domingo, 28 de setembro de 2014

O Último Conjurado (Isabel Ricardo) - Divulgação Saída de Emergência



Sinopse:
Há sessenta anos que Portugal era humilhado pelos Filipes de Espanha. 
É então que um grupo de heróis decide revoltar-se.
1640. O jugo espanhol dura há sessenta anos. Seis décadas de identidade roubada, pátria escondida e falsa lealdade. Mas algo está diferente: fala-se do enigmático Capitão Gualdim, que desafia o poder espanhol pelas ruas de Lisboa enquanto se conspira nas sombras e a guerra contra o domínio espanhol ameaça rebentar. Uma importante parte da nossa História ganha vida em O Último Conjurado de Isabel Ricardo, onde a realidade se cruza com a ficção. Duelos, emboscadas, amores e muito mistério envolvem as principais personagens, três jovens cavaleiros que vivem todo o tipo de aventuras. Um romance histórico que representa com rigor os factos ocorridos neste tão importante período da nossa História, enlaçado numa maravilhosa narrativa cheia de suspense.
Publicado pela primeira vez em 1998, esta reedição é a mais recente aposta da Saída de Emergência para a coleção A História de Portugal em Romances.

Um dos meus livros favoritos desde a primeira vez que o li, e talvez o grande culpado pela minha paixão por romances históricos. O Último Conjurado é daqueles livros que nos fazem devorar páginas e páginas logo desde as primeiras linhas.

Com um leque de personagens que vão desde figuras históricas (não só portuguesas, mas também espanholas) a criações da autora, desde a alta nobreza aos temidos fora-da-lei, é um livro que nos faz querer viajar no tempo e "aterrar" naquela época antecedente à revolução de 1 de Dezembro de 1640.

Os amantes do romance histórico não se vão arrepender!

O Último Conjurado tem lançamento marcado para o próximo dia 31 de Outubro, mas já se encontra em pré-venda no site da editora, Saída de Emergência.

Eu vou voltar a reler!

Alguém me acompanha? ;)

56 comentários:

  1. Ois miga Cristina,

    Antes demais agradeço o teres aceito o desafio, só temos a ganhar :D

    O Romance Histórico é dos meus generos preferidos e sendo publicado pela a SDE até pode ser que consiga ler, vou tentar, mais a mais com a tua recomendação e pertencente a uma coleção que fala da nossa história ;)

    Parabens à editora por apostar em livros de escritores nacionais, que contam a história de Portugal, espero que tenha sucesso ;)

    Caso queiras estás desde já convidada a comentar o livro aqui no blog, todos nós temos a ganhar :)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha!

      Antes de mais, obrigada pelo voto de confiança ;)
      Já sabias que estou sempre aberta a novos desafios e este atirei-me mesmo de cabeça (era um bocadinho a minha praia, confesso) LoL

      Esta escritora tem trabalhos muito bons, mas é um bocadinho desconhecida (o que é uma pena). Pode ser que a SdE aposte mais vezes no trabalho dela, quem sabe...

      Eu comento, mas só depois do lançamento... Não quero estragar já a surpresa a quem o vai ler pela primeira vez ;)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ois Cristina,

      Sei que para ti era uma mensagem que te iria dar prazer, pois pelo que percebo conheces a escritora, da minha parte até me dá prazer, escritora nacional e publicado pela minha editora favorita, logo só posso estar contente :)

      Quanto à confiança, claro e sei que não será a última vez que publicas no blog, pelo menos tenho essa esperança, o blog é de todos :D

      Como referi, quero ler e mesmo que venhas a comentar o livro, vou querer ler :)

      Bem o resto fica por tua conta, diverte-te :D

      Eliminar
    3. É verdade, Fiacha, conheço a escritora e acompanho o trabalho dela há vários anos e é pena que não seja mais reconhecido e muitas vezes valorizado. Esperemos que as coisas mudem :)

      Ah mas eu só comento depois para evitar spoilers...

      Obrigada*

      Eliminar
  2. Olá,
    parece um romance excelente. Confesso qua não sou lá grande amante de romances históricos, mas pode ser que isso mude após ler este mesmo ;)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      É um romance muito bom (se calhar sou suspeita já que o li várias vezes) e quem sabe depois de o ler se não descobre uma nova paixão... ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá!

    Já tinha visto o livro na newsletter da editora e tinha ficado bastante curiosa. Agora, com o teu comentário, fiquei ainda mais. Será, provavelmente, uma compra a fazer no futuro.

    Gosto bastante do género e é sempre bom dar relevo aos nossos escritores, que bem merecem.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria!

      Sem dúvida que será uma boa compra :)

      Também sou amante do género e este tem um mistério bem interessante e um tanto ou quanto cómico que é talvez a cereja no topo do bolo.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Uma boa ideia, para promover o trabalho da autora, seria fazer uma leitura conjunta do livro. Gostei da sinopse e é sempre agradável descobrir novos escritores.

    Vou apontar para as aquisições de Outubro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      É uma ideia sim :) quem sabe não avançamos com ela

      Eliminar
    2. Pelo menos podia constar na votação da leitura conjunta do próximo mês :)

      Eliminar
    3. Ois migas,

      Ainda não divulguei o livro no cantinho (estamos a divulgar um livro que será publicado pela SDE e conto que a amiga Cristina comente o livro) mas se tiver oportunidade podem contar comigo, organizar isso é facil, é combinar :)

      Eliminar
    4. Por mim pode-se combinar a leitura conjunta quando o livro estiver disponível ;)

      Eliminar
  5. Boas Fiacha,

    Bem eu não me posso considerar um grande conhecedor de Romances Históricos, até agora creio que só li um que se encontra dentro desse género (Os Pilares da Terra) e que por sinal adorei. Sendo este lançamento uma reedição com certeza que é uma boa obra.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís!

      Não comparando um com o outro (também gostei muito de Os Pilares da Terra), este tem a particularidade de estar relacionado com a História do nosso país e com factos e pessoas que conhecemos relativamente bem.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá, Luís!

      Depois de ler "O Último Conjurado" vai tornar-se fã e sentir vontade de ler os meus outros romances históricos. Não achas, Cristina? :)

      Este romance tem a particularidade de ser apreciado pelas mais variadas idades, o que se revela muito especial...

      Beijinhos
      Isabel Ricardo

      Eliminar
    3. Olá Isabel,

      Agora é que me deixou mesmo mesmo mesmo com curiosidade :P, com certeza que quando tiver hipótese o vou ler, e quem sabe se os outros não virão logo a seguir :)

      Eliminar
  6. olá :D
    Xiiiiiiiiiiiiii....eu gosto muito de romances históricos como bem sabes Fiacha :D
    Acho bem divertido e útil (não é palavra mais bonita, mas serve) para adquirimos conhecimentos, tomar contato com o passado de uma forma mais central e próxima.
    Se eu tivesse tempo...devorava todos estes livros...mas enfim...:D Boa partilha. Louvo a quem consegue pegar num pedaço de história e tenta recontar a história da história de forma interessante e mais atrativa :)
    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Também concordo. Aprende-se sempre qualquer coisa de novo ao ler um romance histórico. Muitas vezes dou por mim a pesquisar mais coisas sobre os acontecimentos descritos nos livros, principalmente quando não são de autores portugueses.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá, Carla!

      Os romances históricos são excelentes para conhecermos a nossa História de forma interessante e salutar e há momentos que dariam romances extremamente empolgantes e filmes espectaculares!

      Eu tento sempre ir a uma dessas épocas munida de todo o rigor histórico, até acerca da maneira como eles falavam, como se vestiam, o que comiam...

      Neste "O Último Conjurado" até andei a aprender esgrima com a garotada para poder descrever melhor os duelos. Diverti-me a valer!

      Uma das coisas mais engraçadas que eu descobri quando andei a fazer a pesquisa foi uma frase que as pessoas diziam quando estavam zangadas com alguém. Que tivesse uma morte "apressada"... ;)

      Ops! Acho que já falei demais... :)

      Cristina, prometo que me vou tentar comportar melhor!

      Beijnhos
      Isabel Ricardo

      Eliminar
  7. Olá.
    Gosto muito de romance histórico! Com mais ou menos rigor histórico, o importante é retratar a época e provocar no leitor curiosidade para estudar mais o tema. No meu caso é isso que acontece.
    Vou ficar atenta.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia!

      É mesmo isso ;)
      Como se costuma dizer, "o saber não ocupa lugar" e neste tipo de livros estamos sempre a descobrir coisas novas.

      Boas leituras também ;)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá, Cátia! :)

      Também gosto muito de ler romances históricos, mas têm de estar extremamente cativantes para eu continuar a lê-los.

      E adoro escrevê-los, viajar até às determinadas épocas e levar comigo os leitores, servindo-lhes de cicerone... Eles deliram com essas viagens tendo-me como companheira...

      E não tenho dúvidas nenhumas de que a Cátia irá vibrar a valer com este livro e satisfazer alguma curiosidade.

      E não posso dizer mais nada, senão a Cristina puxa-me as orelhas... ;)

      Não posso levantar muito o véu para a vossa surpresa ser maior, e melhor!

      Beijinhos
      Isabel Ricardo

      Eliminar
  8. Olá a todos! :)

    Adorei ler todos os vossos comentários e desafio-vos a lerem "O Último Conjurado", pois tenho a certeza de que não se irão arrepender. Penso mesmo que se irão tornar fãs dele!

    Vão mergulhar numa época empolgante, sentindo-se parte integrante do livro, e viver momentos intensos e deliciosos, como um dos meus leitores comentou.

    Tal como a Cristina falou, muitos outros leitores já o leram e releram muitas vezes, o que não é muito habitual nos adultos... Só isso dá para calcular que é um livro muito especial!... ;)

    Achei excelente a ideia do S pinelli de fazerem uma leitura conjunta do livro. Fiquei com curiosidade também!
    Vou aguardar para ver e surpreender-me!

    Agradeço a todos a divulgação. Foi um excelente presente/surpresa que a Cristina me deu ao dar-me o endereço deste blog que achei muito interessante.

    Obrigada, beijinhos a todos e boa leitura!

    Isabel Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Isabel,

      Desde já agradeço a presença no blog e sinta-se à vontade para comentar, participar, é de todos nós :)

      Quanto à mensagem, foi mesmo um desafio que lancei à Cristina e que acaba por ser benéfico para todos, mais a mais tenho parceira com a Editora, logo ganhamos todos.

      A ideia da leitura conjunta é lermos todos ao mesmo tempo o livro e irmos comentando por fases, mas isso a decorrer será num grupo que temos no FB, se se vier a realizar seria excelente contar com a sua participação.

      E claro com isto tudo começo a ficar curioso, realmente é raro reler um livro, embora seja algo que gostava de fazer com mais frequência.

      Bjs e felicidades :)

      Eliminar
    2. Olá Isabel!

      Quando me pediu para divulgar o lançamento do livro eu falei com o Fiacha para ele fazer aqui a divulgação uma vez que é parceiro da editora. Não estava nada à espera que ele me propusesse ser eu a fazer essa divulgação e muito menos que pusesse nas minhas mãos tudo o que lhe dissesse respeito.

      Pedi que passasse por aqui porque sei que gosta de conversar com os leitores e conhece-los um pouco melhor e nada melhor que estes espaços para o fazer.

      Quanto à leitura conjunta, gosto muito da ideia e apoio o que for necessário, mas acho que me vou abster de participar e deixá-los descobrir as aventuras do Capitão Gualdim e todos os outros...
      (Vou gostar muito de ver os comentários ;) )

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Olá Isabel!

      Não posso deixar de comentar. É fantástico ver a escritora do livro a comentar aqui no blogue, pois o encontro entre escritores/autores e o público é algo que é tão bom e fundamental que é sempre de enaltecer.

      Obrigada por ter lido os nossos comentários =)

      Eu também era capaz de participar na leitura conjunta =D

      Beijinhos!

      Eliminar
    4. Olá, Maria!
      Eu adoro o contacto com os meus leitores. Acho que é muito gratificante falar com eles, ver o seu entusiasmo acerca dos meus livros, manter um contacto próximo com eles...

      A Cristina sabe bem disso. Eu quando autografo os meus livros, sejam para os mais pequenitos ou para os mais velhos, coloco sempre o meu número de telefone. Há alguns escritores amigos que dizem que eu não bato bem da bola, mas eu gosto de ser contactado por eles.
      Mandam-me sms de parabéns, de Feliz Natal... Perguntam quando sai o próximo livro...

      Tenho grandes amigos que conheci devido aos meus livros.

      Para mim foi uma excelente novidade esta conversa no blog e um enorme prazer poder conhecer-vos a todos! :)

      Beijinhos
      Isabel Ricardo

      Eliminar
  9. Olá
    Por acaso estou a acompanhar esta colecção. Tentei ler O Afonso o Conquistador e detestei. A história ate pode ser interessante mas a forma como foi escrita não me cativou.
    Por coincidência ando a ler o Isabel a condessa cercada. E estou a gostar. Já tenho a espera tb o Tintureiro Francês.
    Este livro que nos divulgaste parece bem interessante. Virá certamente para a minha estante. Até porque romance histórico é da minha preferência.
    Obrigada pela divulgação. Já sabia que este era o próximo livro a ser lançado só não sabia qd.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luísa!

