sábado, 28 de setembro de 2013

O Terror - Dan Simmons



Na primavera de 1845, Sir John Franklin comanda uma expedição de dois navios e 130 homens numa viagem arrojada para o distante e desconhecido Árctico. O seu objectivo: encontrar e mapear a lendária Passagem do Noroeste que, supostamente, ligará os oceanos Atlântico e Pacífico.
Dois anos depois, a expedição, que começou sob um espírito de optimismo e confiança, enfrenta o desastre. Franklin está morto. Os dois navios (o Erebus e o Terror) estão fatalmente presos nas garras do gelo. As rações e o carvão escasseiam e os homens, mal preparados, lutam diariamente para sobreviver ao frio letal.
Mas o seu verdadeiro inimigo é bem mais aterrorizador. Existe algo à espreita nas trevas glaciais: um predador oculto que captura marinheiros e abandona os seus corpos na vastidão de gelo…
O Terror é simultaneamente um romance histórico rigorosamente pesquisado e uma homenagem ao melhor que a literatura de horror ofereceu até hoje. 



Opinião:

Um livro brilhante, sendo eu seguidor da Coleção BANG e já com imensos livros lidos da mesma, é com espanto que verifico que, quer este escritor, quer estes livros me passaram ao lado e desde já digo, com toda a certeza, que entram para o meu top 10 de livros preferidos da Coleção. 

Foi muito bom, ter os dois livros à disposição, pois li-os de seguida, não tendo de esperar pela publicação do segundo volume. Assim sendo este comentário acaba por ser para ambos os volumes, considerando-os como sendo um único livro (julgo que na versão original é só um único livro que foi dividido em Portugal, podendo estar enganado). 

São várias as coisas que me agradaram no livro, bem planeado e acima de tudo acaba por ser um grande Romance Histórico, onde se nota claramente que o escritor fez um trabalho de pesquisa notável. É-nos apresentado um retrato da época, quer a nível das culturas e mentalidades, acabando por ficarmos a conhecer algo mais sobre o quanto são difíceis as explorações ao Ártico. Mas não só, o autor explora a natureza humana perante uma questão de sobrevivência, verificando qual o limite até onde facilmente se perde a racionalidade ? 

Outra coisa que me agradou no livro foi ser contado por diferentes pontos de vista, que funcionaram de uma forma bastante positiva e que acabou por ainda dar mais profundidade às mesmas, enriquecendo o enredo. 

Acredito que possam considerar os livros um pouco descritivos, mas quanto a mim foi uma mais-valia, pois acabou por ajudar a que, de uma forma solida e segura, as personagens acabassem por ter mais profundidade bem como o relatar da expedição ficasse devidamente fundamentada. Não quer com isto dizer que a leitura do livro se torne lenta e que o enredo não avance, nada disso. Temos muita ação, muitos mistérios que nos deixam ansiosos por ver desvendados, mas tudo feito a seu devido tempo e onde somos surpreendidos com várias surpresas, que confesso que não esperava. 

Não deixa de ser um livro cruel, violento, que nos faz sofrer, que nos deixa em constante suspense, basta ler a sinopse do livro para verificar que algo corre mal, que a expedição não está preparada para o que o destino lhes reserva e como se não bastasse algo de maligno se encontra bem perto do local. 

Se numa primeira fase é esta "entidade maligna" o centro do enredo, numa fase posterior é a luta pela sobrevivência, a perda da racionalidade e a crueldade no ser humano (a que ponto esta pode chegar), acrescido ainda do choque das diferenças culturais dos personagens, protagonistas do enredo, que acabam por ser o foco de interesse e que é desenvolvida de uma forma como nunca tinha visto antes, confesso. 

Gostei do pormenor do escritor não ter problemas de "matar" personagens-chave do enredo, algo que me agrada nos livros (Ai George Martin foste tu que me mudaste esta mentalidade), embora aqui e até por todo o sofrimento que vamos seguindo ao longo do livro, tenha sido mesmo cruel.

Por fim temos um final, que não sendo totalmente avassalador é bem preparado, feito de uma forma consistente e inteligente e que confesso me agradou bastante. 

Um livro que só posso recomendar e se me permitem uma sugestão não percam a oportunidade de comprar estes livros que podem ser adquiridos via site da Editora através de um Pack “O Terror” e que, com mais um pequeno esforço, compram outro excelente livro “Vodu nas Caraíbas” de Tim Powers, podendo assim obter outro livro de oferta de acordo com as promoções habituais da Editora. Resumindo a sugestão é de : 4 livros por 25 € .

Seguramente pretendo ler mais livros do escritor, agora resta saber qual o seguinte, aceito sugestões.

A Coleção BANG! no seu melhor.

Segundo Stephen King: “Um romance intenso, absorvente e arrepiante como só Dan Simmons podia escrever.”

53 comentários:

  1. Olá caro amigo Fiacha,

    Bem..deixa-me que diga que os teus comentários estão cada vez melhores e as tuas escolhas de leitura de excelência :D
    Particularmente não gosto de leituras que tenham base o terror, no entanto, parece-me ser bastante interessante, até porque, o enredo em si pressupõe esse "terror" involuntário e inevitável pela situação que parece ocorrer da aventura aos mares e ficar-se preso no gelo. Fica a recomendação e uma pitada de curiosidade. Estás de parabéns :D Boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga ;)

      Sim tem momentos de terror, crueis, de sofrimento mas não é propriamente um livro de Terror puro, é muito mais que isso é um livro muito bom e que adorei de ler.

      É quanto a mim dos melhores livros da coleção bang e vê a sugestão que deixei no comentário, vale bem a pena só vos digo :)

      Obrigado, ,fico contente que tenhas gostado :)

      Bjs e baos leituras ;)

      Eliminar
  2. Olá Fiacha
    Hum, este livro interessa-me... parece-me bem interessante pela sinopse, e claro depois de ler o teu comentário ainda mais curiosa fiquei.
    Apenas não partilho do teu gosto pelas mortes à La Martin. As personagens tem de morrer quando tem, na minha opinião, mas isso já sabes :)
    Vou acrescentá-lo á minha lista :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante,

      Dado a complexidade, grandeza do livro, seguramente que é um livro ao teu estilo, muito bom mesmo, com personagens muito boas.

      Quanto as mortes são bem feitas, digamos assim, que nos fazem sofrer, que nos deixam surpreendidos e a perguntar mas será mesmo que matou o personagem ? Gosto. Não falo de mortes, de matar por matar :D

      Não sei se já leste algum livro do escritor, mas recomendo-te vivamente ;:)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  3. Bem não fi os livros e confesso que já tinha ficado curiosa acerca deles, pela sinopse. E como de momento não posso comprar livros, lá vou ter de esperar, embora tenha sempre o que ler, o problema não é esse mas sim, a falta de tempo.
    Voltando aos livros fiquei curiosa com a tua opinião, pois a parte onde dizes que podem ser muito descritivos, fez-me lembrar de um dos meus escritores preferidos Júlio Verne, também há muita gente que não gosta de o ler por isso mesmo muita descrição, mas acho que em certos livros, e contextos ajuda o leitor a inteirar-se do meio envolvente, e do carácter das personagens.
    Também já me tinha chegado aos ouvidos que é um livro um pouco violento, mas para quem lê George Martin, penso que deve ser relativo, o próprio título no meu ver insinua um pouco isso mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Olá Angelina :)

    Sem duvida, não li Verne embora tenha aqui dois livros dele por ler, mas aqui o ser descritivo é uma mais valia para o enredo sem a menor duvida.

    Não é violência gratuita, mas que decorre do normal desenrolar do enredo, nesse aspeto o escritor é brilhante.

    Penso que o titulo +e algo enganador, mas tem momentos duros e crueis sem duvida e não é para todos :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  5. Olá Fiacha!

    excelente comentário, ainda fiquei mais curiosa depois de o ler. Há mais ou menos cinco três anos que ando na tentativa de ler estes livros, porém ainda não aconteceu. Aparecem outros, vou-me esquecendo deles, tenho algum receio de investir e não gostar, optando por algo que já conheço. No entanto, agora que li este teu comentário parece-me que posso avançar sem receio de não gostar!

    Enredos inteligentes é o que melhor há para ler =)
    Também o facto de conter um contexto histórico é muito bom, pois dá um ambiente muito mais forte e real à história.

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria Rita,

    Sem duvida que será uma excelente aquisição e lê bem a sugestão que apresentei porque até podes conseguir 4 livros por +-25€ via site.

    Como referi é dos melhores livros da Coleção BANG que li até ao momento, muito bom mesmo :)

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  7. Olá, Fiacha! Adorei o artigo; muito bem escrito como sempre. Sabes bem que sou fã do gênero e O Terror vai para a minha lista com certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi :)

      Este não engana é mesmo um excelente livro. Não sei se a SDE tem os direitos ai para o brasil, mas seria uma excelente aposta :)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  8. Fiacha a espalhar terror ! lol
    Nunca li nada deste autor, mas seguindo a teu entusiasmo, espero dar-lhe a devida atenção.
    Obrigada pela sugestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nidia,

      Por acaso só o li porque ao comprar uma vez via site estava como oferta o primeiro volume e escolhi esse e em boa hora o fiz.

      Grande livro como digo na minha opinião um dos melhores que li da coleção :)

      Hora essa nada a agradecer só tentei ver que está em boa conta :)

      Bjs, boas leituras e venham mais livros da Jacqueline Carey :D

      Eliminar
  9. Quem é amigo e dá bons conselho, quem é?! Pois é eu disse que ias gostar.
    É um excelente livro(s) e sim foi divido por cá, mas no original é um só volume.

    O Dan Simmons é realmente um grande escritor, pena que passe ao lado dos leitores/compradores por cá, mas ai também não existem novidades. Para além deste(s) aconselho o excelente "A Canção de Kali":

    http://www.saidadeemergencia.com/produto/litfantastica-bang/-o-202348/a-cancao-de-kali-edicao-especial/

    http://www.saidadeemergencia.com/produto/litfantastica-bang/-o-202348/a-cancao-de-kali/

    Agora só me "falta" ler "O Mistério de Charles Dickens" (por cá também divido em dois), mas vou esperar pelo pack, que deve sair quase de certeza, o que é pena pois só vai servir para mostrar que os livros não vendem, mas isto já é outro assunto.

    Leiam os livros que são muito bons ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco,

      Sem duvida que me estava a passar ao lado este grande livro e vou seguir a tua sugestão (idêntica ao do Barreiros, que alias foi ele o tradutor).

      Pois faz sentido o que estás a dizer, quer isto dizer que já leste o Clube de Patifes é isso ?

      Sem duvida :D

      Abraço e boas leituras :)

      Eliminar
    2. Admito que ainda não li "O Clube dos Patifes", mas com esta conversa toda acho que vai ser a minha próxima leitura...

      Eliminar
    3. Ois Marco,

      lol ficaste mesmo com vontade, :D

      A ver se consigo ler A Canção de Kali, que segundo penso ainda deve ser mais "duro" que este, mas vamos ver :)

      Abraço

      Eliminar
  10. Oi Fiacha,
    gostei de sua resenha, e do que foi lido, o livro pareceu-me muito bom, se eu tiver oportunidade, irei ler. De fato Fiacha, quanto mais vc escreve, mais as suas resenhas
    ficam melhores, Continue!

    Abraços e boas leituras

    ResponderEliminar
  11. Olá amanda.

    Obrigado, fico contente que acompanhes o blog e gostes dos comentários.

    Faz isso sim, se poderes não percas a possibilidade de ler esta demanda, digna de ser compara com uma ida a Morder :)

    Bjs e boas leituras :D

    ResponderEliminar
  12. Mauuuuuuuuuuu....
    Olá Fiacha tu és terrível. Fazes ideia do que me fazes passar?
    Gosto imenso de espreitar o teu blog, por várias razões. Temos gostos literários semelhantes e porque recomendas sempre óptimos livros. E ao que parece este não foge a regra. É por isso que pergunto se sabes o que me fazes passar porque para mim é difícil adquiri-los. Por razões que sabes.
    Bem parece mesmo um livro bastante bom e ao que parece é preciso ter estômago. Agrada-me bastante a parte em que é contado em vários pontos de vista. Não acho graça nenhuma e já referi noutros comentários dividirem os livros. Quando na versão original é só um.
    Tenho seguido atentamente o teu blog e tenho que dar-te os parabéns. Nota-se uma grande evolução da tua parte. E tens-me ajudado imenso. Graças a ti abri os meus horizontes literários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      LOL não te zangues ehehehe

      Bem até deixar o corvo *corado* com o teu comentário e fico contente que te possa ajudar na escolha de livros, acontece-me imenso a mim tambem, este livro é um exemplo, passava-me completamente ao lado.

      Pois sei que a tua situação é complicada, que já enviaste mails à Editora e acredito que seja de dificil resolução ainda assim vou tentar saber algo :)

      A questão dos diferentes pontos de vista está mesmo muito bem desenvolvida aqui sem a menor duvida, bem conseguido :)

      Mais uma vez obrigado e isso é muito bom, abrir horizontes este livro foi para mim uma agradável surpresa ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. Olá Fiacha!!!

    Já ando de olho nestes livros há algum tempo, mas nunca me chego a frente para o comprar. Realmente parece um excelente pack.
    Gostei de ler a tua opinião, e ainda me deu mais vontade de o ler, mas para já vai ter de aguardar, pois tenho outros planos! =P eheh
    Continua com o bom trabalho que tens feito até aqui.
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  14. Olá Ana :D

    Fazes bem, não deixes passar ao lado livros com esta qualidade e na verdade o Pack até está muito apelativo e vale bem a pena :)

    Eu sei e são planos muito bons, quem me dera poder concretizar ;)

    Obrigado.

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  15. Hey Fiacha

    Gostei do teu blog e da tua opinião, e afinal o meu primeiro comentário não entrou mesmo.
    Tinhas razão não sei o que se passou :(
    Boa semana e um abraço
    Até uma próxima

    ResponderEliminar
  16. Hei amigo Stark :D

    Fico contente que tenhas gostado e isso deve ser falta de habito :D

    abraço e boa semana :)

    ResponderEliminar
  17. Olá Fiacha,
    Parabéns por trazeres o Dan Simmons ao teu blogue.
    Eu acrescentaria que "O Terror" é mais um livro de horror que de terror.
    Trata-se de um romance que parte de uma base histórica e factual, mas que depois nos mergulha no mais puro horror: horror da vastidão gelada, horror na luta pela sobrevivência em condições limite, horror nas relações que o medo provoca no homem face a uma natureza que não controla, e face a emoções que também não controla.
    É um romance cruel,violento, terrível, como terrível é tantas vezes a natureza humana que Simmons tão bem retrata.
    É com muita pena minha que este magnifico autor "passa ao lado" do leitor português, e por isso não deixem de ler a "Canção de Kali" que é notável ( neste romance o verdadeiro horror encontra-se na cidade de Calcutá e nos seus mistérios ), e não percam num outro género "O Clube de Patifes", que mistura romance histórico com espionagem e com um Hemingway como nunca o imaginaram, e o inclassificável "Drood" com os personagens extraordinários de Wilkie Collins e Charles Dickens, todos publicados na Bang!.

    Abraço
    Ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo João,

      Curioso estou neste momento a ler o livro Ubik do Dick, nem sei porque será que me deu para ler o livro *rolar olhos*

      Curiosamente costumo recorrer aos teus conselhos na feira do livro de Lisboa e não tenho ideia de me teres recomendado este autor (tivemos na banca da SDE)

      Sem duvida que é como referes, penso que é um escritor brilhante e quero seguramente ler mais livros dele:

      Penso que até tem havido um esforço da Editora para publicar os seus livros, pena realmente que não lhe sejam dados os devidos destaques e a revista BANG por exemplo seria um bom local para o fazer.

      Grande abraço e volta sempre, alias o próximo livro a comentar deve ser mesmo o Ubik do Dick :D

      Eliminar
  18. Olá Paulo :)

    Já te tinha confessado que tinha este livro debaixo de olho, pela sinopse interessante e pelas cotações que tinha acompanhado do mesmo, contudo não sabia bem o que esperar. Ao ler a tua opinião fiquei sinceramente muito curiosa, gosto da particularidade de ser um autor ousado, sem receio de "matar" personagens, da forma como parece abordar o modo como as pessoas mudam quando confrontadas com situações extremas. Enfim, fiquei mesmo cheia de vontade de experimentar e estás, sem dúvida, de parabéns pelo comentário. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá amiga Rita,

    E que belo livro amiga, bem que gostava de ver o livro ser comentado no teu blog por ti, seguramente saberias mostrar ainda melhor o que de bom o livro tem.

    É como refiro dos melhores livros que li da Coleção BANG e como sabes já li alguns ;)

    Obrigado e BJS :D

    ResponderEliminar
  20. Olá Fiacha!

    Por acaso este mesmo livro ia figurar num destes dias da brincadeira que comecei no blogue, de um livro por dia para comemorar o Dia das Bruxas. Só por mero acaso é que não vai ser, mas fiquei na mesma curiosa por o ler. Ainda por cima, gostei imenso do teu comentário - é, aliás, um dos melhores comentários que já li teu!

    Talvez um dia o consiga ler.

    Beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  21. Olá Nádia,

    Um livro de horror, terror, mas muito mais que simples bruxas :D

    Um livro que se tiveres oportunidade lê que é marcante sem duvida e do melhor que li nos últimos tempos, muito bom :)

    Bjs e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu sei, eu tentei reunir 31 livros de terror ou pelo menos com algum desse sentimento, até porque as bruxas hoje em dia encontram-se muito banalizadas :) Daqui a 20 minutos sai a nova recomendação diária :P

      Eliminar
    2. Sendo assim quero espreitar as tuas escolhas :D

      Eliminar
  22. Olá Fiacha!

    Obrigada pela tua crítica! Está óptima! (Como sempre :P).

    Eu ainda estou a ler este livro (estou no segundo volume, sensivelmente a meio) e posso concordar contigo quando dizes que é bastante descritivo... de facto percebe-se que o escritor descreve bastante algumas situações, que em determinados momentos nos faz perguntar o porquê de se estar a focar tanto naquele detalhe naquele momento, mas que depois com o avançar da leitura fica claro por onde nos quer levar... até percebermos o quanto foi importante a informação que nos deu algumas páginas atrás. A meu ver, esta descrição extensiva é o que torna o livro tão poderoso! Conseguimos sentir a fome, o frio, o medo, o desespero de cada uma das personagens... é mesmo incrível!
    O livro é cruel e violento mas, a meu ver, não é por causa da “entidade maligna” mas porque mostra a verdadeira natureza do ser humano...
    Confesso que o que mais me agradou no livro foi a maneira genial em como foram adicionados ingredientes de ficção numa história baseada em factos reais... ficou tremendamente bem feito e quase que podíamos ficar convencidos de que as coisas foram realmente passadas dessa maneira... é uma leitura fantástica e que, com certeza, vale bem a pena!

    E claro... pelo preço que está aproveito para reforçar a tua recomendação de se aproveitar a promoção porque, de facto está apetecível ☺

    Quanto a sugestão da próxima leitura do escritor, não te posso dar nenhuma... esta também foi a minha estreia... mas quando tiveres alguma partilha :D

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá wavegirl,

      Antes de tudo muito obrigado pela visita, és e serás sempre bem vinda :)

      Por acaso até me deixas com curiosidade de saber onde vais propriamente, pois todas as qualidades que referes vão ficar ainda mais patentes no final do livro :)

      O final será algo agridoce, mas ainda assim agradou-me :)

      Partilho com todo o gosto, se tiver oportunidade, claro ;)

      Bjs e continua com esse grande livro, mas com manta por cima e se possível com um gatinho ao colo :D

      Eliminar
    2. Obrigada!

      Vou a meio do livro mais ou menos... não vou falar muito para manter o suspense em aberto para a malta que vai "mergulhar" agora neste mar... que é bem frio! :)

      Irei continuar sim... com a manta (obrigatória por causa do frio psicológico) e sempre com a gata ao colo (porque ela assim o determina :P).

      Eliminar
    3. Muito bem, é que sei que ainda terás ai umas boas surpresas era para saber mais ou menos onde andas e não tem problema em revelar spoiler, pelo menos aqui nos comentários.

      Mas depois saberei o que achaste do final e nos livros no global :)

      Bjs

      Eliminar
    4. Beeeemmmm... estou a caminhar para o fim... beeeemmmm BRUTAL!!

      Depois coloco aqui o que achei da saga toda... mas... fica aqui o brutal!

      :)

      Beijinhos

      Eliminar
    5. Fico muito contente, resta-me dizer, continua continua *assobio*

      :D

      Eliminar
    6. Estou pelo capítulo 56... meu Deus!!

      Eliminar
    7. lol,

      Eu avisei tem a crueldade tipo Martin ehehehe....continua :D

      Eliminar
  23. Nuca li o autor mas aguçaste a minha curiosidade....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana,

      Pelo menos estes dois livros não deixes escapar caso tenhas possibilidade é mesmo um conselho que te dou ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  24. Olá Fiacha!

    como sabes também li estes livros e gostei bastante. O final tem várias interpretações, o que me agradou, e a forma como o autor descreve certos aspetos que ajudam à sobrevivência está muito bem conseguido.

    Estou à espera que a editora volte a apostar neste autor!

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís,

      Sim e como sempre efetuaste uma analise muito mais bem conseguida que a minha, alias o teu blog é para mim o melhor com que a SDE trabalha ;)

      Sim aquele final é estranho, depois da demanda, do sofrimento tudo ter sido assim encerrado, agradou-me mas pode desagradar a outros....e tinha ali livro para continuar mas penso que fica bem como está :).

      Sem duvida, dai a leitura nunca se tornar demasiado descrita, pelo contrario funcionando como uma mais valia.

      E eu quero mesmo ler mais deste escritor, vamos ver quando :)

      Abraço!

      Eliminar
  25. Olá.

    Confesso que este autor me passava muito ao lado. Só quando editaram "O Mistério de Charles Dickens" é que tomei atenção ao autor. Ainda estou a espera do pack deste livro. :D

    Sobre o livro O Terror não estava para comprar, mas com o anuncio da HBO para serie, uma pessoa fica curioso e depois desta excelente critica, fiquei ainda mais curioso para saber a história deste livro.

    Finisterra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Mais um seguidor que me dá o prazer de ver comentar no blog, obrigado e já sabes sempre bem vindo e se tiveres que discordar, não gostar acho que tu e todos o devem fazer, desde que devidamente fundamentado :)

      Eu já via este escritor há muito mas nunca me passou pela cabeça apresentar um trabalho deste tamanho, confesso que fosse uma literatura que não fosse tanto ao meu género e como me enganei :D

      Se leste bem o comentário este está com Pack e com um preço que vale bem a pena e vai por mim fazes um excelente investimento :)

      Obrigado pelo elogio :)

      Abraço, boas leituras e venha lá mais livros do Jordan e do Feist :D

      Eliminar
  26. Oi Fiacha,

    Não sou, por natureza, um "amante" do género de terror, mas já li este primeiro livro e gostei bastante. Tenho já o segundo na prateleira mas aguarda vez de leitura.
    Gostei essencialmente do facto de o autor ter pegado numa história verídica, ainda que com acontecimentos bastante obscuros, e ter-lhe dado um sentido.
    A leitura da continuação não há-de tardar.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  27. Viva grande Artur,

    Sem duvida um livro que também me surpreendeu pela positiva, nunca pensei e deixa-me dizer-te que o melhor está para vir, não deixes de ler em breve o volume dois, muito bom mesmo ;)

    E momentos obscuros não irão faltar e fazes muito bem, vais ler um excelente livro :D

    Grande abraço :)

    ResponderEliminar
  28. Boas, Fiacha e companhia!

    Antes de mais, Fiacha, parabéns pelo comentário, estás cada vez melhor! :)

    E que grande livro, este!
    (falando também de os dois volumes de "O Terror" como um livro só, já que também li tudo praticamente seguido).

    Adorei esta leitura, apesar do conteúdo negro, frio e verdadeiramente assustador nela contidos. Sim, mais do que os limites da resistência física, são explorados os limites da resistência moral e espiritual daquela gente, e isso é que se torna verdadeiramente assustador, ver o que o ser humano é capaz de fazer em circunstâncias limite. E o autor é um verdadeiro artista a criar essas circunstâncias: sentimos cada arrepio, cada sombra, cada morte, cada crueldade, como se estivéssemos lá.
    E depois há os sustos inesperados, e, claro, aquelas cenas, típicas quando presenciamos uma história de terror em que, quando no nervoso de ver mais uma personagem a "lerpar", nos faz resmungar para nós próprios: "Mas que gente estúpida, estava-se mesmo a ver!" ou "Estavas a pedi-las, totó"... Ou seja, para quem gosta do género, sabe do que eu estou a falar e do "gostinho" que isso dá... lol
    Para mim só não é perfeito por causa de um pormenor. Lá para o final, houve uma parte em que, para mim, o livro, subitamente se tornou aborrecido. Gostei da escolha do final em si, da mensagem mais "filosófica" e étnica,e deixada à consideração de cada um. O que não gostei foi da maneira do autor a abordar, de forma muito descritiva e num tom que me pareceu diferente do que o autor usou até ali, como se aquela parte fosse escrita por uma pessoa diferente, funcionando, para mim, como uma grande quebra no ritmo de leitura. Mas enfim, é apenas um pormenor, que não deixa, de todo, que a minha admiração por esta obra se estrague.

    Resumindo, pormenores de escrita à parte, é um excelente livro, que recomendo a todos os apreciadores do género. E até a quem não seja propriamente fã de terror mas goste de uma boa leitura e não se importe, nem de apanhar alguns sustos, nem de "ver" algumas cenas mais violentas. :)

    Entretanto, sobre a "Canção de Kali", tenho a confessar que não gostei. Se calhar parti para a leitura dessa outra obra com expectativas muito elevadas, quer pelo facto de ter adorado "O Terror", quer pelas boas críticas que "A Canção..." tinha nos fóruns e nos blogs.
    A verdade é que, simbologia do mal e filosofia da natureza humana à parte (ambos de grande interesse, admito), o livro, para mim, teve dois defeitos irremediáveis: as personagens não me cativaram minimamente, não me consegui interessar pelos seus sentimentos e pelo seu destino; e, ao contrário de toda a gente que leu e aclamou o livro, não me senti minimamente transportada para Calcutá, nem envolvida o seu ambiente hostil e opressivo, como era suposto.
    Ao contrário de "O Terror", em que passei o tempo arrepiada (quer do frio quer dos acontecimentos)e a olhar para as sombras à minha volta pelo canto do olho, neste livro li tudo muito distanciada, não senti medo nem sequer nojo em nenhuma das partes em que penso que era suposto (segundo alguns comentários lidos previamente).
    Não sei o que passou, mas para mim, "A Canção de Kali" foi uma das maiores desilusões da coleção Bang. Talvez por isso, nunca mais tenha tentado nada novo deste autor. :(

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  29. Olá amiga Paula,

    Bem que rico testamento, sem duvida que fazes uma excelente análise ao livro (devias juntar-te aqui ao corvo e comentar livros lol) e sim achei algumas partes descritivas mas ainda assim importantes, para dar maior profundiade, mas em ceetos casos excessivo, admito. Mas concordo em nada deixa tirar valor à obra.

    Agora eu queria muito ler A Canção da Kali, mas conhecendo os teus gostos, fico agora de pé atrás, mas vamos ver ainda assim se tiver oportunidade leio.

    Obrigado pela tua visita, sempre uma mais valia e volta sempre :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Ois.

    Quanto aos testamento e o dedicar-me às análises mais a sério... bem, depende da inspiração e do tempo que tenho em mãos. Mas se tivesse que manter um blog ou escrever com regularidade provavelmente ia correr mal. Não tenho o mínimo de disciplina, nesse campo. :(
    Neste momento tenho de me dedicar a duas críticas que tenho pendentes, mas como são temas para mim por muito importantes - crítica final à saga de Kushiel e à segunda trilogia de Sevenwaters - queria fazer textos mais "especiais”. Mas como tanto o tempo como a inspiração escasseiam no dia-a-dia, vou adiando, adiando, adiando... Daqui a bocado tenho os novos para ler ( o Tigana e o novo da Juliet) e depois em vez de 2 textos tenho que escrever 4... ai ai. É só em Novembro que eles chegam, é certo, mas olha aos meses que acabei o último livro de Kushiel! Enfim. O habitual.

    Quanto ao "A Canção de Kali", não fiques já de pé atrás, pois é como te digo, acho que fui a única pessoa que leu "A Canção de Kali" e não gostou.
    Sabes que eu às vezes também consigo ser muito picuinhas com uma coisa, e se não engraço com as personagens começa logo o livro a perder o interesse. Por muito obra-prima que ele seja. Tenho vários exemplos disso, desde o "Contos de Natal" do Dickens, ao "As Vinte Mil Léguas Submarinas", do Júlio Verne. E só para dar dois exemplos, dos mais escandalosos!
    Se eu ainda tivesse o livro, oferecia-te, mas já o "despachei"... :( Já sabes como é, o espaço por aqui não é muito, e, se tenho oportunidade, dou logo o que está a mais... lol
    Se não quiseres fazer tão cedo esse investimento por inteiro, vai estando atento, pode ser que aparece numa das promoções 2= 3. Eu arranjei-o na Feira do Livro do Porto, já não sei bem em que ano, nos 40%. Calhou bem.
    E é como te digo, tem excelentes críticas, pode ser que até venhas a gostar. ;9

    Jokas

    (PS - tive de eliminar o comentário anterior que, não me tinha apercebido quando fiz a "revisão", estava cheiinho de erros...)

    ResponderEliminar
  31. Ois Paula,

    Mas sei que tens talento, eu próprio escrevo ainda pior do que tu, acredita mas com o tempo vamos ganhando experiência e acaba por ser engraçado e compensador.

    Mas para isso é verdade é necessário tempo e alguma dedicação / disponibilidade, para mim os teus textos são SEMPRE bem vindos como sabes.

    Quanto a Kushiel, que ainda recentemente há malta a comentar aqui no blog, que bom, sabes que aguardo o teu comentário, muito curioso mesmo.

    Quanto ao Tigana, já cá devia era estar lol e depois quero que partilhes o que achaste do livro (quanto tiveres oportunidade óbvio)

    Quanto à Canção de Kali ok, se tiver oportunidade vou ler, compreendo o que queres dizer :)

    Uma boa estratégia, aqueles livros que lemos uma vez gostamos, mas já não vale a pena reler, nada como dá-lo a um amigo :D

    Jokas

    ResponderEliminar