terça-feira, 1 de julho de 2014

O Prestígio de Christopher Priest



Sinopse:


“O Prestígio é uma história de segredos obsessivos e curiosidades insaciáveis. Actuando nas luxuosas salas de espectáculos vitorianos, dois jovens mágicos entram num feudo amargo e cruel, cujos efeitos podem ser ainda sentidos pelas respectivas famílias mais de um século depois.

Os dois homens assombram a vida um do outro, levados ao extremo pelo mistério de uma espantosa ilusão que ambos fazem em palco. O segredo da magia é simples, mas para os antagonistas o verdadeiro mistério é outro, pois ambos os homens têm mais a esconder do que apenas os truques da sua ilusão.” 



Dois mágicos, no final do século XIX / início do século XX, criam um mundo de ilusão e de magia, cujo epicentro se localiza num truque que ambos desenvolvem, de formas diferentes, mas que lhes suscita a rivalidade angustiante entre ambos, uma disputa trágica que terminará por afectar as gerações futuras.

Nenhum mágico revela os segredos de outro mágico. Este código de conduta no mundo do ilusionismo, é a fronteira fragilizada que separa Alfred Borden de Rupert Angier . 

Escrito de uma forma extremamente cativante e com uma linguagem simples, o livro desenvolve-se em várias partes, dando-nos a conhecer a história de vida e as implicações destes dois ilusionistas até aos dias de hoje. Através dos seus diários, assistimos ao desenvolvimento das suas carreiras, a escalada no mundo do espectáculo, as suas ambições e decepções até se tornarem ilusionistas mundialmente famosos.

Na primeira parte, Andrew Westley, um jovem jornalista é chamado a fazer a cobertura de um caso estranho. Adoptado e sem conhecer os seus pais biológicos, ele é surpreendido por um diário do seu, desconhecido, bisavô Alfred Borden que lhe é entregue pela bisneta de Rupert Angier.

Longe de imaginar o que este diário lhe irá revelar, Andrew descobre os grandes segredos do ilusionismo e dos triunfos do um mundo, onde as novas tecnologias e descobertas científicas, do inicio dos século XX, deixam marcas difíceis de esquecer.

Na segunda parte, o diário de Alfred Borden, dá a conhecer o homem , o mágico, a sua obsessão ao mesmo tempo que a sua admiração pelo rival e finalmente o seu número mais ousado.

A bisneta de Angier apresenta-nos, numa terceira parte, a investigação que tem feito no sentido de perceber o que está por detrás desta contenda que afecta a vida presente dos dois descendentes. O que realmente se passou e o que realmente ainda se passa…

O diário meticuloso de Rupert Angier, revela-nos, na quarta parte do livro, o homem que procura no sobrenatural, a explicação real dos seus truques, das suas ilusões e na ciência a procura do inexplicável.

E no final, uma última parte em que o mistério é desvendado, em que o pano cai e deixa que observemos os truques bem de perto, tão de perto que tal como um mágico encobre os segredos de outros mágicos, também eu não posso revelar os segredos escondidos e bem guardados por Christopher Priest até às ultimas páginas. 

O livro, bem como os truques de um ilusionista, passa por três estágios: o primeiro, a proposta, em que somos confrontados com a apresentação do acontecimento, com a realidade dos factos, o segundo a performance, isto é o acontecimento em si, a ilusão, aquilo que o autor ou o mágico quer que vejamos, em que nós leitores somos como que “empurrados” para ver o acontecimento de determinada forma ( a cartola do mágico que nada tem lá dentro) e o efeito final (o coelho que sai da cartola, onde nada existia), onde somos surpreendidos até ao último paragrafo.

Ambos os ilusionistas desenvolvem um número que parece desafiar todas as leis da física, na ideia de se suplantarem um ao outro. No entanto nada do que parece é, neste livro que desafia os nossos sentidos, como um verdadeiro truque de magia.

Borden consegue-se “auto transportar” em fracção de segundos, entrando num armário numa ponta do palco e saindo noutro situado na extremidade oposta do palco, O Homem Transportado. Angier sem conseguir desvendar o segredo de Borden, tenta superá-lo com a ajuda de um cientista, meio louco. Nikola Tesla , e apresenta “Num Relâmpago”, um número que conta com a utilização de um aparelho, desenvolvido por Tesla, e que é capaz de transportar um ser de um local para outro, mas com um surpreendente efeito colateral….

Um livro excelente, em todos os aspectos, que recebeu o James Tait Black Memorial Prize de melhor ficção, e o World Fantasy Award de melhor livro. 

É uma pena que ele esteja colocado, com tão pouca “importância” nos escaparates das livrarias, pois acaba por não causar um impacto que bem merecia.

Por favor, peguem e leiam-no, porque vão ficar alegremente surpreendidos. Obrigado a todos os que me aconselharam a sua leitura.

51 comentários:

  1. Boas Fiacha,

    Já vi o filme do Christopher Nolan baseado neste livro e adorei, quem sabe se um dia também não irei ler o livro :). Boa opinião!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Mais um livro comprado a bom preço, 5€, e que depois deste comentário (créditos inteiros à Caminhante) fiquei com imensa vontade de ler.

      Abraço

      Eliminar
    2. Olá Luís Silva

      Como já disse inúmeras vezes quer no Fórum Bang quer no meu blog o filme é muito bom, basta dizer que é do Christopher Nolan, mas o livro esse é ainda melhor o que é dizer muito da qualidade do livro. Portanto não percas mais tempo e vai lê-lo ;)

      Um abraço

      Eliminar
    3. Olá Luis
      De facto já ouvi falar muito bem do Filme e tenho-o para ver, no entanto também já percebi por criticas que li, que o filme aborda muitas questões ligadas ao ilusionismo, mas que o livro aborda questões mais ligadas às personalidades de cada um dos intervenientes.
      Se gostaste do filme, não hesites, vais gostar certamente do livro.
      :)

      Eliminar
  2. Também só vi o filme e gostei bastante, mas gostava de ler o livro, parece bem interessante! Para já está na wishlist ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jose

      Só posso repetir o que disse acima ao Luís Silva o filme é bom o livro é ainda melhor ;)

      Eliminar
    2. Não hesites Jose
      Vale bem a pena ler o livro, é simplesmente fantástico até mesmo ao último paragrafo (sem exagero), mesmo que comecemos a pensar em qual o fim de toda a história, o autor acaba por nos surpreender até ao fim
      :)

      Eliminar
  3. Viva Caminhante,

    Antes demais obrigado por divulgares o comentário no blog e parabens está excelente.

    Sem duvida que estamos a ser muito bem aconselhados e só não vou ler de imediato o livro, pois já aqui está comentado, mas fiquei com muita vontade sem duvida :)

    E um livro comprado a um preço tão em conta :D

    O nosso amigo Ubik ofereceu-me mais um livro do escritor (que nunca li) caso queiras é só dizer, já sabes ;)

    Bjs e continuação de boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha
      Obrigada :)
      Sim, temos tido excelentes conselhos e este é um exemplo muito bom. Vais gostar de certeza, a escrita é simples e fluida e como referi anteriormente até ao último minuto somos confrontados com as surpresas eh eh
      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Ois Cata,

      Concordo, a ver se experimento algo do escritor em breve ou este ano pronto :D

      Bjs

      Eliminar
    2. eu já o tenho em ebook desde que o Marco o recomendou aqui :p

      Eliminar
    3. Então agora é só ler e tenho a certeza que não te vais arrepender, muito pelo contrario :)

      Eliminar
    4. Olá Cata
      Lê o livro se o tens, vais ver que gostas (assim espero eu :P) é muito bom :)

      Eliminar
  5. Olá Fiacha,
    acho que já vi o filme, e não gosto de ilusionismo, nem truques, tb n gostei do filme, n faz o meu género

    Mas está muito bem feito, e o livro deve ser ainda melhor, para os apreciadores, eu já tenho muita coisa para ler

    bjos

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Elsa,

      O comentário é feito pela Caminhante ehehe...se calhar este livro pode ser uma agradável surpresa, eu vou ler assim que der ;)

      Não vi o filme

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Elsa
      Pois s não gostas do género, não vale a pena, mas o livro visa muito mais as personagens do que o filme. No livro são abordadas as questões relacionadas com a disputa entre os dois, os seus feitios e todas as consequências que daí surgem até aos seus descendentes.
      Pelo que percebi, no filme (ainda não vi, só li as criticas) nem sequer é abordada a questão dos descendentes.
      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá.

    Gostei da opinião.
    Não conheço nada do escritor, mas tenho aqui esse livro para ler.

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      para mim também foi o primeiro livro que li do autor, mas vou certamente querer ler mais...
      Acha que vale bem a pena :)

      Eliminar
  7. O Priest é um dos grandes escritores ingleses actuais.

    Todos os seus romances têm uma narrativa poderosa, e representam sempre uma leitura desafiante.

    Se não apreciam leituras imaginativas, se não apreciam leituras em que o processo narrativo é ele próprio um jogo que desafia as regras da narrativa, se não apreciam uma leitura com análise tão eficaz como profunda das relações humanas, se não gostam de ser "surpreendidos", então não leiam o Priest.

    Continuem pois, naquelas leituras comezinhas e monótonas, e sem qualquer sobressalto intelectual.

    Se fazem parte do primeiro grupo de leitores não percam, traduzidos para português: "Os Extremos", "A Afirmação", e o conjunto de contos "Um Verão Infinito".
    Se querem ir mais alem procurem na língua original " The Separation" ou "The Glamour".

    Garanto-vos leituras apaixonantes e gratificantes.

    E no meio termo leiam Ian Watson e Garry Kilworth.


    ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ubik
      Tens toda a razão, sem dúvida que é um desafio mental, ler um livro destes, mas feito de uma forma simples e cativante.
      Acabas por não dar conta, mas a determinada altura percebes que que estás envolvido/a numa "ilusão" enquanto leitoro/a. :D excelente
      Confesso que fiquei MUITO curiosa por ler mais de Priest.
      bjs

      Eliminar
  8. Olá Caminhante

    Bem te disse que ias gostar, é realmente um livro magico! e que bem merecia melhor sorte nas estantes das livrarias portante só me resta renovar o teu apelo para que mais e mais pessoas leiam este magnifico o livro.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo entender, Marco, como é que este livro não em proecção só por si. Tem tudo para que muitos o leiam e que gostem.
      Mais uma vez muito obrigada pelo conselho :)
      E espero que consiga dar um empurrãozinho, com as minhas palavras, para que ele possa passar para as estantes de muitos leitores
      Um abraço para ti também

      Eliminar
  9. Olá fiacha,
    pela opinião parece ser muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Patricia,

      Obrigado foi a Caminhante que comentou e como habitual ficamos com vontade de ler :D

      Jokas

      Eliminar
    2. Já o disse várias vezes nestes comentários :P mas digo novamente: leiam, muito bom :)

      Eliminar
  10. Olá!

    Pela a opinião do livro deve ser bastante bom.
    Gostei da opinião :-D
    Um grande abraço e boas leituras

    leiturasfabulosas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana
      Se puderes lê, vale bem a pena :)
      beijinhos

      Eliminar
  11. Olá Caminhante e Fiacha,

    Concordo quando dizes que o livro não está bem colocado nos escaparates,mas acho que a capa também não ajuda muito, já o tinha visto por aí e a capa nunca me chamou a atenção, só depois de ler críticas é que a curiosidade despertou.
    A última parte onde fala de Tesla, fez-me lembrar um livro, Golias de Scott Westerfeld, onde também entra Tesla também com uma máquina, mas desta vez para impressionar as partes em conflito numa guerra.
    Já está adicionado à lista de livros a trazer da biblioteca.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angelina
      Agora deixaste-me curiosa, tenho a trilogia do Scott Westerfiwld para ler, em casa, da qual faz parte o Golias :D
      Procura-o na biblioteca, pois vale bem a pena
      Beijinhos

      Eliminar
  12. O final do livro é completamente diferente do filme. Prefiro o livro, claro. A obra transcende o ilusionismo. Aliás NÃO é um livro sobre ilusionismo, mas sim um excelente obra de FC. E o fim, aaah, o fim...um dos mehores finais de livros de terror desde há muito. E como é possivel que NINGUÉM tenha lido o "Extremos" que até saiu em português? Como é possivel dizer que gostamos de literatura fantástica e não conhecer o Priest? Aliás já exteve em Portugal por duas vezes. A primeira nos Encontros da Simetria em Cascais. E a segunda no Fórum Fantástico. Quem lê em zinglês, corra a ler o "The dream of Wessex", um dos melhores livros sobre a realidade virtual. Ok, só suplantado pelos Extremos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso a minha culpa, não conhecia o Priest, mas agora já não o vou deixar facilmente :)
      O final é de facto verdadeiramente fantástico.

