quinta-feira, 25 de julho de 2019

A Seca de Jarrod Shusterman, Neal Shuisterman


Sinopse:

Quando a seca atinge proporções catastróficas, há decisões que não podem esperar.



A seca já dura há muito tempo na Califórnia. E a vida da população tornou-se uma interminável lista de proibições: proibido regar a relva, proibido encher a piscina, proibido lavar o carro ou tomar duches longos.
Até que as torneiras secam de vez.
E é assim que, de repente, o tranquilo bairro onde Alyssa Morrow vive se transforma numa zona de guerra, onde vizinhos e famílias, outrora solidários, se digladiam em busca de água. Quando os pais da jovem não regressam e a sua vida é ameaçada, Alyssa tem de tomar decisões impossíveis se quiser sobreviver. Um thriller fantástico que pode acontecer ainda no nosso tempo... e na nossa rua.

Opinião:

Uma leitura muito agradável, não pegando num tema muito original é verdade mas mesmo assim consegue criar uma história muito interessante, mostrando acima de tudo a precariedade da existência do homem ao ser tão dependente da àgua e claro a luta pela sobrevivência. No fundo um thriller electrizante à medida que vamos avançando na leitura.

Acima de tudo a mais valia do livro acaba mesmo por ser as personagens em especial as principais Alyssa, Kelton, Garrett e Jacqui.e a forma como vamos vendo os seus pontos de vista, acabando por sofrer com os seus medos, os seus receios, sofrendo com os seus problemas, no fundo vamos avançando na história e sentindo o seu desespero.

Nem tudo foi perfeito, não se sabe como a seca afecta outras regiões do país, por exemplo, mas gostei da forma como terminou, foi bem conseguido, mas isso sera algo que não vou revelar.

Uma leitura muito interessante que me proporcionou uma leitura diferente do habitual e que claro recomendo.

8 comentários:

  1. Mais uma boa opinião, mas não partilho das tuas impressões sobre o livro. Achei que tinha uma premissa muito boa e afinal era só um juvenil mascarado. A visão de um grupo de jovens durante uma crise de seca nos EUA, com os dramas típicos de adolescentes e um final cor-de-rosa, difícil de se compreender como foi possível que tudo tenha acabado tão bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Nuno,

      Um juvenil que me agradou sim e já li à algum tempo, mas pelo que me recordo o final nao foi totalmente cor de rosa, mas entendo o que dizes.

      Quem me esta a encher mais uma vez as medidas é Steve Erikson, bem tivemos ali uma morte tipo Martin :D

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
    2. Uiui. Erikson cada vez melhor.
      😊
      Obrigado.
      Grande abraço.

      Eliminar
    3. Bem está muito bom sem duvida ;)

      Eliminar
  2. Olá amigo.
    Ainda não li este livro.
    A avaliar pelo teu comentário parece uma leitura agradável e interessante. Pela sinopse não cativaria a comprar este livro. Ainda bem que podemos ler opiniões relacionadas com o mesmo. E ao que parece de alguma forma contraditórias . O que é bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie miga,

      Gostei nada demais mas valeu bem a pena ;)

      Beijinhos e boas férias :D

      Eliminar
  3. Olá Fiacha,
    Estou muito curiosa com este livro, somente aguardo a sua chegada à biblioteca municipal, garantiam-me que até setembro tinham o livro.
    Gostei muito da tua opinião.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar