quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Os Contos Mais Arrepiantes de Howard Phillips Lovecraft



Sinopse

Edição de luxo de capa dura, com 15 histórias de terror ilustradas por 22 artistas nacionais.


Antes de H. P. Lovecraft, a literatura de horror resumia-se fundamentalmente a vampiros, fantasmas e bruxas. Depois dele, o género nunca mais foi o mesmo. Genial criador de mundos, pai das mais hediondas criaturas cósmicas e de uma Arkham tão real como Lisboa ou Nova Iorque, Lovecraft foi o pioneiro de um horror onde a humanidade é apenas uma centelha de sanidade num vasto universo de maleficência. Uma centelha fugaz que perde esperança de conto para conto.

A sua visão do horror foi de tal forma influente que está presente na obra de Stephen King, Neil Gaiman, Guillermo del Toro, Alan Moore e muitos outros criadores, da literatura ao cinema, da BD à música. Até Stranger Things, a série-sensação do momento, é uma homenagem ao imaginário de Lovecraft.

Nesta edição de colecionador, ilustrada por 22 artistas nacionais, são apresentados os contos mais arrepiantes de Lovecraft, dando-nos a conhecer a evolução do seu estilo narrativo único e consolidando-o como um dos autores mais visionários da literatura americana.



Opinião:

Uma agradável surpresa e das melhores leituras de 2018, mas antes demais dizer que a capa e as ilustrações estão um mimo bem como o trabalho feito sobre a biografia do autor, a sua vida, as suas influências está a todos os níveis brutal e sem duvida uma mais valia para o livro, pois acaba por ser importante para se conhecer melhor o autor e a sua obra.

Quantos aos contos já se sabe que acabamos por gostar mais de uns do que outros, mas estão todos a um grande nível, impressionante a criatividade apresentada pelo escritor, a sua escrita fluida e com constantes mistérios, estamos sempre em suspense para saber como a história irá terminar.

Gostei bastante de os contos não apresentarem muitos diálogos, o que poderia tornar a leitura algo monótona e descritiva, mas nada disso, funcionou muito bem. Apenas possa dizer que os contos tenham sido algo repetitivos mas ainda assim não deixo de dizer que é uma grande leitura em especial para quem goste de horror.

Percebo agora a existência de tantos escritores serem influenciados por Lovecraft, um criador de personagens e locais únicos, leitura mais do que recomendada.

8 comentários:

  1. Confesso que as minhas aventuras pelos trabalhos do Lovecraft não me deslumbraram assim tanto, mas claro que isso pode-se dever a já ter lido outras coisas parecidas, mas compreendo que ele tenha sido e continua a ser um autor de referencia para muitas pessoas.
    Quanto a esta edição ela é realmente muito boa, só tenho pena que a SdE não estenda estas edições de capa dura a outros livros. Podiam até publicar uns quantos de capa dura de cada livro que lançam, ou pelo menos de alguns autores especiais como os do Martin da Hobb ou do Asimov que chega este mês.

    E agora vou continuar a cumpria a minha promessa e vou ler Robin Hobb

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      A mim surpreendeu-me pela positiva, gostei bastante embora um ou outro conto tenha gostado menos.

      Não deve ficar muito barato e penso que até já referiram que não o vão fazer mais, mas que ficou muito boa ficou :D

      Ui finalmente a ler Robin Hobb, bela demanda tens pela frente é atualmente a escritora que mais me empolga :)

      Abraço e bom ano

      Eliminar
    2. A diferença de preço não é assim tanta, e não é a capa dura que o encarece tanto, mas (suponho eu) sejam as ilustrações. No caso de encapar os livros com capa dura era só trocar a capa o resto seria igual e assim terias livros como este ou do Martin ainda mais bonitos na estante 😉

      Eliminar
    3. Não discordo que que dizes mas fiquei com a ideia que na visita de Robin Hobb a Portugal o Corte Rela ter referido que não iam fazer mais (disse-me o Nuno Ferreira) mas apenas uma ideia lol

      Eliminar
  2. Olá amigo!
    É sem dúvida um livro que está na minha lista. A SDE esmerou-se tal como o livro de Alan Poe este também está lindo. Estou muito curiosa por ler este escritor. Têm sido tantas as opiniões positivas que mal posso esperar por adquirir o meu. E é bom por vezes sairmos da nossa zona confortável. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Acabo por ler este livro de forma algo idêntica à tua, tinha mesmo que experimentar e valeu bem a pena, espero que gostes :)

      Sim são algo diferentes mas vais gostar ehehe

      Bjs e bom ano

      Eliminar
  3. Olá
    Ena o Corvo a ler contos :D :D fico contente com isso
    Do autor apenas li mesmo um conto e gostei, talvez então deva pegar neste livro, ainda para mais deve ser bem bonito.
    Gostei do teu comentário, parabéns
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Vale bem a pena e foi uma agradavel surpresa, gostei sim senhor :)

      bjs e obrigado

      Eliminar