sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Jem - A Construção de uma Utopia de Frederik Pohl


Opinião:

Um livro marcante mas que me deixa com uma sensação estranha. Se não for o melhor livro que li de FC é um dos melhores seguramente, mas por outro lado sinto que por mais que o comente e vá buscar pormenores do livro, nunca conseguirei transmitir a sua qualidade, o que me faz sentir um pouco frustrado.

Não encontro sinopse do livro para partilhar. De forma muito simples, posso dizer que este livro mostra-nos uma expedição a outro planeta por parte de humanos com o objectivo de conviver com as vidas que possam ai existir e fazer com que a tripulação possa sobreviver e preservar a espécie humana num planeta totalmente desconhecido.

É claro que há muito mais do que isto. Uma das grandes virtudes deste livro é apresentar um enredo riquíssimo, com imensas questões retóricas, basta referir que fazem parte da expedição apenas os melhores, desde astrónomos, geólogos, cientistas, a militares, pilotos, tradutores e muitos outros personagens. Desta forma, cedo acabamos por ter visões diferentes sob o ponto de vista das personagens, o que acaba por ser uma mais valia para toda a história.

As personagens são igualmente excelentes, não temos aqui os típicos heróis, temos personagens reais, bem construídas, onde, mesmo não sendo descritas exaustivamente, acabamos por as conhecer, sofrer com os seus problemas, com os seus sucessos e as suas fraquezas. O mesmo acontece com o universo onde a ação decorre, que digo-vos já, e a título de curiosidade, é semelhante ao planeta Terra, embora com algumas diferenças.

Gostei como o escritor mesmo através de alguma fantasia não deixa de apresentar bases cientifica bem consistentes para as diferenças existentes entre Terra e o planeta Jem e se atendermos à data em que o livro foi escrito, ainda se torna mais interessante a visão que o escritor tem. Será mesmo possível construir uma Utopia ?

Não quero comentar muito mais até para não fazer spoilers. Este livro é fantástico, é mais uma grande surpresa a nível de FC, será sério candidato a livro do ano e uma vez mais, uma prova que não é necessário escrever-se uma saga interminável para termos um livro muito bom.

Leiam, vale bem a pena, não sei mesmo o que mais dizer para que este livro não vos passe ao lado, embora reconheça que não deva ser muito fácil de encontrar.

37 comentários:

  1. Olá Fiacha.

    Não precisamos de sinopse. As tuas palavras chegam :)
    Parece um livro muito interessante e vou já pesquisar. Gostei do que falaste sobre as personagens, quando a elas têm um papel bem presente e forte no desenrolar da história não há necessidade de uma descrição exaustiva.
    Obrigado por mais uma sugestão. bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catia,

      É sem duvida um livro muito interessante, não deixes passar ao lado caso tenhas oportunidade, tudo no livro é bom, das personagens, ao enredo à escrita, grande livro.

      E mesmo não havendo grandes descrições, não sentes necessidade de mais detalhes, o escritor de forma subtil vai-te passando :)

      Nada a agradecer, eu é que agradeço a visita, sempre importante :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Fiacha,

    Este vem para a minha estante, vou encomendar agora mesmo

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Fazes bem, acabas de fazer uma excelente compra ;)

      Bjs

      Eliminar
  3. OIá Fiacha.

    Mesmo sem sinopse fiquei com vontade de ler. Mas já sabes, este ano a montanha de livros tem de diminuir e não aumentar. :P

    Continua com o excelente trabalho. Ainda vais viciar a malta em FC.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Finisterra,

      Este é um livro que deves registar, pois é mesmo um grande livro :)

      Bolas não quero tanto apenas que este tipo de livros não passem ao lado, pois há sem duvida livros fantásticos neste genero ;)

      Abraço

      Eliminar
  4. Olá amigo Fiacha,

    sem dúvida, um dos livros de FC que mais curiosidade me despertou ao ler a tua opinião. De facto, não é necessária nenhuma sinopse, pois o que referes está excelente e mostra a qualidade do livro. Vou querer ler!

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Maria Rita,

      Este não tem nada que enganar, lê e divulga vais adorar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Concordo com a Cátia não precisamos de sinopse. A tua opinião é suficiente. E eu que não aprecio FC até achei interessante. Gostei. Será que também se encontra a venda por alguns euros?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luisa,

      Ainda bem que consegui transmitir o que o livro vale, mas acredita nã lhe faço justiça com este comentário, um livro muito bom mesmo e que acho que farias muito bem em comprar, vai por mim ;)

      Não sei mas és capaz de conseguir encontrar a bom preço mas não te posso ajudar mesmo, quanto muito emprestar o meu exemplar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Fiquei bastante interessado! A ver se o encontro em formato físico ou digital... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva José,

      Não deixes passar ao lado este excelente livro eu é ver se consigo encontrar mais livros do escritor, adorei ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  7. Boas Fiacha,

    Parece ser um bom livro, não deve ser por acaso que foi nomeado para um Hugo Award :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luís,

      É mesmo um bom livro sem a menor duvida, se te cruzares com ele e tiveres oportunidade de ler, lembra-te aqui da minha sugestão ;)

      Abraço e venha o nosso amigo Sanderson :D

      Eliminar
  8. Como essa não é a edição da Gradiva na wual eu publiquei o livro pela primeira vez, desconheço se esta inclui um capitulo adicional que existia na minha. Se a trad for a da Maria de Lurdes Meedeiros, está tudo bem. Se não for, está tudo mal. Infelizmente a capa do livro para a Gradiva era tão bostosa, mas tão bostosa que não há palavras que a descrevam. Desenhada por um idiota que era amigo do Editor. Protestei, protestei, mas sem resultados. Enfim...resta o livro de um dos meus autores favoritos. Agora tens de ler dele o Gateway, Fiacha. Foi publicado na Argonauta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva João,

      Percebo agora porque tanto me recomendaste a leitura deste livro, muito bom mesmo.

      Penso que esta capa não é a que tenho, se é o capitulo que tem 5 gerações à frente em Jem li e sem duvida foi uma mais valia ;)

      Sim tenho mesmo que ler mais este escritor e será um livro que vou procurar na próxima feira do livro, esse que sugeres :)

      As minhas desculpas por não conseguir transmitir tudo o que este livro tem de bom, fantástico estes livro ;)

      Abraço

      Eliminar
    2. A capa que o Fiacha reproduz acima creio que é duma edição em espanhol do "JEM" da Editora Hispano-Argentina Minotauro.

      Podem encontrar este magnifico romance na sua edição portuguesa, aos mais variados preços na internet, nas lojas do tipo olx.

      A edição do Circulo de Leitores deste livro é com tradução da Maria de Lurdes Medeiros, e direitos cedidos pela Gradiva.

      Meu caro Barreiros, apenas um aparte relativamente ao autor Mark S. Geston a que te referiste aqui num outro post, autor que foi publicado na saudosa coleção de FC da Panorama.
      O livro traduzido corresponde "mesmo" ao "Out of the Mouth of the Dragon" e não ao "the Day Star".

      Quanto à tradução acredito que a qualidade seja tal que se possa confundir com qualquer outro titulo de qualquer outro autor!....
      Ainda por cima trata-se do 2º volume de uma trilogia sem que o 1º ou 3º volume tenham sido publicados antes ou...depois!

      Ubik

      Eliminar
    3. Ois Ubik,

      Como é obvio devo-te um agradecimento por mais esta excelente leitura, já sabes se tiveres o Gateway e não o quiseres eu fico com ele :D

      PS: A ver se o teu SCP se mostra verdadeiro canditado ao titulo já nesta sexta

      Eliminar
    4. Amigo Fiacha, de nada. O "gateway" está publicado na Argonauta em vários volumes, a "saga" dos "Heechee". Tenho-os não sei bem onde, talvez a norte, tenho de os procurar.

      São uma leitura fantástica.

      PSP:Quanto ao meu SCP, a vitória esá no papo...ou não...:::) :):)

      Ubik

      Eliminar
    5. A ver se na feira do livro me lembras para os comprar, ou se os descobrires força emprestas que depois devolvo ;)

      Acredito este Jem foi muito bom sem duvida, um livro muito completo, bem escrito, com criatividade, rigor e bem desenvolvido, gostei ;)

      Que os deuses sejam "berdinhos" esta semana :D

      Eliminar
  9. Caro Ubik. Vergica se ma tua edição portuguesa do Geston, o livro começa assim: "It was said that of all the cites of the Earth, Ferrin was the lovliest " se assim for, é mesmo o Day Star.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Barreiros, o livro "a ultima batalha" do Geston na edição que tenho comigo começa assim, no seu capitulo 1: " O NAVIO fora atingido profundamente na Planicie e os seus ferimentos apresentavam um aspecto amarelo-pálido e oxidado ao sol da tarde" que corresponderá á tradução (?) do E. Saló para " The sheep had been badly hurt at the Meadows, and her wounds showed pale yellow and rust in the afternoon soon."

      E isto será o "Out of the Mouth of the Dragon". Estou certo?

      Ubik

      Eliminar
    2. Sim, correcto. Está confirmado. É mesmo o Out of the mouth"... Cortado pela metade...

      Eliminar
    3. Não tive ainda oportunidade de ler o livro.

      Folhei-o apenas, numa leitura "transversal obliqua" à lá Marcelo Rebelo de Sousa ( que é a mesma coisa que não ler nada!), e parece-me uma grande confusão.:)

      Será da tradução?...
      ....aproveitei para adquirir também um dos poucos k. Dick que ainda não tinha lido, o "Counter-Clock World", versão "Regresso ao Passado" em português.

      Iniciei já a sua leitura (não lhe resisto!): o k. Dick nunca me desilude, e tem o condão de renovar a minha fé na FC.

      Este tipo está sempre à frente.( Embora perceba alguma reminiscência do "Benjamin Button" do FitzGerald, mas no K. Dick mais filosofico e esoterico)

      A capa é deliciosa ( e Alfragide, sede da editora, aparece como Alferragide!..ehehe..e ainda havia Ultramar e soldados de Portugal), das melhores da Antecipação.

      O tema, cito: " Os mortos revivem.

      Agora que a Fase Hobart estava decorrendo, o polícia Joseph Tinbane não se surpreendeu quando ouviu uma voz, que se lhe dirigia vinda das profundezas da terra.

      Não porque estivesse a endoidecer.
      Não.
      Era simplesmente um dos "renascidos" que o informava estar pronto a ser desenterrado.

      .....REGRESSO AO PASSADO...."

      ehehe...k. Dick, sempre a descobrir!

      Ubik( K. Dick)

      Eliminar
    4. Mais vale leres a versão inglesa, porque a portuguesa parece-me que foi retalhada em mais de metade. Sabias, já agora, como se chama o Ditador do livro do Geston, Lords of the Starship? Cama-se Salazar, hihi...

      Eliminar
  10. Olá, olá :D
    Como sempre vou procurar este livro para o descarregar para o PC e guardá-lo para quando tiver tempo para o ler :D
    Adorei a tua preocupação em mostrar a qualidade que o livro tem e compreendo muito bem a tua frustração!
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sem duvida que por vezes queremos transmitir toda a qualidade que um livro tem e não conseguimos, é mesmo frustante, mas pronto.

      Fazes muito bem, descarrega e guarda um dia dá-lhe oportunidade e serás recompensada, vai por mim ;)

      Bjs e boas leituras, mesmo que secretas :D

      Eliminar
  11. r: Nunca fui à bola com quimica xD E os professores que tive também não ajudavam muito :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol x2 XD e sim por vezes os professores são importantes para gostarmos de uma disciplina :D

      Eliminar
  12. Olá Corvo

    Finalmente, leste e também eu consegui vir cá dar o meu contributo!!!

    É realmente um excelente livro e bastante actual ainda bem que gostas-te (muito) e só posso exortar todos os outros lê-lo e dizer mais é estragar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Ois Marco,

    Sem duvida um livro que merecia e muito vender tão bem como um Potter ou outros que tal, como é possivel tamanha qualidade passar ao lado de tanta gente, é cruel

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Olá Fiacha,

    Depois de ler a tua opinião fiquei deveras contente em ter o meu exemplar deste livro.
    Não é um livro muito conhecido e confesso que antes da trocar andei às Aranhas como se costuma dizer pela net à procura de uma sinopse.
    Já vi que fiz uma boa escolha.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Ui se tens este livro tens que ler e verás que tens uma bela pérola nas maos por ler, espero que gostes tanto como eu gostei e será mais um exemplo em como a FC tem coisas muito boas ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Olá :D
    Então não é que estou a sofrer uma lavagem ao cérebro? estas recomendações pelo Marco, Ubik e Barreiros, estão a transformar uma veia minha de fantasia a começar o deslumbre para a FC?! Confesso que há títulos que me seduzem bastante e está à distância de um clik para começar a comprar alguns livrinhos ;) Posto isto, claro...este já está gravadinho na lista :)
    Sério...vou mesmo começar a ler estes tesouros :D
    Boas leituras e obrigado pela partilha...:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Acho que pensas muito bem em querer ler livros de FC pois há ai grandes livros, vais ver este seria um excelente começo ;)

      bjs e boas descobertas :D

      Eliminar
  16. Olá Fiacha :)

    Bem que com todo o trabalho ando meia desaparecida, mas claro que tinha que passar por cá :). E acho que é das primeiras vezes que a ler uma opinião no teu blog fiquei mesmo conquistada! Acabei de acrescentar à minha lista. Vamos lá ver se o consigo arranjar. :) Uma excelente opinião :).

    Boas viagens,
    Rosana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Rossana,

      És sempre bem vinda eheheh

      Ena ainda bem e senti que não fiz justiça ao livro, mas será uma leitura muito boa, arrisca sim ;)

      Bjs

      Eliminar