhos....felizmente não passei por isso, não é por acaso que nasci em Moscovo e só regressei a Portugal em 1975, julgo :D

      Bjs e fico a aguardar o teu comentário :)

      Eliminar
    2. Olá, Caminhante (e Fiacha :D ).
      Em vez de me pôr para aqui com tagarelice, deixo um sorriso, que diz as palavras importantes. :)

      Fiacha, parece-me que as vidas dos teus familiares também davam uma história com a PIDE pelo meio. :D

      Eliminar
    3. lol,

      Bem verdade e por vezes tomam-se opções de vida por ideias mas pronto tem a minha maior admiração, alias já não há pessoas com este tipo de comportamento nos dias de hoje, eram tempos complicados sim senhor :)

      Eliminar
  10. Olá!!!

    Eu não li, mas cada vez estou mais curiosa. Eu vi o vosso entusiasmo com a leitura conjunta e alguns comentários a personagens do livro, mas não li tudo para não ficar a saber de mais.
    Depois de ler este post e ler alguns comentários (na diagonal para não apanhar spoilers :P) parece que ando a perder um grande livro.
    Gosto de histórias passadas em épocas reais, com alguns dados históricos.
    Ainda só li um livro do Manuel e gostei da escrita dele.
    Espero ler em breve!

    beijo =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Cátia,

      O meu comentário podes ler que não tem spoilers, mas já nos comentários há alguns sim, mas sei que será uma questão de tempo leres este livro do Manuel que mais uma vez demonstra a sua qualidade e sim estamos na presença de um Romance Histórico (em parte claro) e que nos diz respeito a nos Portugueses e acima de tudo tem mensagens como o não desistirmos de lutar pelos nossos ideias, afinal houve tantos que perderam as vidas para por exemplo hoje se possa falar e votar de forma livre (embora se vote tão mal, temos o que merecemos enfim)

      Pois e esse não li mas será uma questão de tempo, a ver se me consigo entender com o telemóvel sempre ajudava :D

      Bjs, boas leituras e claro as boas vindas espero que gostes de andar por estes lados :)

      Eliminar
    2. Olá, Cátia. :)
      Vou tomar emprestadas as palavras do Fiacha (assim disfarço o gabanço descarado). :D

      Eliminar
  11. Olá Fiacha,

    Gostei muito do teu comentário e quero tanto ler este livro :) Já conheço alguma coisa do Manuel, e gostei muito do que li dele, portanto este é apenas mais um a acrescentar à lista :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia,

      Fazes bem, é barato e lês num instante e claro será mais um blog a divulgar o trabalho do Manuel, algo sempre importante e acredito que o teu comentário poderá trazer algo mais que o meu não trouxe :D

      Bjs e boas leituras e a ver se perguntas ao Manuel como se dá um autografo ao Manuel, pois o teu próximo trabalho quero com dedicatória :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá, Nádia. :)
      Se a lista for longa, faz batota e deixa passar o Terra Fria à frente. :D
      Há, pelo menos, duas maneiras de autografar um ebook e ambas através de método similar. Eu uso uma mesa gráfica (com a qual crio as capas e desenhos como os das histórias da Lili), para escrever no computador. Salvo a dedicatória em imagem e insiro no ficheiro de texto. Quem não tiver uma mesa gráfica, pode simplesmente escrever a dedicatória em papel, digitalizar e inserir do mesmo modo a imagem no ficheiro de texto. É simples. :)

      Eliminar
    3. Já a informei de como se faz :D

      Eliminar
  12. Olá meu amigo,

    Um livro que toca num ponto sensível da nossa história, coisas que ainda à quem tenha vergonha de contar.
    Parece ser um livro interessante não sei como as editoras que andam agora com a mania dos ditos livros eróticos , que não valem um co****, não publicam uma obra que tem tanto a ver com o nosso país.
    Espero que tenha muito sucesso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá miga,

    Temos que respeitar a mim tambem me faz alguma confusão ver o que andam a publicar, mas pronto volta e meia lá aparece livros com qualidade, faz parte.

    Agora é triste ver escritores nacionais com esta qualidade não terem o devido reconhecimento, mas quem sabe um dia e olha que nos dias de hoje as novas tecnologias podem fazer diferença, quem sabe o que pode um dia vir a acontecer ás Editoras ?

    Lê, custa 1,5€ (eu tenho muita vontade de partilhar até porque sei que a malta tem blogues e podem divulgar o trabaho do Manuel) mas é uma forma de ajudarmos o escritor, eu comprei 3 e não me arrependo em nada ;)

    Bjs e boas leituras e vai ter sucesso ;)

    ResponderEliminar
  14. Olá...

    Este livro fala de sacrifício, de dor, tem prova de amor, tem firmeza nas escolhas, tem luta pelo que merece ser lutado, tem prazer em se ler, tem honestidade de ser. As suas palavras são um colo comovente com lágrima derramada onde a verdade é contada como importante lição e esperança de que todo o mal também tem a sua hora. A morte é o fim de tudo, mas não, o fim das lições que ficam para quem as quiser aproveitar para melhorar a sua, e a vida dos outros. Mais uma excelente obra de Manuel... :)

    Gostei muito deste livro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga :)

      Sem duvida tens tudo dito no teu comentário, nova leitura conjunta nova leitura agradável e sei que tambem ajudaste a divulgar o seu trabalho estou correto ?

      Bjs :D

      Eliminar
    2. ahah...que queres tu saber corvo negro? :P sim, publiquei no meu blog, passa lá ^_^ eheh...

      Eliminar
    3. lol

      Que pisco mais envergonhado :D

      Já la passei, comentei e para quem possa pensar que estou a exagerar, aqui podem ler mais um comentario ao livro do Manuel:

      http://cronicasdemirime.blogspot.pt/2014/03/terra-fria.html#comment-form

      Eliminar
    4. Amigo corvo...ahah está bem..está bem...já está :D obrigado pelo teu comentário (vou-te depenar :P )

      Eliminar
    5. lol

      Temos que promover o teu excelente blog ;)

      Eliminar
  15. Olá amigo corvo. :)

    Fica prometido que num futuro próximo irei ler os contos que tenho do autor e se gostar irei adquirir igualmente este, que parece realmente interessante, mais não seja pela época em que se passa. Fica debaixo de olho. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Amiga Rita,

    Sem duvida e será acima de tudo na escrita, simples mas cativante, que o Manuel te irá cativar, embora seja MUITO interessante o enredo e as personagens deste livro, seguro ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  17. Olá Fiacha, é pena que não exista em papel... custa-me bastante ler em formato digital.... Não é mesmo algo que me agrade, logo devo passar esta leitura, que pela sinopse, me parece mesmo muito interessante e o meu género.
    Com a esperança de que o possa ler um dia em formato tradicional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,

      Compreendo, mas olha que estás a passar ao lado de uma boa história e lê-se muito bem, mas pronto se não gostas de ler dessa forma é esperar que um dia saia quem sabe :D

      Abraço ;)

      Eliminar