sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Desafio lançado no Facebook - escolha de 10 livros que nos marcaram


Ora bem respondendo a um desafio lançado por vários amigos no FB para se escolher 10 livros que nos tenham marcado, vou faze-lo recorrendo a um género que acho que é desprezado e como tenho referido aqui no blog tem proporcionado excelentes leituras, falo da Ficção Cientifica.


1) Duna de Frank Herbert

2) A Oeste do Éden de Harry Harrison

3) Serie Âmbar de Roger Zelazny

4) Serie Mundo do Rio de Philip José Farmer

5) Serie Terramar de Ursula le Guin

6) O Homem sem Rosto de Jack Vance

7) Brasil de Ian McDonald

8)  Book of the New Sun - Gene Wolfe

9) Jen de Frederick Pohl (ainda não acabei mas tem que entrar)

10 ) Camuflagem de  Joe Haldeman


Ousem ler este género, há verdadeiras pérolas ;)

Já agora sintam-se à vontade para fazer uma lista de 10 livros que vos marcaram, seja de que género for :D

32 comentários:

  1. Boas Fiacha, aqui deixo os meus:

    1) O Principezinho
    2) As aventuras de Tom Sawyer
    3) Os FIlhos da Droga
    4) Margarita e o Mestre
    5) admirável mundo novo
    6) 1984
    7) O Perfume
    8) A Sombra do Vento
    9) Trilogia Senhor dos Anéis
    10) As Crónicas de Gelo e Fogo

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Viva Luís,

    Obrigado por participares e deixa que te diga que tens ai muito boas escolhas, li praticamente tudo o que escolheste, excepto o Admirável Novo Mundo (ai as distopias rsrsrs) e as Aventuras do Tom Sawyer que tenho para ler :)

    Muito diversificado as tuas respostas :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não estou em erro as Aventuras de Tom Sawyer foi dos primeiros livros que me lembro de comprar na Feira do Livro de Lisboa :P é especial e é muito bom

      Eliminar
    2. Bem fiquei convencido se tiver oportunidade vou mesmo ler em breve ;)

      Da minha lista já leste alguma coisa ? Olha que há ai muita coisa boa :)

      Eliminar
    3. Só li o 1º, mas já vi que há ai uns muito bons, o 8º parece bem interessante

      Eliminar
    4. Olha são todos interessantes mas o que estou a ler é tão bom que vai ser bonito para comentar :D

      O Camuflagem até comentei aqui recentemente, pequena maravilha ;)

      Eliminar
  3. Aqui ficam então os meus ;)

    1. Harry Potter (J.K. Rowling)
    2. A Glória dos Traidores (George R. R. Martin)
    3. Misery (Stephen King)
    4. Amores Secretos (Kate Morton)
    5. As Dez Figuras Negras (Agatha Christie)
    6. A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafón)
    7. Os Pilares da Terra (Ken Follett)
    8. Memorial do Convento (José Saramago)
    9. A Invenção de Hugo Cabret (Brian Selznick)
    10. 1984 (George Orwell)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José,

      Obrigado pela partilha das tuas escolhas, já li alguns livro, isto é a maioria e são excelentes sem duvida :)

      Abraço

      Eliminar
  4. Aqui ficam os meus

    1 - A terceira visãp (Lobsang Rampa)
    2 - Filhos da droga (Christiane F.)
    3 - As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley)
    4 - Trilogia Senhor dos Aneis (J. R. R. Tolkien)
    5 - Trilogia dos Senhores da Guerra (Bernard Cornwel)
    6 - Trilogia As Crónicas de Bridei (Juliet Marillier)
    7 - Crónicas de Allaryia (Filipe Faria)
    8 - A Saga das Ilhas Brilhantes (Juliet Marillier)
    9 - Crónicas do Mundo Emerso (Licia Troisi)
    10 - Trilogia do Elfo Negro (R. A. Salvatore)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Mike,

      Acho que li praticamente tudo do que colocaste, exceto o 1) e o 8) parece-me bem, essa do Elfo Negro......tinhas o Sthepen Lahwead com o Ciclo Pendragon que é seguramente melhor :D

      Abraço e ver se dás oportunidade à FC :)

      Eliminar
  5. Olá Fiacha
    Pois é ...deixas-me sem saber o que dizer... Há tanto livro que me marcou ...de uma forma ou de outra, e dependendo das idades, que fui passando ao longo do tempo da minha existência.
    Mas seguindo a tua dica, vou referir apenas livros de FC e segue a lista:

    primeiro os clássicos que me iniciaram neste tema e que me marcaram por isso mesmo :

    1 - 1984 - George Orwell;
    2 - A Guerra dos mundos - H.G. Wells;
    3 - O admirável mundo novo - Aldous Huxley
    4- A Fundação (trilogia) - Isaac Azimonov

    Houve muitos que li em tempos, e neste momento não te sei referir nenhum em particular.

    Sem qualquer ordem de preferência (apenas um comentário a cada um)

    5 – “Terramar” de Ursula K Le Guin - porque me deu a conhecer esta excelente escritora, quero ler muito mais dela sobretudo “A mão esquerda da escuridão”

    6 – “A Oeste do Éden” de Harry Harrison - adorei este livro e como referi para a autora anterior, quero descobrir mais sobre ele

    7 – “Duna” de Frank Herbert - não acho que seja o livro excelência da FC, como muitos dizem, mas gostei de Arrakis (os desertos seduzem-me) e da problemática da água, gostei da parte ecológica do livro, muito mais que todas as tramas de poderes (é verdade que as tramas de poderes ali têm muito a ver com a água…)

    8 – “Pavana” de Keith Roberts – pela diferença, é um livro diferente e forte nessa diferença.

    9 – “O Impiedoso país das maravilhas e o fim do mundo” de Haruki Murakami – um escritor de quem gosto bastante, e este sendo de FC, aborda um conjunto de situações hilariantes e muito boas. Gostei muito

    10 – O melhor de todos os livros de FC que li até hoje é composto por 5 volumes:
    “O Livro do Novo Sol” de Gene Wolfe – simplesmente genial
    Composto por :
    1 - A Sombra do Torturador
    2 - A Garra do Conciliador
    3 - A Espada do Lictor
    4 - A Cidadela do Autarca
    5 – Urth do Novo Sol
    Tenho ainda muito para ler de FC e sem dúvida que esta lista será diferente daqui a uns tempos, ou não, quem sabe :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A série do Gene Wolfe continua nas seguintes séries: "The book of the Long Sun" e o "The book of the Short Sun".

      Eliminar
    2. Não sabia :) , obrigada João Barreiros

      Eliminar
  6. Olá,

    Gostei das tuas respostas e ainda por cima muito bem fundamentadas :)

    A ver se leio A Guerra dos Mundos do Wells mas tenho tanta coisa por descobrir e só na FC que nem sei para onde me virar :D

    Ainda tenho que reler melhor o Gene Wolfe, nada fácil e ainda fiquei mais curioso com com a Pavana :)

    Estou contigo ainda tanto universo interessante por descobrir, que acredito que a minha lista fosse diferente, vejo agora que me esqueci por exemplo do Pullman :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá!!!
    Olha dei uma vista de olhos na tua lista e não conheço nenhum.
    Nunca tinha pensado nos livros que mais me marcaram, também não vou pensar muito agora. Não vai ser difícil escolher porque li poucos, mas vou só ali dar uma olhadela a estante :)...

    ...

    Voltei. Então aqui vai, sem ordem de preferência

    1- A rapariga que roubava livros de Markus Zusak
    2- Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago
    3- Terra Fria de Manuel Alves
    4- A metamorfose de Franz Kafka
    5- A invenção de um conto de fadas de Manuel Alves
    6- O crime do padre Amaro (que besta, que raiva) de Eça de Queirós
    7- Os Mais de Eça de Queirós
    8- Um Piano para Cavalos Altos de Sandro William Junqueira
    9- A voz dos Deuses de João Aguiar (devo um comentário a este livro)
    10- Não me contes o fim de Rita Ferro (ainda não acabei mas já está no meu top)

    Eu leio um pouco de tudo e nem sequer tenho um género favorito. Lembrei-me agora, uns livros que me marcaram foram os da saga «Twilight», sei que muita gente critica estes livros e dizem não ser de qualidade, mas marcaram-me mesmo, viciaram-me e despertaram o meu gosto pelos livros. Tenho apenas um, o último, Amanhecer. O primeiro livro que comprei na minha vida. Puxar de uma nota de vinte euros para comprar um livro era algo impensável para mim. Estava a ler a saga com livros emprestados e não fui capaz de esperar uma semana para o próximo. São livros que agora não me dizem nada mas marcaram por isso. :)

    bjito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cátia,

      A FC tem livros muito bons, tens que ousar experiementar, alias Saramago até tem ai umas coisitas bem boas ;)

      Olha que bela seleção, variada com coisinhas muito interessantes mesmo e mesmo a saga «Twilight», se te ajudou a criar habitos de leitura, não tens nada que temer o que os outros pensam, era melhor ;)

      Bjs e obrigado pela partilha das tuas escolhas :D

      Eliminar
  8. Olá amigo :)
    Desculpa só agora deixar a minha lista.
    Da tua lista conheço alguns livros embora nunca os tenha lido. Como muito bem sabes não gosto de FC. De outros comentários houve alguns livros que me despertaram interesse. Já estão na minha lista.

    Então esta é a minha lista. Atenção a lista é aleatória não correspondendo a ordem como preferência.
    1- A Saga das Pedras Mágicas (Sandra Carvalho). Adorei esta saga embora muita gente tenha feito logo uma cruz. Não sabem o que perdem.

    2- Trilogia de Sevenwaters (Juliet Marillier). Das melhores trilogias que li. Quem leu sabe o que digo. Quem não leu, se tiverem oportunidade leiam.

    3- Crónicas de Bridei (Juliet Marillier). Especialmente o Poço das Sombras. É das histórias mais marcantes que li.

    4-O Olhar do Açor ( Sandra Carvalho).
    Um livro recente da Sandra com uma escrita intensa. Adorei

    5- Os Leões de Al-Rassan (Guy Gavriel Kay). Não me canso de dizer que adorei. Adorei as personagens a escrita é perfeito.

    6- Trilogia das Jóias Negras( Anne Bishop). Foi uma trilogia que no início me estava a fazer desesperar. Li uma boa quantidade de páginas sem entender a história. Mas quando me encaixei na mesma devorei a trilogia e continuação.

    7 - Trilogia do Mágico Negro ( Trudi Canavan). Adorei! Quando acabei, estava tão agarrada a história que tive dificuldade em pegar noutros livros.

    8- A Saga do Assassino (Robin Hobb).
    Embora não tenha acabado a saga os que li adorei. Estou curiosa pelo que se segue.

    9- Crónicas de Gelo e Fogo (George R. R. Martin). Esta escolha é obrigatória. Porque é fenomenal.

    10- Os Filhos da Droga ( Christiane F). Foi o primeiro livro que li. Aquele que me fez despertar o gosto pela leitura. Tinha que fazer parte desta lista.

    Uma lista composta por fantasia a excepção dos filhos da droga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luísa,

      A FC tal como outro género qualquer tem bons e maus livros, mas tenho registado com agrado que tens investido em livros de FC, caso do Brasil do Ian McDonald, entre outros e acredito que vais ficar surpreendida :)

      Quanto às tuas escolhas li praticamente tudo e sim nota-se claramente que gostas de fantasia eheheh, mas fazes bem :D

      Algumas escolhas teriam entrado no meu top de livros, Martin, Robin Hobb e Gavriel Kay :D

      Bjs e obrigado por partilhares as tuas escolhas ;)

      Eliminar
  9. Oi Fi,

    estes são meus eleitos:

    Harry Potter
    A Brumas de Avalon
    A Filha da Floresta
    Dançando sobre cacos de vidro
    Fallen
    Cidade dos Ossos
    A Noite dos Mortos Vivos
    Pilares da Terra
    A Guerra dos tronos
    A Fúria dos reis

    Quanto a sua lista, não conheço quase nada do que vc postou. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Obrigado por partilhares as tuas escolhas :D

      Tens ai boas escolhas sem duvidas e já li várias, nunca escolheria A Furia dos Reis embora seja Martin :D

      A ver se lês o Duna ao menos :P

      Bjs

      Eliminar
  10. Hello Fiacha!!!

    Bem, aqui estão as minhas escolhas:
    1. Harry Potter (toda a saga), de JK Rowling
    2. O Senhor dos Anéis, de Tolkien
    3. A Saga do Assassino (as duas trilogias), de Robin Hobb
    4. As Mentiras de Locke Lamora, de Scott Lynch
    5. O Nome do Vento, de Patrick Rothfuss
    6. A Princesa Mecânica (no fundo, todos os três), de Cassandra Clare
    7. As Crónicas de Gelo e Fogo, de George Martin
    8. A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón
    9. A Rosa Rebelde, de Janet Paisley
    10. Em Nome da Memória, de Ann Brashares

    Quanto às tuas, já li Duna, A Oeste do Éden e três do ciclo Terramar. Sabes que gosto muito do A Oeste do Éden, muito bom e profundo, do Duna, apesar de reconhecer a sua mestria não consigo gostar muito. Quanto aos de Terramar, li quando andava no sétimo ano e só posso dizer que foi das histórias (os três que li, ainda não li todos) que mais me emocionou e empolgou. O Gued é fantástico e lembro-me perfeitamente de certas passagens, especialmente de O Feiticeiro e a Sombra...sublime!

    Bjs e boas leituras !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Belas escolhas tens ai embora já tivesse ideia de algumas delas e acho que está muito bem....bela tendência para sagas eheheh

      Fico contente que tenhas gostado do A Oeste do Éden e da saga Terramar, até devias reler pois é muito boa :D

      Quanto a Duna é que estranho, mas pronto nada a dizer ehehe

      Bjs

      Eliminar
  11. Olá, Olá Corvo Fiacha: (Sei que já tinhas espreitado a minha no FB) mas partilho também aqui:

    Aqui está o meu Top Ten... Não sei se são os melhores, mas são aqueles que me vieram à cabeça (o que quer dizer que marcaram por si sós)

    1.O Físico - Noah Gordon
    2. O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas
    3. Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas
    4. A Volta ao Mundo em 80 dias - Jules Vernes
    5. Jean de Florette - Marcel Pagnol
    6. O Principezinho - Saint Exupery
    7. As Brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley
    8. Salto Mortal - Marion Zimmer Bradley
    9. A Sombra do Vento - Carlos Ruíz Zafón
    10. Equador - Miguel Sousa Tavares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno,

      Obrigado pela partilha, alguns já li e são muito bons sem duvida, outros tenho ver se leio, em especial o Físico do Gordon, mas não só ;)

      Abraço

      Eliminar
  12. Da tua lista, li apenas "O homem sem rosto" e foi um livro que gostei imenso. Já agora, a ficção cientifica é dos meus géneros favoritos.

    ResponderEliminar
  13. Ois Mel,

    Fico contente que gostes de ler FC e que já tenhas lido este livro do Vance, continua ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá :)
    Vou descarregar alguns desses para o pc :D
    Quanto à lista dos 10 preferidos acho que não consigo fazer, são tantos livros que adorei que ainda não os consigo enumerar! :)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :D

      Fazes muito bem e dá-lhe oportunidade, vais ver que vais descobrir universos fantásticos, vai por mim :)

      Vá toca a fazer uma lista até podes fazer e colocar no teu blog :D

      Bjs

      Eliminar
  15. Olá amigo Corvo

    Desculpa só agora vir cá, mas como sabes tenho ando algo ocupado com "aquele" projecto e ainda por cima fazer lista de livros favoritos e/ou que nos marcaram não é bem comigo :P ,mas quem sabe se um dia não faço um lista ;)

    Da tua lista já li uma boa parte deles, mas ainda faltam alguns: a Serie Âmbar de Roger Zelazny, a Serie Mundo do Rio de Philip José Farmer, O Homem sem Rosto de Jack Vance, Book of the New Sun - Gene Wolfe e a Camuflagem de Joe Haldeman, mas lá chegarei ;)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Por acaso confesso que tenho curiosidade em saber as tuas escolhas ehehe

      Então ainda tens ai muitos universos fantásticos por descobrir, se precisares de algum diz, penso que do Farmer não tenho tudo completo, mas do que li, que maravilha ;)

      Abraço

      Eliminar
  16. Olá Fiacha
    Não li nenhum dos livros que te marcaram e até tenho uma certa vergonha de dizer que não os conhecia.
    Boas leituras e beijocas;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá leitora,

      Estamos sempre a tempo fica como recomendação :D

      Bjs e bem vinda ;)

      Eliminar