segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O Voo das Águias de Ken Follet



Sinopse:

O Voo das Águias é um thriller soberbo, baseado numa história verídica que se passou no contexto da revolução iraniana liderada por Khomeini para derrubar o regime ditatorial do Xá Reza Pahlevi. Em dezembro de 1978, dois executivos da sucursal iraniana da EDS são detidos numa prisão de alta-segurança de Teerão. Quando Ross Perot, o fundador e presidente da empresa em Dallas, sabe do que se passa, decide salvar as vidas dos seus dois colaboradores a qualquer custo. Uma missão heróica, extremamente delicada e perigosa, e o desenlace, imprevisível. Uma história extraordinária onde a aventura, o suspense e o desespero são absolutamente reais.

Opinião:

Penso que para a grande maioria este escritor dispensa apresentações e tive a possibilidade de ler este livro, graças aos colegas do meu emprego que me ofereceram no meu aniversário e sem duvida foi uma excelente prenda.


Apenas tinha lido Os Pilares da Terra, mais Romance Histórico e que gostei imenso. Não li mais nenhum livro do escritor pura e simplesmente porque acho que os seus livros são muito caros, lembro-me que na altura ambos os livros dos Pilares da Terra (que dividiram na sua versão original) foram para cima de 20 € cada, mas tinha lido tão boas referências que acabei por comprar.

Quanto a este thriller, que na sinopse enquadra muito bem o que o livro tem para oferecer, o resgate de dois prisioneiros que foram presos sem qualquer motivo e onde é preparada um equipa de resgate para os tirar da prisão, peca, a meu ver, por no meio do livro ser-nos apresentadas fotografias de personagens chave antes e após a fuga, isto é acabamos por ser altamente spoliados com o que irá acontecer e qual o meu espanto quando um pouco mais à frente nos é apresentada a rota utilizada para a fuga do Irão (algo que podia ter sido feito de diferentes maneiras, visto fazer fronteira com vários países) e tudo isto quando ambos os personagens ainda estão presos.

Óbvio que com isto não tiro qualquer qualidade ao livro, mesmo por vezes sabendo o que irá acontecer, ou mesmo prevendo-o, a forma como nos é descrito e se chega lá pode ser muito bem conseguido como foi o caso.

Gostei do livro, da escrita do escritor, do constante suspense, das aventuras, e um livro que no fundo acaba por ser escrito a pedido do próprio Rose Perot (dono da EDS e personagem central do livro), logo deram-lhe um quadro e ele soube dar-lhe vida.

As personagens foram bem construídas mas não me marcaram assim tanto, sem duvida que  gostei muito mais dos Pilares da Terra.

Espero poder voltar a ler livros do escritor, que não engana, mas se encontrar algum livro a bom preço, ou emprestado :D

Já alguém leu livros do escritor ?


55 comentários:

  1. Olá!
    Eu nunca li um livro do escritor mas já ouvi falar.
    Fotografias das personagens chave? Como é isso?
    Pelos vistos não é um livro que se possa dizer " Este livro marcou-me" mas não deixa de ser um livro, mau ou bom é sempre um livro.
    Beijos e Boas Leituras

    leiturasfabulosas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Joana,

      O livro é sem duvida bem escrito e bom isso é um facto mas acabamos por saber o que irá acontecer mesmo antes de terminar é que é logo sobre o que é fundamental no enredo.

      Um grande escritor sem duvida ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Algum dia irei ler este livro e os outros que ainda faltam :P
    Desconhecia o facto de incluir fotografias e o mapa a meio do livro, realmente é uma chatice :/
    Concordo em relação ao preço, pelo que tenho tentado comprá-los em edição de bolso, se bem que não fique tão bem na estante xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva José,

      Penso que fazes muito bem, pois estamos sem duvida na presença de um grande escritor, embora este thriller não me tenha enchido as medidas digamos assim, ainda assim a qualidade está lá a cena dos spolieres é que foi mesmo desagradável, mas foi uma leitura bem agradável ;)

      Posso emprestar este, caso queiras, ou os Pilares da Terra,

      Sem duvida muito caros mesmo :(

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá! Adoro o Ken Follett, pois além de um grande escritor, passa aos fãs ser uma excelente pessoa, sempre simpático em suas redes sociais e em entrevistas (e ainda toca contrabaixo, como não gostar dele? rsrs)

    O primeiro livro dele que li foi "O Terceiro Gêmeo" e depois li "Os Pilares da Terra" e "Mundo Sem Fim", e tenho aqui na minha estante "Queda de Gigantes" e "Inverno do Mundo".

    Os livros dele aqui tb são bem caros.

    Bjos e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi,

      Nossa és mesmo admiradora do escritor sem duvida e o único problema que encontro é os seus livros serem mesmo muito caros, o que é pena.

      Adorava ler essa trilogia que se inicia com " A Queda dos Gigantes", tenho lido excelentes comentários ;)

      Bjs e boas leituras tambem :D

      Eliminar
  4. Olá Fiacha,

    Tenho este livro emprestado aqui em casa mas não o vou ler. A sinopse não me interessou, e pelo que tu dizes, apesar de não ser mau, tem certamente partes que podiam ser evitadas... Tenho sim curiosidade nos Pilares da Terra, mas essa leitura será para um outro tempo :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia,

      O livro está bom, bem agora quem fez spoilers fui eu mas pronto tinha que o referir, logo não perderás o teu tempo ao leres o livro, pelo contrário, vale bem a pena.

      Mas preferi sem duvida os Pilares da Terra sem duvida ;)

      Bjs e boas leituras...cumpriemntos meus a Cersei :D

      Eliminar
  5. Um dia vou ler este mas não é para já. Mas já fiquei triste por conter spoilers, mas adoro livros com fotografias *-* Tal como o José, é algo que desconhecia ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Allo Madeira

      Fazes bem, quem sabe se leres via digital não apareçam :D seja como for é um livro excelente mas que tem este pequeno contra.

      Penso que tambem gostas do escritor e atá já leste algo este ano ou estou enganado :D

      Bjs

      Eliminar
    2. É bom que apareçam U.U

      Sim, foi o 1º do ano :D

      Eliminar
    3. E ou me engano muito ou é um dos seus melhores trabalhos, a critica é unanime a considerar uma trilogia muito boa, penso que ainda não saiu o último volume ;)

      Eliminar
    4. em inglês sim, em PT não ;)

      Eliminar
    5. lol

      Mas ainda não leste o 2º volume, nem sei como ressistes a ler tudo lol :D

      És forte, ou muita coisa para ler e pouco temo :D

      Eliminar
    6. segunda hipótese x)

      Eliminar
  6. Nunca li nada dele, mas tenho aqui em casa alguns livros dele (não quais) e como tu já ouvi falar muito bem dele, portanto quem sabe se um dia não leio um livro (ou muitos) dele.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Marco,

      Se tiveres os Pilares da Terra começa por esses que valem bem a pena e acaba por ser uma forma de variares um pouco a tua leitura :D

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá Fiacha,

    Tenho "Os Pilares da Terra" há muito tempo na wishlist, mas, tal como tu, também eu os acho muito caros, por isso a leitura vai-se adiando..

    Beijinhos e boas leituras! ^^ *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva miga,

      Mas tens acesso a eles ? Por exemplo biblioteca municipal ? Os Pilares da Terra vale bem a pena ser lido ;)

      Caros, sem duvida :(

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá amigo eu nunca li nada deste escritor. Mas gostaria de ler os pilares da terra. Este que aqui apresentas não me cativou. Eu tenho um livro dele. Nem me lembro qual. Nunca lhe peguei (é em inglês). Ainda assim fica registado. Quem sabe no futuro.
    Eu já sei muito bem quais serão as próximas aquisições. Foram recomendações tuas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amiga Lince :D

      Assim que poderes lê os Pilares da Terra vale muito a pena e este é m dos grandes nomes da literatura atual ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Ainda não li nada do Ken, mas tenho cá este livro, que ganhei num passatempo o ano passado, e os Pilares, que comprei na Fnac, em inglês. Tenho de lhes pegar... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Barroca,

      Sem duvida e começa pelos Pilares que é muito bom mesmo, mas antes lê pelo menos mais um do universo de Kushiel ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Oi Fiacha,

    assim como vc, apenas li Os Pilares da Terra desse autor que é fantástico, mas pretendo ler outro dele que se chama "Mundo sem Fim", que parece ser muito bom tb! O Livro que vc resenhou, não me atraiu muito, claro que sua opinião é consistente, mas o livro não me atraiu! :P

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Por acaso tambem gostava de ler o Mundo Sem Fim, que foram igualmente divididos e que sao caros é esse o grande problema e depois queizam-se que os portugueses leem pouco :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá Fiacha
    Já li há bastante tempo atrás "Os pilares da terra" deste autor, numa edição em que os dois livros eram um só (há talvez uns vinte anos) e gostei bastante.
    Agora reli e embora tenha gostado, o impacto não foi o mesmo.
    São de facto livros muito caros e não estão na minha lista de aquisições, pois com esses preços tenho muitos outros há frente.
    Mas é sem dúvida um excelente escritor, se bem que a maioria dos seus livros são trillers ou policiais, que sabes bem não fazerem o meu género.
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  12. Viva,

    Ena então já conhecias o autor à um tempinho eheheh

    Por acaso qgostava de reler o livro, mas claro que acredito que perca aquela magia inicial.

    É a ideia que tenho que escreve mais policiais, este foi bonzinho digamos assim ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  13. Olá Fiacha!

    Ainda só li um livro dele: O Terceiro Gémeo. Quero ler Os Pilares da Terra, mas é como dizes, são muito caros. Talvez haja na biblioteca!

    Este parece-me um livro interessante, apesar de a parte das personagens não te terem marcado muito faz-me ficar um pouco reticente, pois é um fator que aprecio quando estou a ler =)
    No entanto tem ingredientes muito bons =D

    Bjs e voas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      O livro é bom inegável, mas nos Pilares da Terra tens personagens que ainda hoje te lembras delas, tipo FitzCavalaria da Hobb ;)

      Mas ler livros deste escritor é uma boa aposta sem duvida ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Hey

    dele ainda só li um livro que se chamava Paper Money (agora não me lembro do título em pt) e confesso que fiquei desiludida ... No entanto, sempre que falo deste autor com outras pessoas dizem-me sempre para experimentar os seus romances históricos que, aparentemente, são muito bons.

    Fiquei curiosa em relação a este livro :)

    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Pelo que percebo o escritor até é mais de escrever policiais, mas penso que se tem dado melhor com os Romances Históricos sem duvida.

      Se tiveres oportunidade de ler, aproveita vale a pena

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Viva amigo Fiacha,

    De volta de férias aqui fica o meu pequeno comentário. O primeiro livro que li de Follett ainda era um garoto (não que tenha crescido muito desde então) e foi o Nome de Código Leoparda. Passava-se na segunda guerra tema que sempre me interessou, e lembro-me que na altura gostei bastante do livro.

    Tenho também todos os livros dos Pilares da Terra, pois um meu pai é um fanático por Follett, caramba acho que tenho lá em casa todos os livros do Follett publicados em Português, o homem não se cansa daquilo :)

    Mas ainda não li os Pilares, que são os que mais me interessariam ler do autor. Um dia talvez arranje um espaço na lista.

    Abraço Fiacha

    ResponderEliminar
  16. Viva Rui,

    Espero que tenhas tido umas excelentes férias e acima de tudo desligar da NET e sem duvida é verdade chegamos a uma certa idade e paramos de crescer :D

    Penso ser uma boa escolha, começares a ler novamente o escritor pelos Pilares da Terra e se o teu pai não falha um, deve haver algum motivo, deduzo :D

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Fiacha, foram boas mas curtas como todas as férias.

      Pois quanto a isso não sei que eu e o meu pai não partilhamos de todo géneros literários, eu até posso entrar mais no género dele thrillers e afins já ele fantástico é Guerra dos Tronos porque pronto é a Guerra dos Tronos.

      Mas sim estou curioso, até porque depois de se visitar um sem fim de catedrais nestas três últimas idas a Inglaterra aguça a vontade.

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
    2. lol

      Não conheço dias que passem mais depressa que as nossas férias, mas posso estar enganado :D

      Vejo que ambos tem bons gostos, conheço minimamente os teus e pelo que vejo o teu pai tambem gosta de coisas que considero boas ;)

      Ui então lê que vai-te saber bem ;)

      Abraço

      Eliminar
  17. Sou fã de Ken Follet, mas ainda não li esse livrinho. Fiquei ainda mais curiosa com a tua opinião.

    Será uma das minhas próximas compras.

    Boas leituras,
    Maria Manuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Sem duvida um escritor excelente, bem que gostava ler mais das suas obras mas são caras sem duvida, mas se tiver oportunidade é garantido ;)

      Fazes bem o livro é bom, inegável ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  18. Fiacha, Fiacha, meu caro! Claro que toda a gente sabe o que vai acontecer...este livro é baseado em factos reais. É uma reportagem jornalistica. Os mapas não necessários, quer estejam no inicio ou no fim.

    ResponderEliminar
  19. ...donde se conclui que os personagens ficcionados são sempre mais interessantes do que as banais pessoas do mundo real...

    ResponderEliminar
  20. ...daí os mapas...e as fotografias...e os documentos e adendas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva João,

      Considero uma mais valia a introdução dos mapas (qua do a fuga já ocorre) e as fotos no final do livro (embora duvide que a malta lá fosse só mesmo no final :D ), mas penso que tira um pouco a surpresa do livro.

      A serio antes de ler o livro não ia pesquisar sobre dois americanos que foram presos no Irão em 1978 e saber da história que lhes aconteceu, li o livro na boa, mas está certo o teu argumento, o importante és estar bem desenvlvido e isso sem duvida que está ;)

      Abraço

      Eliminar
  21. Olá Fiacha! ;)
    Nunca li nada do Ken Follett, quero estrear-me com ele este ano! :)
    Acho que não começarei com este, mas provavelmente vou querer lê-lo!
    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina,

      Um bom escritor, penso que se tiveres oportunidade fazes muito bem, recomendo-te Os Pilares da Terra, lê-se muito rápido ;)

      Um bom policial, genero que escritor escreve mais :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  22. Olá meu amigo,

    Eu também li "OS Pilares da Terra" e adorei, uns livros fascinantes, e penso trazer também da biblioteca "Um Mundo Sem fim", que dizem ser a continuação dos pilares.
    E concordo contigo, quando dizes que os livros do autor atingiram preços exorbitantes, podem ser bons mas muito caros.
    Este ainda não li, mas penso que tenho cá por casa uma versão condensada.
    Mais um excelente autor, temos gostos muitos parecidos.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva miga,

      Não tenho a menor duvida que já teria lido "Um mundo sem fim" se os preços não fossem tão caros, mas pronto tenho, felizmente, muita gente que me empresta livros e quem sabe um dia surja a oportunidade ;)

      Estou a ver que sim :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  23. Follett, é de facto um escritor que consegue agarrar muito bem os seus leitores, muitos dos seus livros são baseados em factos verídicos e que depois o autor com o seu toque mágico, consegue criar histórias maravilhosas.
    Neste registo ainda não li nada, mas tenho por cá "A Ameaça" um livro que me ofereceram.
    Posso falar dos Históricos "OS Pilares da Terra" e "Um Mundo sem fim" que li, e recomendo sem qualquer reserva.
    Quanto à trilogia "O Século" irei iniciar este ano, tenho os dois primeiros livros, mas mas deixei o início desta leitura para este ano, para ler os três de "Aviada"
    O lançamento está previsto para Setembro e se for à semelhança do último, sairá em Portugal em simultâneo com vários países.
    Concordo plenamente contigo no que toca aos preços praticados, com os livros de Follett, a presença, consegue fazer jus aos praticados pela Europa América e pela D. Quixote. (actualmente não é para todas as carteiras)
    No entanto, costumo comprá-los na feira da ladra NOVOS a 15 euros. (mas eu não disse nada :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,