      Sinceramente não li nenhum dos livros publicados, mas pode ser que lhe dê uma oportunidade ;) já percebi que devem ser bons livros.

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá, Fiacha!

    Podem contar com a minha participação! Irei adorar!
    Nunca participei em nada idêntico e então com um livro meu vou achar muito empolgante e gratificante!
    Acho que irão ter muitas surpresas com "O Último Conjurado", não é Cristina? ;)

    E penso que o Fiacha irá ser surpreendido, agradavelmente, por este livro... Vai ver que terá a tentação de o ler mais vezes.

    Cristina, a divulgação deste meu "filhote" especial ficará em excelentes mãos, pois és uma dos seus muitos fãs entusiastas.

    Acho que irás vibrar também com o entusiasmo crescente que estes teus companheiros irão sentir ao longo do livro. :)

    Luísa, prometo que não irás ficar desapontada com "O Último Conjurado" e irá exceder até as tuas expectativas.
    Sentirás que viajaste para dentro do livro, ou então que as personagens estão ai mesmo ao pé de ti, ao alcance das mãos.
    Irás vibrar com todas as suas aventuras, rir-te com os disparates do D. Manuel de Vilar... E mais não digo! :D

    Beijinhos a todos
    Isabel Ricardo

    P.S. - Algum de vocês vai ter que me ajudar a não ficar assinado como anónimo... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Se reunirmos o número suficiente de participantes contem comigo, mas por norma as leituras conjuntas são escohidas por votação (não que não possa propor a leitura deste livro) e por norma livros ou grátis ou mais baratinhos, mas como digo vou a jogo e sem duvida que a leitura de um livro com a presença do escritor é mais gratificante para todos :)

      Não vai ser fácil conseguir reler o livro, tenho tantos, mas tantos que gostava de reler, mas o pior é que tenho ainda mais por ler, o que até é bom sinal, mas nunca se deve dizer desta àgua não beberei :)

      Quanto ao P.S. não te consigo ajudar, sou um zero nestas coisas, mas acho que estás bem da forma como colocas.

      Bjs

      Eliminar
    2. Isabel está a contar mais sobre o livro do que eu ;)
      Preferi não falar muito para não deixar fugir alguns spoilers da história e estragar algumas (boas) surpresas ;)

      Quanto aos comentários anónimos, penso que o problema se resolve com um perfil google e sendo seguidora do blog ;)

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Olá Isabel
      Agora é que me deixaste ainda mais curiosa. É precisamente o que mais aprecio num livro. Quando o mesmo nos transporta para a história como se fizéssemos parte dela e personagens marcantes. Será leitura obrigatória.
      Obrigada
      Fiacha o teu blog está 5*****

      Eliminar
    4. Pequeno Lince,

      Se o blog está bem é graças ao apoio de todos ;)

      Pena estares tão longe e não poderes participar na leitura conjunta :)

      Eliminar
    5. Se eu não tivesse investido numa boa quantidade de livros recentemente mandava-o vir. Mas terei que esperar um pouco. Até porque tenho cá uma boa quantidade de livros novos por ler. Mas assim que possa este irá ser incluído na próxima compra assim como o do Nuno.

      Eliminar
    6. Vais fazer excelentes compras ;)

      Eliminar
  11. Só agora reparei que dava para responder a cada um... :)

    Vão ter de me desculpar, porque ainda sou muito verde nisto!... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Isabel,

      Estas sempre a tempo de o fazer, eu não tenho feito pois a mensagem é da amiga Cristina eheheh

      bjs

      Eliminar
    2. Eu venho sempre que posso responder, mas vocês estão bem mais rápidos que eu ;)

      Eliminar
  12. Boas Fiacha

    Aprecio bastante romances históricos e parece que vou ter que arranjar espaço nas minhas estantes para acrescentar este :)

    Mais uma bela sugestão de leitura com que nos brindas.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois José,

      Já somos dois, neste caso quem está a divulgar é a amiga Cristina e não eu mas acredita gostava de ler o livro ;)

      Abraço

      Eliminar
    2. Olá José!

      Este merece um espaço entre os melhores ;) Garantido!

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Olá, José Luís!

      Acredite que depois de ler "O ´´Ultimo Conjurado" irá arranjar um lugarzinho especial na sua prateleira para este livro.

      Beijinhos
      Isabel Ricardo

      Eliminar
  13. Olá amigo. :)

    Tenho muita curiosidade em toda a esta série e este parece-me igualmente muito interessante. Sem dúvida, que vai para a minha wishlist. :D

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      A ver se pedes á SDE, era interessante lermos em conjunta :D, para já apenas a divulgarmos o livro da escritora :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Rita!

      Sem querer descreditar os anteriores, acho que este era uma aposta em grande para inciar a série ;) (agora fui um bocadinho mazinha...)

      Eu também apoio a leitura conjunta ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  14. Olá
    Eu gosto de ler romances históricos e há poucos em Portugal, se tivermos em conta o manancial de história que temos, o que é uma pena.
    Talvez o povo português (já se sabe que infelizmente lê pouco) não goste de ler muito sobre a história de portugal ou de uma forma geral os escritores portugueses não gostem muito de escrever sobre este tema, ou a junção destas duas situações fazem com que apareçam muito poucos livros sobre a nossa história.
    Tudo isto para dizer que sem dúvida que é de louvar e dar os parabéns a quem o faça.

    Parabéns pela divulgação Cristina, parabéns pelo apoio Fiacha e parabéns Isabel por mais um pedaço de história com que nos brinda.

    Irei ler, sem dúvida, não sei se participarei na leitura conjunta, depende de quando for. E comentarei :)
    Estarei atenta à saída do livro.

    Muito sucesso Isabel e tudo de bom

    P.S - desculpa Fiacha a ausência, mas aqui estou de novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      A leitura conjunta a realizar-se terá que ser em novembro, pois penso que só sai para o final de outubro (quem sabe se não seja a escritora em destaque numa revista *assobio* ), eu alinho se tiver companhia :)

      Quanto à ausência, já sabes que fazes parte da casa ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá, Rita, Fiacha e Caminhante!

      Obrigada pelos comentários! Vão adorar "O Último Conjurado"!

      Eu adoro a História de Portugal e, além deste livro passado no século XVII, também tenho outro passado durante a crise de 1383/85 "A Demanda do Mestre" e "A Revolução da Mulher das Pevides" que decorre durante a primeira invasão francesa. Tenho outro que é "O Segredo de Ana" (1850).

      Até os meus livros juvenis costumo incluir momentos importantes da História de Portugal para contagiar os mais jovens!

      Vou torcer para que a leitura conjunta consiga ir em frente!

      Beijinhos
      Isabel Ricardo

      Eliminar
    3. Olá Caminhante!

      Partilho a tua opinião relativamente aos romances históricos em Portugal, o que é uma pena. Mas acho que esta coleção da SdE é uma boa aposta para tentar combater essa "falha" e devia haver mais iniciativas assim...

      Subscrevo o que disse Isabel. E são todos muito bons :) Só ainda não li O Segredo de Ana :( porque até os juvenis eu devorei há alguns anos...

      Vá eu também posso alinhar na leitura conjunta com vocês, apesar de já não ser novidade para mim(sempre sou mais uma).

      Beijinhos

      P.S. Estou em pulgas para que o livro saia e comece a ver os vossos comentários...

      Eliminar
    4. Imagina eu, Cristina!... :) ;) :)

      Eliminar
  15. Ois,

    Bem se já temos a S. Pinneli, a Cristina, eu e quem sabe mais um ou outro, então em novembro teremos leitura conjunta no grupo, seria bem giro a Isabel participar, para isso temos que a adicionar :D

    Quando isso acontecer abrirei post dedica à escritora, embora a informação da SDE esteja fraquinha, mais a mais com vários livros já editados, mas pronto :)

    Se mais alguem quiser participar estejam á vontade, a Isabel merece ;)

    ResponderEliminar
  16. Olá, Fiacha!

    Agradeço-te o carinho e apoio!

    Depois têm que me dizer o que devo fazer, ok?

    Nunca participei em nada disto antes e por isso é uma novidade para mim! :)

    Beijinhos a todos
    Isabel Ricardo

    P. S. - Acho que vou aparecer novamente como anónimo... ;)

    ResponderEliminar
  17. Ois Isabel,

    Nada a agradecer é com gosto, acredita ;)

    O primeiro passo é tornarmos-nos amigos, mas isso acho que já somos eheheh, falo no FB (procura por fiacha que é simples) ou mesmo a Cristina adicionar-te no grupo (penso que tens que aceitar o convite)

    Quanto ao participar é simples, definimos prazos para a leitura do livro por fases (+- uma semana para 100 páginas) e vamos comentando....pode surgir questões que o escritor pode esclarecer, pode informar que mais tare será esclarecido e por ai fora...é giro.

    Alem disso vou abrir um post que te será dedicado, mas como referi a informação disponibilizada na SDE é pouca nem foto tem :D

    Alguma duvida dispõem

    bjs

    ResponderEliminar