sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Memórias do Gelo de Steven Erikson


Sinopse:

Num continente devastado, surge um novo e aterrorizante império...


O continente Genabackis foi assolado pela guerra. Da destruição surge um novo e sombrio poder, o Pannion Domin, que se espalha como lava, invadindo o território e destruindo todos os que não aceitam a palavra do ardiloso Profeta.

No sagrado deserto de Raraku, a vidente Sha’ik e os seus seguidores preparam-se para a rebelião há muito profetizada.

Sonhos de liberdade e vingança alimentam a revolta. Alianças improváveis são forjadas, mas serão suficientes para travar um domínio cada vez mais terrível e sangrento?
Opinião:

Só não é a leitura do ano devido a ter gostado muito da escritora Robin Hobb sendo que os livros desta me comovem mais, o que não quer dizer que seja melhor, pelo contrário o universo criado por Erikson é dos mais ricos que já tive o prazer de ler, tornando a leitura empolgante e rica.

Se nos livros anteriores já tínhamos um universo rico em personagens bem como locais complexos e cativantes eis que o autor nos surpreende ao desenvolver a história de povos que pouco conhecíamos mas que se percebia seriam importantes para o enredo, bem como a introdução de novas personagens, de se perceber melhor os objetivos de cada facção, tornando a leitura cada vez mais rica e viciante.

Confesso que não entendo a totalidade do universo, dada a sua complexidade quer de locais, quer de povos, quer de raças, mas sem duvida que vamos ficando cativados à medida que vamos avançando na leitura dos seus livros.

São várias as personagens que nos deixam cativados e que são muito bem desenvolvidas, o grupo onde anda o jovem Toc, personagens como Whiskeyjack, Ben Ligeiro,  Anomander Rake, Caladan Brood, Ganoes Paran, são tantas aos quais não se fica indiferente, são apenas alguns exemplos. Outros aspetos que me agradam são a preparação do enredo e das batalhas que se advinham, o mistério que está por trás de cada personagens, os imensos jogos políticos, as intrigas, são imensos os ingredientes que nos prendem e ficamos com imenso desejo de saber como irá ser desenvolvidos.

Uma leitura altamente recomendada, do melhor que há a nível de fantasia e sem duvida que devemos ficar agradecidos à Editora por publicar este tipo de literatura, venham os livros seguintes.

12 comentários:

  1. Olá Corvo

    Por causa de opiniões como a tua já tenho o primeiro volume para ler 📚 ali na estante. Espero que goste pelo menos tanto tu.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Marco,

      Ai vais gostar o universo de Eikson é tão vasto e tão rico que acredito ficará um dos teus escritores favoritos, é mesmo muito bom e do melhor que temos a nível de fantasia a serio ;)

      Abraço e bom ano

      Eliminar
  2. Olá Paulo!
    E eu que já tinha decidido que não lia mais Erikson e tu lá me deste a volta. Confesso que estou curiosa por dar continuidade à leitura. Falas tão bem deste universo que deve realmente valer a pena. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Vais continuar a ficar um pouco confusa com tudo o que está em jogo mas podes ter a certeza que Erikson não fica atrás seja de quem for a nível de fantasia e é uma questão de tempo até começarmos a entender melhor as coisas :)

      Bjs e obrigado pelo constante apoio bom ano

      Eliminar
  3. Que grande grande livro. Temos de promover esta série até mais não. Vale muito a pena. ��
    Abraço.
    Nuno Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,

      É muito bom, do melhor que a fantasia tem e conto contigo para nos ajudar a perceber melhor o enredo mas bem sei que o artigo a sair só depois de ler o volume II do Memorias do Gelo, fico a aguardar :)

      Abraço e bom ano

      Eliminar
  4. Olá Paulo :)
    Desculpa a ausência, mas mesmo no inicio do ano, volto para ficar :) . não li nada de Erikson, mas confesso estar curiosa pelas tuas opiniões.
    quanto a Robin Hobb já prometi a mim mesma que vou ler este ano.
    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amiga Caminhante,

      Ai são pessoas como tu que me fazem cá andar, sempre bem vinda e que seria deste blog sem ti e sabes bem do que falo.

      Olha estou a adorar é algo complexo dado a quantidade de povos, raças, locais mas vale bem a pena.

      Bjs e bom ano

      Eliminar
  5. hum, tenho de ler :) estás a convencer-me eh eh eh (como se fosse dificil :D )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Quando quiseres vale muito a pena e tem qualidade :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Essa série é mesmo maravilhosa, e espero que a SdE a publique na íntegra. Neste momento é nossa única opção em português, pois a editora Arqueiro cancelou a publicação da série no Brasil após lançar o segundo volume.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Fernando :)

      Vamos ver pois não sei se estará a vender assim tão bem, mas pronto subscrevo é uma serie maravilhosa.

      Abraço

      Eliminar