domingo, 9 de março de 2014

A Serva do império - vol. 2 de Raymond Feist e Janny Wurts



Sinopse:


"Tudo o que um fã de fantasia poderia esperar. Este é um livro a ler mesmo para quem não leu a saga anterior." -Locus 


Os tempos mudaram e as formas de poder são hoje mais subtis e traiçoeiras. Nenhum clã pode sobreviver sem conhecer as intrigas do Jogo do Conselho. E todos o sabem. Mara dos Acoma está mais implacável do que nunca. Com a vida do seu filho em perigo e a continuidade da sua Casa ameaçada, a Senhora dos Acoma usa de todos os meios para controlar a crueldade dos seus inimigos. 


Dotada de uma destreza intelectual invulgar, Mara dos Acoma coloca em causa não só as tradições dos Tsurani, como as suas próprias convicções. Neste jogo de sentimentos e poder, poderá não haver um vencedor…


Este volume é a segunda parte de A Serva do Império, pertencente à magnífica saga épica de Feist e Wurts – uma das colaborações mais bem-sucedidas de todos os tempos no estilo fantástico.

Opinião:


Bem começa a ser difícil escolher qual o melhor livro que li até ao momento, tal é a qualidade do que tenho tido a sorte de ler desde o início deste ano. Apenas posso dizer que este é o melhor livro que li do Raymond Feist. 

Embora os dois primeiros livros da saga “O Mago” não me tenham enchido as medidas, nos livros seguintes fiquei realmente surpreendido e rendido ao escritor, mas esta saga, com menos elementos fantásticos e muito mais centrada em jogos políticos ainda consegue ser melhor que a anterior, pelo menos na minha opinião. 

Uma saga toda ela muito centrada em Mara, pertencente à casa dos Acoma, uma jovem que desde cedo vê matarem o seu pai e irmão, devido aos meandros da política, acabando por tornar-se a líder dos Acoma e tentar que a sua casa não seja extinta. E nada como citar algo da sinopse: 

"Dotada de uma destreza intelectual invulgar, Mara dos Acoma coloca em causa não só as tradições dos Tsurani, como as suas próprias convicções. Neste jogo de sentimentos e poder, poderá não haver um vencedor…" 

É óbvio que há muito mais do que Mara a nível de personagens cativantes, sejam elas boas ou más, temos vilões do melhor que já li, descrições de combates ao melhor nível, surpresas com o surgimento de assassinos quando menos se espera, complexidade de enredo e claro amizade, romance que acaba por nos comover e deixar-nos ficar plenamente satisfeitos com o que acabamos de ler, mas sempre com muito sofrimento. Crueldade não falta! 

Ainda me faltam ler os restantes livros, mas fiquei triste com a forma como uma personagem foi retirada de cena (vilão). Acredito que o melhor ainda esteja para vir e agora compreendo o porquê de muitos leitores desta saga clamarem por mais aventuras. 

Rendido a ambos escritores pela qualidade do trabalho apresentado e sem dúvida que a continuar assim, Feist terá muitos mais livros por cá publicados o que me deixa plenamente satisfeito.

40 comentários:

  1. Deste escritor só li o primeiro volume dO Mago e, uma vez que não foi uma leitura tão boa quanto esperava, abandonei a saga... Talvez tenha que dar uma nova oportunidade :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva José,

      Pois aconteceu-me o mesmo, mas digo-te que ser paciente com este escritor vai ser compensador, livros muito melhores quanto mais avançamos na saga.

      E nesta temos todo um ambiente mais para o Oriental que ainda dá mais qualidade ao enredo, recomendo mesmo ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Amigo Fiacha

    FINALMENTE.

    Como bem sabes já li esta 2.ª Parte em Janeiro. E na altura, dizia-te que era o melhor livro desta fantástica dupla (Raymond E. Feist & Janny Wurts). O ritmo de leitura é alucinante.

    Gostei da Mara ainda tremer um pouco por pensar que sabia tudo. Foi bom ela ter de aprender com os erros. Estava "cega" de poder.

    Fiquei foi com pena do "grande" vilão por momentos desaparecer de cena e só volta lá mais para o final, os escritores no inicio dão a entender que Tasaio ia ter mais acção. O final da família dele foi cruel.

    A editora errou muito ter feito divisão, porque sendo um só na versão original, este livro é perfeito, a divisão acaba por estragar um pouco a leitura, este livro com a história que tem chamais poderia ter sido dividido, alias ainda estou para tentar perceber esta divisão. Eu quando acabei de ler esta 2.ª Parte na minha mente avaliei o livro como um todo (1.ª & 2.ª Parte).

    Mas seja como for, com o final que este livro tem, fiquei tal como tu, super ansioso para ler o ultimo livro (espero que não seja dividido) e perceber porque razão os fãs pendem mais livros sobre esta personagem.

    Mais uma vez fantástica critica. ;)

    Abraço

    [by Finisterra]


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva,

      Bem verdade agora compreendo o porque de estares tão ansioso para que lê-se o livro e o comentasse e dizes tudo uma leitura alucinante, MESMO, mas isso deve-se e em muito à qualidade dos livros.

      Ela é jovem mas mostrou estar á altura e não foi facil tudo o que passou mesmo a cena do Kevim, que abre imensos horizontes para o enredo ;)

      Quanto ao amigo Tasaio estou contigo, não devia ter sido colocado fora de cena, até porque era uma casa muito interessante assim ficou algo "cor de rosa" o que aconteceu, mas acredito que o final ainda esteja para vir e algo ainda pode acontecer, por exemplo o assassinato do Imperador e tudo mudaria como sabes e mesmo Milanber ainda deve ter algo a dizer ;)

      Acredito que o maior perigo ainda esteja para surgir e como fica a cena daqueles animais que a Mara tem tipo uma colmeia de abelhas ? Ali tem ainda muito para desenvolver e mesmo o novo personagem que irá entrar na vida da Mara (não quero fazer muitos spoilers), muito mas mesmo muito por explorar, mesmo tendo o livro acabado como acabou....já nem falo nas descendências :D...quero mais lol

      Não faz sentido nenhum a divisão dos livros, mas isto já se torna tão repetitivo que até cansa, mas isso tambem é culpa nossa, no Brasil houve quem deixa-se de os dividir e tudo porque a malta protestou ;)

      Vamos ver então como irá ser o final desta trilogia (versão original), estou super curioso ;)

      Abraço e obrigado ;)

      Eliminar
  3. Oi Fi,
    ainda não li esse livro, mas pretendo ler pelo menos os dois primeiros livros esse ano, pois acredito que deva ser uma leitura de qualidade, fazendo assim a vontade em mim de lê-la. Parabéns pela opinião, muito bem elaborada.
    É isso...

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Fazes muito bem e os seguintes vais sentir melhoras e finalmente admirar o escritor, embora os dois primeiros não sejam maus livros, nada disso.

      É uma boa aposta de leitura ;)

      Obrigado, Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá amigo Fiacha,

    ainda não li nenhum dos livros desta serie do Feist, mas quero ler. Acho que estou à espera que façam algum pack ou assim xD

    Pois bem, como sempre, uma excelente opinião! Faz ficar cheia de curiosidade sobre a história. Espero gostar da Mara =D

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá viva,

      Olha nunca se sabe um pack era muito bem vindo, sempre ouvi dizer que ser paciente compensa :D

      Vais seguramente gostar de Mara, mais que Jimmy ou mesmo Arutha é uma grande personagem vais ver ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá migo,

    Eu tenho na estante ainda por ler O Mago, mas já vi que vais muito mais adiantado e que parece serem livros espectaculares.
    Assim que saiu o primeiro livro fiquei logo curiosa e agora ainda mais, quem me dera poder ter mais tempo para ler mais.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Angelina,

      Fazes bem em ler este escritor e quanto mais avançamos melhor fica em especial no 3 e 4 volume da primeira saga.

      Esta pode ser lida independente, mas há elementos que fazem falta saber-se :)

      Ai tempo para ler, é mesmo :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Ola amigo como sabes eu só li o primeiro livro de O Mago e achei fraquinho como já te tinha dito. Tenho intenção de continuar. Mas só depois da Robin Hobb. O Fitz é muito mais interessante que o outro moço agora não me lembro do nome. Mas estou curiosa porque todos dizem que vai melhorar. E tu agora elogios tanto este. Vou ter mesmo que lhe pegar.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amiga lince :D

      Sim a saga da Robin Hobb de inicio acaba por ser mais cativante e tal como aqui vai melhorando de livro para livro, mas não te eludas Feist na verdade não lhe fica atrás ;)

      E esta saga tem aquela coisa que gostas tanto e tão bem desenvolvido *assobio*

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Hei pera aí...assim o caso muda de figura. Rsrsrs
      Ainda assim vou dar prioridade a outros autores. Felizmente já tenho comigo todos os livris que comprei. Mais de 20. Por isso tenho que acalmar se não vou a falência. Vou negociar com a minha sobrinha visto que vai a Portugal. A ver se ela me trás alguns livros. Quero muito o Tigana preciso do primeiro livro da Jacqueline Carey e os restantes da saga do assassino. Então só depois o Feist.

      Eliminar
    3. Bem mas que belos dilemas tens ai pela frente, eu por acaso tambem anseio muito Tigana e claro adorava ler mais do universo de Torre do Cervo e Kushiel que saudades, boas leituras tens ai pela frente sim senhor ;)

      Eliminar
  7. Olá ^_^

    Também ainda não li nada do escritor, mas é sem dúvida um dos que aguardam na minha lista de leituras. Gostei muito da tua opinião, e deixa um formigueiro de curiosidade :D
    Confesso que ao inicio fiquei um pé atrás em relação a estes livros, derivado a outras opiniões, mas agora não há melhor solução que ler para aferir se é bom ou não...eheh
    Boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga :D

      Aposta que ficas bem servida e até podes começar por esta saga que não necessita que se leia a anterior, apenas para se poder compreender pequenos pormenores, mas assim que lhe ganhares o gosto, não mais vais querer parar :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Tenho este autor na minha pilha de livros à mais de 3 anos..., adorei a tua critica, decidi ler em avril :)
    boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Susana,

      Fazes bem se fores paciente serás recompensada pois vai melhorando a cada livro.

      Já vi que tens tudo planeado em março a nível de leituras :D

      Bjs e boas leituras e depois diz se gostaste, alias eu vejo no teu blog ;)

      Eliminar
  9. Boas Fiacha

    Mais uma indicação bastante interessante, é mais um para a lista que não para de crescer.
    Gostei da tua opinião:) keep going

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Viva José,

    Fazes bem em manter esta saga debaixo de olho tem muita qualidade a meu ver ;)

    Obrigado e abraço :)

    ResponderEliminar
  11. Oi Fiacha!
    Amigo corvo! Esse é novidade para mim também! Gosto muito desse estilo, acho também que todos gostamos de personagens cativantes e bem desenvolvidos.
    Esse é um livro que não sei se temos aqui no Brasil, mas se tivesse leria sim!
    Parabéns pela resenha!
    E Entendo perfeitamente sua colocação inicial que já não consegue escolher o melhor livro que leu até o momento! Estou na mesma situação!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga :)

      Penso que a SDE começou a publicar ai os primeiros livros da saga e sem duvida que foi uma boa aposta, espero que faça tanto sucesso ai como tem tido nestes lados e como tenho referido vai melhorando de livro para livro...e esta saga bem esta muito boa mesmo ;)

      lol nã está fácil saber qual o melhot, bom sinal :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Oi, Fi!

    Tenho cá os livros mas ainda não lhes peguei, mas tenho lido críticas muito positivas, no geral.

    Vou tentar ler ainda este ano, mas 1.º ainda tenho de acabar a trilogia Kushiel antes de me aventurar em mais sagas. ;)

    ResponderEliminar
  13. Ois Barroca,

    Hum Kushiel tem um arranque, embora complexo melhor que o do Feist, mas no fnal acaba-se tudo por equilibrar, dificil de dizer qual prefiro, agora fico sem saber mesmo, mas fazes bem é uma excelente opção e acredito que no final do 2º livro da Carey irás ficar com uma ideia bem melhor do que está em jogo....muita politica tambem :D

    Bjs e boas leituras e logo acompanho os teus comentários ;)

    ResponderEliminar
  14. Deste autor só 'conhecia' O Mago e esse nunca me chamou a atenção. Este parece bom pela tua opinião, mas não estou nessa onda agora. Vou anotar para quando sentir que quero algo assim ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Fazes bem, são sem a menor duvida bons livros de fantasia e neste caso, mais centrado em politica ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Mais uma boa opinião e que que ainda não passei para lá do Mago (Aprendiz e Mestre), a ver se compro o que me falta e me lanço na leitura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Marco,

      É a partir dos seguintes que tudo melhora, não me canso de referir e vale bem a pena ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  16. Olá Fiacha!

    Estou como o Marco… (na verdade um pouco pior…)… só li o Mago Aprendiz até agora… gostei mas ainda não consegui pegar nos seguintes… a lista já vai tão longa que já perdi o fio à meada :s mas um dia retorno! Gostei das aventuras mas houve qualquer coisa que não me motivou a seguir… talvez fosse do meu estado de espírito…

    Beijinhos e obrigada por mais esta crítica!! :)

    ResponderEliminar
  17. Viva,


    Tanto para ler e tão pouco tempo para o fazer ehehe, quando poderes avança que acabas por ser compensada ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá Fiacha

    Esta saga.... pois nem sei que te diga! Li a primeira parte, os quatro livros, mas não segui para a frente. Por algum motivo não me tem apetecido pegar nela, mas de facto os teus comentários são muito bons e elogiam-na bastante, cada um é melhor que o anterior...
    Pois não sei e tenho bastante para ler ....
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Caminhante,

      Pois muito por ler e pouco tempo, compreendo e sim considero ainda melhor, logo já sabes se quiseres ler é só dizer ;)

      Bjs

      Eliminar
  19. Olá Fiacha,

    Como sabes ainda desconheço este autor, mas a cada comentário teu fico cada vez mais curiosa :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Viva Nádia,

    Seja bem reaparecida ehehe

    Uma boa aposta de leitura, quando mais fores avançando mais cativada vais ficar, mas podes seguir diretamente para esta saga que te vai agradar imenso tenhoa certeza ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  21. Olá amigo corvo,

    Estou tão atrasada nesta série, ainda só li mesmo o primeiro volume "O Mago - Aprendiz", mas quando acabar de ler a saga, se gostar, irei experimentar esta. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Viva amiga,

    Sei bem que tens ainda tanta coisa por ler, se fosse só Feist :D.....fazes bem esta saga está muito boa mesmo, cada vez mais do escritor ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  23. Amigo Fiacha,

    Assim não vou conseguir esperar que a SDE acabe de publicar a saga. Isto não se faz! :P

    Agora a sério, quantos volumes são? Os autores já a completaram? o:

    Beijinhos e boas leituras! ^^ *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      lol, penso serem 5 mas sem ter a certeza e já sabes caso queiras posso emprestar-te os que faltam, está muito bom mesmo :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  24. Olá,
    Este livro então parece estar melhor que o anterior não posso esperar por ler....

    ResponderEliminar