quinta-feira, 3 de julho de 2014

Clube dos Patifes Dan Simmons




Sinopse:

Descubra porque se suicidou o autor

Cuba, 1942. Ernest Hemingway descobre um segredo tão perigoso que só há uma fuga possível:o suicídio. No auge da Segunda Guerra Mundial, o famoso escritor Ernest Hemingway procurou autorização do governo americano para montar uma rede de espionagem a partir de sua casa em Cuba. Até aqui está tudo comprovado por documentos verdadeiros... No Verão de 1942, Joe Lucas, agente do FBI, chega a Cuba por ordens de J. Edgar Hoover para manter Ernest Hemingway debaixo de olho. O famoso escritor reunira um grupo, a que chamara "Clube de Patifes", para se envolver num perigoso jogo amador de espionagem. Mas é então que Lucas e Hemingway, contra todas as expectativas, descobrem informações secretas vitais... e o jogo torna-se verdadeiramente mortal. Em Clube de Patifes, Dan Simmons desenvolve os factos conhecidos e transforma-os numa grande obra de suspense histórico nas paisagens sensuais da Cuba dos anos quarenta.
Opinião: 

Mais um livro excelente de Dan Simmons, sem dúvida o melhor de todos os que o catálogo da coleção BANG! oferece, no meu entender. 

Não é um escritor que imprime um ritmo muito alto aos seus livros, tornando-os até um pouco descritivos, mas, contrariamente ao que me é habitual, gosto bastante. Cria uma estruturação e explicação muito boa de todo o enredo onde a ação se desenvolve e as suas personagens apresentam um nível de profundidade maior que o habitual. Tudo fruto de um trabalho de investigação verdadeiramente fantástico. Não há como negá-lo, um homem inteligente e com uma escrita de muita qualidade, é, quanto a mim, o seu forte. 

Depois de ler O Terror, uma expedição ao Ártico, A Canção de Kali que se passa nas profundezas da Índia, O Mistério de Charles Dickens que se passa em Londres, nada como ler um livro passado em Cuba, repleto de intrigas, sendo a espionagem e os vários interesses envolvidos, o centro do enredo e claro duas personagens fantásticas, quer Lucas quer Hemingway.

Não vou estar aqui a cansar-vos a descrever exaustivamente o livro, para quem goste de espionagem, um bom policial, romance histórico, tudo descrito com muita qualidade então este é sem dúvida um livro que vos irá agradar, um livro que tive a sorte de comprar por 5€ na feira do livro de Lisboa e que não me desapontou, revelando-se mais um belo livro deste autor. 

Só tenho pena de não ter mais livros do escritor por ler, já li tudo, resta-me ter a esperança que a Editora tenha a coragem de publicar (que já foi enorme ao publicar tantos livros do escritor) pois é sem dúvida um escritor notável, não tenham medo de investir o vosso dinheiro nos seus livros, todos eles valem bem a pena. 

Já agora aproveito para informar que irei estar duas semaninhas de férias e não deverei ter acesso à net, pois em Dorne (Algarve em Portugal) é só deserto e praias com águas quentes, não estranhem a minha ausência.

46 comentários:

  1. Olá!!
    Acho que vou gostar bastante de Dan Simmons. Já tenho o Mistério de Charles Dickens em lista de espera para ler e este provavelmente também virá para a minha estante. Sinceramente ainda não tenho um género de literatura favorito, mas o lado frio e negro agrada-me =).

    Boas Férias!! beijo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Já deu para perceber que é o meu escritor favorito e no meio disto tudo o importante é lermos um bom livro independetemente do genero :D

      Obrigado, bjs e boas leituras ;)

      Eliminar
  2. Olá Fiacha

    Os livros deste escritor parecem ser mesmo interessantes.
    Tenho mesmo de arranjar tempo para ler O Mistério de Charles Dickens que esta algum tempo na prateleira.
    Gosto da capa, do titulo e da sinopse, um livro para ir para a lista de livros a comprar.

    Mais uma vez, excelente opinião.

    Não digas que foi coragem ter publicado só esses, com a devida publicidade através de meios grátis tudo é possível. Já o tenho dito muita vez, a SdE não sabe fazer publicidade aos seus livros, publica e espera logo lucro, sem o pessoal sequer saber dos livros. Os blogs de fãs não fazem milagres.

    E fazes bem ficar sem net. Férias são férias, e até vão saber melhor, vais ver. :)

    Abraço

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sem duvida que qualquer livro do escritor é fantástico, eu recomendaria a quem nunca leu nada dele começar pelo Terror (existe pack) depois a Canção de Kali, Misterio e depois este ;)

      Não sei se é bem assim a divulgação é sempre muito cara, tenho a certeza que não temos a mais pálida ideia do quanto custa, mas que a Editora tem meios para o fazer tem, não percebo sinceramente o porque de deixarem o Forum BANG! morrer, mas pronto

      Ui tentarei vir o menos possivel a net seguro, quero é namorar lol

      PS: Bem a adorar o primeiro conto do livro do Martin, acho que acabava este livro em dois dias :D

      Abraço e toma nota de todas as novidades :D

      Eliminar
    2. As editoras normalmente tem pessoal na editora para fazer marketing. SdE podia começar a dar autorização a pessoa que esta responsável pelo facebook para divulgar capas mais cedo e sinopses.
      Isso é grande publicidade e GRÁTIS. Não é preciso contratares uma empresa de publicidade, mas sim saber utilizar os meios grátis disponíveis.
      Não é no dia de lançamento que 23.247 pessoas (facebook) ficam a saber das novidades, não estejas a espera que esse numero de pessoas abra os links de todos os blogs.
      E já agora não era suposto que o site oficial da revista Bang! ajuda-se nesse aspecto? Raramente divulgam capas. E olha que sites (domínios) pagam-se.

      Mas seja como for 2014 parece estar a ser um pesadelo para a colecção Bang!; mesmo tipos de capas, livros adiados,1 livro por mês, etc... Não estou confiante para 2015.

      Qual dos volumes do GRRM é que estas a ler?

      [by Finisterra]

      Eliminar
    3. Bem se tem alguem dedica ao Marketing não sei, mas duvido Finisterra, não deve ficar muito barato, agora que existem meios como o FB ai já concordo e sabes bem o quanto os tenho criticado por não utilizaem devidamente, acima de tudo podiam ter uma comunicação muito mais assertiva e como referi o forum BANG tivesse alguem de cima que desse outra atenção então ainda hoje mexia e de que maneira, mas pronto não acho que o novo site seja uma mais valia, mas quem sou eu :D

      Sim acho que nem mesmo o Erikson vai ser publicado por aquilo que conhecemos qer da Editora quer do publico nacional seria muito arriscado, mas cá estarei para divulgar a obra se necessário, mas tenho sérias duvidas.

      O que me está a custar imenso é mesmo as series que não terminam, por exemplo gastei dinheiro nos dois livros do Herbert e agora ? Não vou ler ? Agora junta Robin Hobb, Jacqueline Carey, Moorcook, Peake, e tantos mas tantos outros como ficamos ? Ao menos acabassem o que começaram, isso sim está a ser muito mau, quanto a lançamentos deste ano olha não estão como gostavamos mas permite-nos olhar para trás e dar uma espreitadela a tantos livros bons que publicaram, é o que estou a fazer agora, comprar muitos livros antigos e ricas surpresas estou a ter ;)

      Para 2015, ai onde já anda essa cabeça, mas TALVEZ Martin ajude, vamos ver que o homem tem sido um balão de oxigenio para a Editora :D

      O que saia amanha, Histórias dos Sete Reinos, o que estou a ler e praticamente acabado é o conto Cavaleiro de Westeros, muito fixe ;)

      Eliminar
  3. Olá :)
    Acreditas q os únicos livros q tenho da Saída de Emergência são os de "Game of Thrones"? Sim, é uma grande falha da minha parte, talvez um dia consiga corrigi-la :)
    Boas viagens,
    Rosana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rossana.

      Gosto muito do Martin, quanto ao só teres esses livros da SDE isso é bom, tens muitos e bons universos por descobrir, entre os quais este excelente escritor, mas há muitos outros igualmente bons, Robin Hobb, Scott Lynch, Frank Herbert e por ai fora e muitos deles a bom preço ;)

      Bjs e boas viagens :)

      Eliminar
  4. Sinceramente do autor apenas me chamam à atenção os livros do Charles Dickens.
    Contudo graças a ti tb aproveitei a promoção dos 5€! Estou muito ansioso é de ler O Império Final...mas estou a guardar para as férias!

    Cumps,
    petric

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Petric,

      Verdade e fizeste excelentes compras, dois deste escritor e ainda mais barato um livro que quero ler do Tio Barreiros, devo levar para Dorne ;)

      Ora essa se poder ajudar fico contente, quanto ao nosso amigo Sanderson vais ler ai algo muito fixe, vais ler num tiro ;)

      Abraço e boas leituras e claro em Agosto lá beberemos a nossa cervejinha, ou loirinha como gostes de lhes chamar :D

      Eliminar
  5. Estás sempre de férias...que inveja!
    lol
    Trabalhas uma semana...ficas 2 de férias!

    Cumps,
    petric.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol andas atento sim senhor, é o que tenho direito, 25 dias úteis de férias :D

      Até Agosto ;)

      Eliminar
  6. Olha ainda não consegui ler os livros do Dan que tenho comigo, mas cada vez que leio uma opinião sua sobre ele, eu fico tentada a passá-lo na frente de outros autores que tenho para ler. Ótimo artigo. Bjos e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi,

      Vais gostar, são livros de qualidade e ainda te vais lembrar das minhas sugestões tenho a certeza...e a mim que me passou ao lado durante tanto tempo, rsrsr

      Espero que a Editora publique os seus livros ai no Brasil, MESMO :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá!
    Que sortudo teres uma parceria com a Saida de Emergência assim podes receber "prendinhas" boas da editora mas pelos vistos esta não veio ter contigo mas foste ter com ela por um bom preço.
    Boas férias, bom descanso e aproveita a ler muito num sitio deserto como referes :-D

    Bjs e Boas leituras

    leiturasfabulosas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Joana,

      Sem duvida que sou um sortudo, acho que não quero mais parcerias, estou plenamente satisfeito com a que tenho :D

      Sim comprei uma serie de livros na feira do livro de Lisboa da SDE, acho que foram uns 12 que trouxe, não é só pedir :D

      Se poderes investe neste escritor, boa aposta ;)

      Obrigado tenho mesmo que aproveitar, apenas ter cuidado com as famosas Serpentes de Dorne ;D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Fiacha
    gosto muito de Simmons,já tinha visto este título mas não sábia o enredo.
    Já visitei a ilha de Cuba e a casa onde Hemingway viveu. Não aconselho a ng a visita à ilha, mas este livro bem para a minha estante

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Elsa,

      Sem duvida um excelente escritor e que transmite mesmo as paisagens Cubanas, muito bom o livro :)

      Então ? acho que Cuba deve ser um paraiso, mesmo com as restrições mais que patéticas dos EUA nem apoio médico se dignam dar a um povo que tem uma ideologia diferente da deles e deve ser bem interessante visitar essa casa, grande homem foi este escritor, tenho que ler :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Boas Fiacha

    Os livros deste escritor parecem ser interessantes, mas o que li dele foi só mesmo as sinopses lol e com a tua opinião ainda mais me desperta a curiosidade :) mas já ouvi boas críticas a este autor. Vou ver se arranjo um espaço na minha estante para ele :)

    Boas leituras e abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois José,

      Só te digo que prefiro este escritor a Martin, como vez muito completo e rigoroso ;)

      Aposta que não te vais arrepender ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá amigo Fiacha!

    Pois bem, mais um livro para a minha wishlist, pelos vistos. Só boas sugestões e boas opiniões vindas daqui =D

    Acho que já tenho todos os livros traduzidos do autor na wishlist, devido às tuas boas opiniões, que me fazem ficar curiosa. Pelo que tenho lido aqui e, também nesta tua opinião, o autor é bastante versátil, em tudo e, especialmente, em relação aos locais onde as suas histórias se passam. Isso é excelente!

    Sem dúvida, um livro a procurar =) e compraste por um preço maravilhoso!

    Boas férias =D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Maria Rita,

      Verdade tenho tido a sorte de ler coisas muito boas este ano, mas tambem tem muito a ver com o estar atento ás muitas recomendações que me têm dado, embora o Simmons não mais parei de ler, mal terminei de ler A Canção de Kali.

      Sem duvida alem de versátil ele prepara-se muito bem para o que vai escrever, nesse capitulo devem ser poucos que o batem :D

      Fazes bem aposta neste escritor, verás leitura de um outro nível, pode ter alguma fantasia, mas nunca mal empregue, o homem escreve bem ;)

      E que tal esses Leões de Al Rassan a gostar ? Espero que sim eheh...em que parte vais ?

      Obrigado a ver se não sou mordido por uma serpente de Dorne eheheeh

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá olá!

      É muito bom quando apostamos em livros que se mostram à altura das expectativas! Este ano também tenho estado a ler uns muito bons, tirando alguns que não tenho gostado assim tanto, mas esses são uma minoria!

      Isso é excelente, pois revela a mestria do autor. Gosto muito quando isso acontece nos livros com teor histórico, aliás!, é essencial num livro histórico. Tenho mesmo de apostar nos seus livros =D

      Vou na página 160, na parte em que o Almelik de Cartada está a perguntar ao comandante dos exércitos onde é que anda o Ammar ibn Khairan. Estou a gostar muito! Personagens fortes, uma história forte, com muita ação. As descrições são perfeitas e envolventes. Gosto muito da médica, da Jehane, uma personagem feminina com garra! Mas também gosto muito do Ammar, do Alvar e do Rodrigo. Por agora, estes são os meus favoritos, apesar de também ter achado muita graça à esposa do Rodrigo e aos seus filhos, especialmente ao Diego, aquele que tem visões.
      É um livro que tem tudo, ação, romance, aventuras, intrigas, carisma. Muito bom =D

      Isso é que não convém mesmo nada =P

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    3. Sim é muito versátil e culto, atenção que o proprio Martin é versátil como sabes tanto escreve fantasia, como FC, como Romance Histórico e faz sempre com mestria e qualidade, mas acho que por ser mais histórico, logo permitir menos liberdade criativa que o Simmons é melhor e não é nada fácil estar a dizer isto pois como sabes adoro o Martin :D

      Lá está esse livro Os Leões de Al Rassan tem uma complexidade e estudo dos habitos de cada povo que acaba por ser uma mais valia para quem lê :)

      Quanto aos Leões ainda tens muito por degostar ehehe, mas vejo que já gostas de um enorme número de persoangens e Ammar será sempre um mistério ao longo do livro, porque será que passei de Fiacha para Ammar no forum BANG ? ;) Belas surpresas ainda vais ter pela frente e no final vais dizer, bolas dei 5€ por este livro, bem empregue ;)

      Mas olha que as Serpentes de Dorne segundo consta são bem jeitosas ehehe

      Bjs

      Eliminar
    4. Sim, o Martin também é, apesar de ainda não ter ficado tão satisfeita com as suas outras histórias como com as das Crónicas. Mas é muito versátil. Pois sei =P

      É isso mesmo. Sinto o mesmo. Há muitos detalhes sobre as culturas dos diferentes povos, o que nos dá acesso às suas mentalidades e crenças!

      Ui! Já estou a ver, já! O Ammar é bem fixe. Com uma personalidade enigmática...todo ele é um enigma! ;) Um bom nome, de uma excelente personagem =P
      Espero bem que sim! 5euros é o melhor preço para livros e com tanta qualidade, até dá gosto comprar!

      Eheh, o Algarve é o nosso Dorne =P

      Bjs

      Eliminar
    5. Ammar ainda te vai surpreender bastante vai por mim tal como o Gavriel Gay, para mim este é o seu melhor livro, embora Tigana seja um bom livro, triste mas bom ainda assim cof tiranto a parte do ser dividido cof

      Quanto ao Simmons começa pelo Terror, há o pack, pagas 20 € mas serão bem empregues, mais a mais nesta altura de verão eheheh

      Por acaso o novo livro do Martin, que já está no carro nesta altura, como outros ehehe, tem personagens de Dorne :D

      Bjs

      Eliminar
  11. Olá Fiacha
    Mais um bom livro deste autor, sem dúvida. Mas confesso que de todos os que tens falado é o que me seduz menos :D Espionagem não é o meu forte, como sabes...
    A ver se este ano leio o que tenho em casa, A canção de Kali
    Boas férias amigo Corvo, descansa lê e diverte-te

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Caminhante,

      Sem duvida que qualquer livro do escritor tem qualidade, mas não é de todo o meu preferido ;)

      Esse sim um grande livro, depois logo vez :D

      Obrigado amiga a ver se aproveito sim que bem preciso :D

      Bjs

      Eliminar
  12. Boas!

    Já li três livros do Dan Simmons, e mesmo naquele que gostei menos, o "A Cançao de Kali", reconheci o seu talento.
    Acho que ele pura e simplesmente não sabe como escrever um livro mau. Para mal dos meus pecados... ;)
    Este é outro que já está na minha wishlist há algum tempo. :)

    Mas o próximo que devo comprar dele será o Carrion Confort.
    Além de me ter sido recomendado como sendo muito bom, confesso que estou com saudades de uma boa história de terror....lol
    Pena ter de comprar online, e em Inglês, e depois ter de correr meio mundo para o ter, porque já sei que não vou estar em casa para o receber... :(
    Mas pronto, serão aventuras para outra altura, que agora estou cheia de livros para ler.

    Cumprimentos nortenhos

    ResponderEliminar
  13. Viva Stark,


    Faço minhas as tuas palavras este escritor pura e implesmente não escreve mal e acho que fazes muito bem em comprar este livro, está ao nível :)

    Espero que tenhas uma excelente leitura com o Carrion Confort e claro que leias tudo o que tens para ler eheh


    Saudaçoes do Rochedo Lanister :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiacha,

      Pouco depois de pulblicar o meu post anterior, percebi que se encomendasse o Simmons agora enquanto ainda estivesse de férias o mais provável era que ele chegasse comigo em casa, ou, se não tivesse essa sorte, teria mais disponibilidade para o receber noutra hora.
      E voilá, encomendei e 5 dias depois, à data exata que tinham previsto e logo às 9:30 da manhã, já mo estavam a entregar. :)
      E pronto, o Carrion Comfort, por força das cirunstâncias, passou à frente dos outros livros todos que tinha aqui, principalmente porque já não leio em Inglês há mais de dois anos, por isso o estar de férias ajuda a desenferrujar os neurónios.
      E, para já estou a adorar!
      O senhor Simmons é mesmo muito, muito bom!
      Pena é que o livro tenha 767 páginas em letra muito miudinha, o que quer dizer que numa hipotética edição da SdE teria, provaelmente, mais de 1000 e direito a 2 ou 3 livros volumes (o original tem uma divisão em três partes, não me espantava que fizessem 3 volumes!)
      Mas que o livro é bom, lá isso é. Pode ser que um dia...

      Bjokas

      Eliminar
    2. Ois miga,

      Ai que me dera que a SDE publicasse mais livros do escritor, nem que fizessem uma trilogia, não me chateava nada, pois tenho a certeza que é qualidade garantida, nada como manter a esperança :)

      Boas leituras e claro boas férias :D

      Jokas e depois diz o que achaste ;)

      Eliminar
  14. Olá amigo.
    Preferes o Simmons a Martin! ?
    Tu não me faças isto a minha lista é bem grande e não tenho a oportunidade de comprar estes livros a 5€. Estou mesmo curiosa por pegar neste escritor. Vais deixar-me com um dilema quando for a Portugal. Que livros trazer! ?
    Assim é jogada de mestre ler bom e barato. Hehe
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Lince,

      Verdade, ambos são versáteis mas o amigo Simmons tem quanto a mim mais qualidade, sempre trabalhos competentes e baseados em factos reais :D

      Ui compra tudo o que encontrares do Simmons é qualidade garantida, vai pelo tolo do corvo ;)

      Jokas :D

      Eliminar
  15. Olá!
    Por acaso nunca ouvi falar no livro e a história não é bem o meu estilo. :P
    Gosto do cabeçalho do blog, muito bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Olha se poderes experimenta um livro deste senhor, merece uma oportunidade e depois diz-me ;)

      Eu tambem ehehe

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Ficarei de olho nele, mas para já, quando partir para a leitura deste autor, deverei começar pelo Mistério de Charles Dickens :)
    Espero que as férias estejam a correr bem, aproveita bem as praias algarvias ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amigo José,

      Boa escolha sem duvida, espero que tenhas conseguido a bom preço...pessoalmente o que mais gostei do escritor foi mesmo o Terror, mas qualquer um tem algo em comum--------qualidade ;)

      Correram muito bem sim senhor, Dorne é outro tempo eheheh

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  17. Olá amigo :)
    Bem...mais um excelente comentário...mais uma excelente leitura :) Tenho lido muitos elogios à sua escrita, ficarei atenta também..:D
    Boas férias..:D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Qualquer livro deste escritor é bom, caso queiras ler algum é só dizer ;)

      Bjs e obrigado :D

      Eliminar
  18. Olá meu amigo Fiacha,

    Já juntei este livro à minha lista para trazer da biblioteca, só tenho pena de lá não haver o Terror.
    Eu confesso que já tinha visto este livro, mas não sei se foi a capa se o que foi, mas não me chamou a atenção e agora depois de ler a tua opinião fiquei com uma vontade imensa de o ler.

    Boas férias.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Fazes bem, se encontrares mais livros dele na biblioteca aproveita pois até é importante para se divulgar os seus livros e quem sabe a editora publique mais livros :D

      Caso queiras ler o Terror diz ;)

      Jokas e obrigado, passam depressa :P

      Eliminar
  19. Respostas
    1. Ois Cata,

      Fazes mal, mas pronto regista este escritor, o meu preferido atualemente :D

      Jokas

      Eliminar
  20. Oi migo,

    Cá estamos nós a falar de Dan Simmons outra vez :) Adoro o escritor! E digo-te mais… estou neste momento a ler a Canção de Kali :D

    Dan Simmons é aquele escritor, na minha opinião, que é viciante! Adoro adoro adoro! Depois da Kali talvez pegue neste livro… a ver vamos! ;)

    Obrigada por mais um post sobre este magnifico escritor!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Ui então andas a viver uma aventuras bem interessantes sem duvida, espero que gostes tal como gostei, mas depois diz ehehe, eu adorei esse tambem, gostei até mais que aqui o Clube dos Patifes :D

      Se o quiseres ler diz que posso emprestar :)

      Bjs e boas leituras por essa India :D

      Eliminar