quinta-feira, 6 de março de 2014

O Cérebro e o Coração num Mundo com Golfinhos

Bom... antes de mais deixem-me começar pelo início...

Sou uma amante de golfinhos que o amigo Corvo conheceu há uns anos em outras ondas cibernéticas. Recentemente, numa troca de conversas, este amigo lembrou-se de um pedido muito especial... e se eu escrevesse no seu blog o que significavam para mim estes animais tão simpáticos que são os golfinhos? Bom... não tinha como recusar um pedido destes de uma pessoa como o Corvo... e foi assim que começou a minha pequena viagem no mundo da escrita... não ambiciono muito... às vezes já é bom que me faça entender (as palavras na minha cabeça, por vezes, encontram o caos e saem pela caneta de modo desastroso)... sou apenas alguém que, a pedido de um amigo, quer partilhar com ele, e consequentemente, com todos os seus amigos, o que me chama para além das ondas... há quem me conheça por wavegirl... acho que o amigo Corvo acabou por me baptizar por amiga Golfinho.

Posso começar por dizer que não... não foi o filme do Flipper que me fez despertar para o mundo dos golfinhos... vi esse filme com o mesmo entusiasmo que qualquer pessoa vê um filme cuja temática a atrai... mas assim que acabaram as duas horas daquela realidade de barbatanas, o meu entusiasmo voltou-se para qualquer outra coisa na altura... Mas confesso... sou culpada... existe um filme sim. O filme que me fez começar a minha “carreira” na área de mamíferos marinhos foi o, tão igualmente conhecido, Free Willy. A história de uma orca que é levada para cativeiro e depois é libertada. Uma história interessante mas, mais uma vez, não... não foi isso que me despertou... o que me chamou a atenção foi o animal em si... o peso bruto de 6 toneladas... o olhar... a maneira elegante com que se movia na piscina... sim... eu apaixonei-me pelo animal no momento em que o vi... acho que na altura nem sabia exactamente para o que estava a olhar... a partir daí fiquei “obcecada” por orcas ... ah... eu tinha 8 anos.

Portanto...  a minha escolha de carreira estava feita e o curso eleito: biologia. Os meus pais acharam a minha ideia determinada muito precoce e sempre pensaram que era mais uma que ficaria perdida algures durante o crescimento (quem não quis ser astronauta... ou patinadora no gelo...). Hoje sou bióloga e não... não trabalho com orcas... mas trabalho com golfinhos.

É claro que, sendo a orca da família dos golfinhos, facilmente partilho a fascinação. São animais incríveis... não porque estão sempre a rir (porque não estão!) ou por causa de um outro cliché qualquer... simplesmente porque o são mesmo! Cada animal tem o seu ponto fascinante. Quem tem gatos (eu incluída) irá dizer que também são incríveis. Sim, são! Ninguém aqui vai dizer que os golfinhos são mais ou menos especiais do que qualquer outro animal... A intenção é não usar clichés, lembram-se? Sendo assim, porquê dedicar a minha investigação a estes animais? Porque eles têm mecanismos incríveis que a maioria dos outros mamíferos não tem!

Só para me fazer entender, alguns exemplos:

Quantos de nós sabem que os golfinhos descansam com metade do cérebro de cada vez? Pois é... enquanto um hemisfério está em repouso, o outro continua em alerta de modo a processar todas as alterações que ocorrem no ambiente... é uma maneira de “manter um olho” nas crias e no restante grupo... e claro... nos predadores e no perigo em geral!

Quem mais sabe que estes animais respiram de forma voluntária? O ser humano pode adormecer a qualquer momento que continua a fazer a sua respiração de modo natural devido a mecanismos internos que fazem com que a respiração seja involuntária. No caso dos golfinhos, eles têm que estar conscientes para fazerem trabalhar o músculo que irá permitir a entrada de ar pelo espiráculo (o “nariz” do golfinho que se encontra no topo da cabeça).

Isto são apenas dois exemplos... Eu poderia continuar o resto dos tempos a falar dos aspectos fisiológicos destes animais que mais me fascinam... são assim tantos! Mas talvez fique para uma outra oportunidade... para uma outra promessa, quem sabe...

O mais importante é que estes animais, para mim, representam não só o meu trabalho, mas a minha vida... não me vejo a trabalhar com qualquer outra coisa que não investigação e não me vejo a investigar qualquer outro animal que não seja mamífero marinho...  são as únicas opções que me fazem sentido.

Tive, claro está, muita sorte! Comecei a minha carreira científica a trabalhar com golfinhos e já lá vão quase 7 anos... Ao longo do meu caminho sempre me deparei com as pessoas certas, no momento certo. Conquistei o que tenho hoje com muito trabalho, dedicação e esforço... o caminho para os nossos sonhos nem sempre é o que parece mais óbvio e não é, seguramente, o mais fácil.

A parte engraçada de eu trabalhar com golfinhos é que nunca perdi aquele entusiasmo... cativeiro ou no meio natural, volto, brevemente ao passado… sempre que é avistado um golfinho o tempo pára... o coração acelera... e lembro-me do momento em que estes animais conquistaram o meu coração... por uns segundos a criança apaixonada por cetáceos regressa e o entusiasmo vence! Se estiver no meio natural darei, com toda a certeza, o grito de alerta misturado com emoção como se fosse a primeira vez que os vejo... “Golfinhos!”... se for em cativeiro, sinto aquele formigueiro que vem dos dedos dos pés, passa pelo estômago e vai até às pontas dos cabelos, o coração a palpitar e a sensação maravilhosa de estar junto daqueles animais novamente... após alguns instantes, tanto no meio natural como em cativeiro, a emoção volta de novo para dentro do coração e é a vez do cérebro entrar em acção... da profissional entrar em cena... e assim, pego no material, nos registos, nas câmaras e preparo tudo para mais um dia de recolha de dados!

wavegirl

80 comentários:


  1. Olá "amiga Golfinho", e Fi,

    achei muito interessante o texto, e tb adoro golfinhos, mas eu comecei a gostar deles não foi com Free Willy, mas com Flipper mesmo e tenho saudades dessa época, em que (pelo menos aqui no Brasil), a criançada toda se reunia para assistir Flipper, nossa q saudades dessa época...foi mágica!!! :D Golfinhos são uma graça, e poder falar deles é muito bom, pois os considero como um dos símbolos da amizade, que é algo muito importante para a qualidade de vida das pessoas, enfim é isso.

    Parabéns Fi e amiga golfinho (gostaria de ser sua amiga tb :D)

    Abraços aos dois e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      Muito obrigada pelo seu comentário! É incrível como filmes como o Flipper nos levam logo a viajar no tempo :) Era mesmo mágico! :)

      Os golfinhos são de facto uns animais muito especiais e eu, pelo menos, tenho muito gosto em falar deles! Não fosse esse o meu trabalho :) e apesar de serem animais selvagens com todos os comportamentos característicos de um animal selvagem, não deixam de nos passar empatia e carinho… e claro… são símbolo de amizade… e essa parte não está nada errada pois existem provas de que estes animais se ajudam muito em meio natural… :) Têm muito para nos ensinar!

      Obrigada pelo comentário amiga Amanda :)

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Ois Amanda,

      Penso que em terras de Vera Cruz há igualmente locais onde se podem ver muitos golfinhos em especial um local mágico que é a Baia dos Golfinhos.

      Contente por teres gostado do texto da nossa amiga Wavegirl ;)

      Eliminar
  2. Ora viva amiga Golfinho,

    Antes demais por teres aceite este desafio, mais uma prova que uma boa história não está só nos livros e penso que o blog tem conseguido mostrar isso.

    Mal me referiste a tua profissão a ideia surgiu-me na cabeça e porque não partilhar algo no blog e penso que a forma como o fizeste está muito bonita, está muito bem escrito mas mais importante que isso nota-se que foi feito de coração :)

    Só te posso admirar por fazeres aquilo que gostas, acredito que nem tudo seja fácil, tenha momentos crueis, mas igualmente momentos de muita alegria :)

    A minha experiência com estes animais passou-se o ano passado quando fui às berlengas e foi a loucura quando se viu um grupo de golfinhos ali residentes :D

    Penso que trabalhas com uma comunidade que vive no Sado, certo ?

    Que dizer, obrigado amiga por este momento, ADOREI ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Corvo,

      Antes de mais agradeço-te novamente o convite! :)

      Obrigada e ainda bem que gostaste… eu e as palavras nem sempre nos damos bem :) fico contente que tenha passado a ideia :)

      E sim… tem momentos difíceis como em todas as profissões (as pessoas tendem a achar que como trabalho com golfinhos são tudo rosas) mas também tem momentos muito bons… e quando os momentos bons acontecem os maus desaparecem no ar :)

      Sim! Nas Berlengas também há uns muitos :) Não são residentes, mas são muitos que passam naquela zona :)

      E sim… também trabalho com a comunidade dos golfinhos do Sado :) foi com eles que comecei a minha carreira :) Neste momento o meu foco é com golfinhos de cativeiro mas tenho um pé de um lado e outro no outro :) Sempre que posso vou para o estuário matar saudades dos "pequenos" ;)

      Mais uma vez, fiquei muito contente que tenhas gostado! :)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Nada a agradecer a sério achei que seria interessante partilhares esta tua digna profissão e penso que estiveste muito bem (eu tambem tenho tantas dificuldades com a escrita eheeheh) e é para mim uma mais valia sem duvida ;)

      Gostei de ficar a saber um pouco mais sobre os golfinhos e como é obvio caso queiras efetuar mais alguma mensagem estás à vontade, até porque sei que tens mais uns talentos...meter maos na massa...*assobio*, mas era mesmo isto que pretendia :D

      Embora se diga muito bem deles e com toda a razão, há imensas coisas que os humanos utilizam este mamifero tão inteligente, desde a nível militar, a nível terapeutico e outras coisas(penso que até existe casos de salvamento de humanos) mais na verdade no seu estado selvagem (gostei de saber alguns aspetos da sua forma de viver) são presas, mas não são anjinhos tambem, mas claro tudo faz parte da luta pela vida e pela sobrevivencia,

      E a orca já tem dado programas onde monstram que o nome assassinas lhes assenta que nem uma luva, lembro-me da forma como em conjunto conseguem com que uma foca saia da segurança de um bloco de gelo com muito trabalho e muitos outros casos, como sabes :D

      Sim sabia que os Golfinhos das Berlengas são frequentes mas não são residentes mas foi a loucura quer vistos da ilha, quer depois na viagem de regresso, onde o proprio capitão deu a volta para trás para todos vermos que foi um momento verdadeiramente mágico e assim é que tem que ser.

      Penso que o trabalho com os golfinhos do Sado tenta ser mais de observação e com o menor contacto possivel certo ? Já tocaste em algum deles ? Ai e eu a pensar que ias por uma foto com algum golfinho em estado normal eheheh

      Gostei dessa de serem macaquinhos e de te terem molhado toda eheheheh

      Eliminar
    3. :) Agradeço-te as palavras carinhosas e a amizade :)

      Eu para escrever sou um desastre :P Tenho que estar muito concentrada e focada… escrever em português então já era lol

      Lá estás tu a publicitar um dos meus hobbies ;) Por acaso a última coisa que fiz tem um livrinho caído… mas é pequeno e não se vê muito bem :P

      E sim… tens razão… os golfinhos são muito utilizados para nos entreter mas também para a investigação científica… a militar é a mais conhecida mas não é a maioria :) Existe também, como bem mencionaste, os estudos relacionados com terapêuticas (as mais famosas são com as crianças autistas)… os salvamentos de humanos serão mais em termos de histórias que são contadas mas não há assim tantas… eles são animais selvagens… normalmente não se aproximam muito de pessoas a menos que já estejam habituados (como em algumas praias que eles se aproximam mais para serem tocados).

      No estado natural eles são mais presas por nossa causa… o golfinho não tem predadores naturais propriamente ditos… a maior ameaça é, sem dúvida, o ser humano… e não… não são anjinhos… são selvagens :) têm que caçar e ser animais :) Como bem disseste, é a luta pela sobrevivência :)

      Já agora Sr. Fiacha… já estivemos a falar melhor!! Então a orca é mais assassina do que qualquer outro animal? Bem bem… :) Eu não concordo muito com o termo assassina (sim sim… estou a defender o que eu gosto :P)… calculista, inteligente, e mais sinónimos destas palavras, talvez… assassina é tanto como qualquer predador :) Mas o comportamento que mencionas até nem é o mais conhecido… e é absolutamente impressionante :) Recomendo a todas as pessoas que não conheçam que façam vejam este video: http://www.youtube.com/watch?v=p3xmqbNsRSk mostra uma reconstrução de como elas se organizam e as imagens reais de como acontece. É absolutamente incrível!

      Eu conheço bem a loucura de que falas… :P Eu também a sinto :) É tão bom quando vemos estes animais assim :)

      Sim, o trabalho no Sado é só de observação… fazemos contagem dos animais, identificamos os que estão presentes no grupo, se há crias, se as crias anteriores ainda lá andam, e fazemos um estudo a nível acústico também :) Tocas nos golfinhos do Sado acho que seria uma tarefa quase impossível :) Eles são muito assustadiços… sabem bem o que têm que fazer quando há muitas pessoas perto… fugir :) Não queremos que estes animais fiquem dependentes de nós :)

      Quanto à foto, fica a promessa para uma outra vez… mas sabes que para os animais nascidos e criados em cativeiro, este é o estado normal deles ;) e nem todos os cativeiros são terríveis circos de horror… e não te esqueças de uma coisa… se não fosse os animais em cativeiro havia muita coisa que nunca se saberia sobre estes animais ;) Não estou com isto a defender que todos os animais deveriam estar em cativeiro, atenção! Apenas estou a dizer que os animais que já nasceram em cativeiro não conhecem outra vida e podem ensinar muitas coisas…

      E sim… são uns golfinhos "macaquinhos"!!! :D

      Eliminar
    4. Bem não vamos continuar aqui a troca de obrigados para cá e para lá, aqui está a prova que um corvo e um golfinho se podem dar bem :D

      Eliminar
  3. Alô dolphin lovers: conhecem um escritor francês chamado Robert Merle? Pois ele escreveu um dos melhores livros sobre a inteligência delfínica de sempre nos anos setenta. UN ANIMAL DOUÉ DE RAISON. Para quem saiba ler francês, este é um livro a não perder. Tb fizeram um filme, mas é um bocadinho merdoso.

    ResponderEliminar
  4. Aqui está o link para o livro:

    http://www.amazon.fr/animal-doué-raison-Robert-Merle/dp/2070377792/ref=sr_1_15?s=books&ie=UTF8&qid=1394118651&sr=1-15&keywords=Robert+merle

    ResponderEliminar
  5. E para o filme:

    http://www.imdb.com/title/tt0069946/plotsummary?ref_=tt_ov_pl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Barreiros,

      Por acaso não conheço e infelizmente também não sei o suficiente de francês para ler um livro… mas prometo que irei dar uma olhada a ver como me consigo sair nas primeiras páginas :)

      Quanto ao filme… só em último caso então é que o vejo ;) se não me entender com o francês e com o dicionário que terá que ficar estacionado ao meu lado :)

      Obrigada pela partilha dos links :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. E não acredito que vocês não conheçam o livro que eu em templos publiquei na Colecção Contacto da Gradiva, O MODELO JONAS do Ian Watson. Há mais livros de FC sobre golfinhos e Orcas? Claro que há. Uma boa dezena deles. Esqueçam o Flipper. Tudo aquilo era treta. O bicho depois foi abatido e transformado em carne para gato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não conheço… mas faço a minha promessa de sempre… vou dar uma olhada :)

      Hum… espero que não tenha sido abatido e muito menos que tenha sido dado de comer aos gatos… isso torna o filme um pouco mais… arrepiante :P A verdade é que estive à procura na net sobre informações do golfinho que fez o Flipper em 96 e… não se sabe nada! Ou pelo menos, numa busca rápida não encontrei… encontrei histórias estranhas e tristes sobre os anteriores Flippers mas nada sobre este (na verdade é sempre mais do que um)… enfim… esperemos que não estejas certo em relação ao seu desfecho :)

      Eliminar
    2. A inteligência conceptual de um golfinho aproxima-se da de uma criança com 12 anos. Já o chimpanzé não passa dos seis. Mas os chimpanzés conseguem comunicar através da linguagem gestual

      Eliminar
    3. ...dos durdos-mudos e identificar icons geometricos que correspondem a conceitos especificos. Sabemos que os golfinhos têm uma linguagem, que é ligeiramente diferente

      Eliminar
    4. Os golfinhos também conseguem identificar ícones geométricos e fazer correspondência com conceitos específicos :) Já existem alguns trabalhos nessa área :)

      A linguagem dos golfinhos é algo que fascina o ser humano e que, infelizmente, se sabe ainda muito pouco :) Há ainda muito por descobrir… há ainda a teoria de que eles possuem dialectos diferentes consoante são costeiros ou oceânicos (estamos a falar da mesma espécie)… tens a teoria do assobio assinatura (em que diz que cada animal tem um "nome" pelo qual se identifica)… mas ainda há muito por descobrir :)

      Eliminar
  7. Olá,

    Agora fiquei fascinada com os golfinhos o texto está muito bem escrito, e confesso que não sabia nem imaginava que conseguiam digamos funcionar só com metade do cérebro.
    Eu acho que os golfinhos são animais fantásticos só pela maneira como tentam comunicar connosco, como gostam de seguir os barcos, acho que não são nada envergonhados.


    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angelina,

      :) Os golfinhos são animais fáceis de fascinar (bom… pelo menos para a maioria das pessoas)…

      Sim! Eles são mesmo especiais! Uma das razões que se pensa que possa explicar essa "independência" entre os hemisférios é o facto deles terem respiração voluntária… como necessitam de estar sempre parcialmente conscientes para movimentarem o músculo do espiráculo, é natural que tenha havido alguma evolução no que toca ao sono que permitisse estes animais poderem descansar e respirar ao mesmo tempo… e pronto! Deu-se o sono uni-hemisférico :)

      São animais muitos espertos e, às vezes, são uns "macaquinhos espertinhos"… são muito inventivos ;) Várias vezes apanhei "banhos" enquanto montava todo o equipamento porque os "meninos" deviam achar engraçado :)

      Muito obrigada pelo teu comentário :)

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Parabéns wavegirl. Fico feliz que realmente tenhas conseguido o que realmente querias que era trabalhar com golfinhos. Nada se consegue sem esforço. Neste preciso momento tenho una lágrima a cair porque eu também tinha essa ambição. Mas em vez de golfinhos era o lince ibérico. Sei o que é sentir o que sentes. Pois eu não tive a mesma sorte ("cortaram-me as pernas". Mas vivo e vibro quando a uma luta ganha pelo animal. Enfim a minha vida seguiu outro rumo e tive que ne contentar. Ainda assim não deixo de estar feliz por ti.
    Obrigada pela informação que nos deste. Penso que a maior parte nem sabia pelo menos eu.
    Um beijinho e volta a dar-nos noticias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luísa,

      Agradeço o teu comentário! Do coração!

      Infelizmente, a investigação da parte de campo está cheia de histórias como a tua… "cortaram-me as pernas" é o que mais se ouve… e somos tão poucos! Há tão pouca gente a trabalhar em áreas específicas de campo e somos todos precisos… por alguma razão que me ultrapassa, passa-se a vida a cortar as pernas… e isso é triste. Eu própria fui desencorajada tantas vezes… mas nunca cheguei ao ponto de ter que desistir… é que na maioria das vezes nem é falta de persistência/esforço/trabalho nosso… apenas é-nos tirado e pronto. Lamento que a tua história com o lince ibérico tenha acabado tão precocemente… e espero que, apesar da tua vida ter mudado de rumo, que tenha sido um bom rumo…

      Beijinhos e até à próxima!

      Eliminar
    2. Não me posso queixar. Agora luto por um futuro melhor para o meu filho.
      Mas quando me referia a cortaram-me as pernas referia-me noutro sentido. Os meus pais são de outra geração com outra mentalidade. Então deixei de estudar bem nova. Tanto que acabei o 12 já o meu filho tinha nascido. Eu sei que eles não tinham muitas possibilidades mas com esforço tudo se consegue. Enfim já me confirmei e deixei de lamentar. Espero do fundo do coração que o meu filho queira tanto quanto eu quis estudar. Porque nem que faça das tripas coração ele há ter o que eu não pude.
      Já agora como é a pele dos golfinhos? Nunca toquei em nenhum têm um ar tão ternurento acredito que seja fofinha. Rsrs

      Eliminar
    3. Ah sim… essa parte é a mais difícil… lamento que tenha que ter sido assim… e espero que o teu filho queira seguir as tuas pisadas :) Estarei a torcer por isso :) e que tenha todas as oportunidades que eu tive… e toda a sorte!

      A pele dos golfinhos é quase tal e qual borracha :) na parte dorsal é borracha molhada :) na parte ventral é como se fosse seda… bem mais suave… bem mais macia… é "fofinha" na parte ventral ;) Quem sabe um dia não a sintas tu mesma :)

      Eliminar
    4. Ois Angelina,

      *Um beijinho e volta a dar-nos noticias.*

      Nunca se sabe, mas acima de tudo foi bom conhecermos um pouco melhor a amiga golfinho :D

      BJ

      Eliminar
  9. Olá wavegirl ^_^
    Desde já muitos parabéns pelo teu post, mas sobretudo muitos parabéns por teres sido tão perseverante na tua escolha e por seres feliz por teres seguido a tua paixão :D
    Os golfinhos são de facto animais fantásticos, super queridos e muito muito inteligentes. E é como dizes, todos os animais têm as particularidades especiais e não há coisa melhor que seres acarinhados por eles, porque também temos a obrigação de os acarinhar a eles. E entendo perfeitamente esta paixão que começa bem enraizado no coração (no meu caso sou apaixonada por cavalos e já não vivo sem eles ;) ) e faz tanta falta e traz tanto às nossas vidas.
    Costumas trabalhar mais com os golfinhos em habitat livre ou em zoo's por exemplo? Todos os animais deviam ser livres, apesar de achar que este mundo já não é de todo seguro, prova disto é o maior depósito de lixo do mundo situado no pacífico e que por causa dele tantos animais morrem presos ou até do lixo ingerido. Enfim, deixando as coisas más mas relembrando que também é nosso papel (obrigação até) proteger todas as espécies para uma segurança e sustentabilidade de um mundo com tantos habitantes.
    Bem...e ficávamos aqui toda a noite...:D
    Agradeço-te esta doce partilha e por iluminares os corações com descrição de tão bonito trabalho.
    Desejo-te muitos sucessos pessoais e profissionais e continua o teu bom trabalho :D Sempre que vir um golfinho irei lembrar-te de ti e do teu esforço diário :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla :)

      Obrigada e ainda bem que gostaste! :)

      Todos os animais têm particularidades fascinantes (pronto… é a minha veia bióloga a falar :P)… mas há coisas que nos fascinam sempre mais do que outras… e às vezes estas fascinações nada têm a ver com a parte racional e sim com o coração… por alguma razão nos conquistou e pronto :) E sim… faz falta e trás muito… complementa a vida :)

      Bom… o meu trabalho mesmo, neste momento, é com golfinhos de cativeiro… mas ainda trabalho com os golfinhos em meio selvagem… digamos que não consegui despegar-me deles :) Por isso trabalho com os dois… apesar de os em meio selvagem ser mais durante a Primavera e o Verão…

      Sim… cabe a nós fazer a protecção das espécies em geral… nem precisas ir ao depósito de lixo… basta falarmos na Baia de Taiji e do ritual anual que é apanhar os golfinhos para fazer sabe-se lá o que…
      Eu seguramente ficaria os próximos dias a falar disso :)

      Obrigada pelo teu comentário e pelas palavras amigas :)

      Quem sabe um dia não nos conhecemos no meio do Estuário a ver golfinhos :)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá Wavegirl

    Fico contente por alguém vir aqui falar de algo para além de livros e sobretudo por ser um animal tão fantástico como o Golfinho :)
    Admiro a tua persistência, em seguir um sonho profissional e fico feliz por teres conseguido concretizá-lo.
    Sei bem o quanto é difícil fazer investigação no "campo" em Portugal, cada vez mais difícil e sobretudo para quem está no inicio. Pois de certa forma também eu trabalho numa área semelhante (ICNF actualmente, anterior ICNB, ICN). Mas a minha área é mais verde :), é mais plantas.

    Gostei muito do teu texto e desejo-te todas as felicidades profissionais (e as outras também)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá caminhante :)

      Obrigada pelas tuas palavras amigas :)

      Sim… esta área é complicada… principalmente no ínico como bem mencionaste! E que coincidência :) Conheço muito bem o ICNF apesar de não conhecer muitas pessoas :) a área mais verde é bem necessária! E precisa bem de investigação… mas também não é fácil!

      Obrigada e quem sabe a gente não se cruza um dia em outros caminhos :)

      Beijinhos e felicidades também para ti!

      Eliminar
    2. Caminhante,

      Um post sobre essa tua faceta podia dar um excelente mensagem e penso que temos coisas únicas por cá em especial no teu local de trabalho ;)

      fica o desafio :D

      Eliminar
  11. Olá pequenada: leram o Startide Rising do David Brin? Saiu na EA com o nome Maré Estelar. Naves espaciais com tripulação "mista", humanos e golfinhos. Portanto parte da nave está alagada, claro. Os golfinhos falam através de um tradutor e carregam um arnês com mãos mecânicas. Fascinante.
    E depois temos o "Fortunate Fall" do Raphael Carter, onde uma orca lesbo, prisioneira numa base abandonada na antiga união soviética, consegue, através de um Avatar humano no Ciberespaço, contactar com uma jornalista e depois arranjar uma paixão obsessiva por ela. Um livro terrivel e belissimo sobre um amor maldito e impossível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh não… desculpa mas não consegui deixar de rir um bocadinho… nunca imaginei (nunca tinha procurado) livros de FC com golfinhos ou orcas… na verdade o Startide Rising parece-me já uma experiência científica realizada nos anos 60 em que uma investigadora (Margaret Howe) viveu 10 semanas com um golfinho (Peter) de modo a estudar a comunicação entre humanos e golfinhos… claro está que também vivia numa casa que estava meio alagada… foi uma investigação… estranha.

      Tenho que cuscar estes livros :P

      Eliminar
  12. De Alexander Jablokov, "A deeper sea", cérebros de golfinhoa são implantados em dondas espaciais, para poderem mergulhar nos Oceanos de Júpiter.
    Aqui está o Link

    http://www.fantasticfiction.co.uk/j/alexander-jablokov/deeper-sea.htm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que o esse livro foi publicado em Portugal por uma pequena editora em edições duplas ou de "flip", de um lado um livro e vira-se e tens outro, mas já não me lembro qual era a editora...

      Eliminar
    2. Oh não… isto é para além do rebuscado… não tinha ideia!! :)

      Eliminar
    3. Caro Marco Lopes: é verdade, publicou-se por cá a noveleta que mais tarde deu o nome ao romance. Estava em parceria com uma noveleta de um autor português, mas que, segundo me disseram, era tão fraca que deve ter espantado os potenciais leitores da compra do livro. Mas foi apenas a noveleta que foi publicada, não o livro em si.

      Eliminar
  13. Do australiano, Sean McMullen, as baleias são utilizadas como máquinas de guerra. São telepatas. E obrigam aqueles que se encontram próximos da costa a suicidarem-se no mar. Moral da história: as baleias revoltam-se. E ninguém, ninguém mais no mundo inteiro vai poder aproximar-se da costa. Fim da civilização humana.

    Aqui vai o link

    http://www.fantasticfiction.co.uk/m/sean-mcmullen/souls-in-great-machine.htm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se elas se revoltassem seria, com certeza, o que fariam :P

      Eliminar
  14. A sério. A FC é doida por baleias e golfinhos. Coisa que nunca aparece nas histórias parvo-melosas de Fantasia.

    ResponderEliminar
  15. E, já agora:

    http://www.fantasticfiction.co.uk/f/alan-dean-foster/cachalot.htm

    ResponderEliminar
  16. Ou este:

    http://www.fantasticfiction.co.uk/b/t-j-bass/godwhale.htm

    ResponderEliminar
  17. Bem não queria estar a comentar muito nos comentarios dos outros pois acho que esta mensagem é especial e da Wavegirl ao qual merece todos os creditos, mas tenho que dizer algo pois o Barrreiros está a surpreender-me pela positiva com tanta e tao boa sugestão, afinal não é só FC (a serio pensei que fossses algum marciano disfarçado e que apenas gostasses de FC mas puro engano:D )

    Muito obrigado João e estou a seguir atentamente as tuas recomendações que acredito tornem ainda mais valioso esta mensagem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiacha… primeiro que nada… tu és o dono do blog… como tal podes e deves comentar tudo o que quiseres :) eu vou comentando depois e vais ficar com um post com milhões de comentários XD

      Em relação às sugestões do Barreio… eu não fazia ideia! Não sabia que os escritores FC gostavam de utilizar baleias, golfinhos e afins! Mais uma prova de que tenho que começar a ler mais FC :P

      Agradeço também ao João por me elucidar e tirar da ignorância FCesca relacionada com os animais com que trabalho!! :)

      Eliminar
    2. Ora essa deste uma prova que os seguidores podem dar um bom contributo ao blog, caso queiras continua ;)

      O Barreiros só nos está a transmitir conhecimentos e a dar boas sugestões, sem duvida :D

      Eliminar
  18. Ou este:
    http://www.fantasticfiction.co.uk/s/somtow-sucharitkul/starship-and-haiku.htm

    ResponderEliminar
  19. Fico feliz por saber que conseguiste seguir o teu sonho e que te sentes realizada :D Ainda para mais numa área em que não é fácil trabalhar cá :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cata,

      Obrigada :) Sim, felizmente houve muitas situações que proporcionaram a minha permanência na área… não tem só a ver com esforço e persistência… tem a ver com factor económico também porque muitas vezes temos que trabalhar a custo zero… e nem sempre isso é possível… felizmente tenho conseguido ultrapassar as dificuldades e estar onde estou hoje :)

      Obrigada!

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Bem a Cata é da Madeira e acredito que exista golfinhos por essas bandas ainda assim não sei se alguma vez viu :)

      Eliminar
  20. Já agora, Fiacha, podias fazer uma página com estas capas todas. Ficava giro. E têm capas fabulosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha boa ideia, a ver se a Wagirl quer fazer ou mesmo tu Barreiros ehehe

      Eliminar
    2. :D Era uma maneira de mostrar às pessoas aquilo que eu não sabia! Que existe FC com estes animais!!

      Eliminar
    3. Estás convidada a faze-lo é só pegar nos links, capas e sinopses :D

      Eliminar
  21. Olá Wavegirl. :)

    Parabéns pelo teu post, gostei bastante de te conhecer um pouco melhor e esta tua grande paixão. Também adorei o filme "Free Willy" e o "Winter", que é baseado numa história verídica. :)

    Confesso que sou uma apaixonada por golfinhos, adoro a sua sensibilidade, capacidade de adaptação e inteligência, por isso acredito que seja fantástico trabalhar junto deste animais fantásticos. :D

    Beijinhos e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,

      Obrigada! :) Também já vi o "Winter" :) E viste as imagens do Winter original? :) Estão disponíveis na internet :) Eles filmam o animal em tempo real :)

      Sim… nunca podemos esquecer que, mesmo em cativeiro, eles têm instinto selvagem… e é isso que os torna tão especiais :) e nem vamos começar a falar da capacidade de adaptação senão ficávamos aqui o dia inteiro :)

      Obrigada pelo teu comentário e palavras amigas :)

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Vi, no final do filme mostraram algumas fotos e imagens do Winter que levou à criação do filme, o que me fez gostar ainda mais do mesmo. :)

      São realmente animais incríveis e um dia adorava ter contacto directo com eles, pois seria certamente uma experiência muito enriquecedora.

      Não tens de quê. :) Beijinhos

      Eliminar
    3. Sim :) É um animal cheio de força de vontade esse Winter ;)

      Quem sabe um dia esse contacto directo não venha a acontecer :) fico a torcer por isso :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  22. Olá Wavegirl

    Parabéns pelo texto, foi do coração e isso notou-se :)

    Poucos são aqueles que tem a sorte de trabalhar no que realmente gostam, és uma sortudo e fico feliz por ti, nunca desista, porque apesar de não nos conhecermos pessoalmente estou contigo (raios agora parecia um bispo da IURD :P )

    Quanto à informação sobre golfinhos porque "acaso" já sabia essa de ele só utilizarem metade do cérebro, tinha visto um documentário onde isso foi abordado e isso de eles respiram de forma voluntária acaba por ser algo lógico (pelo menos para mim).

    Espero futuros desenvolvimentos porque nem só de ficção vivemos ;)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco,

      Obrigada! :)

      Às vezes é preciso colocar a conversa "do coração" no coração… o bom de ter escrito este texto foi que pude deixar sair essa parte :)

      Eu sei a sorte que tenho, acredita :) Sei dar valor a todos os momentos… isso não faz com que as coisas sejam fáceis… às vezes temos que passar momentos menos bons (devem ter visto a história dos cortes nas bolsas científicas na televisão… e do que vive o cientista se não de bolsa?… e o que acontece ao cientista se não tiver bolsa? Não vai para o desemprego porque nem direito a subsídio de desemprego temos… e quem diz isso diz outras coisas mais…)… é uma vida muito instável… e por isso ainda dou mais valor ao facto de, neste momento, estar estável (mês que vem é outra história :P) e a trabalhar com o que gosto :)

      Obrigada pelo apoio (e não te preocupes… não parecias um bispo…) ;)

      :) São informações que normalmente estão presentes nos documentários porque são muito diferentes :) Mas nem sempre são mencionadas :) E sim… uma coisa acaba por levar à outra, e a respiração voluntária acaba por ser uma consequência (ou uma causa) destas adaptações :)

      :) Obrigada!

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Viva Marco,

      *Espero futuros desenvolvimentos porque nem só de ficção vivemos ;)*

      Nunca digo não a mais um post da wavegirl ou de algum seguidor, logo sinal que gostaram e sendo assim ainda bem....não vou retirar a permissão da golfinho poder continuar a publicar para já :D

      Eliminar
  23. Olá Wavegirl e Fiacha!

    Gostei muito de ler o teu post. Vê-se completamente o teu fascínio pelos golfinhos e escreves maravilhosamente sobre o teu amor por eles. Eu também gosto muito destes bonitos e inteligentes animais. São maravilhosos!

    É sempre com prazer que descubro novos conhecimentos e muito do que dizes ao longo do texto desconhecia. É de facto interessantíssimo.

    Parabéns por trabalhares no que gostas, pois isso é uma sorte =)

    Beijinhos e bom trabalho, cheio de alegria :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria_queenfire :)

      Obrigada :) Como disse em comentários acima, não são todos os dias que posso ou consigo falar de golfinhos desta maneira :) mas é de facto um fascínio desde cedo :)

      Então se descobriste novas coisas o texto cumpriu o objectivo :) Adoro falar destes animais, principalmente se digo algo que as pessoas ainda não conhecem :) Ficaria a falar sobre estes animais o resto dos dias XD

      Obrigada pelas palavras amigas!

      Beijinhos!

      Eliminar
  24. E aqui está o link para uma noveleta completa com baleias e slienígenas do grande Walter jon Williams. Estás a ver Fiacha, a falta que te faz o Inglês?


    http://subterraneanpress.com/magazine/winter_2013/surfacing_by_walter_jon_williams

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Barreiros como lamento o não saber inglês, mas pronto tenho que saber viver com essa lacuna, entre outras ;)

      Eliminar
  25. Boas!

    Antes de mais nada, wavegirl, tenho que te dar os parabéns, não só estás na profissão que era o teu maior desejo (desafio já por si difícil!), como gostas do que fazes (sim, porque apesar de muita gente estar na profissão que escolheu e pela qual lutou, nem sempre gosta, atualmente do que faz).

    Os golfinhos não são o meu animal favorito (acho que não posso dizer que tenha um), mas são animais especiais, reconheço!
    Grande parte da informação aqui apresentada já conhecia, porque participei no programa "Sábados Selvagens" do Zoo de Lisboa, que dá acesso aos bastidores e perdoem-me a publicidade, mas adorei a experiência! Aprendi imenso, e não só sobre golfinhos!
    E nunca me vou esquecer de uma cena: estava a tratadora a explicar coisas sobre a alimentação e os cuidados de saúde, a contar a história de alguns elementos do grupo de golfinhos e eles, vendo aquela gente toda ali perto a falar deles, foram buscar todos os brinquedos que estavam por perto e vieram exibir-se para a borda do tanque! :D
    E, eu que adoro o contacto com a Natureza e a vida selvagem, posso afirmar que um dos melhores momentos desses "contactos" foi, na verdade, com golfinhos. Numa fantástica viagem que tive a sorte de fazer ao México, arranjámos uma excursão a um parque de animais marinhos que nos permitia, nem mais nem menos, "nadar com golfinho".
    Foi-nos dada a oportunidade de participar numa série de brincadeiras, desde os tradicionais beijinhos, aos saltos com eles e posso afirmar, sem qualquer reservas, que foi um acontecimento muito, muito feliz!
    A sensação foi indescritível! Posso tentar descrever, mas tudo o que eu diga vai-me parecer pouco: um nervoso miudinho, "será que vou conseguir fazer isto bem?", logo aplacado pelos animais que sabiam tão bem o que estavam a fazer que nos guiavam..... a emoção de estar a "fazer equipa" com criaturas semi-selvagens que tinham acabado de me conhecer e no entanto me transportavam como se treinássemos juntos há imenso tempo... enfim.
    Confesso que nesse dia fiquei mais fã dos golfinhos que o habitual! :D
    Cá também há desses programas, julgo que no Zoomarine, no Algarve, mas já me disseram que são bastante mais caros que no México.
    De qualquer maneira, é melhor que nada, até porque o México não é propriamente aqui ao lado. Não é uma viagem acessível a toda a gente e, mesmo para quem é acessível, não são gastos a ter de ânimo leve nos dias que correm.

    Por isso, mais uma vez repito: wavegirl, és uma sortuda! :D

    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,

      Obrigada :) Eu sei que tenho muita sorte… é como dizes… não só estou a trabalhar no que sempre lutei, como ainda adoro o que faço :) São duas coisas diferentes e acho que consegui realizar as duas… :)

      Então temos aqui uma aventureira, não só em bastidores como também em interacções ;) E sim… os golfinhos são animais muito brincalhões, espertos… é raro estar ao pé de golfinhos aqui em Portugal (em qualquer um dos parques) e eles não tentarem interagir… ou não chamarem a nossa atenção :) Eles são mesmo assim… super curiosos :) Essa tua história dos brinquedos é muito querida :) Eles fazem mesmo dessas coisas… desarmam-nos logo :) ficamos logo derretidos e com o habitual "oohh" :)

      E no México… Xcaret ou Xel-Ha? :) Eu fiz interacção nos dois lados também :) E sim… é uma experiência inesquecível :) é mesmo como tu dizes… tudo o que a gente diga parece sempre pouco :)

      Também já fiz interacção com os golfinhos no Zoomarine… é provável que seja mais caro, até porque as interacções que fiz no México foram ainda no século passado :P Portanto não tenho muita base de comparação… mas garanto-te que, se houver disponibilidade monetária para uma loucura, a interacção no Zoomarine é muito boa ;) Fazemos outras actividades com os animais, aprendemos muito e acho que é mais completa :) Pelo menos a nível de comparação :) Eles fazem sempre uns descontos se comprarmos os bilhetes on-line por isso não custa dar uma olhada no site deles ;)

      Obrigada por partilhares as tuas experiências :) e pelas tuas palavras :)

      Beijinhos e, quem sabe, não nos encontramos em outras ondas :)

      Eliminar
  26. Aventureira, sim, tudo que tenha a ver com bicharada... lol.

    As minhas brincadeiras com os golfinhos no México foram noutro parque, mais específico, o Dolphin Discovery,embora tenha também visitado o Xel-Ha e o Xcaret.
    Na altura a senhora da agência que nos vendeu as excursões, aconselhou-nos a comprar uma excursão à parte em vez de pagar um pacote extra num dos famosos parques.
    Na altura desconfiámos que só estava interessada em fazer ela o dinheiro e sim, claro que estava a defender os seus interesses, :) mas ainda bem que o fizemos, pois apesar de termos passado um dia inteiro em cada parque, vimos/ fizemos tanta coisa em cada um, e mesmo assim faltou-nos tempo, em ambos, para ver tanta coisa! Ainda bem que deixámos os golfinhos para outro dia.
    Para mim um dia em cada parque soube-me a pouco. Mas eu sou um bocado suspeita, porque por mim ficava um mês em cada um, a pasmar à frente de cada tucano, a fazer festinhas a raias, a andar atrás das iguanas, etc... :) :) :)

    Mas sim, um dia tenho de repetir a experiência com os golfinhos, e será certamente num lugar mais perto que o México.
    É algo em que vale a pena investir, por de lado dinheiro durante uns tempos, por exemplo. É um pequeno sonho como outro qualquer. Pode parecer uma coisa algo fútil e até fugaz onde se gastar dinheiro, mas para quem valoriza estes animais são momentos de felicidade pura! :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas então ;)

      Ahhh! Não conhecia esse :) Na altura que fui ao México apenas visitei os parques que te mencionei :)

      Entendo-te… os parques têm tanto para fazer que o tempo é sempre pouco :) (e ir atrás das iguanas é muito tempo direccionado visto que há tantas!!!) :)

      Bom… aqui fica a sugestão da interacção no Zoomarine ;) é bastante diferente mas muito gira também :)

      E é como tu dizes… é um sonho como qualquer outro… logo os sonhos não são fúteis ou fugazes :) Há pessoas que preferem gastar dinheiro em outras coisas… eu sou como tu :) prefiro gastar dinheiro em experiências :) Coisas que nos marcam e ficam para toda a vida… recordações :) Já tenho umas quantas guardadas que valem ouro ;)

      Beijinhos!

      Eliminar
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  28. Isto é o que acontece quando leio tudo de uma vez e depois comento tudo de uma vez, engano-me na janela do comentário :P Gostei de ler o post da wavegirl, parabéns pela iniciativa ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia!

      Também faço como tu e às vezes também me acontece o mesmo :P Deixa lá :)

      Obrigada pelo teu comentário :) Os parabéns são inteiramente para o Fiacha :)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Amiga Golifinho,

      Aqui os créditos são todos para ti, apenas te convidei para de uma forma serena e sem stress te partilhasses o teu emprego e penso que correu muito bem, logo só te tenho a agradecer.

      Se te soube bem ler tanto comentário positivo, só posso ficar ainda mais contente :)

      Bjs

      Eliminar
    3. Amigo Corvo,

      Soube muito bem ler os comentários sim :) Foi uma forma de reconhecimento… sabemos que em ciência isso nem sempre acontece (basta ver os telejornais para perceber que ninguém fala de nada do que se passa na ciência… só quando já é algo tão flagrante que tem mesmo que ser falado…). Mas fico muito feliz pelo carinho de todos os teus seguidores :)

      Muitos beijinhos :)

      Eliminar
  29. Gostei muito do post! *-*
    Adoro golfinhos, são tão simpáticos! Gostava imenso da série e do filme do Flipper, até tenho um peluche que o meu pai me trouxe da Madeira! xD
    Bom trabalho!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina!

      Muito obrigada pelo teu comentário! :)

      São mesmo animais simpáticos :) peluches de golfinhos e orcas é o que não faltava lá em casa! Imaginas como era fácil dar presentes a uma miúda fanática por estes animais? ;)

      Beijinhos!

      Eliminar
  30. Olá wavegirl,

    Graças ao teu relato fiquei feliz por saber que no nosso país ainda é possível seguir a sua própria vocação, trabalhar de forma emocionante na área que se gosta, e ainda se poder realizar trabalho de investigação. É sinal de que nem tudo está perdido.

    Desejo que continues a sentir as mesmas emoções cada vez que te encontras junto dos teus amigos golfinhos e que consigas descobrir muitas mais coisas sobre eles.

    Beijinhos e bom trabalho! (: *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nota: Deduzi que trabalharias em Portugal, mas, se estiver em erro, não hesites em corrigir-me. (;

      Eliminar
    2. Olá lady hélène :)

      Obrigada pelo teu comentário :)

      Sim… ainda é possível no nosso país seguir a nossa vocação (sim, trabalho por cá mesmo ;) )… no entanto não é tarefa nada fácil… nem que se faça de ânimo leve… claro está que tentei mostrar a minha motivação para conseguir chegar onde cheguei no texto que escrevi… mas os obstáculos são sempre constantes e as coisas estão cada vez piores para a área da ciência… mas pelo menos, por enquanto, nem tudo está perdido :) talvez o caminho comece a melhorar daqui para a frente :)

      Muito obrigada pelas tuas palavras :)

      Beijinhos!

      Eliminar