terça-feira, 29 de julho de 2014

Futebol - Época 2014/2015


Ora viva,

Como sabem uma das minhas paixões é o Futebol, esse desporto que move multidões.

Muitos poderiam ser os temas a debater neste universo, mas apenas me vou restringir a comentar o futebol nacional e a nova época que se aproxima.

De modo geral considero que o Benfica está a beneficiar da excelente época que realizou e com isso a vender os seus melhores jogadores.

O FCP está a apostar forte sendo que quanto a mim é o clube que irá correr mais riscos, pois ou ganha ou será fortemente criticado tal é o dinheiro até ao momento investido e pelo que percebo não vai ficar por aqui.

Quanto ao SCP penso que está a fazer uma gestão muito equilibrada do seu plantel, muito por culpa de não ter muito dinheiro para investir, mas não necessita tem muitos talentos por lapidar, apenas necessita de fazer um ou outro bom negócio para poder segurar devidamente os seus jogadores e não deter apenas 25% do passe dos jogadores (acho que conseguem segurar o Willian Carvalho devido a não proporcionar um forte encaixe financeiro).

Poderemos debater melhor quer o SCP ou mesmo o FCP, mas sendo benfiquista vou olhar então mais ao pormenor o que se está a passar na atualidade do SLB :D

Como referi o SLB está a vender os seus melhores jogadores fruto da boa época que realizou na época passada. Pessoalmente preferia que fosse apenas vendido um ou dois jogadores no máximo por época, sempre importante para permitir o clube continuar a crescer de forma sustentada, mas compreendo perfeitamente que esteja a aproveitar o momento dos seus jogadores estarem valorizados.

Algo que considero errado é o plantel neste momento ainda não estar definido, penso que falta saber se Gaitan e Perez permanecem no clube ou não, mas lá está, leva à questão anterior, se for oferecido ao SLB 70 Milhões por estes dois jogadores deve o benfica recusar ?

Vejo pessoas do SLB nervosas e a criticar tanta saída, mas acho que pode ser importante dar hoje um passo atrás para mais tarde dar dois em frente. Sinceramente não me preocupa nada as vendas quem era Oblak se Artur não se lesiona ? Quem era Garay se David Luiz não sai ? Quem era Matic ou Perez se Witsel e Xavi Garcia não tem saido ? Quem era Gaitan se não sai o Di Maria ? Quem era o Salvio se o Ramirez não sai ? Quem era o Rodrigo se o Cardozo não se lesiona ?

O Benfica que venda (não vi nenhuma saida a preço de saldos) que se renove e acima de tudo mantenha o Jorge Jesus como treinador, pode não saber falar, pode ser teimoso mas é competente e desde que chegou ao clube o SLB cresceu, o treinador cresceu e o clube foi SEMPRE competitivo, mesmo tendo só ganho dois campeonatos em cinco anos.

Quanto a compras ai estou em desacordo, podendo vir a ser surpreendido claro, pois acho que o clube está a comprar imensos jogadores e estrangeiros, a reforçar que compre poucos mas bons e o resto aposte nos jogadores da equipa B, talento por lá não falta.

Seja como for considero ser muito importante para o futebol Português pelo menos estes três clubes estarem fortes, boa sorte a ambos :)

As minhas desculpas a quem não gosta de futebol :D




20 comentários:

  1. Sou benfiquista, mas não ligo muito a futebol. Às vezes lá vejo os jogos, mas nada de especial. :P
    Bejinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois D. Santos,

      Já vi que tens bom gosto ehehe, eu gosto de futebol mas não sou daqueles de ser sócio do clube e ir ver os jogos, mas sim gosto de futebol, é das poucas coisas que me torna *irracional* mas pronto tento controlar-me lol

      Bjs e obrigado pelo comentário ;)

      Eliminar
  2. Olá Fiacha

    Gostei do texto. E gostei principalmente de não teres atacado nenhum dos grandes.

    Como sabes sou contra algumas saídas, preferia algo mais casual. Acho que o LFV neste momento pensa mais em dinheiro do que campeonatos. Tem de haver um equilíbrio. E neste momento o SLB esta desequilibrado. Ao menos que já houvesse equipa que mostra-se confiança.

    Gostei da parte em que mencionas o que teria acontecido se "x" jogador não se lesiona-se ou fosse vendido. Mas a saída de Oblak foi a mais ridícula de sempre, ele como jogador não se mostrou nada profissional.

    Mas pronto é esperar para ver. Mas uma coisa é certa, se esta época não for boa, não é a ele que atacam mais sim ao JJ. E desta vez ele nem tem culpa, o pobre coitado, vai ter de reconstruir uma equipa novamente.

    Mas pronto agora é esperar pelo inicio de época.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Finisterra,

      Não tenho que atacar nenhum clube, quanto muito discordar do que o nosso anda a fazer o nosso e como viste não concordo com tudo :D

      Não discordo do teu ponto de vista no que a saidas diz respeito, mas a questão é mesmo financeira e aproveitar o momento pois a maioria dos jogadores estão muito valorizados. O jogador ganha MUITO mais e não te fica contrariado no clube e mais livraste de um salário mensal elevado, como podes este ano por exemplo segurar o Perez ? Pagando e bem e ele merece nem discuto :)

      Sim são pedras bases muito importantes, em especial o Oblak, Garay, Perez e o Rodrigo, mas acredito que possam ser devidamente substituidos, não se pode é pedir no imediato, tem que ser constuido de base, a questão é o Jesus sabe o que pretende, não vai construir tudo de raiz, agora resta os jogadores compreenderem rapidamente o que o trienador pretende, muitos deles já sabem como o treinador quer o SLB a jogar.

      Mas é verdade foram muitas saidas importantes (mesmo que fique o Gaitan e o Perez) e em lugares muito importantes, resta ao treinador encontrar soluções e sinceramente acho que até as tem, espero ser o ano de 3 portugueses, Andre Almeida, joga onde ele quiser e se jogar com regularidade e pode tornar-se um belo jogador, Rubem Amorim, sempre tapado por bons jogadores e tenho esperança no Candeias...já não falo nos outros miudos, vou esperar para ver quem fica, gosto do Nelson Oliveira, seria muito mais util que o Cardozo :D

      Mas é verdade certo ? eles sairam e o SLB manteve o ritmo de crescimento, não teremos é resultados imediatos.

      Oblak analizemos a frio. Gostava que se torna-se no futuro capitão do SLB, Luisão mais cedo ou mais tarde vai sair e penso que este jovem podia ser o seu substituto, mas valores mais altos falaram e aqui considero que a saida do jogador é apenas culpa do clube, qual a duvida que estavamos perante um valor seguro e que se devia ter renovado o contrado colocando uma clausula de rescisão mais alta ? Não foi correto com o clube é verdade e mostrou ser ganancioso ainda assim culpo mais os nossos dirigentes por não terem sido espeditos. Mas não foi vendido a saldos, um jovem que nunca se pensou viesse a ser titular e rende 16 Milhões de euros, deve haver poucos no futebol atual que dê tanto a ganhar a um clube...gostava dele e só lhe desejo sorte :)

      Mas não tem sido todos os anos um pouco assim ? É sempre o Jesus o culpado disto tudo, hoje muito benfiquista acha-o bom, mas sabes bem o que ele sofreu para se manter no clube...acredito na sua competância, embora o considere teimoso em certos coisas, bolas se é :D

      Venha ela e que todos proporcionem bons espetáculos :)

      Obrigado pelo comentário Finisterra, continua :D

      Eliminar
  3. Mais um benfiquista aqui, e mesmo não sabendo o que esperar do plantel este ano, e dos poucos jogos de treino que vi, só digo isto.. Talisca e João Teixeira... vão ser as grandes revelações deste ano... espero eu :P

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luis,

      Olha como tem dito o Jesus à que manter a calma e sim há ali muitos jogadores talentosos, para mim o unico reforço que me convenceu é o defesa esquerdo suiço, jovem e com raça tem apenas que fazer ali umas correções, nada que não o possa tornar um excelente jogador.

      O Talisca não me convence, falta-lhe força, garra, algo que o João Teixeira tem mas ainda tem que evoluir muito, quem sabe jogando um ano emprestado não lhe faria bem, mas sou a favor de apostarmos nos jovens da cantera e esse tem mostrado bons apontamentos :D

      Quem tenho esperança que faça uma grande época e o Salvio e gostava que se apostasse mais no André Almeida, o miudo se jogar com regularidade ainda vai longe, vamos ver ehehe

      Abraço

      Eliminar
  4. Sim, o João Teixeira ainda é novo mas se o treinador apostar nele tenho a certeza que a meio da época vai estar muito bom, e também espero que o Salvio faça uma grande época (coitado teve azar na passada)... Agora é esperar e ver também o que acontece nos outros clubes... isto anda tudo em mudanças xD

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol mas as nossas mudanças neste momento podem valer mais 70 milhões, acho que dava uma ajudinha :D

      Um jogador que joque cm regularidade acabará por se fazer um bom jogador, olha o caso do Gaitan, nem sempre foi regular, não demostrou ser um fora de serie, mas o Jesus apostou sempre nele e fez uma bela época sem duvida e está bem valorizado.

      Preferia mil vezes que apostasse no João Teixeira que Taliscas e jogadores assim mas vamos ver se estou enganado lol

      Salvio se não tiver nenhum azar em janeiro sai não tenhas duvidas, estando bem não é jogador para o SLB, é a prova que o SLB ainda tem muitos e bons jogadores ;)

      Está quase :D

      Eliminar
  5. Boas Fiacha

    Acho que este ano volta tudo para a House Targaryen:)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luís,

      Ora aqui está algo que me dá satisfação, alguem do FCP a vir comentar, tenho pena de não saber tão ao pormenor as entradas no clube.

      Como referi e pelo que dá a perceber o Pinto da Costa percebeu que tinha de investir forte para voltar a ser o melhor (que o são, tem muitos anos de profissionalismo em relação aos dois mais diretos rivais, que nem o tem sido lol) e quanto a mim corre um sério risco, ou ganha tudo ou corre o risco de começar a ser contestado, eu deconfio que não vai correr assim tão bem, mas vamos ver, como referi o importante é termos os três fortes.

      O que é verdade é que o SLB cresceu nos últimos 5 anos e o SCP começa a criar bases, pelo menos o ano passado esteve muito bem mesmo logo só o espetaculo beneficia.

      Vamos ver como respondem a saida do Fernando ehehe...tens ideia de quanto já gastaram assim por alto ? Sei que o Adrian foram cerca de 11 Milhões ;)

      Abraço e toca a comentar Stark :D

      Eliminar
  6. Só de espanhóis veio uma armada lol Oliver Torres, Adrian, Tello, José Angel, Fernandez e entraram ainda Brahimi, Opare,Martins Indi edevo-me estar a esquecer de mais um ou outro lol

    Boa sorte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol é normal vir tanto jogador Espanhol tendo o treinador que tem o que não quer dizer que não tenham qualidade, tem sim senhor e à muito que não via um FCP a reforçar-se desta forma, dai dizer que é um risco muito grande, não faço ideia mas deve ter gasto bem à vontade 40M e os que vem cedidos seguramente tem um salário bem elevado como os casos do Casemiro e do Tello.

      Pelo que percebo ainda vão contratar mais jogadores vão ficar com uma equipa super reforçada a questão é se depois funciona como equipa, mas é seguramente a equipa que mais investiu em reforços e a que aparentemente parte em vantagem para conquistar o titulo, visto o SLB ter perdido tanto jogador nuclear, vamos ver :)

      Boa sorte ao FCP :P

      Eliminar
    2. Só a venda do Mangala paga as aquisições que o FCPorto fez, sem falar na venda do Fernando ou até mesmo do Iturbe (por milhões cada 1) e podia acrescentar o Castro e o Varela vai pelo mesmo caminho assim como o cromo do rolando (em letra minúscula mesmo assim como é a personalidade dele próprio)

      Abraço

      Eliminar
    3. Hum duvido e ainda não tem o plantel encerrado mas a questão é mesmo essa é que à muito não se via o FCP a fazer um investimento tão alto, isto para mim é claramente um sinal que o futebol nacional está cada vez a se equilibrar mais e ou me engano muito ou não vamos voltar a ver novamente um FCP campeão nas próximas 3 épocas como tem sido habitual, mas acho que até tu proprio preferes que seja um campeonato mais competitivo :D

      E não sei se o valor do Fernando e Mangala cobrem as contratações, tenho muitas duvidas, mas seja como for os valores mensais devem estar bem mais altos, o FCP apostou forte, vamos ver como corre :D

      E curiosamente o FCP tem lá uns jovens de muito valor, Mikel e o Ruben Neves já para não falar em muitos outros que estão na equipa B, mas pronto o FCP nunca foi de apostar muito nesses jogadores o que é uma pena.

      Casos desses há em todos os clubes XD até no FCP :P

      Abraço

      Eliminar
  7. Olá Fiacha!

    Eu acho que tens razão. O Benfica está a vender bons jogadores e isso já se sabe que vai ter influência nos resultados, mas há que ter calma e esperar para ver o que vai acontecer durante a época. Mesmo que não se ganhe tantos prémios...
    No entanto, o mercado de transferências é algo que me deixa sempre com a ideia de que os melhores vão se logo embora.

    Acho que o Sporting está a fazer bons resultados, apesar de ter perdido o último jogo. Penso que o presidente tem ajudado bastante a melhorar a imagem e a a forma como tudo se equilibra lá dentro. Fez uma boa época no "ano passado" e talvez faça também este "ano".

    Quanto ao FCP não tenho muito a dizer, pois não acompanho tão assiduamente. No entanto, nada contra pois claro! Acho que têm bons jogadores.

    Tenho a sensação que comento melhor futebol quando é sobre campeonatos mundiais ou europeus do que quando é sobre os clubes xD

    Bjs e bons jogos!

    ResponderEliminar
  8. Ois Maria Rita,

    Bem vejo que gostas de futebol :D

    É normal ver os bons jogadores partirem mas é a realidade do nosso futebol, os clubes não tem condições de segurar os melhores jogadores pois não podem pagar determinados salários, quando aparece um clube a pagar 40 M pelo Gaitan por exemplo não dá para recusar, o que se pode é manter mais um ou dois anos no clube, mas a esse nível só mesmo o FCP tem essa capacidade por enquanto, é a ideia que tenho :)

    Os jogos da pré época servem para dar ritmo e nada decidem, mas ainda assim também acho que o SCP sabe o que quer e está a preparar-se bem, vamos ver se não perde jogadores chave como o Willian Carvalho, quanto ao trabalho do Presidente parece ser bom dirigente sim, só no falar é que acho que ainda tem a aprender, mas isto digo eu :D

    lol já somos dois :D

    Bjs e comessem eles :)

    ResponderEliminar
  9. Oi migo,

    Não gosto de futebol e não "percebi nada" do que falaste no teu comentário :P não estou mesmo nada dentro do assunto lol mas gostei das fotos ;)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Ois miga,

    lol compreendo e sim ambos os gatinhos ficaram bem nas fotos :D

    Bjs :D

    ResponderEliminar
  11. Ah temos Benfiquista! Assim já vale a pena seguir o blog do Fiacha! :D

    Sim senhor, gostei da paixão e gostei muito do gatinho no final, deu um toque mesmo estiloso ao texto do qual só tenho a dizer, no meio de tanta letra, VIVA O BENFICA, o resto que se lixe! =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL

      SLB sempre, vamos lá ver como corre este ano, mas mesmo assim não está mau :D

      Bjs e tens muito bom gosto

      Eliminar