sexta-feira, 25 de outubro de 2019

"Tempo de Desprezo" de Andrzej Sapkowski





Sinopse

Venha conhecer os livros que inspiraram o popular jogo The Witcher


Geralt, o bruxo, lutou contra monstros e demónios por toda a terra, mas até ele pode não estar preparado para o que está a acontecer com o seu mundo. Há intrigas, divergências e rebeliões por todo lado. Reis e exércitos estão a posicionar-se, ansiando por guerra e sangue. Os elfos ainda sofrem depois de décadas de repressão e o número de refugiados nas florestas aumenta a cada dia. Os Magos lutam entre si, alguns a soldo dos reis, outros na defesa dos elfos. E, neste caos, Geralt e Yennefer precisam de proteger Ciri, a criança da profecia que todos procuram. Pois quer viva quer morra, Ciri tem o poder de salvar o mundo… ou de o destruir.

Opinião

Sinceramente nem sei bem porque estive tanto tempo para voltar a este universo e pegar neste quarto volume que sem duvida eleva e muito a já fantástica qualidade deste escritor, quanto mais vou lendo os seus livros mais o vou admirando, tal a riqueza e o fascinante universo que está a construir.

Sem duvida que não trás nada de novo, mas Andrzei sabe muito bem pegar em todas as raças, criaturas, lendas, crenças existentes e utiliza-las com mestria, criando um universo coerente e bem desenvolvido, repleto de intrigas, acontecimentos, mistérios sempre a um ritmo muito elevado.

Depois temos as personagens e o nosso Geralt, é sem duvida um personagem muito bem desenvolvido, com princípios e que em certos momentos nos fascina, sendo ele o propulsionador de muitos dos acontecimentos que acontecem neste universo complexo e rico. Claro que há igualmente outras personagens que nos cativam, gostei de Yennefer e a mais valia que trás ao enredo, todos os acontecimentos em torno de Ciri entre muitas outras.

Sinceramente gostei muito dos diálogos cada vez mais inteligentes, da consistência do enredo e terem continuidade, no fundo estes livros tem tudo o que gosto, uma escrita muito boa e repleta de humor negro, mesmo tornando-se num livro mais "negro", personagens ricas e um universo rico e cativante.

Mais que recomendado já estou a ler o seguinte e ansioso e claro a adorar.

8 comentários:

  1. Só melhora, meu amigo ��

    Grande abraço e boas leituras

    Nuno Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,

      Pois já percebi estou a ler o Batismo de Fogo e está muito muito bom :D

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá amigo corvo!
    Bem...
    Eu só li o primeiro livro e não me cativou. Mas estou a pensar reler. Já várias pessoas disseram que melhora. E vem lá uma série. Preciso mesmo de ler. E a tua opinião só reforça a vontade de voltar a pegar neste escritor.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie miga Lince :D

      E fazes mesmo muito bem, não te vais arrepender ;)

      Beijinho

      Eliminar
  3. Depois de ter lido, há muito tempo a primeiríssima edição em Português ainda pela Livros do Brasil nos idos de 2005, ando para (re)começar a ler este autor e esta saga e com opiniões tão entusiasmada como a tua só me dá vontade ir ler já.

    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Melhora tanto de livro para livro, uma mais valia para o Catalogo da Coleção BANG!

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Fiacha,
    Fiquei curiosa com esta série;)
    Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Vale mesmo muito a pena é experimentar :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar