quinta-feira, 12 de setembro de 2019

O Lorde Pagão de Bernard Cornwell, Livro 7 das Crónicas Sáxonicas




Sinopse

Lealdades divididas, batalhas sangrentas e intrigas mortais na luta para unir uma nação.


No início do século X, Inglaterra está em tumulto. Depois da morte de Alfredo é o seu filho Eduardo quem reina. Wessex sobrevive, mas a paz tem os dias contados: os dinamarqueses, no norte, liderados pelo viking Cnut Espada Longa, preparam-se para invadir o condado e não descansarão enquanto não conseguirem a coroa de esmeraldas.

Uhtred, outrora o melhor e mais importante guerreiro de Alfredo, não goza agora do favor do novo rei, e prepara um ousado plano para reconquistar a antiga casa de família, a grande fortaleza da Nortúmbria, Bebbanburg.

Mas Cnut Espada Longa está a reunir um exército. Quando os seus senhores da guerra respondem à chamada, as lealdades serão testadas e muitos homens tombarão na mais sangrenta batalha entre saxões e dinamarqueses. Conseguirá Uhtred, o proscrito, tomar nas suas mãos as rédeas do destino de toda uma nação?

Opinião


Ler este escritor é sem sombra de duvidas ler do melhor que há a nível de Romance Histórico e este livro é mais uma prova de que estamos na presença de um grande escritor que tem uma enorme legião de seguidores por esse mundo fora.

O livro não foge muito ao seu modelo normal de construção dos seus livros, temos batalhas, um rival astuto e sempre perigoso e claro um dinamarques a combater os seus na busca da concretização do sonho do Rei Alfredo, entre outros pormenores. Agora este livro mostra-nos um Uhtred diferente do que temos visto, um personagem mais velho, não deixando de ser um guerreiro temível e muito respeitado, mas ganhando com isso mais experiência e que consegue antever as "jogadas" dos seus rivais e isso torna-se uma das grandes diferenças e mais valia deste livro, um personagem mais estratega.

Gostei do que a fortaleza da Nortúmbria, Bebbanburg.trouxe ao enredo, afinal a sua conquista é um dos grandes sonhos de Uhtred e que está sempre nos seus pensamentos, foi interessante conhecer a fortaleza e os seus personagens, mas mais não posso falar até para não efetuar spoilers.

Depois são os habituais conflitos com a Igreja, os diálogos com outros personagens bem interessantes, todos os ingredientes que estamos habituados a ler nos livros anteriores e que este livro deu continuidade. Como tudo isto irá acabar é que me deixa curioso mas ainda há muito pela frente até que alguns acontecimentos referidos na parte final do livro que não deixam de ser um grande spoiler para a saga, aconteçam.

Que venha o livro seguinte o mais rápido possivel, pois livros desta qualidade começam cada vez mais a ser raros e o personagem principal está cada vez mais interessante. Leitura mais que recomendada.

6 comentários:

  1. Olá amigo
    Cornwell é dos meus escritores favoritos. E esta saga faz parte das minhas leituras. Este livro também se irá juntar aos outros. Gosto imenso. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie miga,

      E fazes muito bem, sem duvida que é muito bom ;)

      bjs

      Eliminar
  2. Foi o meu preferido da saga até agora. Exactamente por mostrar um Uthred mais inteligente. 👍 Muito bom.
    Abraço e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,

      Sem duvida dá gosto ver o nosso herói mais inteligente ;)

      Abraço

      Eliminar
  3. Olá Fiacha,
    Podes dizer-me como se chama o primeiro volume?
    Gosto de romances históricos, apesar de ultimamente não ler esse género, mas gostava de ler esta saga.
    Beijocas e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      "O Ultimo Reino" esta saga vale mesmo muito a pena ;)

      http://www.saidadeemergencia.com/produto/-o-202127/o-ultimo-reino/

      Bjs e boas leituraa

      Eliminar