sexta-feira, 30 de julho de 2021

"O Portador das Chamas" Crónicas Saxónica nº10 de Bernard Cornwell


Sinopse

Uhtred quer reconquistar Bebbanburg. Nada, nem ninguém, o irá travar…


A Britânia está finalmente em paz. Sigtryggr, senhor da Nortúmbria, e a rainha Æthelflaed, senhora da Mércia, chegaram a um acordo e decretaram tréguas, com o apoio do maior guerreiro da época, Uhtred de Bebbanburg. Perante a inesperada calma, Uhtred vê então chegada a oportunidade de recuperar as suas terras, roubadas pelo seu tio muitos anos antes — e agora mantidas pelo seu ardiloso primo.

No entanto, o destino é implacável. Há um novo inimigo a lutar pelos reinos de Inglaterra, o temível Constantin da Escócia, que aproveita o clima de incerteza para comandar o seu exército em direção a sul e conquistar as terras da Nortúmbria. Porém, Uhtred está determinado a alcançar o seu sonho, e nada, nem novos nem antigos inimigos, será capaz de o manter afastado do seu direito de nascimento.

Opinião

Cada vez gosto mais destas Crónicas Saxónicas pois alem dos enredos serem cada vez mais bem elaborados, com menos descrições de combates, que por sinal são sempre muito bem descritos e preparados, apresentam-nos um protagonista mais experiente, mais ponderado, mais racional, tornando-o mais cativante, bem como intrigas politicas e volte faces nos enredos que acabam por nos surpreender. 

É impossível chegarmos a este volume e não sermos admiradores de Ultred, da sua forma de ser, de pensar, dos seus sonhos, dos diálogos sempre interessantes que tem com os membros do clero, a relação que tem para com os filhos de Alfredo, com os seus companheiros, com os seus filhos, das suas mulheres, enfim cada vez melhor este personagem.

Este volume apresenta-nos algo determinante e foi interessante ver finalmente Uhtred senhor de Bebbanburg, conseguiu finalmente realizar o seu sonho e do qual todos nós ansiávamos sendo que a forma como o faz é simplesmente brilhante, mais a mais com as dificuldades e inimigos que teve que enfrentar, muito bem conseguido. 

Agora estará o sonho de Alfredo realizado ? Haverá paz para Uhtred agora que realizou o seu sonho ? Acredito que ainda terá que enfrentar muitos inimigos, que certos juramentos feitos ainda o vai obrigar a muito e é sempre interessante seguir a forma como Conwell faz com que a história leve volte faces.

Seja como for, um sentimento começa a surgir, é que as crónicas na sua versão original é composta por 13 volumes, começa a ser preparado o final e com isso um sabor agridoce, pois não tarda e tudo acaba, deixando os admiradores a suspirar por mais, mas até lá é desfrutar do prazer da leitura destes livros, pois a meu ver é do melhor que anda no mercado a nível de Romance Histórico.


4 comentários:

  1. Olá amigo corvo!
    Eu também gosto muito das Crónicas Saxónicas e subscrevo o teu comentário. Pobre Uhtred nunca mais volta para Bebbamburg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Lince :D

      Ele já lá está duvido é que fique, agora que finalmente realizou o seu sonho :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Partilho dos mesmos sentimentos. Mais um grande livro deste senhor Cornwell.

    Continuação de boas leituras. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,

      Um senhor sem duvida, tudo dito ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar