quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Sangue e Fogo a História dos Reis Targaryen de George Martin


Sinopse:

A emocionante história dos Targaryen ganha vida neste trabalho magistral do autor de As Crónicas de Gelo e Fogo.


Séculos antes dos acontecimentos de A Guerra dos Tronos, a Casa Targaryen – a única família de senhores dos dragões a sobreviver à Perdição de Valíria – fez de Pedra do Dragão a sua residência. Sangue e Fogo inicia a sua narração com a história do lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e prossegue com o relato das gerações de Targaryen que lutaram para manter o icónico trono, até à guerra civil que praticamente destruiu esta dinastia.

O que aconteceu realmente durante a Dança dos Dragões? Porque se tornou tão perigoso visitar Valíria depois da Perdição? Qual a origem dos três ovos de dragão de Daenerys? Estas são apenas algumas questões a que esta obra essencial dá resposta pela mão de um reconhecido meistre da Cidadela e das trinta e quatro ilustrações a preto e branco.

Sangue e Fogo apresenta pela primeira vez o relato completo da dinastia Targaryen, permitindo uma compreensão perfeita da fascinante, dinâmica e por vezes sangrenta história de Westeros.


Opinião:

Já se sabe que ler crónicas não é a mesma coisa que ler um romance, mas desenganem-se aqueles que pensem que este livro não tem qualidade, pelo contrario está tão bom como os livros das Crónicas de Gelo e Fogo.

Repleto de acontecimentos, jogos de poder, complexidade quer que enredos quer de personagens e que tem como base explicar-nos a chegada dos Targaryen a Westeros, a sua ascensão bem como os problemas para manter a coroa, tudo ingredientes para nos deixar completamente presos e com vontade de saber cada vez mais sobre o impacto causado por esta casa sobre Westeros.

São muitos os acontecimentos que nos deixam cativados e surpreendidos, por exemplo, como esta casa foi importante para a Muralha entre muitos outros acontecimentos. Gosto ainda da forma como o escritor utiliza os elementos de fantasia, em especial a relação dos Targaryen com os dragões, que acabam por ser uma mais valia para os livros.

Não quero estar a desenvolver muito mais até porque ainda há um livro seguinte e ai ficarei com uma ideia mais completa, mas sem duvida que este livro me cativou imenso, quantas vezes já não tinha pensado que o escritor poderia escrever mais livros sobre este universo e este sobre os Targaryen está muito bem conseguido, apenas tem o problema de atrasar a conclusão da serie principal, mas com esta qualidade até o desculpo.

Não tarda estou a ler o livro seguinte, muita curiosidade por saber mais sobre os Targaryen e como foram importantes para o universo que hoje conhecemos, leitura mais do que recomendada.

12 comentários:

  1. Falta mais um não, faltam 3 �� serão 4 em Portugal.
    Mas os dois que já saíram são bons. ��
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie amigo Nuno,

      Olha que bem a ideia que tinha é que era apenas mais um volume sendo assim ainda melhor, este livro encheu-me as medidas está muito bom mesmo :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Fiacha

    Este livro tenho e a razão que me levou a comprar foi mesmo a qualidade do conto "O Príncipe de Westeros ou O Irmão do Rei", que esta numa antologia do GRRM com Gardner Dozois. Gostei tanto da forma como história estava a ser narrada que tive mesmo de comprar o livro (e o vale -5€ dos anos ainda ajudou mais :D ).

    Ainda só li um pouco do livro, mas do que li gostei. Gosto que GRRM conte história dos Targaryen, são uma parte tão importante das cronicas.

    Esta prevista uma Parte 2 que só sai depois do "The Winds of Winter".

    Gostei de ler opinião.

    Grande Abraço
    [Pedro Alves]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Pedro,

      Incrivel como estás muito mais por dentro dos livros do Martin do que eu e gosto mesmo do George Martin. Eu li um livro com contos dos Targaryene houve contos que me deixaram encantados acima de tudo pela forma como Martin utiliza os dragões para serem uma mais valia para o enredo, mas fico muito contente que tenhas e estejas a gostar e otimo teres uns vales :D

      Sem duvida estou ansioso por ler o livro seguinte para ver quem sucede e como governa :)

      Acho bem que o Martin acabe as Crónicas ou pelo menos lhe de um avanço :D

      Obrigado ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Corvo

    Também já tenho este livro, mas estava à espera de comprar a parte seguinte para ler tudo de uma vez (já vi o que acontece quando só lemos metade...)

    Fico contente por saber que gostaste o que quer dizer que provavelmente também vou gostar 😉

    A ver se compro a segunda parte depressa 😃

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Marco,

      Olha que bem nem sei como não esperaste pela saída do 2 e ver se a Editora fazia promoção e vendia os dois :D

      Sim ler Martin e ficar com os livros pela metade é duro, mas aqui sendo cronicas não custa tanto, embora esteja muito ansioso por ler o seguinte :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá amigo!
    Estou muito curiosa por ler este livro e o seguinte. Eu só li as crónicas. E sempre me despertou o interesse em ler mais sobre os Targaryen. Também tenciono fazer como o Marco. Ler os livros seguidos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Lince,

      Pois deixar os livros pela metade e ficar a aguardar pela outra metade é cruel, mas isso acontece mais nas Cronicas da Gelo e do Fogo, aqui acaba por ser um pouco diferente, mas que se fica com muita vontade de ler o seguinte sem duvida, no caso até já saiu a ver se leio o mais rápido possivel :D

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Comecei a ler e desisti, estava a ser muito aborrecido para mim.
    Um dia espero pegar nele outra vez porque depois da tua opinião fiquei a pensar se não teria desistido cedo demais.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Milu,

      Penso que desististe cedo demais, mas tambem se te estava a aborrecer fizeste bem, mas é estranho :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá amigo Corvo.
    Mais vale tarde do que nunca, tenho andado desaparecida , mas cá estou de regresso. Não sabia que GRRM tinha escrito este livro sobre Targaryen, fiquei muito curiosa, e com a tua opinião ainda mais :)
    quem sabe na feira do livro se não vem num saquito para casa.

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga :)

      Vens sempre a tempo e recomendo sem duvida está muito bom e um grande complemento ao enredo principal, estou a adorar, e vou pegar não tarda na 2ª parte :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar