quarta-feira, 31 de julho de 2019

Capustan 5º volume da serie Império Malazano de Steven Erikson



Sinopse:

NUM CONTINENTE DEVASTADO PELA GUERRA, SURGEM AS ALIANÇAS MAIS IMPROVÁVEIS…



O Domínio Pannion estendeu o seu poder a todo o continente Genabackis. Mas nem a sua influência consegue destruir as alianças incómodas que se forjam para proteger Capustan. A cidade está cercada e só uma habilidosa estratégia poderá levar à vitória na violenta batalha que vai definir o destino.
Os antigos clãs começam a reunir-se. Os rumores de uma terrível vingança abundam num mundo ameaçado por poderes sombrios e malignos. Numa época de incerteza e destruição, haverá esperança num futuro livre?

Opinião:

Na versão original este é o culminar do terceiro volume na sua versão original e sem duvida que estamos na presença do melhor livro da serie. Fantástico, rico em personagens cativantes, raças misteriosas, um enredo vasto e muito variado e com uma escrita do melhor que há e só aqui estão reunidos os ingredientes principais que aprecio nos livros.

Um livro que ficou devidamente encerrado com varias questões que nos deixam a pensar o que se seguirá e que caminho dará o autor aos vários núcleos existentes. A leitura dos seus livros exigem máxima atenção pois pode haver muitas passagens importantes e que nos passam ao lado, acredito que tenha deixado passar muitas, mas que ainda assim nos proporcionou muita informação importante para se perceber melhor o enredo no seu geral, sobre os deuses Ancestrais, varias raças como os jaghut, t’lan imass, tiste andii, tiste edur e mesmo o desenvolvimento de personagens importantes e que gostamos de acompanhar.

Um livro que teve um pouco de tudo, guerra e com isso mortes que nos fizeram sofrer, descrições dos combates do melhor que há e se já gostávamos de muitas personagens várias delas acabaram por nos cativar ainda mais, Dudek, Caladan Brood, Itkovian, Grunhido, Kruppe, Paran, Ben Ligeiro e tantas mas tantas outras que nos cativam e fazem sofrer por elas, bem difícil escolher a preferida. Penso que dificilmente iremos esquecer Whiskeyjack e acredito que irá marcar a serie um determinado acontecimento ocorrido neste livro.

Mas o livro não é apenas rico pelas suas personagens, estamos na presença de um universo rico e muito complexo, de difícil compreensão mas que vale muito a pena, ou me engano muito ou estamos na presença do melhor escritor de fantasia, anda lá muito perto.

Muito agradecido à Editora Saída de Emergência por publicar por cá este tipo de livros e faço votos que todos sejam publicados, sei que não será fácil, mas muito ajudaria que se fizesse uma serie sobre os seus livros a exemplo de George Martin e acreditem não lhe ficaria atrás.

7 comentários:

  1. Disseste tudo.
    Sublinho a 200%.
    Quanto à série, o Erikson já tentou várias vezes para série ou cinema mas caiu sempre por terra devido ao elevado orçamento que seria necessário. Tem-se considerado a hipótese de fazerem em anime. Veremos. Só sei que daqui por muitos anos será considerada a melhor série de sempre. ��

    Grande abraço e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,

      Acredito que traria muitos leitores à serie que bem merece é mesmo de uma qualidade muito rara, top mesmo.

      E agora o que ai vem Nuno ? Estaremos sempre ao lado dos malazanos lol, mas de resto... :D

      Abraço

      Eliminar
    2. Força manda o teu palpite e porque não lendo o resumo do livro seguinte na sua versão original, ansioso por saber ehehe

      Eliminar
  2. Olá amigo Corvo!
    A SDE bem que te pode agradecer. Eu iria desistir destes livros e graças a ti vou levá-los comigo agora quando voltar ao Canadá. Estou realmente curiosa por ler. Obrigada
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie miga,

      São comentários como os teus que me fazem continuar e não tem estado facil, obrigado miga.

      Bjs

      Eliminar
  3. Muito boa resenha. Aguardo ansiosamente o lançamento de novos volumes pela SdE. Aqui no Brasil, já desisti de esperar. A editora Arqueiro cancelou a série e a nova editora a adquirir os direitos (Cavaleiro Negro) sumiu do mapa juntamente com o anúncio de novas publicações.

    Só acho ruim essa divisão dos livros pela SdE, serão uns 19 volumes e vai demorar uma eternidade para publicar toda a série, que já é longa em seus 10 volumes originais.

    ResponderEliminar