O Grande Gatsby (2013)
Desde criança que gosto de ver
filmes. Comecei por encontrar grande ligação com eles a partir da visualização
dos filmes da Disney, que me mostraram magia e fantasia pela primeira vez.
Lembro-me de ficar “colada ao ecrã” com os filmes da Pequena Sereia, que era a minha “princesa favorita” (e penso que
continua a ser). Sinto que essas histórias ajudaram a criar em mim um gosto
muito forte pela Fantasia, pelas histórias, ajudando-me a seguir por um trilho
de imaginação que sem eles poderia não ter descoberto.
O primeiro filme que vi no
cinema, lembro-me tão bem!, foi O Rei
Leão. Gostei imenso da experiência. Todo o ambiente do espaço, o som, o
ecrã tão grande, fez-me sentir bem, apesar de não ter gostado muito do filme.
Depois, ao crescer, comecei a ver
outros filmes. Um dos filmes da minha infância, é o
maravilhoso Braveheart (1995).
Provavelmente é daí que vem a minha paixão pela Escócia e pelas
histórias de cavalaria e pela época medieval. Lembro-me da brilhante banda
sonora e de como me emocionei da primeira vez que o vi. Foram várias as vezes
que vi o filme e é sempre como se fosse a primeira vez…sinto sempre
as mesmas emoções.
Mais tarde, comecei a gostar
bastante de histórias de terror, principalmente se não forem daquelas tipo Saw. Lembro-me que o primeiro filme do
género que vi foi A Mansão e fiquei
bastante agradada, tendo depois começado a ver outros.
Mas nada se compara à primeira
vez que vi Harry Potter e a Pedra
Filosofal. A magia que senti ao ver o filme foi única, especial. Fui vê-lo mais
uma vez e depois, com o dvd, mais vezes o vi, mas nenhuma se comparou àquela
primeira.
Não vi os filmes do Senhor dos Anéis no cinema, mas vi-os
várias vezes. Apesar de não ter sentido a mesma magia que senti ao ver o Harry Potter, devo dizer que hoje,
depois de ter lido os livros de Tolkien, sei reconhecer toda a magia presente
no seu mundo e os filmes são, sem dúvida, uns dos meus favoritos, em conjunto
com as belíssimas bandas sonoras que têm.
Para mim, existem alguns aspectos
necessários para um filme me encantar. O aspecto visual, a banda sonora, a
história em si.
O aspecto visual, a fotografia, as
cores, o enquadramento, são para mim factores que me ajudam a encontrar
interesse num filme. A beleza das cores e os detalhes das pequenas coisas que
deixam compreender a minúcia com que tudo foi elaborado deixam-me ficar
encantada com o que estou a ver. Aconteceu-me isso em vários filmes, como: Sherlock (2009 e Jogo de Sombras), A Invenção
de Hugo e Cloud Atlas.
Quanto à banda sonora, para mim é
importante que esta seja potente, forte, contextualizada com o filme e com cada
cena deste. Uma música bem elaborada, pertinente e que faça as emoções
crescerem é muito relevante para dar alma ao filme, no meu ponto de vista.
No que se refere à história, é
muito simples. A história tem de me despertar curiosidade. Se não o fizer, é
difícil que eu fique encantada com o filme em si.
Estes pontos que referi,
principalmente os dois primeiros, são também importantes em termos do
imaginário, a meu ver, pois deixam a imaginação divagar e correr e atravessar
novos caminhos e novos mundos.
Todos nós temos algo que nos faz
gostar de determinadas coisas, daí os nossos gostos pessoais. É sempre algo
pessoal, mas há que ser receptivo, para poder conhecer mais, saber mais e ir,
assim, modificando ou aperfeiçoando os nossos gostos ou somando novos
interesses àqueles que já tínhamos. É, por isso, que gosto tanto de debater
sobre este tema, pois, debatendo, posso conhecer mais filmes para ver,
alargando os meus horizontes.
E vocês? Gostam de cinema? Quais os vossos filmes favoritos? Quais as vossas recomendações?
Obrigada ao Fiacha e a todos vós =)
Obrigada ao Fiacha e a todos vós =)
Olá Maria,
ResponderEliminarBem sabia que ias efetuar uma mensagem no blog, mas não sabia sobre o que e até prefiro assim para ser tambem surpreendido e mais uma vez conseguiste :)
Sem duvida que o cinema é uma arte e infelizmente à muito que não vou ao cinema, mas concordo com os pontos que consideras importantes para o filme ser bom :)
Quanto a filmes que me marcaram são imensos, desde o referido Senhor dos Aneis, ao Padrinho, O Silêncio dos Inocentes, Dança com Lobos, Clube dos Poetas Mortos, Platton e tantos outros.
Já agora o Rei Leão foi giro mas ainda assim prefiro o Sherk :D
Muito bom a tua mensagem, obrigado e já agora prefiro por norma o livro que aos filmes, mas há exceções sem duvida :)
Bjs e bons filmes :D
Olá Fiacha,
Eliminarcom surpresa é mais giro, concordo. Obrigada! É sempre um prazer poder contribuir aqui no teu blog =)
São pontos que me atraem e que me dão as bases para gostar muito (ou não) dos filmes que vou ver. Para dezembro sai o terceiro do Hobbit!
Também vi o Padrinho. Não sei qual deles foi...penso que não foi dos primeiros, com o Marlon Brando, mas já com o De Niro. Penso que vi o Platoon, mas já foi há alguns anos. Dos outros que referes ainda não vi, mas espero ver.
Sabes que ainda não vi o Shrek? Nenhum deles! Tenho de ver, porque tem imenso humor. Não achei muita graça ao Rei Leão...penso que não fui com a cara dos bonecos quando vi o filme xD
Muito obrigada pelas tuas palavras e por poder partilhar aqui no teu blogue algumas das minhas mensagens =)
Sim, também costuma ser assim, apesar de, por vezes, acontecer o oposto =D
Bjs! Tenta ver alguns também =)
Fico contente que gostes de partilhar mensagens no blog eheheh, penso que ficamos todos a ganhar :)
EliminarAi nem vi o Hobbit imagina e até chegaste a comentar no teu blog que vale bem a pena ver e aqui que ninguém nos houve nem o Avatar vi, imagina o que ando a perder, tenho mesmo que dedicar-me um pouco a filmes que há ai muita coisa boa sem duvida :)
Se poderes ver alguns dos filmes que referi não vais dar por mal empregue o teu tempo vai por mim, podem ser algo antigos e não ter efeitos tão bons como atualmente, mas tem boas histórias.....e se poderes vê "Era uma vez na América" e o "Caçador" dois filmes com o Robert de Niro ;)
Tens mesmo que ver O Padrinho desde o inicio até para perceberes melhor a história :D
O Sherk só vi o primeiro mas marcou-me eheheheh
Bjs
É isso mesmo =)
EliminarO Avatar também é fixe, mas não é daqueles que eu mais gosto. O que tem muito muito bom são os efeitos especiais. Tens mesmo =)
Acredito que não darei. Há muitos filmes antigos que são bem melhores dos que por ai andam a ser feitos agora. Aliás, parece-me que há certos géneros que até deixaram de saber fazer.
O Roberto de Niro é um excelente ator, sem dúvida!
Pois tenho, e vê-los todos =)
É bom quando as histórias nos marcam xDD
Bjs
Olá olá :D
ResponderEliminarCinema... também adoro cinema! Curiosamente, o primeiro filme que vi no cinema também foi O Rei Leão :p
Também tenho uma pancada pela Escócia! O Braveheart é mesmo magnífico!
Beijinhos*
Olá Jojo!
EliminarE gostaste da experiência? =P
É completamente maravilhoso...toda a história, a banda sonora, o Mel Gibson, a força com que ele dá vida à personagem...é sempre uma história linda.
Beijinhos =)
Eu só tenho uma coisa a dizer: HERESIA!!!!
ResponderEliminarNão gostar do Rei Leão é quase crime!!!
Bem gosto à parte o cinema é uma arte sem duvida, mas se existe uma coisa que aprendi é que apesar de um te dar razão em muito que dizes a verdade é que podes não ter os melhores efeitos especiais ou uma grande banda sonora, mas se tiveres um boa história, um bom argumento o resto é secundário ;)
Um abraço
PS: A serio tens de voltar a ver "O Rei Leão" é simplesmente incrível
Ui! Eu sei que é um ícone da animação e tudo isso, mas não consegui gostar na altura (talvez, se voltasse a ver, tivesse outra ideia),
EliminarSim, há histórias que se bastam a si mesmas =)
Concordo =P
Abraço
São tantos, mas entretanto experimentem estes:
ResponderEliminarGravity do Cuaron
Fury
E os clássicos
Lawrence of Arabia do David Lean
The third Man do carol Reed
Dr. Srangelove do Stanley Kubrik
Psycho do Hitchcock
Picknik em Hanging Rock do Peter Weir
E, em desenho animado, claro:
Akira do Otomo
Alguém viu estes?
O Gravity é um filme de encher o olho sem duvida, mas onde está a história? Que é do enredo que nos agarra?
EliminarComo exercido visual, a par de outros como Avatar ou Prometheus, vazio de conteúdo ou muito pobres. E já li criticas ao mais recente do Christopher Nolan, o Interstellar, que parece ir no mesmo caminho, mas...
Quanto à sua pergunta sim já vi alguns Psycho ou o Akira, e para acrescentar um de classico da FC que tal "O Planeta Proibido" (Forbidden Planet) com o Leslie Nielsen.
Vi o Lawrence da Arabia, desses que referes.
EliminarGostava muito de ver o Fury, tem tudo para ser um filme muito bom, bastante denso em termos de cenário de guerra.
O Avatar só tem mesmo de bonito os efeitos, porque conteúdo não tem muito ou tem mais do mesmo. O Prometheus não vi.
Aaaah e o "Padrinho" e o "Apocalypse now" do Copolla.
ResponderEliminarE de terror?
ResponderEliminarOs Inocentes do Jack Clayton
A casa maldita do Robert Wise
Os Inocentes foi o meu filme escolhido para ver no dia 31 de Outubro. Tem umas cenas mesmo creepy, especialmente as imagens daquelas certas 2 pessoas cof cof, e o final deixa-te a pensar se aquilo é realmente tudo verdade.
EliminarChoro por os filmes de terror actuais não chegarem aos calcanhares dos antigos :(
Os filmes de terror mais antigos são muito melhores do que os actuais. Dos mais actuais gostei de ver A Mulher de Negro. De resto, andam só numa de terror assim para "o nojento"...
EliminarComédias?
ResponderEliminarA "Festa" do Black Edwards
Western?
"aconteceu no oeste" do Sergio Leone.
Acho que vi esse western!
EliminarAi tanta recomendação de filmes para ver por parte do tio Barreiros tenho que explorar :D
ResponderEliminarBoas,
ResponderEliminarBem cinema é a única coisa que está acima da minha paixão pelos livros, papo tudo desde filmes de 1920 até aos actuais, adoro, adoro, adoro. Nem com um top 50 conseguia colocar os meus filmes favoritos, mas assim de repente os que me vêm à ideia são "O Padrinho", "Pulp Fiction", "Taxi Driver", "Alien", e já que falaram de filmes de terror os meus 5 favoritos são "O Exorcista", "Massacre no Texas"(1974), "Shining", "A Semente do Diabo", "Suspiria". Bem e tenho mais que fazer por isso....
Abraços
Arre. Esqueci-me da Semente do Diabo! Tens toda a razão. E o Halloween do Carpenter. E todos os filmes do Tarentino.
EliminarOis,
EliminarBem sem duvida que o cinema é uma arte mas ainda assim continuo a preferir os livros, seja como for mencionas ai bons filmes sem duvida e outros que não vi e ficam desde já registados.
Adorei o Pappillon, quer o filme quer o livro :D
abraço
Do Carpenter prefiro muito mais o The Thing ao Halloween, mas isso sou eu.
EliminarAdoro todos do Tarantino excepto o Death Proof
Olá!
EliminarE já é uma bela lista, cujos alguns títulos não se encontram na minha lista de visualizações! Tenho de fazer um upgrade =P
Abraços
Olá
ResponderEliminarBoa escolha Maria, sem dúvida que o cinema é um passo para nos abrir as portas a um mundo novo (um grande passo). Gosto das tuas escolhas, mas há muito mais :)
Concordo inteiramente com o Marco quanto ao Rei Leão. Eu adorei ... o espaço, as savanas africanas, os sons, a história, os personagens, a música, sobretudo o ciclo da vida. gostei mesmo muito. No entanto reconheço que é um mundo à parte de outras histórias de certos desenhos animados e talvez não cative tanto. Quem já esteve em Africa, como eu, e sentiu os cheiros os sons e a luminosidade daquelas terras sente que de alguma forma isso está patente no Rei Leão. mas gostos são gostos :D
Muitos desses filmes que o João Barreiros fala já os vi e gostei, mas há muitos mais para o meu gosto.
Eu também gosto de filmes que façam pensar e que puxem por mim, por exemplo eu adorei um filme que a maioria das pessoas não gostou que é A árvore da vida. ( The tree of life de Terrence Malick )
Se gostas da Escócia, não gostaste do Brave? Eu gostei :) e da Escócia também, é linda e vale bem a pena a visita
Bjs e bons filmes
Fiacha, bem podes ver as recomendações do JB, excelentes filmes :) não vi esse de animação, mas vou ver se o vejo.
Aqui está mais um que adorou A árvore da Vida, a cena da criação do mundo vista no cinema foi um mimo daqueles, ui ui.
EliminarOlá Fiacha,
EliminarBoas sugestões e bons filmes também, para mim o Apocalypse Now, Braveheart (sem o Gibson) que é um péssimo ator.
Não gosto do H. Potter, nem filme nem livros. Mas pronto, cada um gosta do que gosta.
Vi ai excelentes títulos, A Semente do Diabo, Papillon (adorei) os do Carpenter tb enfim
só boas recordações. Um filme que gostei bastante foi BZ Viagem Alucinante, tb sobre o Vietnam, o Fim do filme foi ...nem sei. Platoon e Natural Born Kilers do O. Stone. O Expresso da Meia Noite,outra obra- prima do cinema....
Grandes Livros e grandes filmes ah o Lawrence da Arábia com o Peter O 'Toole, fascinante !!
Excelente tema
Bjos
Esqueci -me The Sound of Music, o meu filme preferido do Robert Wise 😄
EliminarViva,
EliminarQuem fez a mensagem foi a nossa amiga Maria, logo créditos para ela e sim há aqui excelentes sugestões, ai as vezes que eu vi o Papillon, até tive o nome como nick, depois é que mudei para Fiacha eehhee
Não deixes de partilhar as tuas sugestões, todos ficamos a ganhar ;)
Bjs
Olá Caminhante,
Eliminarobrigada! Pois há, muito muito mais, e eu gostava de alargar os meus conhecimentos a mais filmes, daí também ter escolhido este tema, em parte =)
Penso que o facto de não ter gostado do Rei Leão está relacionado com os meus gostos de infância. Talvez, se ver agora, a minha ideia altera-se.
Gostei muito do Brave! As personagens são fantásticas, os factores culturais estão presentes, o ambiente é lindo, a música está muito bem e a história é uma ternura! Ainda bem que referiste :)
Bjs e bons filmes também!
Olá Elsa,
Eliminareu confesso que gosto um bocadinho do Gibson =P
Também já vi o Papillon. Muito bom, com uma mensagem muito interessante.
Bjs!
Olha sem duvida que este post até funciona como recomendações, muitas vezes nem sabemos o que ver e assim aparecem aqui boas sugestões :D
ResponderEliminarAi estar em Africa, tenho que realizar esse sonho :)
bjs
É como se fosse um repositório de recomendações =D
EliminarOs Inocentes e a Casa Maldita ( The haunting of Hill House) tiveram "remakes" completamente bostosos. Então o Marlon Brando a fazer de Mordomo fantasma...buerk! Cinjam-se sos originais. E...a propósito...os espanhóis têm excelentes filmes de terror que nunca passaram em Portugal...
ResponderEliminarRecomendo: Los sin nombre.
E dobre a guerra civil de Espanha, por favor não percam o "Pão negro" e o "A colmeia".
ResponderEliminarE....como é que me poderia ter esquecido do "Labirinto do Fauno"? E sem deixar para tràs a "Balada triste para uma corneta".
O Labirinto do Fauno é maravilhoso. E ainda bem que ninguém se lembrou de por os atores a falar inglês ou fazer alguma "dublagem" manhosa.
Eliminar"O labirinto do fauno" é muito bom mesmo e o "Pão Negro" também é excelente, mas muito duro.
EliminarAi há tanto filme bom e tantos que ainda não conheço....
O Pão Duro não conheço...tenho de pesquisar.
EliminarÉ como eu...
Eu adoro cinema! Tenho imensa pena de não ter nenhuma sala de espetáculos por perto, daquelas em que os filmes não chegam um ou dois meses depois de estrear. Com tanto tempo, já eu adquiri os filmes na internet. Tenho reparado que em zonas mais interiores ou mesmo zonas onde não haja um fórum, são cada vez menos as salas de cinema.
ResponderEliminarUltimamente ando numa fase em que, à falta de vontade de ver filmes recentes, anto a ver os filmes da minha infância (ou mesmo anteriores a ela) tipo, a academia de policias, regresso ao futuro, 3 homens e um bebé.... Filmes que me lembro de passarem na tv a toda a hora, mas que era demasiado nova para lhes prestar atenção. Tenho descoberto cada tesourinho :)
Sem dúvida que o cimena é um excelente hobbie!
Completamente verdade.
EliminarQuando somos crianças vimos as coisas com outros olhos. Lembro-me de achar o Sozinho em Casa uma coisa muito parva, quando via na altura, mas há cerca de alguns meses atrás calhei a ver e já não achei assim tão parvo, apesar de não ter gostado por aí além. Mas tem a sua função de entretenimento =)
Um hobbie muito bom =)
O sozinho em casa é bem fixe. É pena é passarem todos os anos na tv, já se sabe aquilo de trás para a frente.
EliminarEstou a ficar com vontade de preparar uma maratona de filmes natalicios para dezembro....
Realmente é chato para quem goste de ir ao cinema não ter melhor oferta, mas felizmente hoje a net abre imensas possibilidades e podemos ver as novidades quase em tempo real.
EliminarMas uma sala de espectáculos é sempre diferente isso sem duvida :)
Ai esse filme que passa todos os anos :D
Olá
ResponderEliminarGostei muito do teu texto e agora já tenho mais opções para ver com o meu filho.
Confesso que vejo poucos filmes... já não sei o que é estar um domingo a tarde no sofá a ver um filme, tranquila. Eu sei que se me esforça-se mais conseguia arranjar tempo, mas acabo sempre por me ocupar com outras coisas.
O meu testemunho é um testemunho de mãe :P.
As unicas vezes que fui ao cinema foi para ver filmes de animação com o meu filho. Ele tem nove anos e a primeira vez que entrei no cinema foi com ele, para ver o Up Altamente.
O ultimo filme que vi foi com ele também, mas em casa. Vimos o velhinho filme do Mogli. No fim ele olhou para mim, sorriu e disse "Mãe, nem adormeceste"... acho que isto quer dizer muita coisa.
Ele agora já começa a ver outro tipo de filmes, mas eu continuo a ser péssima companhia...
Espero melhorar e voltar a gostar de ver filmes. Fiquei mesmo a pensar que tenho de me organizar melhor.
Deste boas dicas :)
Muito bom! Beijinho
Olá Cátia,
Eliminarmuito obrigada! Espero que se divirtam.
E é um testemunho muito importante e sincero. Também aprendemos muito com os filmes de animação, que por vezes podem parecer histórias simples, mas que, no fundo, não o são.
Que bonita frase que o teu filho te disse, cheia de sentido =)
Tenta, vale bem a pena.
As contribuições do pessoal nos comentários também têm mais dicas. Obrigada =)
Beijinho, para ti e para o teu filho!
Olá Maria :)
ResponderEliminarO cinema é capaz de apaixonar qualquer um, disso não há dúvidas :)
Quanto à tua escolha de filmes, é muito boa. São os filmes em que a maioria das pessoas ficam coladas ao ecrã :D Adoro toda a trilogia de Senhor dos Anéis (e por isso, the Hobbit), The Great Gatsby e Harry Potter :D Se formos a falar de filmes infantis, o meu coração apaixonou-se pela Brave :)
Adorei o teu post e está muito bem constituído :)
Beijos,
-F
Olá Leituras Secretas =)
EliminarCompletamente, é uma paixão.
Podia ter mencionado mais, mas fiquei-me pelos que mais me marcaram. O filme da Brave é lindo, um completo mimo.
Muito obrigada! =)
Beijinhos
Olá Miss Lamora e Fiacha,
ResponderEliminarEu concordo com o que foi dito. Mas ao contrário eu vi o primeiro filme do Senhor dos Anéis no cinema e devo dizer, que foi explosivo.
Também adorei o Harry Potter já vi os filmes montes de vezes e adorei também os filmes A Múmia, e o Regresso da Múmia, especilamente a Múmia já o vi montes de vezes e cada vez que vejo é sempre uma emoção.
Beijocas