      Eliminar
  13. Tentei publicar o Glamour, quando dirigia a minha colecção para a Gradiva. O Editor pediu-me um pequeno resumo. Fiz-lhe a vontade. Os olhos dele ficaram vítreos. Depois murmurou: "Ai João Barreiros, esse tema da invisibilidade já está muito batido...". Não há palavras...contra a extupidez, até os próprios deuses combateram em vão....(desculpem os z e os x. O teclado do Ipad faz deste tipo de erros).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Barreiros, resumir o "The Glamour" ao tema da invisibilidade é tão inútil como utilizar na matemática a tão util "formula" da redução ao absurdo.
      Nada explica, mas tudo resolve!

      É absolutamente impossivel resumir este livro brilhante que "respinga" ideias, e só um editor bronco e acéfalo não ousa publicá-lo.

      O Priest escreve grandes romances de FC, que são ao mesmo tempo grandes romances literários.

      O ipad escreve direito por linhas tortas: não há palavras contra a eXtupidez, nomeadamente a dos editores que são eSperts em coisa nenhuma...

      Leiam o Priest.

      ubik

      Eliminar
  14. Olá!

    Excelente opinião, Caminhante, como nos tens vindo a habituar =)
    Vi o filme e gostei muito, tendo, desde aí, ficado com imensa vontade de ler o livro. Porém, a oportunidade tarda em aparecer e ainda não o li. Também não o tenho encontrado à venda, fisicamente, apesar de o poder comprar pela net.

    Agora com esta opinião ainda fiquei com mais vontade de ler o livro. Tem um contexto muito apelativo, personagens complexas e um tema fascinante. É sempre bom poder ler uma obra com tamanha força. Espero ler e gostar!

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Obrigada Maria Rita
      Pena não teres aproveitado a FL, 5€ é um preço muito bom e sei que vais gostar de certeza deste livro. Como referi algures aí nos comentários, tenho o filme para ver, e apesar de já ter lido várias criticas positivas ao filme, penso que gostarei mais do livro, pois este desenvolve a parte emocional e psicológica das personagens, bem como a sua envolvência até aos descendentes.
      Muito bom e vais gostar decerteza :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  15. Olá Caminhante,
    Antes de mais nada quero te parabenizar pela sua opinião, muito boa! E ela fez, com que eu me interessasse em ler esse livro, mas acredito que aqui no Brasil, não tem, mas vou procurar. Parabéns novamente, vc escreve muito bem! :D

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Amanda ^_^
      Espero que encontres o livro por aí e que gostes, pois vale bem a pena. Ou talvez a SDE o publique, não faço ideia de qual o panorama editorial deles aí no Brasil.
      Eu gostei muito :)
      beijinhos e boas leituras para ti também

      Eliminar
  16. Ola!
    Não conheço o livro nem o filme. Para ser sincera eu não gosto nem ligo muito a ilusionismo. É um livro que nunca pensaria comprar, mas se é uma sugestão vossa talvez lhe dê uma oportunidade se me cruzar com ele. =)

    bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia
      Como o J Barreiros já referiu, o livro não é só sobre ilusionismo, mas sim FC.
      Na minha opinião é uma analise à mente humana, aos conflitos internos e psicológicos do ser humano paralelamente ao poder do desenvolvimento cientifico. As repurcussões são muitas e chegam bem longe no tempo.... embora este facto penso que não esteja presente no filme.
      Se te cruzares com ele, dá-lhe uma oportunidade, provavelmente ficas surpreendida.
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Eu quero ler este livro, aliás, irei ver o filme primeiro porque neste momento não tenho tempo para ler o livro. De qualquer das formas não resisto às opiniões que já li acerca da qualidade da obra e certamente, quando tiver oportunidade vou ler.
    Têm mesmo de ser bons escritores para se conseguir escrever uma boa história em volta deste tema e é um tema que me agrada. É claro que os filmes acabam por não responder ao nível do prazer da leitura, com a qualidade cinematográfica (efeitos/gráficos..) dos nossos dias é fácil criar a ilusão.
    Adorei o filme o “Ilusionista” com Edward Norton (excelente ator) e Jessica Biel, e à pouco tempo vi o filme “Mestres da ilusão”, mas sinceramente achei o filme bastante fraco (a ideia é boa, mas não foi bem explorada).
    Quanto à opinião, como sempre excelente, a A Caminhante lê as linhas e entrelinhas e descobre segredos entre as palavras e sabe tão bem exprimir o que sente.
    Como dizes Fiacha, mais uma pérola neste teu espaço, uma recomendação valiosa.
    Boas leituras...:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sem duvida e vou ler sem duvida, lá está livros antigos da coleção BANG! = qualidade, não falha :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Carla ^_^
      obrigada pelas tuas palavras.
      Pelo que li em comentários e criticas o filme é bastante bom, eu tenho para ver brevemente, talvez este fim de semana.
      No entanto parece-me que deixa de fora alguns aspectos que me agradam muito no livro e que são: as personagens e as repercussões dos truques face aos seus descendentes.
      O final do livro que é fantastico, não tem enquadramento no filme, pelo que deixa logo uma parte important de fora.
      Vê o filme e ficas logo com o bichinho da curiosidade face ao livro, e assim que puderes e tiveres tempo, aproveita amiga :) vais gostar
      beijinhos

      Eliminar
  18. Olá, A caminhante! Belo artigo e que livro interessante! Vou colocá-lo na lista já! rs Bjos e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
  19. olá Cassiana

    obrigada pelas tuas palavras :)
    quanto ao livro, deves mesmo ler, penso que gostarás bastante.
    Bjs e boas leituras também

    ResponderEliminar
  20. Olá Caminhante e Fiacha.
    Peço desculpa ainda não ter comentado. Sei que não é obrigação aliás para mim é um prazer.
    Parabéns pelo post como sempre vocês fazem um excelente trabalho na divulgação de leitura. Para pessoas como eu que estou longe e muitas vezes a "leste" é uma grande ajuda.
    Confesso que não li nem vi o filme (e se eu gosto de cinema) confesso também que não é tema que me entusiasme. Mas não é a primeira vez que digo o mesmo e depois engulo o que disse e mudo de opinião. Certamente não é um livro que terá prioridade mas, não ficará esquecido.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa :)
      obrigada pelas tuas palavras.
      Estou completamente de acordo com o João Barrreiros, se puderes e tiveres oportunidade, lê o livro. A escrita é simples e o livro é muito bom, mesmo.
      Já vi o filme, e embora seja bom, o livro é muito superior e aconselho a ler o livro primeiro do que ver o filme, pois o suspense é maior, muito embora existam cenas no livro que não surgem no filme e por isso há sempre situações a desvendar até mesmo ás últimas linhas do livro.
      beijinhos

      Eliminar
  21. Luisa Bernardino, lê o livro. Não é absolutamente nada do que estás a pensar. Contar aqui o que se passa por detrás do "prestígio" seria um horrivel spoiler. Ignorar os livros do Priest é um crime de lesa-magestade. Se gostas de FC e realidade virtual, lê os Extremos.

    ResponderEliminar
  22. Ois Luisa,

    Obrigado pelas palavras de elogio a ambos acredita que é o melhor que podemos ler e não tenhas a menor duvida que a tua presença e comentários são para nós muito gratificantes, nós é que agradecemos e teu constante apoio ;)

    E tenho os Extremos para ler eheheh e este claro :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Ainda não li nenhum livro dele, mas agora até que gostava de ler! Na minha opinião, acho que os livros dele não chamam a atenção devido às capas, que muito sinceramente não convidam à leitura, e como todos nós sabemos, primeiro são os olhos que "comem"! Obrigada por me passares a vida a arranjar mais livros que quero ler, já não bastavam os que já vou vendo :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Milu :D

      Acabei de comentar no blog o livro dele OS Extremos e vens comentar aqui este livro que foi comentado à muito mais tempo, mas vens sempre a tempo e acho que é um livro que vale bem a pena ser lido. Ai as capas são muito mázinhas e a SDE até costuma ser forte, mas aqui não esteve tão bem :)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar