quinta-feira, 12 de setembro de 2013

DRAGÕES DE UM ALVORECER DE PRIMAVERA - LIVRO 3 DA TRILOGIA DRAGONLANCE



Krynn prepara-se para a batalha decisiva contra os servos de Takhisis, a rainha das Trevas. Os nossos companheiros têm em seu poder as misteriosas e mágicas orbes e lança de dragão, mas será isso o suficiente para resistirem às forças da escuridão?

Uma batalha ainda maior encontra-se por travar no coração de cada um dos heróis. Tanis está dividido entre a perigosa Kitiara e o amor incondicional de Laurana. Raistlin prossegue a sua demanda por mais conhecimento e poder entre os magos de Krynn, mas o preço a pagar é elevado e poderá não sobreviver. Saberá Caramon, o seu irmão, até onde vai a ambição de Raistlin? Tasslehoff aprende, pela primeira vez, a sentir medo pelos seus amigos.

Com o alvorecer, novos segredos e traições, mas também grande coragem e sacrifício, serão revelados. Os deuses são testemunhas de que nada voltará a ser o mesmo em Krynn.

Opinião:

Nos comentários aos livros anteriores já referi quais as qualidades que a saga apresenta, mesmo não sendo uma obra prima, não trazendo nada de novo ao universo da fantasia, ainda assim considero ser uma boa aposta e ideal para quem goste de fantasia. 

Para quem já leu estes livros há imenso tempo, é com um sorriso e uma certa nostalgia, que os vêem novamente publicados, é verdade que, atualmente e depois de já lerem muitas outras obras e escritores como George Martin, Robert Jordan, Tolkien, ou mesmo outros livros de FC, onde os universos são seguramente muito mais profundos complexos e adultos, não os voltariam a comprar e acredito que achem estes livros mais juvenis. 

Ainda assim, penso que é uma boa aposta pois se Eragon de Paolini ou mesmo Harry Potter conseguiu colocar tanta gente a ler, porque não Dragonlance ? Então a nível de MAGIA esta saga, e após este primeiro ciclo, acredito que ainda tenha muito a dar. Apenas me parece que o momento escolhido para publicarem a trilogia não foi o mais adequado, pois anda mesmo ai uma crise de venda de livros (falo sem saber números, mas é um palpite). Se tivesse sido publicado mais cedo e poder-se-ia ter tornado um caso sério de popularidade, algo que já teve em outros tempos. 

Quanto ao livro em si e que concluí esta primeira fase, foi o livro que mais gostei, mais negro, com crueldade e acima de tudo com um ritmo de leitura altamente viciante. Aliás penso que uma das mais-valias do livro é mesmo a escrita, consigo ler mais rápido esta saga que os livros de George Martin, não tem quebras, sempre de aventura em aventura, não querendo dizer com isto que não nos seja introduzida muita informação importante para percebermos determinados povos, momentos da história de Krynn, conhecermos melhor determinados personagens "chave" do enredo, o que está em jogo no enredo, as motivações, objetivos dos vilões e por ai fora. É uma trilogia muito equilibrada e coerente, mesmo tendo um ritmo de leitura alucinante. 

Quanto a personagens, foram introduzidas mais algumas ao enredo de uma forma bastante positiva, figuras misteriosas, sobre as quais acabamos por querer saber sempre mais e mais. Devo dizer que gostei dos vilões apresentados, ainda assim e mesmo tendo gostado de imensas é Raistlin a minha personagem preferida, alias até já tinha explicado o porquê, mas quanto mais o conhecemos mais o vamos admirando. Temos um final de trilogia que para quem a ler independentemente fica devidamente satisfeito, mas que nota claramente que a MAGIA ainda vai ser muito explorada e é sem dúvida aquilo que mais me agradou na trilogia toda. Aliás, assim “a quente” não me recordo de ver algum livro ou saga onde esta tenha sido tão bem explorada e acredito que ainda nem vimos nem metade do que tem para dar, Potter não de certeza, embora admire os seus livros, GED da saga Terramar da Úrsula le Guin, foi giro mas não tem a profundeza do que aqui nos apresenta, em O Mago de Feist, está lá perto, talvez a manha e o talento nos livros da Robin Hobb, mas ainda assim gosto mais do que aqui é apresentado. 

Nota positiva para o trabalho de revisão, não encontrei nem uma falha e numa opinião muito pessoal, as capas não favorecem os livros, ok associar aos do Martin tudo bem, mas os bonecos ? Se colocassem uma figura, como a apresentada no Duna para Raistlin, por exemplo, ficariam muito mais apelativas.

Trilogia com uma leitura alucinante, com personagens cativantes, muita aventura, mistérios, momentos divertidos e demandas por percorrer e não sendo nada de inovador, nem com a profundidade de Martin, foi uma trilogia que me agradou bastante, logo só posso recomendar a todos que gostem de um bom livro de fantasia. 

Venha a saga seguinte o mais rápido possível.

24 comentários:

  1. Olá Fiacha
    Ficaste bem entusiasmado com esta saga. Percebi que sem ser um livro inédito,isto é uma história inédita, tem bons personagens e muita magia. Dois bons ingredientes.
    Neste momento tenho tanto para ler aqui em casa, que prometi a mim mesma não pedir nada emprestado a ninguém....mas quem sabe num futuro.....
    Bjs e boas leituras, tem cuidado com a sombra, eh eh :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante,

      E mesmo o universo no geral, com vários povos e todo o seu historial é bem desenvolvido, sem duvida que são daqueles livros que lemos em menos de nada :)

      Quando quiseres já sabes, mais a mais o teu blog é mais um meio de divulgação dos livros ;)

      Bjs e ai a sombra, sim senhor rico livro de FC que me emprestaste, espero comentar em breve :)

      Eliminar
  2. Olá Fiacha!
    Já sabes a minha opinião em relação a este livro e por isso não há muito a dizer. Concordo com bastante do que dizes e na minha opinião, Raistlin e Tas fazem a diferença neste livro. Vamos ver o que acontece nos próximos, porque era interessante saber o que acontece a algumas personagens.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís,

      Conseguiste fazer uma grande análise à trilogia sem duvida, desde já os meus parabéns :)

      Penso que o mago é o que mais se destaca e com aquele final confirma-se mesmo como grande personagem que é, misterioso, astuto, inteligente, interesseiro, para mim foi desde sempre a mais valia dos livros todos e ficou confirmado todo o seu potencial.

      Quanto a TAS é impossível ficar indiferente ao Kender e de uma importância fundamental, nem fale a pena destacar todos os feitos que este personagem teve, recordo-me por exemplo da destruição de uma orbe de dragão numa altura fundamental...destinado a coisas grandes sem duvida :)

      Sem duvida e para mim muito curioso em saber sobre Kitiara, irmã de Raistlin e claro temos sempre Fizban ;)

      Abraço

      Eliminar
  3. Adorei a trilogia. Fiquei viciada e agora é com tristeza que cheguei ao fim... Excelente critica, só te digo a minha personagem preferida é o Tas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Lá está um publico que goste de fantasia e que não conheça esta obra chega ao final da trilogia e sente-se satisfeito e com vontade de ler mais sobre este universo.

      Como já referi no comentário anterior, TAS foi grande, basta recordar num momento tão delicado a coragem de destruir a Obre do Dragão, é grande este pequenote e é por esta personagem que vem o espírito de aventura, boa disposição....estava mesmo a ver que ia desta para melhor, mas vá lá safou-se :D

      Bjs

      Eliminar
  4. Como dizes no teu segundo paragrafo já li esta trilogia à muito tempo e desde então já me passaram pelos olhos muitos livros, bons e maus. Talvez lendo agora não teria a mesma opinião que na altura, é o mais certo, mas como dizes é uma historia cheia de aventura e não pára para dar descanso e nisso reside a sua força.

    Quanto a essa questão de não ter sido uma boa altura para lançar estes livros, estando nós numa crise nunca é uma boa altura, mas se vamos a esperar pelo momento certo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Claro penso então que compreendes o meu comentário, para quem como no teu caso já leu à muito já não vê como grandes livros, mas ainda assim penso que foi uma boa aposta da Editora e faço votos que faça sucesso, muito mais cativante por exemplo que o Paolini, de longe.

      Não o digo como uma critica negativa Marco, apenas lamento que a saga possa não vir a ter sucesso como merecia, mas não tenho números para poder dizer se corre bem ou não e acredito que ainda possa vir a ser alvo de promoções, ofertas, etc.

      Por mim irei sempre recomendar, em especial aqueles que sei que não tem a tua estaleca, pois acaba por ser uma leitura agradável e possa ser o trampolim para outros voos dentro do género ;)

      Abraço

      Eliminar
  5. Oi Fi,
    vc sabe como tenho vontade em ler essa trilogia, mas apareceram outras leituras, q acabei colocando como prioridade, e infelizmente, acho q só lerei esses livros, ano q vem. :( Mas enfim, gostei de sua opinião, e se não sabe, fique sabendo que levo a sério um opinião sua, ou seja se você diz ou demonstra gostar de um livro, com certeza, irei lê-lo!!! lol Então, olha a responsabilidade, hein?

    Abraços, boas leituras, e sucesso sempre! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      Sei que atualmente estás bem entregue a ler Martin, Jordan e Juliet Marrilier, logo acaba primeiro esses e logo que poderes avança para estes. É uma leitura bem agradável e acredito que leias bem rápido, vai por mim ;)

      Nossa que responsabilidade, um dos objetivos é divulgar livros que gostamos se seguem as recomendações só posso ficar contente. Muito livro me passava ao lado se não fossem comentários de outros blogues ;)

      Bjs e obrigado :)

      Eliminar
  6. Olá Fiacha,

    ainda não comecei a ler esta saga, como sabes pelas leituras que tenho feito, mesmo porque ainda não tive oportunidade e tenho estado a ler os que tenho na estante, para não comprar.
    Esta tua opinião volta a deixar-me curiosa com estes livros, especialmente quando referes que o ritmo é alucinante, algo que me agrada bastante nos livros, pois faz com que não se tornem maçadores. No futuro irei dar uma oportunidade a esta saga, para ver se gosto mesmo =D

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Rita,

      Fazes bem, conhecendo os teus gostos, investe nos do Feist e quem sabe acabes por encontrar um volume desta saga como oferta no saite da editora, é uma questão de estares atenta :D

      Vais gostar, como adepta de boa fantasia, embora já conheças umas coisas melhores sem duvida, mas ainda assim acredito que gostes :)

      Bjs

      Eliminar
  7. Não conhecia o autor e nem a saga. Gosto bastante de livros de aventura e por isto vou buscar conhecer melhor os outros livros e adicionar na minha lista.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Fernando,

      Obrigado pela visita, já estou seguindo o seu tambem e parece-me bem legal, logo que poder passo lá ;)

      Abraço

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Olá Paulo :)

    Como já te tinha confessado esta trilogia nunca me tinha chamado à atenção e não tinha o objectivo de a vir a ler, mas confesso que a tua opinião me deixou curiosa. Embora defendas que não tem muita profundidade, gostei do modo como defendes as personagens e a forma como a magia é abordada. Não sei se realmente o lerei, mas que fiquei mais curiosa, lá isso fiquei. :P

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita,

    Antes demais bons olhos te vejam, és sempre bem vinda e sabes bem disso :)

    Sei que tens imensos livros por ler, mas penso que estes são daqueles livros de fantasia que se lê com imenso prazer, de forma rápida e que no fundo se calhar até tem a sua profundidade, ou digamos acredito que a trilogia seguinte seja bem mais OBSCURA, nem Valdmort nos faria tremer tanto ;)

    Bjs e boas leituras e claro já sabes caso queiras ler é só dizer ;)

    ResponderEliminar
  12. Olá Fiacha!

    E assim a trilogia chega ao fim :) Ao pouco e pouco os teus comentários foram-me aumentando a curiosidade quase inexistente em relação a estes livros, e agora posso dizer-te, definitivamente, sim, quero ler. :) Quero ler um bom livro de fantasia, e quero saber como é que a Magia se desenvolve nesse livro, já que falas dela com tanta atenção!

    Uma vez mais, concordo contigo com as capas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Nádia,

    Tenho a certeza que farás uma boa aposta e vais ler rápido mesmo, é que é uma leitura altamente viciante....e o que ai esta para vir na próxima trilogia, prometedor sem duvida ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá corvo :)
    Não sei se já referi em comentários anteriores mas eu já comecei a ler esta trilogia mas parei. Não foi porque estivesse a desgostar mas parei para ler as cronicas de gelo e fogo. Eu tenho esta trilogia em formato digital e em brasileiro e lá está para mim não é a forma mais agradável para ler. Não consigo apreciar a leitura da mesma maneira. Portanto estes são livros na minha longa lista. Mas não prioritários.
    Gosto sempre de ler as tuas opiniões, acho que são muito esclarecedoras. E como já te disse antes já comprei, pesquisei e acrescentei outros autores na minha lista graças a ti.
    Obrigada
    Ah já me esquecia de dizer que gosto bastante das capas destes livros para quem gosta de fantasia acho que ajuda bastante decidirmos-nos ou não a pegar neles.

    ResponderEliminar
  15. Olá amiga Linçe :D

    Se estás a ler Martin sim é melhor embora nos livros finais seja um pouco mais para o parado, mas sempre interessante e a preparar para um grande livro seguinte, logo fazes muito bem :)

    Quanto a estes livros, penso mesmo que te falta ler um pouco mais e tenho a certeza que ficas "presa" tal é viciante a leitura destes livros e vão melhorando, não os deixes ficar para trás ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá olá...:)
    Já tinha comentado nos anteriores livros o quanto tenho curiosidade para ler esta história :D Mais uma vez uma excelente resenha..e fica o desejo de os ler, para já, só posso mesmo desejar ler, depois comento, e pelos comentários dos membros só poso estar a perder uma excelente leitura ^_^
    Beijinhos e boas leituras :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,

      E terás oportunidade de os ler, logo logo resolvemos isso :D

      Bjs

      Eliminar