sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O Impiedoso País das Maravilhas e o Fim do Mundo de Haruki Murakami



“Duas histórias paralelas desenrolam-se em cenários sugestivos. Uma decorre numa misteriosa cidade murada - o Fim do Mundo. A outra, numa Tóquio futurista, num gélido e desapiedado país das maravilhas.


Ao chegar à cidade fechada nos confins do mundo, o narrador vê-se privado da sua sombra. As suas recordações começam, pouco a pouco, a desvanecer-se, à medida que assume a tarefa de leitor de sonhos num lugar povoado por habitantes possuidores de estranhas carências anímicas e percorrido por unicórnios dotados de uma pelagem que se torna dourada no outono.

Na segunda história, um informático com trinta e cinco anos, ao serviço de uma duvidosa entidade, envolve-se com um cientista que tem tanto de genial como de enigmático. Que representam de importante para o futuro da humanidade as misteriosas experiências que colocam em risco as cobaias? Quem são os obscuros Invisíveis? Qual o significado das criaturas rastejantes e malignas que escorregam dos buracos ocultos, vagueando pelos tenebrosos subterrâneos? É precisamente no fundo da sua mente que o herói encontrará a solução do mistério que liga as personagens destes dois mundos.

... Um acelerador de partículas narrativo percorre o romance, num movimento de zoom, aproximando-se e afastando-se de crânios de unicórnios e bibliotecárias vorazes. Wild Turkey e Bob Dylan. Charlie Parker e Lord Jim. Turguéniev e O Homem Tranquilo. Paixões em Fúria e Lauren Bacall. Dostoiévski e os Police. ‘Danny Boy’ e a música reggae. Há todo um mundo de referências nesta poderosa alegoria sobre os tempos modernos.”


Opinião:

Com muita pena minha tenho visto desaparecer, só este ano, grandes nomes de FC, questiono-me se existe uma real renovação de novos escritores no género (que parece-me não ter grande aceitação por estas bandas e sinceramente não percebo bem porque) mas este escritor provou-me estar a grande nível neste género.

Não conheço muitos livros seus, algo que pretendo mudar, apenas tinha lido, até agora, "Sputnik meu amor" e não tem nada a ver com FC, não sei se escreveu mais algum dentro do género, mas bastou-me ler este para verificar que a FC tem aqui um nome a ter em conta, é bom. 

Quanto ao livro em si, e como já foi referido, é nos apresentados entre dois mundos em paralelo. Por um lado acompanhamos a vida de um programador na cidade de Tóquio, onde os seus serviços são solicitados por um cientista já de certa idade mas com uma mente genial e que se vê envolvido num projeto ultra secreto e que acaba por ser alvo de perseguição, pois o seu cérebro acaba por funcionar como um processador de dados, capaz de registar e criptografar informação. 

Por outro lado acompanhamos um homem que chega a uma cidade rodeada por uma muralha intransponível, onde lhe é atribuída a função de leitor de sonhos de unicórnios, ficando para o efeito privado do Sol e da sua sombra, perdendo a sua memória da sua vida do passado. 

Colocando as coisas assim como referido, até parece que é um escritor de leitura simples e fluída, puro engano, compreendo agora porque este escritor é venerado por uns e odiado por outros, o homem é genial, apresenta uma escrita meio confusa, com frases complexas, abstractas, que acabamos por ter alguma dificuldade de perceber onde o escritor nos quer levar, mas com o decorrer da leitura, vamos ficando presos, vamos obtendo respostas e as peças acabam por se ir encaixando e a fazer sentido a muitas questões que se nos vão surgindo, nomeadamente se existirá algo em comum entre as duas histórias? Entre outras questões óbvias. 

Gostei de ler o livro, complexo, profundo, completamente diferente do habitual e que vai acabando por nos cativar de página em página e que tem um final brilhante e de todo inesperado. 

Não sendo de fácil leitura é um livro que tem de ser lido de mente aberta, muito bom e desde já o meu obrigado à amiga Caminhante pela partilha deste pequeno grande diamante. E no fundo acaba por se enquadrar com os objetivos de leitura a que me tenha proposto, ler um livro de escritores de nacionalidade diferente, só posso estar satisfeito. 

Um livro mais que recomendado.

32 comentários:

  1. Olá Fiacha! Parece que agora vou ser a primeira a comentar!

    Muito bem, já comentei no Blogue da Caminhante e agora comento o teu. Este livro está a fascinar-me... o que é ótimo! Gosto quando esta magia inicial acontece, antes mesmo de o comprar e de o ler. Gosto de me sentir atraída para a história o que está a acontecer agora. Espero que não me decepcione, mas acho que não.

    A história parece-me ser de um género que me agrada e mágica.
    Excelente opinião!

    Bjs e boas leituras =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Rita,

      Sem duvida um livro excelente, mas para leres de mente aberta, no final vais ver como tudo encaixa de uma forma 5 * ;)

      Fazes muito bem em ler este livro, excelente aposta :)

      Bjs

      Eliminar
  2. Oi Fi,
    aqui estou feliz por visitar seu blog e para comentar sua opinião do livro em questão. Bom...o que você escreveu, despertou em mim, muita curiosidade e vontade de lar tal obra, mas não sei se tem aqui no Brasil, vou ter q procurar, mas enfim, ótima resenha de um livro que também parece ser ótimo! :D

    Abraços e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Verifica sim, pois este é sem duvida um excelente livro ;)

      Bjs

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Olá Paulo :)

    Tenho um livro deste escritor, "Norwegian Wood", mas confesso que tenho um pouco de receio do que irei achar, pois tal como defendes sempre ouvi dizer que a sua escrita não é nada fácil, o que me coloca um pouco reticente... Fiquei curiosa com esta obra e deixaste-me curiosa, parece mesmo interessante. Se quando experimentar o livro que tenho gostar, este será uma das minhas primeiras escolhas do escritor. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,

      Olha não sou nem de perto especialista neste escritor, logo não te posso recomendar a próxima leitura do livro do escritor. O Sputnik meu amor é bem diferente lê-se bem mas não é tão bom como este. Agora este sim recomendo, vais ficar bem surpreendida com a qualidade do escritor ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
    2. Desculpa Fiacha estar-me a meter no meio da tua conversa com os teus seguidores, mas o livro que a Rita fala, "Nornwegian Wood" tem uma excelente análise feita pelo Luis Pinto no blog dele ler y criticar. Eu ainda não o li, não é parecido com este, pois não trata de FC, mas é considerado por muitos como um dos melhores do autor.
      Mas claro eu sou suspeita.... :D

      Eliminar
  6. Parece que toda a gente anda a ler este livro menos eu! :D Tenho mesmo que o ler. Já li o primeiro capítulo e adorei por isso estou super ansioso por ler o livro na integra.
    Agora ando a ler "O Dardo de Kushiel" que muito me recomendaste mas está a ser uma leitura difícil e que se arrasta. Não estou a gostar muito mas como me dizes constantemente que os restantes são muito melhores, ainda vou dar uma hipótese ao segundo. Mas depois de vir de férias é sempre mais difícil ler e portanto só vou poder agarrar este livro do Murakami quando acabar os que aqui tenho.

    Abraços Fiacha e boas leituras como sempre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro se leste p 1º capitulo e gostaste... não percas a oportunidade de o ler na integra , esse primeiro capitulo é apenas um cheirinho muito leve do que está para vir.:)

      Eliminar
  7. OLá Pedro,

    Fazes uma excelente aposta e mais a mais sei que gostas de livros complexos, tens aqui um excelente livro para leres ;)

    Quanto a Kushiel, apenas te recomendo que chegues ao final do 2 volume e depois ai sim decides se gostas ou não. Reconheço que o livro no inicio é complexo, tipo Martin que tem várias casas, várias personagens e muitos locais, mas acredita que é mesmo muito bom e o enredo vai levar uma grande volta. O grnade problema, não me canso de referir, foi o terem dividido os livros em especial este primeiro volume que encerra um ciclo, mas pronto a recomendação está dada ;)

    Abraço e boas leituras :)

    ResponderEliminar
  8. Fiacha,

    Hmmmm... embora a tua opinião me pareça uma boa opinião, sinceramente, não me convence. :) Apesar de pelos vistos ser um livro muito considerado por muitas pessoas, simplesmente... não me senti atraída por ele, percebes? Não houve aquele momento do click em que pensei "tenho de ler este livro!". No entanto, é um bom comentário, o teu. Quem sabe se, um dia, não é o momento certo e ao reler a tua opinião mudo de ideias. ;)

    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nádia,

      Estás mais do que no teu direito, se formos a seguir todas as recomendações estávamos tramados :D

      experimenta ler um ou dois capítulos do livro, quem sabe não se venha a revelar uma boa surpresa ;)

      Bjs

      Eliminar
  9. Olá Fiacha
    Que posso eu comentar de um escritor que está a passos largos a tornar-se um dos meus favoritos :D
    Acho que já muito falei sobre ele e sobre este livro por isso só me resta dizer que fiquei bem contente que tenha gostado.
    Se me permites deixa-me dar duas respostas a quem comentou aqui no blog
    bjs e boas leituras
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante,

      Gostei sim senhor, grande livro e com um final impecável ;)

      Estás à vontade Caminhante tu e qualquer pessoa podem trocar opiniões / sugestões, estejam à vontade :)

      Bjs e mais uma vez obrigado pelo empréstimo do livro :D

      Eliminar
    2. Não tens de agradecer o empréstimo, Nessa "troca" de livros que fizemos, deste-me a oportunidade de descobrir um escritor genial :D
      Estou a adorar o que estou a ler, é engraçado que reúne um conjunto de características, das quais eu gosto muito (depois explicarei melhor).
      Bjs

      Eliminar
    3. Ois,

      Fico contente que estejas a gostar :D

      Eliminar
  10. Já tinha reparado em alguns livros deste escritor, mas nunca dado uma segunda olhadela, mas agora deixas-te curioso. Tenho de começar a procurar os livros deste Senhor. A ficção Científica está em todo o lado, embora nem sempre as editoras assumam isso, o que é pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Marco,

      Vale bem a pena e tenho a certeza que irás gostar.

      Pois não percebo conetar um livro a FC deve trazer sérios problemas a este chamam de Romance, enfim :)

      Abraço

      Eliminar
  11. Olá Novamente Fi,

    Tem um selo para vc no meu blog, aparece lá!
    bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  12. Ois Amnanda,

    Obrigado pela lembrança e já comentei no teu blog :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. nunca li nada deste autor apesar de ter curiosidade, é daqueles autores que penso um dia vou ler mas que passo sempre ao lado, agora não é justo teres-me deixado curiosa....

    ResponderEliminar
  14. Olá Liliana,

    Não é uma escrita fácil, mas se fores de mente aberta no final vais adorar ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Mais uma daquelas leituras imperdíveis pelo que tenho lido. Já me tinha apaixonando um pouco pelo livro quando a A Caminhante me falou dele a 1º. vez. Gostei do escreveste Fiacha e vai ser uma das futuras histórias..a fila é longa..:P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá Carla,

    Fazes bem, tens muito por onde escolher, agora é escolheres bem :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Olá Fiacha,

    tens um selo no meu blogue.

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  18. Olá Maria Rita,

    Obrigado, fico contente por te lembrares de mim, logo que poder passo lá a comentar :)

    Bjs e obrigado

    ResponderEliminar
  19. Ainda só li um livro do Murakami, mas acho que ainda estou de "ressaca"!
    Este livro, pela tua opinião, parece-me ser um pouco do mesmo género daquele que eu li, aparentemente simples ao princípio mas bastante complexo quando começamos a "mergulhar" na leitura.
    De certo um dos meus escritores preferidos!

    Já juntei este à lista para ler!

    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Olá,

    Seja bem aparecida :D

    Fazes muito bem pois estamos na presença de um excelente livro e eu próprio quero ainda ler mais livros do escritor sem duvida :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  21. Adorooooo Murakami:)
    O meu favorito é Kafka à Beira Mar. É complicado de apanhar todas as "coisinhas" da escrita deste japonês mas, eu gosto muito de finais abertos ( a resolução está ali porém, está deliberamente escondida).

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jojo,

      Sem duvida não deixa de ser um escritor complexo mas sem duvida um grande escritor. Tenho lido boas opiniões desse livro, a ver se o leio :)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar