sexta-feira, 25 de outubro de 2019

A Companhia Negra de Glen Cook "Cronicas da Companhia Negra"

 

Sinopse 

BEM-VINDO AO LADO MAIS REALISTA, OBSCURO E VIOLENTO DA FANTASIA. 

Durante incontáveis gerações, a Companhia Negra, a mais famosa e temida irmandade de mercenários, serviu grandes senhores. Mas os dias de glória há muito que ficaram para trás. A trabalhar para o governador de uma ilha insignificante, estes veteranos limitam-se a fazer aquilo para que são pagos, enterrando com os seus mortos o desencanto que os atormenta.

Entretanto, depois de séculos de enclausuramento, a Senhora ressurgiu. Alguns acreditam que ela é a única que mantém o mundo a salvo de um mal maior. Outros, temem que ela seja a encarnação desse mesmo mal.
Quando surge a profecia de que, algures, nasceu uma jovem que irá livrar o mundo da Senhora e dos seus exércitos impiedosos, a Companhia Negra terá de escolher um lado.

E assim começa uma das sagas de fantasia mais originais e disruptivas de sempre.

Opinião:

Não vou dizer que foi um inicio de serie que me cativou e encheu as medidas, longe disso ainda assim  uma leitura agradável e que promete para os livros seguintes.

Já se sabe que o primeiro livro de serie funciona mais como apresentação dos personagens, do universo e este livro não foge muito à regra, mas não vi nada assim de muita originalidade ou algo que faça muito a diferença, vale muito pelas personagens e por ai o narrador do livro "Físico" é aquele com quem mais simpatizamos, embora existam outras obviamente interessantes, como o Corvo.

Sem duvida que há aqui aspetos positivos, gosto de ver meio mundo a tentar enganar meio mundo, digamos, nunca sabendo para que lado poderão tombar os acontecimentos, que há "jogadores" que estão por trás dos acontecimentos e que  tem os seus objetivos, personagens muito reais e que até foram bem desenvolvidas. São os aspetos de "fantasia" que não me convenceram muito, tem muitos poderes para conviverem com personagens tão humanas, mas vamos ver como irá ser isso desenvolvido.

Logo é com expetativas que partirei para a leitura do livro seguinte. que espero não demore muito até para não se perder tudo o que ficou da leitura deste livro.

Agora não entendo é ver Frank Herbert, Dan Simmons, Scott Lynch, Feist, Moorcock, Pratchett e até Jacqueline Carey entre muitos outros a deixarem de ser publicados, mas isso sou eu.

6 comentários:

  1. É um livro que já foi escrito há algumas décadas, hoje já não o achamos original,mas à época foi muito. E influenciou muito o nosso Erikson.
    É bom mas sim, há muito melhor.
    Sabes que as publicações de livros dependem muito mais do quanto vendem do que da qualidade dos livros. Sempre nos vão apresentando autores novos.

    Grande abraço.

    Nuno Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,

      Sim percebo isso mas se influencio o Eriksson muito bom sinal e ai tens que diferença a nível de qualidade entre amos e mesmo o Elric pe já foi escrito à muito tempo xd.

      Sim à muito percebo isso, mas custa ainda assim

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá amigo!
    Eu gostei da sinopse parece interessante. Talvez devas dar nova oportunidade e leres o seguinte. Os
    Quanto aos autores que referiste. Nunca li o Lynch (tenho em inglês) falam tanto neste escritor que terei que ler. Feist e Carey não gostei. Os outros nunca li. Bom bom foi terem publicado a Hoob isso sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      E vou continuar a ler sem duvida, mas falta aqui algo para o tornar um escritor diferenciado, mas até pode melhor muito.

      Lynch é muito bom, mesmo ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. O problema de livros como este, que marcaram e influenciaram muitos autores é que quando são publicados ou lidos depois de termos lido quem ele influenciou nos parecem "muita parra e pouca uva" para as expectativas que nos foram criadas.

    Espero os próximos, não só sejam publicados, mas que também tu e os restantes leitores os apreciem mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Acredito que vai tornar-se mais interessante tem muito potencial sem duvida.

      Abraço e boas leituras

      Eliminar