segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Sugestão João Barreiros



Aqui deixo uma sugestão do amigo João Barreiros mas isto apenas para aqueles que podem ler em Inglês, aproveitem :)

"Foram precisos três anos de ansiosa espera. Três anos onde vos recomendei a leitura desta extraordinária trilogia durante os FF. Finalmente está completa. Três excelentes livrinhos que, somados uns aos outros nem chegam a metade de um dos tijolos do Martin. Ah, mas que livros...A história é simples. Um asteróide gigante vai impactar com a Terra dentro de um ano. Não há solução possível, não há fuga, não há meios de o desviar. Estamos a falar de extinção global. Como a que deu cabo dos dinossáurios há 65 milhões de anos. Kaboom. Depois disso acabou-se tudo, adeus espécie humana, adeus ecosfera. E que fazem as pessoas vulgares a tão pouco meses do fim? Suicidam-se, entram em depressão, deixam as famílias, deixam de ser professores, técnicos, engenheiros. Os fazendeiros encolhem os ombros. Que se lixe. Os funcionários das limpezas reformam-se antecipadamente. Fecham os infantários, as escolas, as universidades. Adeus internet, TV, radio. Acaba a distribuição de água potável. Acaba-se a electricidade. Ponto final na comédia humana. Vale a pena o esforço de continuar por mais um ano a fazer de conta que a sociedade existe? Que existem valores irrecusáveis? A maioria acha que não. Hank Palace, o nosso herói acha que sim. É polícia, sempre foi polícia, a sua obsessão é desvendar todos os crimes antes que seja demasiado tarde. descobrir os assassinos antes que o impacto do asteróide os mate. Hank é pois, o último dos polícias à face da Terra.

Nestes três pequenos volumes, escritos com delicadeza, fineses e humor, assistimos ao colapso da civilização ocidental pelos olhos de um polícia que, de caderno de notas na mão, continua a investigar todos os pequenos e miseráveis crimes que lhe aparecem pela frente. Principalmente aqueles relacionados com o desaparecimento da irmã. Uma irmã revolucionária que acredita que a queda do meteoro não passa de uma conspiração governamental. Tristes ilusões. Hank quer encontrá-la. nem que seja uma hora antes do fim.

Quem tenha a sorte de começar a lêr a obra conjunta, estou certo de que não vai conseguir parar.

São bons livros? Não meus caros, são excelentes. O tema já é conhecido? Pois, mas a verdade é que, como dizia o bardo, "não há nada de novo debaixo deste sol". Mas a a trilogia, "THE LAST POLICEMAN", transforma o romance policial de um Chandler ou de um Hamett em qualquer coisa de novo e original. Um a nova negra de FC, eivada de angst existencial. Entre todo o género de novelas "pré-apocalípticas" esta será uma das melhores que já li.

Em 2012 recebeu o prémio Edgar, Amazon reconheceu-o como um dos melhores livros de 2012. Provavelmente virá a ser uma série da TV.

Provavelmente nunca será traduzida em português. "

João Barreiros

11 comentários:

  1. Viva Barreiros,

    Obrigado pela sugestão, parece sem duvida ser algo de muito bom mesmo e só espero que um dia tenham a coragem de vir a publicar por cá, mais a mais sendo no total a trilogia mais pequena que um livro do George Martin.

    Aqui estou eu a divulgar e espero que alguma Editora aproveite esta tua sugestão ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Corvo e Tio Barreiros

    Também vi esta recomendação e já fui à procura porque parece bastante interessante. Vi à pouco tempo um trailer de um filme que parte de um cenário bastante parecido e que também me despertou a curiosidade:

    https://www.youtube.com/watch?v=jozEpGIrzeU

    De qualquer assim que puder irei ler estas trilogia que o Tio recomenda ;)

    ResponderEliminar
  3. Viva,

    Parece ser ma leitura bastante interessante, já a capa desse livro não sei porquê fez me lembrar um o filme do Mad Max :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de referir que o segundo volume da trilogia, ganhou o prémio K. dick em 2013.

    ResponderEliminar
  5. Já não há gasolina que sobre, Luis Silva. E o nosso amigo Hamk Palace não tem resistencia fisica para sobreviver num Thunder Dome. E o pobre canito dele é coxo e sofre de pneumonia.

    ResponderEliminar
  6. Já anotei estes livros. Pode ser que os encontre no proximo book sale. Nem que seja o primeiro e segundo. Parece uma história interessante. Tipo filme.
    Thanks

    ResponderEliminar
  7. Os direitos foram vendidos para uma série de TV, Luisa Bernardino. A ver vamos se rles não estragam tudo, como estragaram o Under the Dome do King.

    ResponderEliminar
  8. Parecem bem interessantes, mais uns para a lista que já vai longa :)
    Não irá ser leitura dos próximos tempos, pois já há muitos na calha.
    de facto, é pena que tantos livros que viram séries, possam perder a qualidade.
    obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  9. Hum, muito interessante e prometedor.
    Um mistura que "mexe" com as minhas meninges: a mistura da FC com o policial negro.

    Trilogia...Ai tempo, tempo....( hoje em dia, dou-me por feliz quando consigo ler um ou outro conto...)

    Ubik

    ResponderEliminar
  10. Olá João Barreiros,

    A escrever assim até eu fiquei com vontade de ler.
    Pena só haver me inglês, uma editora devia pegar neles.
    Mesmo assim agradeço pela informação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá João Barreiros e Fiacha,

    como primeira impressão, a imagem da capa fez-me lembrar o Eu sou a Lenda, por causa do cão. Parece ser uma boa história, complexa e bem interessante, com conteúdo rico.
    Como sempre, as editoras portuguesas demoram tempos a descobrir estas pérolas.

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar