quinta-feira, 6 de março de 2014

Sugestão Barreiros - Coração de Cão - Michael Bulgakov



Sinopse:



Uma sátira mordaz ao «homem novo» soviético, Coração de Cão, escrito em 1925, apenas pôde ser publicado na União Soviética em 1987, com a perestroika.


Um eminente cientista, especializado em rejuvenescimento humano, enceta uma experiência a um cão vadio das ruas de Moscovo, Charik, depois de o levar para o seu apartamento e ganhar a sua confiança. O respeitável professor transplanta-lhe a hipófise e testículos de um indivíduo acabado de morrer, e o resultado é inesperado: o cão transforma-se em homem, mas um da pior espécie – arrogante, bêbado, desagradável, apoiante do proletariado, que se passou a chamar Poligraf Poligrafovitch Charikov. E assim o professor vê-se perseguido por todo o género de comités e comissões estatais e proletárias que não suportava, deslumbrados com o cão que se transformara em homem numa experiência de laboratório.

Como em toda a sua escrita, Bulgakov sublinha neste livro o irracional, o escárnio e a sátira, no melhor retrato daquilo que foi o «homem novo» soviético.

O livro até está em boa conta http://www.aletheia.pt/products/coracao-de-cao



Ora bem serve a presente sugestão, do João Barreiros, para informar que poderão começar a surgir mais mensagens com participações de mais seguidores do grupo, espero que gostem e será uma forma de diversificar um pouco ;)

Fiacha o negro :D




36 comentários:

  1. Antes demais agradeço ao Barreiros por aceitar participar no blog, acredito que poderá ser uma mais valia para o blog e diversificar um pouco.

    Quanto a este livro parece-me bastante interessante, apenas li Margarida e o Mestre do escritor (oferta do amigo Ubik) e gostei bastante, uma leitura bem complexa e interessante :)

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Viva Cata,

      Olha agora por isso até editei o post e coloquei o link, até nem está caro ;)

      Bjs

      Eliminar
  3. Em primeiro lugar quero dar as boas vindas ao nosso novo colega

    Quanto à sua sugestão fica definitivamente debaixo de olho para adquirir em breve, mas para já merece o comentário de que por pequenas editoras conseguem publicar grandes livros, temos é de estar com atenção.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Marco,

      Acredito que o João Barreiros quando tiver mais um pouco de disponibilidade irá aqui deixar sugestões que deixarão a nossa carteira em pânico :D

      E é bem verdade, por vezes é necessário é saber o que é bom ;)

      Abraço e espero que o Barreiros ainda fala mais sobre o escritor/ livro :D

      Eliminar
  4. Fiquei curiosa… nunca li nada do escritor (começa a soar um bocado a disco riscado esta minha lenga lenga) mas é algo para ficar debaixo de olho, com certeza! :)

    Obrigada ao João Barreiros pela sugestão e ao amigo Corvo pela divulgação :)

    E venham lá essas outras histórias ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol

      O importante é termos ajuda, pois muitas vezes há pequenas pérolas e passamos completamente ao lado e tenho tido vários exemplos.

      Quanto a mais pessoas comentarem, gosto de ser surpreendido, vamos ver o que se segue ;)

      Novo pergaminho deve vir a caminho é só o que posso adiantar :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Wavegirl

      Ninguém conhece tudo, até o todo poderoso João Barreiros pode ser surpreendido por alguma pérola que nós lhe mostremos. O que interessa é ler e avaliarmos por nós.

      Um abraço

      Eliminar
    3. É verdade. Desafio-vos a surpreenderem-me!

      Eliminar
  5. Olá Fi,

    Nunca ouvi falar dessa obra, que parece ser muito interessante, gostei de sua opinião, e ratifico que o nosso grupo é formado por pessoas de qualidade, e eu A D O R O fazer parte dele, e isso graças a vc Fí, muito obrigada, mais uma vez, vc sem dúvida é um ótimo amigo :D

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Amanda,

      Obrigado, já agora e só para te enquadrar melhor este é um post com uma sugestão de leitura do João Barreiros, alguem que tem muitos conhecimentos e que tem como onjetivo dar-nos a conhecer livros com qualidade e neste caso até a bom preço;)

      Bjs e regista as recomendações :)

      Eliminar
  6. Olá

    Boas noticias : o João Barreiros a participar no blog e este livro que desconhecia.
    Parece-me bastante interessante, desconhecia quer o autor, quer o livro, vou registar :)

    Obrigada João Barreiros pela partilha, vou ficar à espera curiosa por mais sugestões, muito embora a minha carteira esteja aos berros, ( mas nada como uma boa mordaça e cala-se logo !)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol

      Sem duvida, vai ser complicado para as nossas carteiras mas é importante sabermos destes pequenos livros com muita qualidade sem duvida e até nem está muito caro ;)

      Bjs

      Eliminar
  7. Olá,

    Confesso que não conhecia neste este autor nem o livro referido, mas deve ser engraçado.
    Ao ler esta resenha fez-me lembrar o livro que já li faz algum tempo Kockroach
    A Metamorfose de Tyler Knox, onde uma barata se torna um ser humano.
    Mais um para ver se existe na biblioteca aqui da zona.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Angelina,

      Se poderes lê que as sugestoes do Tio Barreiros são de qualidade sem duvida ;)

      Bjs

      Eliminar
  8. Em primeiro dou as boas vindas ao tio Barreiros ( se o chamo de sr manda-me um tiro rsrsrs.
    Em segundo felicitar corvo é só mimos de todos os lados ( já deve estar a pavonear as penas. Acredito que vai ser uma mais valia para o blog.
    Qt a sugestão é sempre bom termos sugestão de alguém tão experiente e entendido como o tio Barreiros. Este livro pode ser muito bom e muito bem desenvolvido mas, não é de todo o meu género. Nunca gostei deste tipo de tema, experiências muito menos em cães e de soviéticos. Agora é a parte que o tio Barreiros me da um sermão. Quem sabe um dia mais tarde pego neste tipo de literatura. Por agora fico-me por algo mais simples.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se continuar assim deixa de ser Corvo para passar a ser Pavão :D

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Cara Luisa: para já, as experiências que aparecem neste livro não passam de um mero jogo formal para justificar a sátira que daí advém. O que o livro pretende dizer, é que não existe diferença alguma entre os desejos de um cão rafeiro e as aspirações ideológicas de um membro do lupem do proletariado. Em segundo lugar quase não aparece nenhum cão. Apenas um operário com testículos de cão. E dizes que não gostas dos soviéticos? Eu tb não gosto. E aqui está um livro para mostrar as razões porque não devemos gostar deles. Mas dizeres que não gostas do Bulgakov? O Bulgakov é Russo, não é soviético. Confiscaram-lhe os livros, proibiram-no de escrever, enfiaram-no numa clinica psiquiátrica. Porque quem está contra o Partido, deve ser doido, de certeza. O outro livro dele, MARGARIDA E O MESTRE, é um dos melhores romances fantástico de sempre. E foi, claro, primeiro proibido e depois mutilado, cortado, censurado. Imagina o horror de teres escrito a obra da tua vida e depois ficares a vê-la ser apagada da memória colectiva da espécie humana. Bulgakov foi um dos grandes intelectuais que se opôs ao Staline. Amigo do poeta Maiakovski. Agora que Portugal está a cair numa nova ditadura, aqui está um bom exemplo como devemos combatê-la. Através da ridicularazição de todas as formas de poder instituído. Dizia o Mark Twain que a sátira é a melhor das armas. E tinha muita razão. Aqui está um bom exemplo. Luisa, às vezes a boa literatura, para se defender do horror da bota, tem de se transformar em metáfora. O CORAÇÃO DE CÃO é um libelo à inteligência, ao humor libertador, à poesia. Posto isto, não achas que os teus comentários são um bocadinho redutores? Porque é que não experimentas ler o livro primeiro e dó depois dizeres que não gostas de "experiências", nem de "cães", nem de sovietes? Em todo caso, se não gostas de cães, lê antes a MARGARIDA E O MESTRE. Aí aparece um gato. Um gato demónio que anda de pé. Tb aparece Jesus Cristo e Poncio Pilatos. Entre muitas outras coisas, é uma belissima história de amor.

      Eliminar
    4. Bem sem duvida um excelente comentário a demonstrar o que este escritor tem de bom e este livro a oferecer ;)

      Esse gato do livro da Margarida e o Mestre :D

      Eliminar
  9. Viva pequeno Lince, não Puma :D

    Isso mesmo tio Barreiros e penso que já tens ideia que a suas sugestões são boas ;)

    lol, nada como diversificar e ter alguem tão entendido como o Tio para nos recomendar bons livros, logo uma mais valia para o Blog ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Tenho a certeza que quando vir o meu comentário além de um puxão de orelhas me faz uma lista de recomendações. Acredita tenho anotado muito. Acho que vou morrer pobrezinha. Mas ao menos deixo algo de mim ao meu filho. Alem do meu amor incondicional os meus livros. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso bolas ele só pretende divulgar o que na sa opinião é bom e sabes que é uma pessoa que já leu muito e sabe do que fala.

      Acredito que um dia faça uma mensagem com mais recoemndações e mais elaborada, isto caso não venha explicar menhor o porque de recomendar este livro, pois apenas tem a capa e a sinopse, mas se recomenda é de anotar ;)

      Ora nem mais o pequeno agradeçe, os livros dá a sensação que quanto mais antigos melhores :D

      Eliminar
  11. Bem eu estava a brincar quanto ao puxão de orelhas. E acredita gosto muito de ler as suas sugestões. Mais do que as críticas rsrsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D :D :D

      Eu proprio levo puxões de orelhas descansa mas é para o meu bem eheheh

      Eliminar
  12. Pois é verdade, caro Fiacha. Os puxões têm sido tantos que os teus pavilhões auriculares estão bem vermelhuscos. Mas, como dizes, é para teu bem. Os gatinhos também levam sapatadas da mãe gata quando se portam mal...

    ResponderEliminar
  13. Olá,

    aqui está um livro que parece ser interessante!

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Óptima sugestão do Barreiros.
    Livro que se lê num ápice, não tenham preconceitos relativamente ao tema, ou à época que retrata, porque aquela é cada vez mais a nossa, embora travestida de outras ideologias não menos perigosas !..

    Eu sou suspeito relativamente ao Bulgakov, porque considero "Margarida e o Mestre" uma das melhores fantasias que li.
    Muito bem escrito, é também uma sátira venenosa a "qualquer" regime, e como a História dos homens é circular, mantém-se sempre actual.

    E uma belíssima estória de uma amor, e de certa forma a transposição do amor do autor pela sua companheira.

    Mas é também um livro que pela sua riqueza tem múltiplas leituras.

    Em tempos recomendei este livro ao Fiacha, e peço desculpa por estar a recomendar um livro que não aquele que directamente o Barreiros indicou, deste autor.
    Leiam ambos.

    E se gostarem de sátiras, não percam de seguida do Mark Twain "Um Americano na Corte do Rei Artur"

    ubik

    ResponderEliminar
  15. E pronto, mais um autor e dois livros para a minha lista. ;)

    ResponderEliminar
  16. E, já agora, um livro perdido que ninguém fala: NOVAS IMPRESSÕES DE ÁFRICA do Raymond Rossell. O único traduzido para português. Em bora eu prefira o LOCUS SOLUS. Houve uma fantástica exposição deste autor, no Porto, no Museu de Serralves. Um dos escritores mais estranhos do século XX.

    ResponderEliminar
  17. http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=2380108&seccao=Livros

    ResponderEliminar
  18. É um escritor que tenho muita curiosidade em ler! Obrigada pela recomendação :)

    ResponderEliminar