sábado, 1 de fevereiro de 2014

João Barreiros - O Especialista




Na sequência do meu comentário ao livro O Ladrão da Eternidade e pegando em alguns comentários lá feitos, penso ser justo homenagear uma pessoa que admiro, pelos seus conselhos que me abriram novos horizontes literários e, acima de tudo, pela sua incansável luta pelo género FC&F.

Socorro-me de alguns comentários feitos pelo amigo UBIK, que expressam bem aquilo que sinto pelo nosso caro Barreiros:

 "Aproveito Fiacha para te agradecer a forma elogiosa como te vais referindo nos teus "posts" e comentários ao meu "conhecimento de especialista" dentro destes géneros tão esquecidos por cá, e comparando-me ao Barreiros. Em abono da boa justiça e da verdade não me comparo ao Barreiros, ele é infinitamente mais sabedor e mais conhecedor, ele é "O Especialista", se é que tal existe. 

Eu aprendi a apreciar a FC e outros géneros também com o Barreiros, com as suas criticas notáveis, ferozes e incisivas no "Público", com as suas recomendações sempre "diferentes", e com as colecções de boa memória mas de vida curta que dirigiu, e fundamentalmente com a sua paixão, entusiasmo e defesa incondicionais do género. O Barreiros será sempre o Professor e eu nem um modesto discípulo, a mais das vezes autodidacta, e que como tal, pouco sabe. 

Por isso esta rectificação e a minha homenagem ao João Barreiros. 

Perdoem-me a verdade, mas se houvesse leitores em Portugal verdadeiramente apreciadores do género fantástico, e com a" maturidade" literária mínima admissível (no género, ressalvo) e ainda com gosto para tal (FC, fantasia, etc), e que permitisse a aparecimento de novas colecções e a publicação dos Grandes Autores ( do que se publica, o nivelamento tem sido por baixo, salvo uma ou outra honrosa excepção), não vejo ninguém mais competente e capaz que o João Barreiros para tal empreendimento. Um bem-haja ao Barreiros, que bem o merece, pelos anos e anos em que andou a pregar no deserto, e nunca desistiu." 

"Para quem não sabe: o João Barreiros é o melhor crítico de livros, em qualquer género, em Portugal, ponto. Não é enfadonho, não precisa de se "armar" em culto porque o é, é inspirador, é também impiedoso, mas é mordaz, pertinaz, irónico, e é acima de tudo, critico. (ver comentário anterior do Barreiros) Ah, e acumula com o de Único escritor de FC português! "

E aqui deixo recomendações que julgo que todos devemos ter em consideração (os que podem ler na versão original ) deixadas pelo próprio João Barreiros:

"Bom...aqui vão, para quem os queira ler, alguns mistérios sobre os livros "perdidos" que nunca chegaram a ser publicados.

Como sabem, dirigi duas colecções e "colaborei" com outras duas, bem mais efémeras. Isto quer dizer que as colecções terminaram ainda com livros na gaveta, alguns já traduzidos e com os direitos comprados. 
Aqui vai disto!

GRADIVA:
THE CHRONICLES OF THOMAS COVENANT THE UNBELIEVER -- Stephen Donaldson (direitos comprados e o 1 livro completamente traduzido)
EMERGENCE -- David R. Palmer ( direitos comprados e completamente traduzido)
IF YOU COULD SEE ME NOW -- Peter Straub ( direitos comprados e parcialmente traduzido)
AGAINST INFINITY -- Gregory Benford ( direitos comprados. Não chegou a ser traduzido, porque a tradutora começou a gritar que não percebia uma só linha)
THE MEMORY OF WHITENESS -- Kim Stanley Robinson ( direitos apalavrados. Resposta idêntica da tradutora que afirmou ser um livro muito dificil)
SOMETHING WICKED THIS WAY COMES --- Ray Bradbury ( direitos comprados mas, tanto quanto sei, nunca traduzido)

EDITORA CLÁSSICA
HYPERION -- Dan Simmons (direitos comprados, parcialmente traduzido)
SUNGLASSES AFTER DARK -- Nancy Collins (direitos comprados, parcialmente traduzido)
THE LAST COIN -- James Blaylock (direitos comprados, totalmente traduzido)
THE QUEEN OF ANGELS --- Greg Bear (direitos comprados, totalmente traduzido)
THE NIGHT MAYOR -- Kim Newman ( direitos comprados, nunca traduzido)
TAKE BACK PLENTY --- Colin Greenlan ( direitos comprados, totalmente traduzido

Editora Distri Cultural ( esta morreu antes de começar)
THE ENBBEDING -- Ian Watson (direitos comprados, totalmente traduzido por mim)

EDITORA DEVIR
(aqui acabou por ser publicada a Rainha dos Anjos, traduzida pelo LFS, que foi abandonada pela Clássica. Ao que parece com edições esgotadas.
DEEPDRIVE --- Alexander Jablokov ( direitos comprados e completamente traduzido por mim)

EDITORA LIVROS DE AREIA
A YEAR IN LINEAR CITY -- Paul di Filippo (novela. tradução completa, feita por mim, nunca paga. )Desconheço se foram comprados os direitos

Quem quiser saber mais destes livros, para sempre votados ao esquecimento, pode investigá-los na net.

Considero que são todos muito bons ou mesmo excelentes e que a perda foi terrível para todos os eventuais leitores.

UBIK, não sei se os conheces a todos, mas a RAINHA DOS ANJOS tem uma sequela, igualmente boa : SLANT! Vale a pena procurar.

E agora perguntam-me: porque não foram eles publicados ? Por várias razões, acho eu. Por desinteresse dos editores. Por falência dos mesmos. Por receio de serem demasiado "intensos" ou complexos. Porque os tradutores se queixaram entre mil choros. Porque os revisores de provas mutilaram irremediavelmente o texto. Porque os familiares juvenis dos Editores, a quem foram mostrados alguns dos livros, disseram "não terem entendido nada". E porque, claro, os leitores interessados estiveram-se todos nas tintas.

Perderam-se oportunidades. Agora, o abismo é entre qualidade/oportunidade tão grande que já não há saída.
Talvez as coisas melhorem daqui a muitos, muitos anos, mas duvido."

Aproveito para perguntar já leram algum livro do João Barreiros ? Falha minha mas ainda não li :(

65 comentários:

  1. Amigo não conheço o sr . João Barreiros e nunca li nada dele. Tenho visto e lido comentários dele no cantinho. E uma das coisas que pensei foi que me parece realmente bastante culto e com muito conhecimento literário. Um patamar que nunca vou alcançar. Porém também me recordo de pensar que é crítico demais principalmente quanto aos gostos literários de outros. Gostos são gostos e devemos respeitar.
    Fiacha estás rodeado de gente muito boa. E a tua divulgação ou homenagem é sinal do teu reconhecimento.
    Até já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luísa,

      Sem duvida que considero uma homenagem justa e olha que me lembre o Barreiros concorda comigo em o livro do Clive Barker não ter sido a melhor aposta da Editora, que o livro a Oeste do Éden do Harry Harrisin é bom livro e pouco mais me lembro de estar de acordo com o que leio, de resto tenho levado forte e feio do Barreiros, lembro-me por exemplo de dizer que a Luz do S. King não gostei, que a distopia 1984 não me agradou e entre muitos outros casos e não é por isso que não lhe reconheça o mérito e registo sempre as recomendações que me faz, só me está a tentar ajudar, lembro-me que até me mandou aprender inglês o mais rápido possível para ler livros com qualidade :D

      Aqui neste post, que serve de homenagem, o importante é que ainda há quem lute para que se publique o que realmente tem qualidade e é bom, pelo que percebo (não leio nas versões originais) muito escritor, livro com qualidade não lhe é dado oportunidade pelas Editoras nacionais.

      Não me incomoda nada que o Barreiros arrase o livro que li, a forma como comentei o livro, seja o que for, pois mesmo que não goste é feito de forma construtiva, mesmo podendo muitas vezes parecer arrogante, algo que até nem acho ;)

      Penso que a resposta que o Barreiros te deu, pode servir para refletires a opinião dele, e próprio sou ainda tão verdinho a nível de literatura, mas com o tempo vou mudando, quem sabe não venha a ler novamente S. King e mesmo distopias ? Para já ainda prefiro livros como Tigana Do Gavriel Kay :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Luisa. Os gostos são uma coisa muito complicada. Mas transforma-se, formatam-se, educam-se, refinam-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe, não me leve a mal mas este comentário espicaçou-me mesmo os nervos. Então, se eu gostar de algo que o senhor considere que não tem qualidade deverei "transformar, formatar, educar, refinar" os meus gostos para que estes coincidam com os seus?

      As pessoas são e têm gostos diferentes. Podemos não concordar, mas não custa nada respeitar... ou custa?

      Eliminar
    2. Viva Cata :D

      Penso que estás a interpretar mal o comentário do Barreiros, sabes perfeitamente que com o tempo vamos tornando-nos mais exigentes com o que lemos, se calhar aquilo que lemos com 15 anos se fosse hoje já lias de forma diferente, penso que seja mais por ai.

      Conselho, regista as recomendações do Barreiros, penses o que pensares dele está a recomendar o que realmente é bom ;)

      Não vejo aqui qualquer falta de respeito mas pronto é a minha interpretação ;)

      Bjs

      Eliminar
  3. Olá Luisa. Os gostos são uma coisa muito complicada. Mas transforma-se, formatam-se, educam-se, refinam-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SR Barreiros concordo consigo quando diz que gostos são uma coisa complicada. E por momentos fiquei a meditar nas suas palavras. Gostei especialmente do "refinam-se". Contudo acho que devemos respeitar as preferências dos outros sem deixar de ouvir e estar atentos a outras opiniões.
      Como costumo dizer eu sou pouco entendida em literatura. Mas não quer dizer que não goste de ler. Sou muito simples e até nem tenho jeito nenhum com a escrita. Mas para mim se um autor ou um determinado livro é considerado por muitos bom eu estou atenta e desperta-me alguma curiosidade. Nalguns casos até partilhei da mesma opinião noutros nem tanto. E não tenho qualquer problema em admitir. Assim como para muitos consideram certos livros uma "porcaria" e eu gostei. Lá está gostos são de facto uma coisa complicada.
      Para mim um bom livro a parte da escrita é importante mas sobretudo aquele que me faz entrar na história como se fizesse parte dela. Este é o ponto principal. Nem que para isso seja considerada "burra".
      Talvez eu não entenda muito bem a sua intenção quando dá a sua opinião ou quando comenta algo. Mas acho que deveria ser mais brando. Por vezes e tenho a certeza que não sou a única a pensar o mesmo dá a ideia que você está a dar a sua opinião mas ao mesmo tempo a criticar outros gostos.
      Vou estar mais atenta possivelmente estou completamente errada.
      FIACHA a parte de aprenderes inglês também concordo. Até eu tenho que me dedicar e aprender mais. De dia para dia sinto-me impotente e com necessidade de mais. Não estou nada satisfeita. Mas cada coisa a seu tempo. Mas poupava imenso dinheiro. E agora que aqui estou bem vejo a quantidade de livros bons que ne estão a passar ao lado que em Portugal nem sabem que existem.

      Eliminar
    2. Ois,

      Na parte que me toca eu bem gostava mas pronto não vai ser fácil.

      Sim penso que o Canada tem excelentes escritores sem duvida ;)

      Eliminar
  4. Boa Fiacha
    Uma justa homenagem a alguém que, pelo menos para mim, tem sido uma referência nacional nesta área. Leio sempre os seus comentários mesmo se por vezes são um pouco mais mordazes, e anoto as recomendações, e tenho sido algumas delas. Pena que o meu inglês esteja enferrujado e não me permita ler alguns dos exemplares que aqui se falam e que são mais complexos, mas lá chegarei (é uma questão de treino).
    Se o João Barreiros me permite apenas um comentário ao comentário anterior que ele fez à Luisa, os gostos de facto são uma coisa complicada e estou completamente de acordo que sem qualquer dúvida eles educam-se, refinam-se, transformam-se, mas formatam-se???!!!!
    Eu penso que formatar gostos é aquilo que se anda a fazer há algum tempo, as escolas com os seus programas de leitura fechados, as editoras a publicitarem livros que vendem e que a sua qualidade é duvidosa, mas que o marketing aposta todos os trunfos neles em deterioramento de outros e por aí fora não faltam exemplos de tentativa de formatação em demasia, mais não ...
    A nossa mente é livre e os nossos gostos tem de ser livres também, mas a liberdade também se aprende e se ensina e vamos evoluindo, mas por favor João Barreiros sem formatações :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Caminhante ;)

      Sem duvida dai a ter feita embora não tenha um conhecimento aprofundado do muito trabalho que é feito pelo próprio.

      Olha agora lembrei-me o Barreiros concorda que Gene Wolfe é bom :D

      De resto estou contigo, penso que o que foi afirmado foi de forma construtiva, vejo assim, mas subscrevo o que dizes sem duvida ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Os gostos formatam-se para bem e para mal, cara Caminhante. O que está a acontecer é uma formatação dos gostos para um facilitismo acéfalo. Primeiro é necessário desprogramar, antes de piderem de novo ser reprogramadas para o bom e o melhor. Infelizmente, como todos nós sabemos, as atitudes e as crenças são uma coisa muito dificil de modificar. Pela minha humilde parte, lá vou tentando remar contra a maré.

      Eliminar
    3. Não consigo concordar nesse ponto, João Barreiros!
      continuo a dizer que os nossos gostos se educam e se ensinam e que ao longo da vida vamos aprendendo com os especialistas (os vários "joãos barreiros" que vamos encontrando). Sem dúvida que tenho aprendido bastante consigo na area da FC e ainda tenho bastante para aprender nessa e noutras áreas, mas jamais pensarei em desprogramar o meu cerebro para ser reprogamada.
      As crenças e atitudes mudam-se com os bons exemplos e a boas atitudes e com o devido respeito (penso que aceitará bem as minhas palavras, pelo menos assim o espero) esta sua atitude de lutar contra a maré e poder-nos ir instruindo na arte de gostar de FC e fantasia de qualidade é de louvar e de homenagear empartilhas como esta que o Fiacha fez, mas por outro lado esta questão de formatação ou reprogramação de cerebros humanos é uma péssima atitude ...
      Eu respeito o seu conhecimento e continuarei a seguir os exemplos optimos que tem dado, mesmo sem ser FC, nomeadamente Jean Ray, e a ler os seus comentários, mas com uma atitude tão radical, muitos se afastarão e muitos outros o seguirão desmesuradamente com igual radicalismo!
      :)

      Eliminar
    4. Não consigo concordar nesse ponto, João Barreiros!
      continuo a dizer que os nossos gostos se educam e se ensinam e que ao longo da vida vamos aprendendo com os especialistas (os vários "joãos barreiros" que vamos encontrando). Sem dúvida que tenho aprendido bastante consigo na area da FC e ainda tenho bastante para aprender nessa e noutras áreas, mas jamais pensarei em desprogramar o meu cerebro para ser reprogamada.
      As crenças e atitudes mudam-se com os bons exemplos e a boas atitudes e com o devido respeito (penso que aceitará bem as minhas palavras, pelo menos assim o espero) esta sua atitude de lutar contra a maré e poder-nos ir instruindo na arte de gostar de FC e fantasia de qualidade é de louvar e de homenagear empartilhas como esta que o Fiacha fez, mas por outro lado esta questão de formatação ou reprogramação de cerebros humanos é uma péssima atitude ...
      Eu respeito o seu conhecimento e continuarei a seguir os exemplos optimos que tem dado, mesmo sem ser FC, nomeadamente Jean Ray, e a ler os seus comentários, mas com uma atitude tão radical, muitos se afastarão e muitos outros o seguirão desmesuradamente com igual radicalismo!
      :)

      Eliminar
  5. Olá Fiacha,

    Realmente só conhecia o nome por menções aqui no blogue, enquanto autor e crítico desconheço. Se calhar devia andar mais atenta...
    É uma bonita homenagem que aqui fazes, para não votar ao esquecimento quem não o merece. E o facto de teres incluído palavras do próprio senhor, assim como uma recomendação de livros, é uma mais-valia. Vou ver se dou uma vista de olhos nesses e nos do autor.

    É isso: uma bonita homenagem. É bom quando se conhece pessoas assim. Eu, pelo meu lado, tenho alguma gente boa à minha volta, que me critica terrivelmente por eu ler fantasia. Julgam que é coisa de crianças. Portanto, não penses apenas no quão boa a pessoa que estás a elogiar é, sê um bocadinho de nada egoísta e fica feliz por ti mesmo, por teres a possibilidade de ter assim alguém a teu lado, e que ainda por cima gosta de ti :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nadia,

      Mais que a homenagem que quanto a mim é realmente justa, penso que é uma forma de chamar a atenção a muita gente das recomendações feitas pelo Barreiros, no cantinho tem feito imensas e luta para que o que se publique por cá seja ainda melhor :)

      E o Barreiros, tal como o Ubik têm me dado forte e feio na cabeça ehehehe

      Agora fizeste-me lembrar um tema que quero incluir no meu comentário, que referes em criticarem-te por leres fantasia, que é o complexo das pessoas que em relação a Ficção Cientifica, não percebo mesmo ;)

      Bjs e fazes bem em tentar pesquisar o que foi recomendado ;)

      Eliminar
  6. Atrevo-me a dizer, com todo o respeito por quem tem gostos diversos dos meus, não ter problema algum em discutir o gosto dos outros, e nem me importo nada que discutam os meus.

    O gosto formata-se desde tenra idade em tudo, e poderá representar no futuro a liberdade na escolha ou a opção de ir mais alêm, ou no seu aspecto negativo redundar numa calamidade, quase uma maldição para a vida!...

    Se me formatarem a gostar só de loiras ( e a ideia até nem me incomoda, está na minha zona de conforto), pensem só no que perderá uma morena ao não ter a oportunidade de me conhecer, ehehe...( não se aceita a resposta nada seus criticos sádicos à la Barreiros, porque os gostos, como realça bem o mesmo Barreiros, educam-se, refinam-se,... ehehe).

    Como leitor, leio as coisas mais diversas, e tanto aprecio um clássico oriundo da pena de R. L. Stevenson ou de um desconcertante P. G. Wodehouse ou ainda de um sarcástico Mark Twain , para logo me deliciar ao ler um provocador Michael Swanwick, um profundo Ted Chiang, ou ainda um grande livro de mistério de um Tony Hillerman ou de um Lawrence Block.

    Penso que o cerne da questão não se reduz sómente ao gosto mas à criação da OPORTUNIDADE ( ou ter a Hipotese de)de aprofundar o gosto, de conhecer outras coisas diferentes e por vezes mais dificeis, de descobrir, de deixar fluir o gosto, de misturar "ingredientes", de poder até (pasme-se) gostar da desgraçada côr amarela!...

    E isso existe cada vez menos, por razões de mercado ( sempre a economia, mas não SÓ! há outras tanto ou mais condicionadoras): é mais fácil vender-se um produto que agrade a milhares do que um que agrada a meia dúzia, pois implicará "custos de produção" elevados, logo não compensa.

    E por isso optam, os que vendem, por um nivelamento por baixo (a maior parte das vezes apregoam o Mau "disfarçado" para Óptimo por um marketing esmagador)

    Até porque não há tempo a perder para o lucro.... e portanto, cá estamos regressados ao ciclo vicioso e profundamente Viciado do "é tudo uma questão de gosto, e o gosto não se discute".

    Discute-se sim, tudo se discute. E grande parte das vezes, até se lamenta!

    Ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ubik

      Aconselho te a leitura (se é que ainda não leste) do excelente livro do editor André Schiffrin (infelizmente falecido no ano passado) "O Negócio dos Livros - Como os grandes grupos económicos decidem o que lemos". Acho que vai gostar.

      Eliminar
    2. Viva, Marco
      Não li o livro, li apenas uma critica, mas irei procurar.
      Obrigado pela recomendação.

      ubik

      Eliminar
    3. Caro Ubik
      concordo em pleno com o que dizes quanto á criação de OPORTUNIDADE, acho fundamental, ter a mente aberta para aprofundar o gosto e aprender...

      Eliminar
  7. Viva Ubik,

    Em primeiro lugar penso que sabes que esta homenagem é também um pouco para ti, afinal alem do bom convívio proporcionado, tenho graças as tuas recomendações lido coisas muito boas e sabes bem que mal dizes leva este em nem discuto, logo também o meu obrigado ;)

    Estou de acordo com o teu comentário, penso que podemos e devemos debater as coisas e mesmo já tenhas deixado aqui alguns nomes, penso que no último comentário do Barker deixaste muitos nomes que podiam e deviam ter sido publicados, logo caso queiras seria interessante referires novamente os mesmos e outros que recomendes igualmente ;)

    Penso que temos debatido um pouco a coleção BANG! (sei que existem muitas outras boas como a da Caminho e a da Argonauta por exemplo) e penso que e mesmo já não tendo o fulgor e os objetivos iniciais, algo que já sabemos que se teve que adaptar aos tempos atuais, ainda assim merece o meu maior elogio, afinal não lançou aqui muitos nomes bons ?

    Alan Moore, Clive Barker (de forma errada, mas apostou), Dan Simmons, Douglas Adams, Poe, Frank Herbert, Leiber, Lovecraft, Moorcock, Dick (o tal que criou Ubik), Bradbury, Richard Matheson, Richard Morgan, Robert Howard (que vem ai mais a caminho ;) ) Scott Lynch, Robin Hobb, Sthepen Hunt, Pratchett, Tin Powers e já nem refiro muitos outros que são mais comerciais e que eu até gosto.

    Logo penso que é uma coleção que deu e dá o seu contributo ao género, tenta publicar bons escritores, muitos se não publicam mais é porque não vendem e sabes isso muito bem.

    E repito, penso que se deve dar mérito ao quererem publicar Steve Eriksson, ao menos reconhece-lhes isso, pode até não passar do 2 volume (sei que o primeiro não será dividido) pois inevitavelmente irão dividir os restantes (espero estar enganado). Vão publicar o Sanderson, nunca li, sei que ambos não gostaram mas desculpem mas a verdade é que há milhões de pessoas discordam da vossa opinião, vou certamente ler e concluir por mim, prometo ;)

    Quanto à grande questão disto tudo e que o Barreiros no final levanta quem irá publicar esses livros ?

    Quem tem coragem de fazer por exemplo o que a SDE fez com muitos nomes que referi em cima ? Livros de FC ?

    ;)

    ResponderEliminar
  8. Ora bem então vamos lá deixar o meu comentário a algum que admiro :)

    Recordo-me que a primeira vez que conheci o Barreiros foi num Fórum Fantástico que se realizou na Universidade das Belas Artes (fui porque era perto do meu emprego e estava em pré-venda A Tormenta das Espadas do George Martin e que recordo-me até que comprei também o meu exemplar de Os Leões de Al Rassan do Gavriel Kay) e quis o acaso que tivéssemos estado à conversa pois ainda havia muito pouca gente no evento (nessa altura era meia dúzia de gatos pingados que lá apareciam) algo que felizmente está a mudar. Foi ai também que tive o prazer a Safaa_Dib e o Jorge Candeias pela primeira vez :)

    Desde ai tenho acompanhado as suas intervenções no Fórum Fantástico, raramente falho, tenho a sorte de o ver participar num grupo que tenho no FB e sempre com post com bons contributos e claro acompanhado o muito que tem comentado no FB.

    Já agora e porque é justo, penso que há outras pessoas que tem feito muito pela FC e fantasia, por exemplo o Rogério Ribeiro ou mesmo o Luís Fílipe Silva, basta ver a sua reportagem na mais recente Revista BANG sobre a coleção Argonauta, mas obvio que muitos outros contribuem igualmente.

    Gostei da tradução que fez no livro A Canção de Kali do Dan Simmons e confesso que embora tenha levado muito na cabeça do Marco Lopes, nunca li nada escrito pelo Barreiros, mas algo que se está sempre a tempo de corrigir.

    Quanto à grande questão por um lado como é vista a FC, algo que vale a pena investir ? Eu não tenho a menor duvida que sim, agora saber que há muita coisa boa a nível de FC, muita gente parece que tem preconceito em relação ao género e isso entristece-me e sinceramente nem entendo...mas penso que aqueles que tanto a defendem penso que podiam em vez de criticar os outros (não falo só do Ubik e do Barreiros) deviam era ajudar a elucidar-mos, algo que vejo aqui acontecer, com recomendações e divulgando as boas obras que ai existem (posso estar a ser injusto mas vejo muita malta adepta destes géneros que não perdoam uma :D )

    Posso estar enganado, mas penso que existiu a possibilidade de uma Editora contar com a participação do Barreiros, não sei se como Editor, mas pelo menos publicando os seus livros (corrige-me se estiver enganado) que era o projeto do Anton Stark, agora não sei se teve pernas para andar.

    Bem já vai extenso e o Fiacha dá de fininho que vai levar forte e feio, vou mas é petiscar umas amêixoas e beber umas loirinhas (Ubik beber, não comer :D )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens bom remédio, Fiacha, começa por ler a Lisboa no Ano 2000. Um terço do livro foi escrito por mim. Tens lá 3 novelas minhas e um micro-conto prefácio epílogo. Depois lê a colectânea Se Acordar antes de Morrer (600 páginas de text). Depois procura a Verdadeira Invasão dos Marcianos que saiu na Presença. E a Bondade dos Estranhos publicado pela Chimpanzé intelectual. Tb tenho uma novela grande na antologia Pulp. Duas nas colectâneas Steampunk. Uma na Lusitânia. Outra no DN online. Só não vais conseguir chegar ao Terrarium e ao Caçador de Brinquedos porque esses goram destruidos pela Caminho.

      Eliminar
    2. Acho que o projecto Anton Stark encontra-se neste momento em criogenia profunda.

      Eliminar
    3. Ok João penso que a maneira mais simples de ler algo teu é mesmo falar com o Marco Lopes :)

      Não sou adepto de antologias, nem os contos de FC do George Martin que tanto gosto ainda li e tenho outras como Os Anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa, organizada pelo Luís Silva :)

      Essa do Anton é que é pena, as ideias até eram bem boas, penso que queriam editar Terrarium, lá está falar é fácil mas depois quem vai publicar o que infelizmente não vende ?

      Eu tento divulgar a FC, se não tivesse parceria no blog, garanto-te que o meu objetivo de leitura para 2014 seria ler apenas livros da coleção Argonauta que tenho para ler...o que me custa é que o que se vende bem, não sei se a campanhas de Marketing ou não sei que faz com que o que se venda não tenha tanta qualidade, é pena

      Eliminar
    4. Caro Fiacha,

      Costumo acompanhar o seu blog e cada vez estranho mais essa sua obsessão com o João Barreiros, sobretudo tendo em conta que nunca leu nada do homem. Mais estranho é o sua entranhada reverência por alguém de quem não conhece a obra, de quem não conhece os gostos literários, de quem discorda o mais das vezes. Claro que o gosto não é racional e aqui fica bem demonstrado.

      Antes de achar que os palpites do Barreiros são bons, tente antes verificar outras vozes e não se deixe enredar em propaganda narcisista. Se duvidas tiver basta ler a resposta dele um pouco acima.

      Uma última nota. Antes de se pronunciar sobre os autores nacionais e sobre os divulgadores da Fc ou da Fantasia em Portugal, assim como sobre a originalidade das editoras, pelo menos dê uma voltinha na Bibliowiki do Jorge Candeias ou uma pesquisa no Google e evitará reproduzir os disparates que por aí se vão espalhando.

      Não custa nada e dá saúde.

      Cumprimentos,

      John Carmody

      Eliminar
    5. Viva John,

      Obrigado quer pelo comentário quer pelo acompanhares o blog :)

      Em primeiro dizer que não sou obcecado se o fosse talvez com a minha familia e em especial com a minha mulher, algo que não acho, quanto muito irracional com o meu benfiquismo, mas nem sou sócio, nem vou aos jogos e não tenho sequer o canal do SLB ;)

      O admirar uma pessoa, não faz com que tenha que ler os seus livros, admirei e admiro Alvaro Cunhal, Saramago e nunca li um livro deles.

      O que aqui quis referir foi homenagear alguém que percebe muito de FC e Fantasia e que pode dar boas recomendações aos seguidores, depois é com cada um :)

      Quanto ao palpites do Barrreiros, permite-me referir que convivo com o Barreiros tambem no FB e tenho visto muitas das suas sugestões e escritores que ele recomenda e eu gosto, por exemplo:

      Roger Zelazny, Dick, Herbert, Jack Vance, Gene Wolfe, Douglas Adams, Leiber, Moorcock, Richard Morgan, Ursula Le Guin, Farmer, Joe Abercombrie, Harry Harrison, Ian McDonald, entre outros que escuso estar a referir.

      Sei que o Barreiros não gosta por exemplo de Martin, Jordan, Feist que eu gosto e dai qual o problema ?

      Eu conheço pessoalmente o Candeias, conheço o seu "feitio" e sim faz um trabalho muito bom e dai ? Esse trabalho trás mais leitores à FC, que deduzo seja o que queres dizer ?

      Já agora tens um blog ? Mete ai um link para ver o teu trabalho ;)

      PS: E as tuas recomendações serão obviamente bem vindas ;)

      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Ninguém vai publicar mais nada de novo nestes tempos próximos, Fiacha. Desilude-te. O futuro será sempre mais do mesmo. Já alguém se referiu que o futuro morreu para as gerações de novos leitores, que preferem o passado, e mesmo assim...
    Pelo menos, caras leitoras, reconheçam-se a experiência de quem já leu muito. E de quem não tem a menor pachorra para a mediocridade, para as intermináveis sagas comerciais, para o mais do mesmo ungido com água de rosas...para os livros escritos por encomenda dos editores, destinados a um público alvo muito específico...
    E os gostos modificam-se, sim senhoras. Ficaria aterrado se continuasse a gostar exactamente dos mesmos livros que li quando tinha doze anos. O Heinlein considero-o hoje como um cripto-facho com um estilo intragável. O Edgar Rice Burroughs escreve tão mal que não se consegue ler. O C S Lewis é um proselitista cristão tão católico que mete raiva ( não consegui perceber isso quando era puto e o li pela primeira vez). Eu só pedia aos participantes que ao menos lessem UM dos livros acima recomendados. Porque protestar doutro modo não tem sentido. Estamos a falar do vazio. Quem não experimenta, não conhece.
    Dizem que o Sanderson e o Feist são muito bons. Mas que diabo, já leram o Donaldson? Mete-os a todos num chinelo. Depois de ler o segundo, quem quer saber dos dois primeiros? Acham, pequenotes, que aqueles que louvam o Sanderson leram o Donaldson? Nope. De todo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui fica mais uma sugestão que à muito tenho lido tratar-se um escritor com muita qualidade o Donaldson, mas que ou me engano muito não está por ca traduzido.

      Sim modo geral vamos mudando à medida que vamos lendo cada vez mais é um facto :)

      Eliminar
  10. E isto não é deitar abaixo. Gostava apenas que vocês lessem mais e melhor. Escutem as recomendações fritas pelo Ubik.

    ResponderEliminar
  11. Paginasencadernadas, lembra-te disto. Os meus gostos são Legião. Entre as dezenas de milhar de livros lidos por mim, certamente encontrarás algum que te agrade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de aproveitar, oequenada, porque o Tio Barreiros não dura para sempre...

      Eliminar
  12. http://www.fantasticfiction.co.uk/d/stephen-donaldson/

    ResponderEliminar
  13. Amigo Fiacha,

    Parece, por vezes, que eu "navego" nalguma saga internetica visando diminuir, de alguma forma, a SdE.
    Nada de mais errado,embora fique triste com o caminho que a editora vai trilhando, e com o caminho que se prepara para trilhar no futuro.
    Fui leitor, e como tal cliente da SdE, desde a primeira hora, e só lamento não comprar um livro da SdE há longos meses.
    E porquê?Porque há meses que a SdE não publica um livro que me interesse.Simples, não?
    Isso significa que tenho algo contra a SdE? De modo nenhum, a SdE publicará, tal qual outra editora qualquer, o que bem lhe aprouver!

    Permitam- me apenas o exercicio de liberdade critica por discordar, quando apelidam a Bang! da melhor colecção de fantástico em POrtugal, e no "futuro" no BRasil!..
    Não é verdade, nada mais falacioso.
    Aliás, e a minha opinião vale o que vale, mas esta aposta no Brasil representa de algum modo uma "capitulação" em Portugal.

    Mais: não há em POrtugal nenhuma colecção de fantástico, actualmente!
    E não se publica rigorosamente nada que valha a pena.
    Esta é a amarga realidade.

    E não venham apelidar-me ( a mim, como ao João Barreiros, e outras vozes discordantes) de cinico ou amargo, por apenas focar a verdade!
    É assim, ponto final.
    Mais: sabes que nunca me abstive de elogiar a Sde nas boas obras que publicou.

    Fiacha: quando te recomendo coisas da Argonauta, faço-o porque tenho a noção que, sendo tu um leitor que está a descobrir o genero, deve percorrer um "caminho", havendo muitos "anticorpos", e até "preconceitos" a vencer.

    Se te recomendasse outras leituras, outros autores, se calhar perdia-se mais um leitor para o genero.
    Embora possa parecer um pouco cinico, espero sempre que te maravilhes como me maravilhei algures no tempo, quando descobri alguns desses autores.
    Mas voltaria a esses autores, e a essas obras hoje em dia?
    A alguns autores, sim, sem qualquer duvida, às obras certamente que não.( Concordo com o João Barreiros)
    Não quero correr o risco de me "desencantar" numa segunda leitura.Quero manter esse encanto, e transmiti-lo a outros leitores, sempre que possivel.

    Mas recomendar-te-ia outros livros, outros autores, que não a Argonauta, ou a Caminho Azul, etc..: sem a menor dúvida!

    E, meu caro, o meu maior prazer é que as pessoas leiam, isso é que é fundamental, e por isso, como sabes, a minha biblioteca está sempre disponivel para quem desejar ler, e não tenha!

    Já escrevia não me lembro quem:"não leio livros bons, porque existem os óptimos".Estou a viver esses dilema, e ainda bem.
    Apreciaria que a outros leitores lhe acontecesse o mesmo.

    E Barreiros, os teus gostos são mesmo Legião, eu encontrei, e li Vários.

    Abraço

    Ubik



    ResponderEliminar
  14. Amigo Ubik,

    Se tenho elogiado o que a SDE tem publicado, só tenho que elogiar e ficar contente, simples não ? ;)

    Lamento é que não te tenha agradado, que queres que te diga ?, ora explica-me :D

    Queres que lamente gostar de Gavriel Kay, Feist ? Que fique triste por virem a publicar Steve Eriksson que tu achas quem nem vai ser publicado ?, que lamente que irão publicar um dos nomes atuais mais consagrados como o Sanderson porque tu não achas piada ? Que publiquem novamente Robert Howard ?

    Acho é que é fácil criticar a SDE (e são tantos mas tantos) mas não se elogia, só isso ;)

    Mas descansa que felizmente tenho muita outra coisa boa por ler fora FC / Fantasia, atualmente estou a ler Ken Follet, romance histórico.

    Não tivesse eu parcerias no blog e garanto-te este ano só lia livros da Argonauta, tirando o final da trilogia do Joe Abercomie e pouco mais ;)

    Abraço e para a próxima lá temos derby, totós que ambos podiam ter ganho 3 pontinhos ao FCP :P

    ResponderEliminar
  15. Por incrível que possa parecer nunca li nada do João Barreiros.
    É mesmo verdade que o o senhor diz, pois à por aí muitos livros que eu acho que não valem nada, e fazem um grande espalhafato, e outros há que são muito bons e nada é dito acerca deles.
    Mas eu também ainda sou muito verde nesta matéria, até à pouco tempo andava a ler aquilo que apanhava na biblioteca aqui da zona e que ou o título me chamava ou então a capa era apelativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Angleina,

      Sem duvida e verdade seja dita eu próprio sou ainda muito verdinho, mas espero ainda ter uns aninhos para ler mais coisas :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Já li muitas coisa do "Tio" Barreiros, quer os livros escritos por si quer os livros por si escolhidos e que foram publicados. Dos livros da sua lavra já li "A Verdadeira Invasão dos Marcianos" (foi o livro que me iniciou), "Disney nos Céus entre os Dumbos", "A Bondade dos Estranhos" e claro "Se acordar antes de Morrer" e adorei cada um deles.

    Dos livros e colecções por si dirigidas já li e tenho tudo da colecção Contacto (Gradiva) e que bela colecção, não só o conteúdo era do melhor, mas o exterior também, livros em capa dura e papel do "bom", e mesmo dos dois que "escaparam" já tenho um deles e o outro existe aqui na biblioteca municipal.
    Da colecção Limites (Clássica) já li alguns, mas ainda não todos, mas vou arranjando e lendo e dos que li gostei de todos.

    A Ficção Cientifica não é para "meninas" (as senhoras que me perdoem), é preciso ter bastante "bagagem" para a entender e eu sou um exemplo disso mesmo. Ando a ler a trilogia "A Idade de Ouro" de John C. Wright e o primeiro volume com o mesmo título saiu à quase dez anos, na altura depois de ler "meia-dúzia" de páginas parei logo porque não tinha bagagem para perceber metade do que ali estava escrito. Foi preciso este tempo todo para lhe voltar a pegar e a conseguir apreciar. É este "barreira" que muitas pessoas não percebem, caiem neste paradoxo de dizerem que por um lado os livros de FC são para putos e por outro quando tenta ler um não ter capacidade de os entenderem.
    O que muitos falham em entender é que a Literatura de FC "guiou" os muitos cientistas que ainda hoje fazem ciência. Matar a FC, seja em que língua for, é também matar o amanhã. De onde acham que apareceu a vontade de construir muitos dos objectos que povoam os nossos dias e que iram povoar o dia de amanhã? De onde acham que apareceram muitos dos termos que hoje utilizamos como se sempre tivessem existido? palavras como: Robot, Ciberespaço ou Clone? Ler FC é mais do que entretimento, ler FC é olhar o nosso futuro.

    Podem criticar o caro João Barreiros, eu também o faço. Podem até olhar para ele e ver uma espécie de Velho do Restelo que eu entendo. Estou naquela fase em me divido, mas de dia para dia me vou tornando igual a ele, a cada livro que leio o meu nível de exigência aumenta e já não qualquer coisita que me deixa saciado, a cada livro que leio vou querendo mais. A cada livro que leio recordo o que já li e penso que alguns (muito?) afinal não eram assim tão bons. Tenho a honestidade de me olhar ao proverbial espelho e ser franco comigo mesmo.
    Nunca subestimem o conhecimento do João Barreiros, até porque a idade ensinará a muitos de vós que ele se não está certo, certamente que não andará longe. Portanto dêem-lhe o beneficio da duvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Marco,

      Ora aqui está mais uma pessoa que sabe reconhecer o mérito do Barreiros e que certamente me irá ajudar a conhecer um dia um dos seus trabalhos.

      Estou contigo que os nossos gostos vão ficando requintados com o tempo e quanto mais lemos mais exigentes ficamos, sem duvida.

      Já se percebeu que tão depressa a FC e mesmo a fantasia de qualidade não terá Editora a altura, uma pérola ou outra volta e meia e já não será mau.

      Concordo contigo em quase tudo, mas essa da Ficção Cientifica não ser para meninas, nem comento, por acaso e como exemplo achas a Safaa_Dib não te iguala a nível de conhecimentos a nível de FC ? E muitas mas mesmo muitas outras devem existir ;), é aqui que eu acho que muita gente que debate e entende de FC falha a meu ver e já te explico mais em baixo.

      Como sabes o meu blog tem um anito e tu que o segues com atenção, sabes o quanto tenho recomendado que leiam FC. Não é novidade para ti que recomendo sempre Duna do Herbert, a serie Âmbar do Roger Zelazny, O Mundo do Rio do Farmer, a saga de Terramar da Ursula Le Guin e muitos outros. Ainda como recomendação tua li FC do Martin e adorei como me viste aqui a comentar.

      E o que faço eu para divulgar a FC ? Leio um livro comento no blog e recomendo, o meu trabalho está feito e depois é com as pessoas, caso queiram seguir a minha recomendação fico contente (e tenho visto isso acontecer com algumas pessoas), se vem comentar e dizer-me epá gostaste disso então olha que se calhar irias gostar deste ou daquele, até agradeço, mas não divulgo FC pelo que cada um lê e criticando, cada um lê o que quer, a meu ver.

      Sou verdinho nisto, ainda tenho muito a aprender a nível de FC e mesmo Fantasia, mas mesmo que não gostes de alguns nomes que vou referir, não sinto só porque alguns não gostam ou acham "maus/fracos" não vou deixar de continuar a ler ;)

      Nomes como Robin Hobb, Scott Lynch, Peter V. Brett, Robert Jordan, George Martin, Rofhuss, Tolkien, Anne Bishop, Jacqueline Carey, Juliet Marillier, Gavriel Kay, Feist e por ai fora.

      Mas agora deixa-me colocar-te a questão da seguinte forma. Conheces o grupo do FB da Trema (penso ser assim) tens lá imenso pessoal conhecedor de FC, imensos debates de conversas sobre FC que para quem escreve deve sr um prazer comentar, quem acompanha e lê fica mais enriquecido mas na verdade fazem com que exista mais leitores de FC ?

      Se calhar o meu post do Terror e do Oeste de Eden (cito só estes como exemplo) conseguiu com que várias pessoas registassem a recomendação e sei até de casos que os vão comprar.

      Irónico logo alguém que terá que reler Gene Wolfe (para quando tiver mais maturidade) consiga fazer com que quem tanto conhece sobre o género não faz e tudo penso devido à forma como se comunica ;)

      Em nada belisca o mérito quer do Barreiros, quer do Ubik e teu próprio, repito que tenho lido muitas das vossas sugestões, não duvido que o Barreiros daria em excelente Editor e tudo, atenção ;)

      E já agora e como tens possibilidade de postar aqui no blog, porque não fazeres um post sobre FC, que livros recomendas e por ai fora ? Penso até que terias comentários quer do Bareiros, quer do Ubik a complementar o teu post...fica a sugestão ;)

      Abraço que isto já vai longo :D

      Eliminar
    2. LOL agora fizeste-me rir, quando disse que a FC não era para meninas não era de um modo literal, mas metafórico (dai as aspas), queria dizer que é preciso ser forte em termos literários, a tal bagagem que custa a acumular e ainda mais a separar entre o que é bom e o que é mau.

      Eliminar
    3. lol

      Pois pois, esse tema até foi debatido no tal grupo da Trema ;)

      Eliminar
    4. Ah Ah Ah :D :D:D

      Marco, não vou ficar calada como é obvio!!
      tens toda a razão em dizer: "é preciso ser forte em termos literários, a tal bagagem que custa a acumular e ainda mais a separar entre o que é bom e o que é mau". Concordo plenamente se subscrevo.

      Mas diz-me em que é que esta aprendizagem e esta aquisição de bagagem ou esta força literária que temos de ter difere consoante o sexo???!!!!

      Eu não sou femininista, pois acho que temos coisas iguais e coisas diferentes entre ambos os sexos, mas fracamente esta conversa parece-me um bocado maxista :D :D :D

      Tenho muito a aprender em FC, muito para ler e para reler, e sinto-me contente por poder contar contigo, com o Ubik e o João Barreiros para ensinarem o meu gosto e outros bons amigos,
      mas por favor!!! Respeito-vos muito mas não vejo que ideias fixas e pouco flexiveis venham a ajudar a ensinar outras mentes.

      :D :D

      Eliminar
    5. Camarada Caminhante nós os homens temos muito a aprender com as mulheres e não o disse por mal (mas tu sabes isso ;) ) foi apenas uma força de expressão.
      Todos aprendemos uns com os outros, aja vontade, eu sei que já aprendi contigo.

      Eliminar
    6. :D :D eu sei Marco, vocês não querem dizer bem isso, mas dizem :D :D

      Eliminar
  17. Marco,

    Eu não dou o beneficio da duvida ao Barreiros.
    Não é preciso.
    Há pessoas que estão certas antes do tempo ( aquele que decorre há altura, não me entendam mal!).
    O João Barreiros é uma dessas pessoas.
    E continua certo, e lúcido! E sempre à frente, demos graças...Aleluia...

    Ele ousou arriscar num tempo e num momento em que nem hoje, as melhores "mentes" da edição, se atrevem a arriscar..

    O Barreiros foi ousado ( O "Neuromancer", nestes tempos tão "esclarecidos"(bah!), vende-se em promoção na Gare do Oriente - corram a comprar - quando devia ter esgotado na altura em que foi publicado), foi "atrevido", e claro que outras pessoas envolvidas acreditaram que era possivel "vender" o bom.
    E porque não? Porquê esta permanente mediocridade?

    Eu critiquei a colectanea do Electropunk organizada pelo Barreiros na SdE, voltaria a dizer o mesmo,e embora acredite que o projecto teve todo o empenho dos envolvidos, continuo a pensar que o Barreiros deveria ter bem melhor, merece projectos "dignos", e não formas mais ou menos rocambolescas, e embora inadvertidas, de "acabar" com uma voz incomoda das tais que pregam no deserto.

    Depois daquele projecto será mais fácil "abdicar" de todo o seu "know-how". ( as desculpas, pelo menos, serão mais fáceis, imagino!......)

    Estarei muito errado??....

    E já agora, porque razão até hoje, não vi ninguem a questionar o facto de o David Soares, que a SdE fez questão em "transformar" na grande esperança, no grande "messias" do fantástico luso, ter caido no Grande Oblivio?!!...

    Pois...

    Fiacha amigo, relê por favor o meu comentário anterior, porque continuas a bater na tecla do "ubik declarou guerra à SdE".

    Quantas vezes terei de repetir que sou ubiquo, mas nem tanto!!...bolas que és teimoso, vê lá se te libertas, já que não tens necessidade de fazer de meu censor predilecto (e amigo )do fórum..ehehehe.. !..

    ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol,

      Para mim assunto arrumado e fico contente que a minha teimosia ao menos consiga que arranjes tempo para cá vir comentar no blog eheheh

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Ubik eu, tal como tu não tenho de concordar com tudo o que o carissimo Barreiro diz ou faz, mas essa questão de dar ou não o beneficio ao Barreiros... eu nem dou nem deixo de dar. Sei apenas que ele tem razão em muito do que diz, lá isso é verdade e que muita daquela ironia e sarcasmos que lhe saem são o produto de muitas desilusões e rasteiras que a vida lhe deu. Muitos de nós acham que o mundo da edição é simples, que o preço dos livros é alto porque a editoras é que o ganham todo e que não se publica mais deste ou daquele género porque os leitores é que não compram, mas a realidade é bem mais complexa e muitos leitores não querem saber, preferindo a critica simplista e acéfala.

      O Barreiros teve a infelicidade de nunca ter tido um editor que compreendesse o que era boa Ficção Científica e com os tradutores a mesma história (imagino as dificuldades pelas quais o tradutor de "A Idade de Ouro" passou). Estas colecções forma também "vitimas" de falta de bom marketing o que nos dias de hoje é fundamental, como bem sabes com o marketing correcto és capaz de promover a pior obra (olha o caso da saga Twilight) numa obra de grande calibre. E todos comem aquela merda (sem aspas) e dizem que é do melhor que já comeram.

      Muito existe a dizer mas fico-me por aqui agora

      Eliminar
    3. Mesmo a merda bem cheirosa não deixa de ser merda. E agora vamos ter de aturar com Highlanders de peito nu em pleno Inverno, com Anjos apaixonados por adolescentes góticas, com vampiros microcéfalos, com princesas guerreiras muito lavadinhas

      Eliminar
    4. ...nem mesmo a fantasia gritty do Abercrombie parece ter estimulado as hostes. O que o pessoal não diria se lesse a fantasia hardcore homoerótica do Morgan? Ao menos estariamos a operar alguns patamares mais acima dos horrores que nos oferecem as editoras hoje em dia...

      Eliminar
  18. Bom, quanto ao Universo Electropunk, tenho mais histórias a serem escritas, além daquelas que apareceram no livro. Uma na antologia steampunk, outra na biblioteca DN, outra ainda no numero 2 da Lusitânia. E ando a escrever outras, porque acho que este meu futuro passado não se esgota no que já foi feito. Ubik, esta era a única maneira de publicar contos retro-futuristas que não gossem de Fantasia. Tive muito gosto em colaborar com outros, embora lamentasse a falta dos trabalhos do Seixas e do LFS que, as usual, roeram a corda. Tenho algo de bem estranho ( uma noveleta de 26.000 palavras) à espera de sair na antologia Winepunk. ( sim, eu entendo que a temática da dita seja um pouco estranha, mas acho que o meu trabalho até que resultou, a la new weird).

    ResponderEliminar
  19. E estou a colaborar num projecto bem maior, do qual não posso dizer nada para não ficar pendurado. Bem que gostaria, caro Ubik e Fiacha, de ganhar o euro-milhões e estoirar parte dele numa nova editora. Keep on dreaming. Editora que publicaria os grandes contos dos grandes autores. Depois, raptava-se o Fiacha ( o dinheiro até dava para este tipo de actos mafiosos), fechava-se o rapaz num ressort defendido a arame farpado, onde teria de ler por dia 20 contos. Or else!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol,

      Espero que esteja a correr bem esse projeto e acima de tudo venha a ser publicado.

      Gostei da ideia, e tentarei ler esse numero de contos por dia, nessas condições :D

      Eliminar
  20. Olá amigo Fiacha,

    Obrigada pela apresentação (à minha pessoa, pois nada conhecia deste escritor) de mais uma potencial lista de Natal :) (ainda falta tanto tempo para o Natal que até lá tenho um corredor de título escritos em letra pequenina lol)

    Como te tinha dito há algum tempo, não sigo muito o que se passa no mundo da FC… assim de FC declarada acho que só li "O Homem do Castelo Alto"… e gostei! Mas gostava de pegar em mais e ler… tenho em casa alguns que o meu pai me deu (da colecção dele) de FC… acho que alguns até são da Colecção Argonauta :)

    Quanto à tua pergunta… não… ainda não li nada do João Barreiros… mais uns quantos livros para a lista :P

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amiga,

      Acima de tudo uma pessoa que tudo faz para que o que se leia a nível de fantasia e FC seja de melhor qualidade e tenho felizmente recebido e registado muitas sugestões suas :)

      Há muita coisa boa de FC, eu recomendo sempre que experimentei o Duna do Frank Herbert, para perceber que realmente é um género que tem livros fantásticos ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  21. Oi Fiacha!
    Que homenagem legal para o Autor! Não conhecia ele! Mas está anotadinho aqui!
    Você já deve ter percebido que leio de tudo, mas tenho um super carinho pela fantasia e sobrenatural!
    Adorei a postagem!
    Parabéns!
    Beijos
    Ps:Especial de despedida Saga Divergente! Livro:Convergente - Divergente - Livro 3 - Veronica Roth
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/02/especial-de-despedida-saga-divergente.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula.
      Aí no Brasil saiu este livrinho meu publicado pela Tarja.
      http://www.tarjalivros.com.br/detalheprod.asp?produto=88

      Eliminar
    2. Se me permitem uma recomendação, este é o meu livro predilecto do João Barreiros e chama-se "A Verdadeira Invasão dos Marcianos", Editorial Presença, 2004, que é constituido por duas novelas que se entrelaçam, e que é uma "comovedora" e inteligente homenagem àqueles autores que, séculos depois, ainda "fazem" o nosso imaginário.

      São duas novelas divertidas, bem escritas, com personagens muito bem delineados, com humor, sarcasmo, algum non-sense, e um final bem conseguido.

      Pode pedir-se mais a um construtor de hiperboles??!

      Claro que sim!
      Barreiros: Mais!
      Vá lá, inspira-te.( ou transpira-te).

      Agora mais a sério, leiam, não se vão arrepender!
      Pelo menos não mais do que quando romperam com o vosso primeiro amor, pensando que seria o ultimo.
      Porque há sempre mais e diferente, e o Barreiros tem muito mais, e diferente ..:):)

      É um livro muito bom, e que merece toda a nossa / vossa atenção.


      Para ti Barreiros ( e aqui entre nós): ainda bem que não tens um blogue, chamado sei lá, por hipotese, " Cadernos de Sephiroth", em que terias de "linkar" para o blogue do Corvo, anunciando qualquer coisa modesta como " podem ler aqui, e aqui, e já agora aqui embora sempre no mesmo sitio, uma Excelente Critica ao MEU livro "A Verdadeira Invasão dos Marcianos" , mas a ser assim, escreverias quiçá sob o pseudónimo de J. Narciso Barreiros.
      ( perdoa-me este familiar e abusador: tu)

      UBIK

      Eliminar
    3. Viva Paula,

      Obrigado é uma homenagem justa para alguem que tanto luta para que se publique mais e melhor por cá.

      Como vês até está publicado por esses lados a não perder ;)

      Bjs e boas leituras, logo que poder passo lá ;)

      Eliminar
    4. Caro Ubik,

      «Para ti Barreiros ( e aqui entre nós): ainda bem que não tens um blogue, chamado sei lá, por hipotese, " Cadernos de Sephiroth", em que terias de "linkar" para o blogue do Corvo, anunciando qualquer coisa modesta como " podem ler aqui, e aqui, e já agora aqui embora sempre no mesmo sitio, uma Excelente Critica ao MEU livro "A Verdadeira Invasão dos Marcianos" , mas a ser assim, escreverias quiçá sob o pseudónimo de J. Narciso Barreiros.
      ( perdoa-me este familiar e abusador: tu)»

      Parabéns pelo excelente resumo da personalidade do autor e que, os que o não lerem e foram quase todos que aqui vieram, influência e de que maneira a obra dele.

      Falta de auto-estima e de acções carnavalescas é que não o podem acusar.

      Em vez de estar sempre a mandar piadas e a "fulminar" tudo que é autor nacional, mesmo os mais próximos dele, bem que poderia em vez de organizar antologias em que pelo menos 1/3 é da sua lavra, divulgar de facto a FC nacional que passa por muito mais que a obrita dele.

      E já agora atenção com as recomendações que nem que ele lê-se um livro por dia ficava bem longa das dezenas de milhar que apregoa ter lido.

      Com os melhores cumprimentos,

      John Carmody

      Eliminar
  22. Não conhecia o João Barreiros, embora já tivesse ouvido falar do mesmo.
    Uma justa homenagem, a alguém que se admira.
    Confesso que nos últimos tempos não tenho lido muita fantasia, creio que no caso penso ser ficção científica certo?
    Fiacha, corrigi-me se eu estiver a dizer disparates.
    E o motivo da ausência deste género de literatura, deve-se ao facto de ter "abusado" na dose, e como em tudo na vida (tudo o que é de mais) acabei por enjoar um bocadinho o género.
    De qualquer das formas, fico muito satisfeito, com esta espécie de homenagem a alguém que se bate género.
    Parabéns ao João Barreiros e ao Fiacha.

    ResponderEliminar
  23. Viva Nuno,

    Penso que o Barreiros é mais escritor de FC mas luta para que o que se publica por cá seja de melhor qualidade quer em FC quer em Fantasia e são muitas as recomendações que aqui deixou e que realmente é uma pena não seguirem em frente.

    Penso que deve haver muito pouca gente tão entendida no genero como ele, merecia ser Editor de uma Editora forte, mas lá está a qualidade muitas vezes não quer dizer rentável, embora me faça alguma confusão ;)

    De FC ? Perconceito das pessoas em relação ai genero, do pouco que tenho divulgado tenho visto pessoas a virem dizer que adoraram ler e que me agradecem por ter dado a conhecer eu até nem sou muito entendido, Ainda á pouco no meu grupo no FB vi uma pessoa dizer que adorou ler um livro do George Martin de FC e que queria ler uma serie Âmbar de Roger Zelazny e tudo porque recomendei, mas são muitos outros casos que vejo acontecer.

    Erotismo e paranormal está mais na moda :D

    É uma homenagem justa a alguem que já tem feito muito e continua a fazer pela FC ;)

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  24. Olá!

    É sempre bom saber que há quem se esforce para que a Literatura seja divulgada e acolhida perante do público. É bom saber. Fico contente. E é uma forma das editoras conhecerem novas obras e darem oportunidade destas serem publicadas por cá.

    Beijinhos =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola amiga,

      Sem duvida que o barreiros merece esta homenagem aqui do blog e merecia muitas mais e são muitas as recomendações que nos tem dado quer aqui quer no cantinho ;)

      Bjs e boas leituras, isso é que foi um livro fantástico de Locke Lamora heim ;)

      Eliminar
  25. Desculpem mas o SOMETHING WICKED THIS WAY COMES, do Ray Bradbury, não foi publicado pela Saída de Emergência (Algo Maligno Vem Aí)?

    Infelizmente a lista de obras que podiam ter sido publicadas continua muito grande :(

    ResponderEliminar
  26. Viva Rui,

    Se for esse o livro foi pois, estou a ler atualmente e será o próximo comentário que vou fazer ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  27. Olá Fiacha. :)

    Nunca li nada do João Barreiros, embora tenha na minha wishlist o seu livro "Se acordar antes de morrer", que me foi recomendado no Fórum Bang!, já não me lembro bem por quem. :P Relativamente ao género FC, efectivamente concordo que temos de ter uma certa bagagem para embrenhar nos seus mundos. Lembro-me perfeitamente de como me senti a ler pela primeira vez um livro deste género, que comecei da melhor forma, com o "Duna", mas ainda assim foi um livro a que me foi difícil habituar inicialmente, para ser sincera. Sou também defensora que é um género muito rico, que merece, sem dúvida, um maior reconhecimento por parte do público e preciso mesmo de expandir os meus conhecimentos na área, por isso, ficam anotadas as recomendações presentes no teu post. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar