segunda-feira, 21 de julho de 2014

Historias dos Sete Reinos de George Martin


Sinopse

Cerca de cem anos antes de A Guerra dos Tronos, um cavaleiro desafia as leis dos Sete Reinos…


Nos últimos dias do reinado do Rei Daeron, com os Sete Reinos em paz e a dinastia real Targaryen no seu apogeu, conhecemos a história de um jovem escudeiro de nome Dunk que parte em busca de fama e glória num dos mais famosos torneios de Westeros.

Mas ele desconhecia que o destino pode pregar estranhas partidas e que o caminho para a honra e nobreza em Westeros está ladeado não só de perigos, mas também de amizade e coragem. Quando conhece Egg, um rapaz misterioso e inteligente, mal sabe que os laços estreitos que forma com ele irão mudar a sua vida para sempre.

Com "Histórias dos Sete Reinos" George R. R. Martin transporta-nos para o mundo fascinante e repleto de intrigas de Westeros, com a mesma mestria com que escreveu a sua obra-prima: "A Guerra dos Tronos".
Opinião:
Quanto mais vou lendo o que o escritor escreve mais o vou admirando. Já se sabe que é um escritor versátil, escrevendo muito mais do que sobre o mundo de Westeros, mas foi a primeira vez que li algo do escritor em formato de contos e simplesmente adorei.

Muitos podem criticar por o escritor não dedicar mais às crónicas do Gelo e Fogo, que está a fazer render o peixe, que já tinha sido publicado um ou outro conto que aqui se encontra, tudo verdade, mas acho que estes contos estão, sem dúvida, muito bem escritos e ficamos com imensa vontade que o escritor escreva muitos mais.

É riquíssimo o universo de Westeros, e nesse aspecto o livro apresenta uma introdução aos contos que, sem dúvida, provam isso mesmo. Quanto aos contos em si adorei todos eles, há muito que não lia de forma tão compulsiva.

Penso que a sinopse diz muito do que o livro tem para oferecer, não quero fazer grandes spoilers, embora muita gente já deva ter lido um dos contos, logo saberem quem é Egg, uma das grandes surpresas do livro e adorei saber mais da história dos Targaryen, isto dos Blackfire ainda tem muito a desenvolver...

Para que goste do universo de Westeros aqui tem um livro que oferece muito do seu passado, nomeadamente da casa Targaryen e seguramente irá ficar agradado com a leitura de todos os contos.

Sei que foi uma espécie de fazer render o peixe, bem que se podia incluir mais um ou outro conto, nem que fosse de FC, pois o livro por ser tão bom sabe a pouco, mas vale bem a pena.


De leitura obrigatória para todos os amantes de Westeros!

43 comentários:

  1. Olá Fiacha

    Finalmente um livro de contos. :D
    Eu já li o primeiro conto, e na altura adorei. Só me falta ler os outros 2 contos. (Assim que a SdE fizer questão de enviar, a minha encomenda, ai já posso ler.)

    Infelizmente GRRM é lento a escrever tanto as Crónicas de Gelo e Fogo como Tales of Dunk and Egg. Mesmo sendo um livro para "fazer render o peixe", acho que a editora original cumpriu a data de publicação que tinha mencionado, Martin é que não entregou o ultimo conto. Mas a versão original desse livro vai ter ilustrações, algumas editoras é que não quiseram esperar.

    Agora já só falta ler os outros 2 livros de contos.
    Gostei da opinião.

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva companheiro:)

      Eu já li vários livros de contos e até tenho imensos ainda por ler, olha O Cavaleiro de Westeros e Outras Histórias (unico assinado pelo próprio Martin :D) mas do Martin foi mesmo o primeiro e vou querer ler mais em especial na vertente da FC :D

      Sim podem ser contos como dizer um pouco mais para o juvenil mas apresenta muita informação bem interessante do passado dos Targarien, vais obviamente devorar ;)

      Sim já se sabe que o Martin é lento, ou anda com algum bloqueio, algo perfeitamente normal, pois criou um universo tão amplo e fantástico que agora atar as pontas todas vai ser giro de ver (adorava que escrevesse contos sobre os Filhos da Floresta, mas quem sabe não iremos saber mais sobre este misterioso povo via Bran Stark nas crónicas ;) )

      Mas que conclua as cronicas e logo escreve prequelas :D

      (Gostaste do Sanderson ? Assim espero )

      Abraço e boas leituras que espero estejam a ser boas :)

      Eliminar
  2. Olá amigo
    E essas férias como correram? Souberam a pouco hã...sabem sempre
    Gostei da tua opinião ainda assim é livro sem prioridade. As crónicas já vão longas e o tempo de espera ainda maior. Este tipo de livros até pode ser interessante mas quanto a mim serve para emborralhar os olhos.
    Não digo que não o venha a comprar mas vai demorar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá miga,

      Bem inesqueciveis, Dorne é sem duvida outro Pais onde podemos ir sempre para a praia, local onde o corvo se sente feliz ehehe (ainda faço uma mensagem com uma fotos só para meter inveja eheheh), mas foi fantástico, obrigado por te lembrares e pelo que me lembro (estive sem net) tiveste ai uns dias pelo Canada dignos de recordar para a vida inteira, fotos lindas na natureza ;)

      Olha por incrivel que pareça apenas li este livro nas férias e logo eu que adoro ler na praia, mas este livro sabe mesmo bem, suave e com muita infrmação importante, acho que o lias num dia ehehe, soube a pouco apenas isso :D

      Bjs e boas leituras miga :)

      Eliminar
    2. Humm não me digas...então tenho que repensar.

      Sim as minhas férias foram curtas mas dignas de recordar. Adoro aquele sítio Banff. É lindo! Pode-se catalogar como sendo winterfell. Porque é frio e tem sítios que a neve nem derrete. Podia ali viver o resto da minha vida. Faltou ver os ursos. Ainda por cima dizem que há muitos este ano mas eu não vi nenhum.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Welcome back! Espero que as férias no Dorne algarvio tenham sido boas :D
    No que diz respeito ao livro, neste momento a minha curiosidade não é muita, preferia que se dedicasse mais à série principal, mas não há dúvida de que o mundo de Westeros é muito vasto... Fica a dica para o futuro! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amigo José,

      Sem duvida, outro pais, se lá estivesse a esta hora não estava aqui a escrever, já estava no banho ou a andar, ai ainda compro casa mas é lá :D

      Concordo contigo mas olha que sabe muito bem ler estes contos vai por mim, pois tem muita informação sobre a casa Targarien e não só ;)

      Abraço e boas leituras :)

      Eliminar
  4. Este é um dos próximos livros que quero comprar. Adoro a escrita deste senhor, a construção das personagens e a descrição do espaço que ele faz. E, sobretudo, admiro a sua imaginação. B
    Por acaso, já estava a ver que não dizias nada deste lançamento :) estava a espera p saber o que achavas :)
    * mary red hair *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois mary,

      Demorei mais um pouco pis estive de férias em Dorne (algarve) mas sem duvida que fazes muito bem em ler este livro, apenas curto queria mais lol :D

      É Martin é bom ;)

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  5. Olá :)
    Fica a dúvida: ler ou não ler antes dos 10 já publicados? :)
    Boas viagens,
    Rosana
    http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Rosana,

      Ler à vontade pois são independentes e digo-te que vale bem a pena....ai que saudades de ter livros do Martin das Cronicas por ler, nem sabes o que tens pela frente ehehe

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  6. Se eu fosse solipsista e se baseasse o meu sistema de crenças apenas e tão só na limitada realidade que me cerca, acabaria por acreditar que o George RR Martin era o único autor existente no Universo. É que aos poucos começamos a mergulhar num pesadelo terrível. Por muito que eu goste de leitão assado, o que seria de mim se tivesse de comer exclusivamente leitão assado para o resto da minha vida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Barreiros,

      Olha se leres o meu comentário anterior constatas que considero o Dan Simmons melhor que o Martin e há muitos mais :D

      Agora Martin tem qualidade pena ainda não conhecer os seus contos de FCm mas penso que será a minha leitura seguinte, ainda nem sei muito bem, por estranho que pareça o Algarve tirou-me vontade de ler e logo eu que adoro ler na praia :D

      Quem gosta de Westeros vai gostar destes contos é o que penso :)

      Abraço

      Eliminar
  7. Olá Fiacha
    bem vindo de regresso a este teu espaço :P espero que tudo tenha corrido bem.
    Gosto de te ver ler um livro de contos e ainda por cima teres gostado.
    Quanto a mim, sou sincera, não o vou ler nos tempos mais próximos, pois tenho uma lista enorme de livros à espera, à conta aí de uns conselhos (Aldiss, Vodohouse, ...) outros por opção minha (Haruki :) , Marguerite Yourcenar, Buzzati e outros)
    Gostei do teu comentário.
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante,

      Confesso que não tinha muitas saudades, quero ir para as ILHAS lol correu muito bem e a ti te agradeço a descoberta de local tão bonito, obrigado...estamos ambos agradecidos ;)

      Ui andas atenta às dicas dos nossos amigos e com muita coisa boa para ler pela frente, quero depois ler os teus sempre excelentes comentarios :D

      Percebo penso até que andas um pouco cansada de Westeros, estás muito bem entregue com o que tens por ler :D

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  8. Olá Fiacha!

    Ora aqui está um livro que quero ler, mas um dia destes...
    Comecei agora a ler as crónicas de gelo e fogo e já tenho leitura para uns tempos, fora o que vou lendo ao mesmo tempo. Estou a gostar bastante, está a ser uma experiência diferente, uma vez que as personagens e os cenários já estão na minha mente por causa da série e nem sempre é bom.
    As Historias dos Sete Reinos vão ter de esperar que termine os outros livros.
    Beijinho e boas leituras =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia,

      Fazes muito bem em ler um dia este livro de contos, tenho a certeza que irás adorar e ai que bom estares a ler as cronicas fazes bem pois é sempre bom divulgar o escritor :)

      Espero que gostes e garantido os livros são muito melhores, mas pronto já não vais ser tão surpreendida ehehe

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Olá amigo Fiacha,

    Cá estamos de volta aos comentários (desculpa a minha ausência…).

    Como já tinha dito há uns tempos atrás, ainda não li Martin (shame on me!)… mas queria mesmo que ele se despachasse com tudo o que tem a escrever para depois "me viciar" :P

    Por causa dessa minha resolução ainda não li :( Mas irei ler… até porque acabas sempre por me aguçar a curiosidade com o que dizes nos teus posts!

    Obrigada por mais esta sugestão!

    Beijinhos

    PS - Já estou com pouca prática nisto visto que apaguei o meu comentário anterior que era na verdade este :P

    ResponderEliminar
  10. Olá amiga golfinho sabes que és sempre MUITO bem vinda a este espaço que na verdade é teu tambem :D

    lol está bonito esta ehehe, mas pronto com a prática a coisa vai ao sitio eheh

    Tens que ler Martin sem duvida muito viciante e nem sabes as imensas surpresas que tens pela frente, aventura-te :D

    Bjs e manda sempre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que sim! Que há muitas surpresas!! Mas queria mesmo é que o senhor acabasse de escrever tudo… isso sim :P Quando isso acontecer eu depois vou comentar tudo para trás com comentários "de gente"… e não os que deixo de "ah e tal, não li ainda porque ele ainda não acabou de escrever" :P

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olha caso queiras tenho aqui uns livrinhos dele que tenho a certeza que ias gostar, se quiseres que te empreste é só dizer :D

      E vais adorar as crónicas verás ;)

      Eliminar
  11. Olá Fiacha,

    Não gosto do George Martin, não gosto da maneira como escreve, não gosto do que ele escreve, está na minha lista de ' a Não ler'.

    bjos

    ResponderEliminar
  12. Ois,

    lol não sabia que partilhavas esse sentimento em relação ao escritor eheh o que leste dele ?

    Mas está certo é a tua opinião valida como outra qualquer :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  13. Olá, amigo Corvo! Ótimo artigo, como sempre. Bem, será bom se publicassem também os dois contos mais recentes do Martin, que fazem parte das antologias "Dangerous Women" e "Rogues". Assim que eu puder lerei os contos do Dunk e Egg. Abs e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga Cassy,

      Olha então deviam ter incluido esses dois contos neste livro, ficava mais composto :D

      O nosso tio devia centrar-se mais nas crónicas, ai ai desde que casou nunca mais foi o mesmo ehehe

      Bjs e obrigado pela visita :)

      Eliminar
  14. Olá Corvo regressado! :)

    Agradeço a recomendação mas, por agora passo.
    Não tenho, neste momento, pachorra para aturar o Sr Martin...lol.
    Isto porque, por um lado, sim, o que me interessa é que acabe as Crónicas, e apetece-me matar o homem sempre que se fala num projecto novo que não a interminável saga. Mas, por outro, a verdade é que li tanta coisa dele em pouco tempo, que me fartei.
    Gostei de ler o "Windhaven" (parceria comh a Lisa Tuttle), embora não me tivesse marcado e, sobretudo, adorei o "Sonho Febril" (de cava vez que penso nele sinto saudades... ;))
    E tenho os outros dois livros de contos de Fantasia e FC que a SdE editou, e esses já me deixaram muito dividida. Para quem quer conhecer melhor o trabalho do GRRM os livros são interessante e, no conjunto dos dois, tem lá contos que eu adoro, mas também tem muitos que não gostei e que para mim não fizeram sentido e/ ou foram uma seca. Apetecia-me pegar nos dois livros, tirar os contos que não me interessam, e unir os que gostei num só volume...lol.
    Esta história de Dunk & Egg aqui do "História dos Sete Reinos" é a história completa? É que no primeiro livro de contos eles aparecem, mas penso que é só uma parte da história - de qualquer maneira, foi um dos contos que achei mais seca, por isso não fiquei com grande vontade de continuar... Lá está Crónicas, neste momento, só andar para a frente, não para trás. :(

    Bjokas

    PS - eamigo Corvo, estou totalmente solidária com essa ressaca de férias. Só comecei a trabalhar no dia 17, e já há uns dias que ando a dizer mal da minha vida....lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Stark espero que as tuas férias tenham corrido tão bem como as minhas, mas correram pois já estás com saudades ehehe

      Bem este livro não te oferece uma história "completa" mas fornece muito informação interessante no que aos Targarien diz respeito, ainda vamos ouvir falar dos Blackfire e mesmo outro genero de informação, sem duvida.

      Não sabia que tinhas esse sentimento em relação ao Martin lol, mas até te compreendo, ele que acabe as cronicas, mate lá todos os Stark e deize os lannisters :P e depois sim escreva mais hisorias sobre este universo e tem tanto por onde pegar ;)

      Bjs e boas leituras com o excelente Simmons :D

      Eliminar
  15. Olá Fiacha!!!

    Espero que tenhas tido umas excelentes férias em Dorne.
    Aqui está outro livro que eu quero. Livros do autor, principalmente sobre Westeros, é sempre bom para mim. É mesmo como dizes, para os amantes de Westeros, é de leitura obrigatória!
    Gostei do que disseste e fiquei muito curiosa! Assim que tiver oportunidade, vem cá para casa =)

    Excelente opinião!

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Foram muito boas sem duvida, obrigado por perguntares e fica já a sugestão vai que vale bem a pena ehehe

      Aqui está um livro que vais adorar, só tenho isto a dizer-te ;)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  16. Olá Fiacha
    E essas férias como correram? Souberam a pouco, aposto mas então mais um belo livro do George R. R. Martin agora com contos. Confesso que nunca foi um escritor que li nem me decidi aventurar nas suas histórias mas pensando bem acho que um dia destes e não muito longe comprarei um livro deste escritor.

    Beijos e Boas leituras

    leiturasfabulosas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Joana,

      Correram muito bem obrigado, espero que tenhas tambem boas férias :)

      Um dos meus escritores preferidos de fantasia, experimenta que não te vais arrepender, vai por mim :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. Olá amigo :) bem essas férias foram boas em todos os aspectos :D
    Ora...mais uma excelente opinião. Por agora não, mas quando estiver mais livre vou pegar nos livros e terminar de ler a saga :) estes livros complementares logo vejo :D mas o essencial é mesmo o escritor terminar a saga :( Continua a partilhar, é bom testemunhar o agrado que sentes pelas leituras das obras do escritor que nos influencia :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Bem sei que tens leituras bem mais prioritárias pela frente, mas se um dia quiseres ler este livro é só dizer e acredito que o teu Targarien irá adorar ;)

      Bjs e bons estudos :D

      Eliminar
  18. Olá!

    Pois é como se costuma dizer, o que é bom acaba depressa... E as tuas férias parece que já eram... Espero que tenham corrido bem e que tenhas aproveitado ;)

    Quanto ao livro, realmente gostava de saber mais sobre Westeros mas contos não é nada o meu estilo... Claro que vindo de GRRM só podem ser bons mas acho que ainda vou esperar mais algum tempo para me dedicar às Histórias dos Sete Reinos ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Bem verdade seguramente os dias do ano que passam mais depressa o das nossas férias :D...e correram muito bem sim, nem faço uma mensagem no blog para que a malta que ainda não teve fique com vontade de depenar o corvo :D

      Acho que ias gostar é escrito num tom mais suave mas ainda assim cm muita informação interessante.

      Eu tambem não sou adepto de contos, mas acho que vou ler mais contos escritos pelo Martin em breve, em especial os de FC :)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  19. Olá Fiacha,

    O George R. R. Martin sabe captar a atenção dos leitores logo no inícios dos livros e embora eu ainda tenha muito que ler da Guerra dos Tronos, pois ando a ler aos bochechos, fico sempre com curiosidade de cada vez que aparece um novo livro do autor.
    a tua descrição faz-me lembrar o livro Contos da Terra-Média e Contos de Tom Bombardil de Tolkien é são livros com uma série de contos que têm a ver com a História do Senhor dos Anéis.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Angelina,

      Pelo que percebo então ainda tens muito por descobrir do universo de Martin, o que é fantastico sem duvida :)

      Bem visto são contos que se passaram em Westeros antes dos atuais acontecimentos sim e que nos dão informações bem interessantes :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  20. Olá Corvo

    Eu adoro contos (como já sabes) e este livro é para ler, embora já tenha lido o primeiro conto e o segundo já está publicada a adaptação em forma de BD só o ultimo conto é novidade, mas ainda assim e como bem dizes se à algo que o Martin sabe fazer bem é escrever., sejam conto ou sagas intermináveis LOL

    Um abraço

    ResponderEliminar
  21. Ois Marco,

    Pois, eu defendo que deviam ter incluido mais uns contos do Martin neste livro, em especial de FC, mas pronto.

    Quem tem tudo de Martin na prática tem aqui um conto que é novidade e paga o preço de 1 livro normal :)

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  22. Olá!

    Realmente estou bastante curioso por este volume, mas antes queria ler toda a saga d' As Crónicas de Gelo e Fogo. Esperemos que o Sir Martin não se demore eheh

    Abraço :)

    ResponderEliminar
  23. Ois VC bem vindo :)

    Olha que bem tens ai uma bela demanda pela frente sem duvida, aposta nos seus livros que vais gostar vai por mim ;)

    Espero que não estejas a acompanhar a serie :)

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  24. Olá amigo corvo. :)

    Como sabes estou muito atrasada na saga e estas férias acabei por nem ler nenhum livro do autor, o que com tantas coisas que se têm dito sobre a série e spoilers é um risco, ainda vou ler algo que não deva :P. Relativamente a este volume conto lê-lo depois de ler as crónicas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Ois Rita,

    lol atrasada nas leituras nos comentarios ehehe, pois já comentei este livro à uns tempos :D

    Podes ler de forma independente, mas seja como for, acho que fazes muito bem, ler as Cronicas do Fogo e do Gelo primeiro, é outra louça :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar