sábado, 10 de fevereiro de 2018

A Súbita Aparição de Hope Arden de Claire North




Sinopse

Ouçam-me. Lembrem-se de mim… 

O meu nome é Hope Arden, sou a rapariga de quem ninguém se lembra. Primeiro esquecem o meu rosto, depois a minha voz e, por fim, as consequências dos meus atos. Desapareço da memória sem deixar rasto.

Começou quando tinha 16 anos, um momento de cada vez. O meu pai esqueceu-se de me levar à escola, um professor esqueceu-se que eu era sua aluna, a minha mãe colocou mesa para três, em vez de quatro. Um amigo olhou para mim e só viu uma estranha.

Por mais que eu tente, por mais pessoas que magoe ou crimes que cometa, nunca se lembram de mim. E isso torna-me única… e particularmente perigosa.

Esta é a história de Hope Arden, a rapariga que todos esqueceram. Uma saga de amor, esperança, desespero e ânsia de viver o momento e deixar uma marca na vida.

Opinião:

Inicialmente foi uma leitura que estranhei, mas que com o decorrer das páginas acabou por me entusiasmar, pois apresenta uma personagem muito bem desenvolvida e que é o centro da narrativa, um enredo rico e complexo e uma escrita cativante e que se destaca pela qualidade e criatividade.

Um livro que nos faz pensar, dada as reflexões que nos são apresentadas pela protagonista sobre a sociedade e a sua adaptação à mesma, que nos apresenta uma leitura fluída, repleta de ação e nunca sendo demasiado descritivo.

A ação decorre em diferentes locais onde se nota que a escritora fez uma pesquisa elaborada para nos apresentar um pouco da "história cultural" desses locais, enriquecendo ainda mais o enredo, do Dubai a Istambul, de Hong Kong a São Paulo, passando por Veneza e terminando na Escócia.

Claro que a nível de personagens há outras que nos cativam e que são mais valia para o enredo acabando por ter um papel determinante, o livro não vive apenas de Hope Arden.

Um livro que é sem duvida uma mais valia, temos vários géneros literários aqui incluídos mas que funcionam muito bem, acima de tudo um thriller policial, recomendo.

17 comentários:

  1. Olá Fiacha

    Já ando com curiosidade de ler essa autora desde que foi publicado por cá "As Primeiras Quinze Vidas de Harry August". Tenho mesmo de lhe dar uma oportunidade.

    Grande Abraço
    [Pedro Alves]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie amigo Pedro,

      Fazes bem é uma escritora com qualidade e li igualmente esse livro se vais experimentar então começa por este e depois vais ficar cativado e apostar no outro tambem...primeiro estranhas mas depois a qualidade está toda lá :)

      PS: Desejoso de voltar à Hobb ;)

      Abraço e boas leitura

      Eliminar
    2. Se apostar vai ser primeiro no "As Primeiras Quinze Vidas de Harry August". :P

      Muito, quero tanto ler o próximo volume e ainda bem que a 2 parte não vai demorar muito a sair.

      Eliminar
    3. é sem duvida um livro muito bom e tem qualidade mas gostei mais deste, mas em anbos os casos vais ficar bem servido ;)

      Já me contaram umas cenas que o livro vai ter umas boas revelações, mas que se sente que fica tudo na mesma, bem venha ele :D

      Eliminar
  2. Olá Fiacha.
    Esta obra parece ser interessante. Com certeza deve ser uma boa leitura.
    Já agora, excelente opinião. Está bem estruturada.
    Beijos e boas leituras!
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie miga,

      Espero que esteja tudo bem contigo e que esses estudos estejam a correr bem :)

      Sem duvida uma leitura muito interessante e que vale muito a pena conhecer, uma boa aposta e diferente do habitual.

      Obrigado :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá!

    Excelente opinião. Ainda não me tinha sentido atraída para este livro, mas agora fiquei! Parece ser tão diferente e com uma história única. Muito bem!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      A mim foi o Nuno Ferreira que me chamou muito a atenção a este livro e confirma-se vale muito a pena :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá,
    Este livro ainda não li mas já anotei a sugestão pois li o anterior e adorei!
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Então já conheces a escrita e tenho a certeza que vais adorar :)

      Bjs e boas leiuras

      Eliminar
  5. O início é mesmo estranho mas não há muito mais a dizer. Foi uma das minhas melhores leituras de 2017. É um livro com muito mais de thriller e espionagem do que de fantástico ou FC, mas consegue englobar um pouco de tudo.

    Nuno Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Se não fosses tu este livro passava-me completamente ao lado e o meu obrigado por isso e sim tem um pouco de tudo este livro, bem pensado :) Não o vou considerar melhor leitura e se o lesse em 2017 então ainda menos mas entendo que tem muita qualidade :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá amigo!
    Excelente opinião como sempre. A sinopse é bem interessante. Já tinha lido outras opiniões e todas favoráveis. Fiquei curiosa. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Luisa,

      Um livro bom e com qualidade, não me encheu as medidas mas uma leitura muito boa :)

      Se poderes lê vale a pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá Fiacha,
    Este parece ser a minha cara! Fiquei muito curiosa :) pela tua opinião parece bom.
    Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Espero que venhas a gostar é uma boa leitura sem duvida :)


      bjs

      Eliminar
  8. Olá Fiacha
    Gostei muito da tua opinião e fiquei muito curiosa;)
    Boas leituras!

    ResponderEliminar