sábado, 21 de setembro de 2013

O Mago - A Serva do Império - Raymond E. Feist


Ninguém conhece os meandros do Jogo do Conselho melhor do que Mara dos Acoma. Através de sangrentas manobras políticas, ela tornou-se uma poderosa força no Império; porém, rodeada de mortíferos rivais, se Mara quiser sobreviver, tem de ser a melhor. Como se isso não bastasse, Mara tem de combater batalhas em duas frentes: no viveiro de intriga e traição que é a corte dos Tsurani, e no seu coração, onde a paixão por um escravo bárbaro do mundo inimigo de Midkemia a leva a questionar os princípios que regem a sua vida. A Serva do Império é o segundo volume da magnífica saga épica de Feist e Wurts - uma das colaborações mais bem-sucedidas de todos os tempos no estilo fantástico.

Opinião:


Quantos mais livros vou lendo do escritor, mais este vai subindo e tornando-se num dos meus escritores favoritos a nível de literatura fantástica. Se o 3º e 4º volume da saga do Mago (Espinho de Prata e As Trevas de Sethanon) já me tinham arrebatado, agora o entusiasmo duplicou com esta nova saga, mais baseada em jogos políticos, passado nos territórios dos Tsurani (onde a honra está sempre presente e acima de tudo). Mas temos igualmente a presença de personagens de Midkemia (como escravos e vistos como bárbaros, mas que acabam por ter o seu papel neste livro).

Das coisas que mais gosto no escritor é a forma como descreve combates, ao nível de Bernard Cornell e que, sem ser exaustivo, consegue dar-nos a visão do que se está a passar dos dois lados dos campos da batalha, a leitura que cada interveniente faz do decorrer da batalha, e como pode virá-la a seu favor, tudo isto feito de uma forma magnifica, que nos faz suspirar por saber mais do que irá acontecer. A nível de enredo e quem já leu o escritor, conhece a complexidade que este universo tem. Agrada-me imenso a forma como o escritor desenvolveu esta saga, mais numa vertente politica e jogos de poder, a fazer lembrar em certa medida George Martin e todos os enigmas, intrigas, armadilhas que são jogados na Guerra dos Tronos e tal como Martin tem personagens com as quais ficamos encantados mesmo que não sejam demasiado profundas. Mestres de Espionagem (a fazer lembrar Varys por exemplo), muito bem desenvolvidos, conselheiros de estado, responsáveis pelas finanças, comandantes de guerra, tudo personagens que têm um peso enorme no livro em que a sua lealdade é determinante para todos estes jogos políticos e a defesa de cada casa.

Quanto ao desenvolvimento do livro em si, e depois dos acontecimentos do livro anterior, o ódio em relação a Mara aumenta (grande personagem) não só com o aumento do poder da sua casa, mas acima de tudo por ter vingado a morte do seu Pai e do seu Irmão, de uma forma que, o patriarca da casa dos Minwanabi, (muito mais poderosa no circulo da corte dos Tsurani) tivesse de pagar, com a sua vida, a traição realizada aos Acuma. O seu sucessor, seu descendente Desio, na ansia de se vingar da desonra caída sobre a sua casa, joga tudo para aniquilar Mara, tendo recorrido ao seu primo Tasaio, que tinha sido o mentor da morte do pai e irmão de Mara (um personagem excelente, não digo vilão porque nisto cada casa defende os seus interesses), e foi ele novamente que com a sua inteligência, astucia, e capacidade de estratégia, preparou a "cilada" aos Acuma.

Não querendo estar a revelar muitos mais pormenores do enredo até para não efetuar nenhum spoiler, há muitos mais fatores de interesse além destas duas meras casas. Outras casas mais poderosas e com interesses estão sempre à espreita de deslizes, a presença de uma raça (Cho-ja) que vivem no subsolo e reinados por uma Rainha e que são sem duvida uma mais valia para o enredo e com muito ainda por explorar. Temos claro a presença da personagem O Imperador a mais alta patente do império e claro os Mantos Negros, mais conhecidos entre os Tsurani como os Gloriosos que estão acima da lei. Penso que quem já leu os livros anteriores se lembra de um nome Milamber (apareceu pouco, mas bem, muito bem).

Trabalho excelente a nível de revisão e apenas penso que a sinopse do livro é algo reveladora do enredo, em especial com um personagem de nome Kevin.

Uma saga que me está a surpreender pela positiva e que recomendo a todos os admiradores de livros de fantasia (embora exista pouca como referido), mesmo que não tenham lido os livros anteriores.

" Em assembleia - explicou pacientemente Arakasi -, o que não é dito é bem importante: quem não se aproxima da cadeira de um senhor, quem hesita e quem é visto com quem, tudo vale mais do que as palavras" 

A fazer lembrar todos os estudos que Breu passou a Fitz Cavalaria.

34 comentários:

  1. OLÁ Fi,
    Parabéns pela resenha, muito boa, e me fez ficar com mais vontade ainda de ler esse livro, ou melhor essa série, q vai ser a 1° a ser lançada pela SDE aqui no Brasil, estou aguardado ao menos "Mago - aprendiz". Enfim, quando eu ler o livro faço questão de conversar sobre ele com vc, podemos??? :D

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Claro que sim, logo que leres o Mago, que vai começar a ser publicado ai no Brasil, não desistas logo, como referi neste comentário os livros seguintes são muito bons mesmo.

      Penso que foi uma excelente aposta da Editora, começar por publicar ai o Feist, espero que faça sucesso mesmo :)

      Bjs

      Eliminar
  2. Olá, amigo Corvo! Tanto tempo sem dar uma passada aqui. Já estava com saudades. Como sempre, excelente artigo.

    Torço para que esse autor seja sucesso aqui no Brasil e tenhamos essa série aqui também. Bem, eu vou ficar com a leitura em inglês, pois já tenho os livros e só não li por achar que precisava ler os livros da outra série antes.

    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Cassiana,

      Sempre bem vinda as tuas visitas, sei perfeitamente que nem sempre tens tempo para comentar em todo o lado e ainda bem que gostaste de ler o comentário :)

      Sim faço votos que tudo corra bem por ai e não deixes escapar, vem ai o Tigana do Gavriel Kay, como sabes não me canso de o elogiar. Penso que a Editora está a apostar bem por ai e já tem Malazan para o ano e tudo :)

      Curioso por ler depois o teu comentário :)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  3. Olá Fiacha =)

    é com prazer que leio mais um comentário teu sobre estes livros! De certo que vou gostar desta saga. Este ainda parece ser melhor do que o primeiro, pelo que dizes! Milambar, é o Pug!!! =D que bom, ainda me dá mais vontade de o ler!

    Não vai ser para breve que vou ler estes livros, mas vou lê-los num futuro próximo.

    Gostei muito da tua opinião =)

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria Rita,

    Bem conhecendo os teus gostos, não tenho a menor duvida que vais adorar e seguramente ficar surpreendida, mas depois eu vejo :D

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Fiacha,
    Já li o primeiro volume da Saga Império e adorei, estou ansiosa por ler a continuação.
    Excelente critica.. bem estrutura e justificada.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana,

      Então vais continuar a godtar imenso da continuação, embora não encerre um ciclo como o anterior volume, tem um final de cortar a respiração.

      Obrigado, ainda bem que gostaste :)

      Bjs

      Eliminar
  6. Olá meu amigo ^_^

    Ora aqui está um livro que já estive prestes a comprar, mas as opiniões acerca do mesmo são tão divididas entre o mau e o bom, que tenho deixado suspensa esta leitura.
    Gostei bastante do teu comentário e fez-me avaliar o meu disparate em não experimentar a leitura, além de que, pelo que já li este escritor é muito bom :P
    Mais uma vez, excelente escola e comentário..:D
    Boa continuação, beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  7. Olá amiga ^_^

    Isto das opiniões são sempre de respeitar mas não sei se reparaste, quanto a mim este está cada vez mais a tornar-se um dos meus escritores favoritos a nível de fantasia (valendo lá isso o que vale)e apenas digo que apenas os dois primeiros volumes da serie o Mago (Aprendiz e Mestre)me fizeram duvidar o de porque ser considerado um dos melhores escritores de fantasia, algo que se esclarece com os dois volumes seguintes da saga, sendo ambos muito bons mesmo :)

    Quanto a este livro é o 2 de uma nova saga, logo deves comprar primeiro o volume 1 :D e digo-te que é totalmente diferente da saga anterior, mais com jogos políticos e que pode ser lido sem leres os anteriores, mas que como é óbvio não será a mesma coisa.

    E sinceramente não vi ninguém ainda dizer mal desta nova saga, pelo contrário, mas como é obvio mesmo existindo são tão validas como a minha lol

    Este escritor não engana em especial com esta saga, caso a queiras ler já sabes, mas apenas esta porque a anterior são 4 + 2 e esta já vai no segundo....como sabes tenho outros a levar-te, olha as minhas costas *assobio*

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Fiacha,

    neste momento estou a ler este livro. Não perco uma oportunidade de ler o Feist (para mim é dos melhores no género) e acredito que este esteja muito bom. O que escreveste na tua opinião era o que esperava e agora ainda fica maior a vontade de o ler mais depressa: jogo político.

    Parabéns pela análise. Agora vou acabar de ler o meu e depois deixo-te aqui a minha opinião.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís,

      Ainda bem que o meu comentário te despertou ainda mais o interesse e tenho a certeza que a tua analise vai evidenciar ainda melhor a qualidade desta saga, curioso por a ler :)

      Abraço

      Eliminar
  9. Ainda não vou tão avançado, alias ainda vou muito lá atrás, mas com comentários como o teu vou ver se consigo colocar as leituras em dia porque parece que estou a perder bons momentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco,

      Sei que gostas de diversificar a literatura, mas sim penso que quanto mais fores lendo o Feist mais o vais admirando, proporciona grandes momentos de literatura fantástica e esta nova saga, repito, tem mais uma vertente politica, com personagens tipo Varys, Mindinho e claro bons estrategas militares...e Mara uma miúda ;)

      Abraço

      Eliminar
  10. Olá Fiacha
    Estás a deixar-me bastante curiosa com esta segunda saga do Feist. Como sabes fiquei pelo 4º volume (As Trevas de Sethanon).
    Não será de seguida pois tenho muitos à espera, mas quero ver se os leio. Muito embora eu tenha gostado bastante da personagem do Pug, que, pelo que percebi dos teus comentários, não entra nestas "novas lides", tenho pena.
    Mas pelo que dizes, outras personagens interessantes surgem por aí.
    Excelente comentário, gostei muito
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  11. Olá Caminhante,

    Sendo assim podes passar diretamente para esta saga, não necessitas de ler de imediato os dois seguintes uma vez que tem mais a ver com os descendentes de Arutha.

    Milamber não te faz recordar um manto negro que esteve junto da comunidade Tsurani e que até foi escravo e tudo ?

    Tenho a certeza que tal como eu ficarás ainda a gostar mais do escritor ;)

    Bjs e boas leituras por esses universos do Gene Wolfe :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espera aí a ver se te entendo...
      O Milamber entra aqui ? :D :D :D
      pensei no comentário que apenas te estavas a referir á comunidade dos mantos negros.
      hum....bem interessante
      Urth está cada vez melhor ... genial
      bjs e boas leituras para ti também

      Eliminar
    2. "Penso que quem já leu os livros anteriores se lembra de um nome Milamber (apareceu pouco, mas bem, muito bem)."

      Não quis referir diretamente Pug :D

      Ainda bem que estás a gostar, muito curioso por ler as tuas opiniões sobre os livros do Gene Wolfe :)

      Bjs

      Eliminar
    3. lol

      Estava a citar uma parte do meu comentário amiga caminhante, sim o Pug entra mas como manto Negro e vai dar que falar ehehehe....mas atenção magia por estes lados há pouca, é mais jogos politicos, vais gostar ;)

      Eliminar
  12. Olá Fiacha!

    Como sabes ainda não conheço nada deste escritor, apesar de há muito tempo o querer ler. Gostei imenso de ler o teu comentário, deixas-me ainda com mais vontade de conhecer Feist!

    Beijinhos e uma boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia,

      Como sei que gostas de fantasia, é uma boa aposta, sei que não se pode comprar tudo o que queriamos, mas penso que iris gostar....alias é um dos escritores que a Editora publica com mais regularidade, logo tem que ter uma legião de seguidores, seguramente ;)

      Bjs e boa semana para ti tambem :)

      Eliminar
  13. Olá Fiacha!
    Ainda só comprei 1 livro deste escritor mas ainda não li. Tenho a intenção de comprar mais. Tenho lido bons comentários acerca do mesmo. E tu como sempre não és excepção. Porque me mantens sempre bem informada. Preciso de saber uma coisa, tem algum romance, namorico ou algo do género? :)

    ResponderEliminar
  14. Olá Luisa,

    Por acaso estou a ler um livro O Terror de Dan Simmons onde a ação se passa ai para os lados onde estás e que está a ser bem interessante :)

    Fico contente que tenhas a minha opinião em consideração e que nunca te desiluda :D

    Quanto á questão que me colocas há sempre embora não tão intenso como por exemplo os da Juliet Marillier.

    Agora nesta nova saga onde Mara é a protagonista ai sim irás encontrar algo que te agrada, ora deixa-me dar-te um exemplo.

    recordas-te nas cronicas de Bridei a Ana ter que ir fazer um casamento por conveniência do rei Bridei ?

    Sendo esta saga mais numa vertente politica aqui tambem há esse tipo de "movimentações" e já agora se leres o resumo terás uma forte pista ;)

    Bjs e obrigado pela visita

    PS: A SDE foi para o Brasil, se calhar até fica mais barato comprares os livros através de lá e se não estou em erro em novembro será lançado um livro de um escritor canadiano Guy Gavriel Kay que mesmo se o ter lido, recomendo-te já de imediato ;)

    Experimenta saber se os portes ficam caros :D

    ResponderEliminar
  15. Caro amigo Fiacha, vou ter de deixar de acompanhar o teu blog!!
    É uma desgraça para a minha carteira.
    Bem, tentei manter-me à parte desta nova saga do Feist, mas caí em tentação!
    Já comprei o MAGO - A FILHA DO IMPÉRIO e conto ler assim que possível :)

    ResponderEliminar
  16. Olá amiga Nidia,

    Ias-me deixando KO, mais que o proprio Martin, não faças isso que a tua presença no blog é sem duvida um enorme prazer para mim e sei bem os teus gostos literários ;)

    Vais adorar, tenho a certeza, depois vou querer saber a tua opinião :)

    Obrigado pela visita, as minhas desculpas à tua carteira, não se zanguem por causa de mim e bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  17. Olá Paulo :)

    Gostei bastante da review, é como te digo, cada vez tenho mais vontade de ler os livros desse autor. Não tardará muito até que os leia :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Milkita,

    Que bela surpresa a tua visita, espero que esteja tudo bem contigo acima de tudo :)

    Ainda bem que gostaste e quanto mais livros fores lendo do autor mais o vais ficar a admirar, pelo menos é o que me está a acontecer a mim :)

    Bjs boas leituras e volta sempre :)

    PS: Atenção que está ai o Forum Fantástico :D

    ResponderEliminar
  19. Bela opinião! Fiquei ainda mais curiosa.
    ;)

    ResponderEliminar
  20. Olá Clarinda,

    Ainda bem que gostaste....uma bela aposta esta nova saga :)

    Bjs :D

    ResponderEliminar
  21. Olá Fiacha...

    Bom comentário... Gostei... Mais uma vez fiquei com vontade de continuar a ler Feist. É sem dúvida um bom escritor, que criou um mundo bem interessante.
    Vou um pouco mais atrasada que tu, pois apenas li os primeiros 4. Mas espero lê-los num futuro, não muito longe... lol
    Continua com o bom trabalho e actualizando-nos com as tuas leituras.
    Bjs e boas leituras...

    ResponderEliminar
  22. Olá amiga Ana,

    Obrigado e ainda bem :). Podes passar diretamente para a leitura desta nova saga, não necessitas de ler os outrtos dois onde são os filhos de Arutha os protagonistas, embora até sejam giros.

    Já sabes se quiseres ler, estão à disposição, é mais uma forma de os divulgar através do teu blog :)

    Assim farei, "palavra de não escuteiro"

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  23. Olá amigo corvo :)

    Ainda estou muito atrasada nos livros deste escritor, ainda só li o "Mago Aprendiz", mas já tenho na calha o segundo volume. Confesso que embora tenha gostado do volume inicial, não me conseguiu fascinar inteiramente, mas já ouvi dizer que a saga melhora de livro para livro e ao constatar que gostaste tanto desta obra em específico, acredito ainda mais nestas afirmações. Mal tenha oportunidade tenho de tentar colocar esta saga em dia. :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  24. Olá amiga Rita,

    Confirmo tudo o que referes, vai melhor e muito nos livros seguintes e fazes muito bem :)

    Bjs e espero que tenhas tido umas boas férias :D

    ResponderEliminar