      Sei que "Um mundo sem fim" é igualmente bom, espero ler um dia sem duvida ;)

      Fazes bem, sei que está a um nível muito bom, vou ficar atento aos teus comentários - Trilogia do "Século"

      lol eu volta e meia no Cais do Sodré encontro livros mais baratos, devo lá ir comprar o próximo do Joe Abrencombie :D

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  24. Olá Fiacha,
    compreendo-te muito bem quando dizes que os livros dele são caríssimos. Eu tenho tido sorte. Ofereceram-me a maior parte dos que tenho dele. E os outros adquiri-os em segunda-mão.
    Ainda não li nenhum thriller dele. Só li os romances históricos: Os pilares da terra e O Mundo sem Fim e adorei!
    Tenho ainda 3 dele na estante. Um da trilogia do Século e 2 thrillers.

    beijinhos*

    PS: Se quiseres algum emprestado é só avisares:)

    ResponderEliminar
  25. Viva Jojo,

    Penso ser unanime que é um excelente escritor de Romance Histórico, embora seja mais um escritor de policiais, eu gostei de ler este livro tirando o que referi em relação aos spoilers.

    Obrigado fica registado ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  26. No cais do Sodré??? Fiacha???
    Conta-me tudo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol

      Não me digas que trabalhas lá perto, eu estou a 5 minutos ehehe

      Em frente à entrada do metro há lá uns quiosques que fazem esses preços *assobio*

      Eliminar
  27. A Sério?????
    Não trabalho lá perto, nem longe, estou na lista dos 16 por cento... :(
    Mas não sabia disso! Um destes dias temos de combinar lá ir, costumo ir ao sábado ao chiado, na Rua Ivens. todos os sábados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno,

      Isso na verdade é que é o pior que tudo, não deve ser nada fácil de aceitar, no fundo apenas queremos ganhar a vida de forma honesta e nem oportunidade temos para isso, mas pronto melhores dias virão e não te deixes ir abaixo, boa sorte com isso ;)

      Moro perto de Óbidos não fica fácil ir ao fim de semana a Lisboa, algo que já faço durante a semana, mas algum dia que estejas na zona da Baixa na hora do almoço podemos combinar um encontro pago os cafés :D, por vezes faço isso com alguns seguidores ;)

      Nada como aproveitar as oportunidades eheeh

      Abraço

      Eliminar
  28. Olá. :)

    Como sabes nunca li este escritor, embora tenha os dois livros d' "Os Pilares da Terra" há não sei quanto tempo na estante por ler, comprados numa promoção. Penso que já tive a possibilidade de te dizer, que tenho um pouco de receio relativamente à escrita do autor, pois inconscientemente espero que seja muito elaborada e que tenha de ter determinado estado espírito para a apreciar, mas conto ler, pelo menos o primeiro volume, este ano.

    Relativamente a este livro, lamento que não tenhas gostado mais, embora te tenha cativado a escrita e o suspense que tem associado. É realmente pena que os livros do escritor sejam tão caros, pois a maioria das pessoas parece apreciá-lo. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Olá miga,

    Ui os Pilares da Terra cativa de imediato sem a menor duvida, lê que não tem nada de demasiado complexo e gostas das personagens em pouco tempo ;)

    Quanto a este livro o que realmente me custa é mesmo ser spoliado no meio do livro e sem que as coisas ainda tivessem acontecido, mas é um bom policial, sem duvida ;)

    Bjs :D

    ResponderEliminar