quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Antologia "Mulheres Perigosas"





Sinopse

Antologia de contos editada por George R. R. Martin com personagens femininas ao estilo do melhor da Guerra dos Tronos

Atenção: o perigo está à espreita perto destas mulheres!

Se procura um livro em que mulheres infelizes ficam a choramingar de pavor enquanto o herói masculino combate o monstro ou choca espadas com o vilão, este livro não é para si. Aqui encontrará mulheres guerreiras que brandem espadas, intrépidas pilotos de caças, formidáveis super-heroínas, femmes fatales astutas e sedutoras, feiticeiras, más raparigas duronas, bandidas e rebeldes, sobreviventes endurecidas em futuros pós-apocalípticos, rainhas altivas que governam nações e cujas invejas e ambições enviam milhares para mortes macabras, mulheres que não hesitam em assumir a liderança para defenderem aquilo em que acreditam.

Com organização de George R. R. Martin, que assina igualmente um conto passado no mundo de Westeros, e de Gardner Dozois, esta é uma

Opinião:

Esperava mais desta antologia sinceramente, mas ainda assim tem contos bem interessantes. Agora, se estão à espera de ver mulheres muito fortes, inteligentes, sedutoras, sem dúvida que é um engano e nem percebo bem o título, sim elas participam nos contos mas daí a serem as personagens principais nem sempre é o caso, mas nem vou tanto por aí, mas mais pela qualidade dos contos.

Ainda assim gostei da variedade dos géneros literários apresentados, sendo que a meu ver há dois a três contos que estão bem acima dos restantes. O escrito por Brandon Sanderson é um deles, o outro escrito por Caroline Spector, ambos com muita qualidade, mas para mim o que salva o livro é mesmo o último conto, escrito por George R. R. Martin e aí sim estamos perante um conto de alto nível.

Vale a pena o livro pelo conto apresentado por George R. R. Martin, por um lado mostra-nos um momento bem marcante de Westeros, nomeadamente como os Targaryen levaram à destruição dos seus dragões (ou praticamente todos), um momento muito importante da história deste universo que tinha que ser contada e explicada. Por outro lado, prova que George Martin sabe "escrever" introduzindo elementos de "fantasia", pois se até ao momento apenas temos visto uma espécie de "despertar da magia", neste conto vemos como o escritor trabalha com os dragões e fá-lo de forma brilhante, a forma como cada dragão escolhe o seu cavaleiro, o vínculo existente, as características de cada um e por aí fora, fiquei com a certeza que a Canção do Fogo e do Gelo no que depender de elementos de fantasia vai ser muito bem concluída. Uma coisa posso adiantar, foi um dos períodos mais violentos e cruéis por que Westeros passou e tudo por tão pouco... aqui sim as mulheres tiveram um papel determinante nos acontecimentos e mais não digo.

Como referi, foi uma antologia que não me encheu as medidas, que tem um ou outro conto com qualidade e que tem um que vale o livro, o escrito por George R. R. Martin.

20 comentários:

  1. Olá Corvo

    A minha opinião está, em linhas gerais, em sintonia com a tua. Realmente para um antologia que apregoa mulheres fortes ficou um pouco aquém desse marco como alguns contos mostram e mesmo o facto de saber que existe uma segunda parte não é desculpa.

    Quanto ao conto do Martin, embora concorde que é importante para a cronologia da história e explica algumas coisas, não o achei assim tão bom. Primeiro é longo demais, falta-lhe algumas pausas e parece escrito por um meistre.

    Agora só falta escrever a minha opinião

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi dragão negro (o mais selvagem de todos ;D)

      Sim concordo com o que dizes, quanto ao conto do Martin, por acaso até o achei curto teve que explicar um momento muito importante e acho que até dava uma saga, no fundo até foi bastante resumido e bem que tinha potencial para mais.....e se escrevesse algo idêntico sobre os filhos da floresta então ficaria deliciado, quem sabe um dia.

      Fico a aguardar a tua então e obrigado pelo comentário, sempre dos primeiros ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  2. Mais uma boa opinião, estava a ficar desiludida no inicio mas depois fiquei super curiosa e ansiosa por o ler!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Milu,

      Pois para mim aquele conto do Martin está mesmo brutal, se poderes lê que vale bem a pena :)

      De resto nada de mais a meu ver ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Fiacha

    Estava com bastante curiosidade para esta antologia, muito em parte por causa do titulo "Dangerous Women" parecia que algo diferente vinha ai. Mas após ler a tua opinião parece que os autores não trabalharam bem nas personagens femininas. Mas como adoro antologias não escapa, pena vir em 2 volumes (e esperar que o 2 volume seja melhor). -_-

    Sobre o conto do GRRM, já esperava que fosse brutal. Agora é esperar pelo "Fire and Blood - Volume 1" que vai expandir esses contos. Um livro sobre a House Targaryen.
    E este ano vais ter mais um conto em Westeros "The Sons of the Dragon".

    Mas gostei de ler a tua opinião e é bom saber que andas a ler antologias. :P

    Abraço
    [Pedro Alves]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Pedro,

      É uma antologia que se lê bem e a próxima vai ter escritores que gosto muito como a Robin Hobb e Scott Lynch por exemplo e acredito que venha a conhecer mais sobre Westeros, alias o proprio conto termina com Martin a dizer isso mesmo, mas andas sempre em cima do universo de Westeros nem sabia essa informação.

      Obrigado pelo apoio e claro pelo comentário :)

      Abraço

      Eliminar
  4. Olá amigo
    Excelente opinião. Eu fiquei bastante curiosa. Principalmente pelo conto do Martim. Acho que vou arriscar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      E fazes muito bem, vale bem a pena esse conto ;)

      Bjs

      Eliminar
  5. Viva amigo Fiacha.
    Será uma das minhas próximas leituras e espero gostar. Boa opinião, abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Espero que gostes, depois vou ver a tua opinião ;)

      Abraço

      Eliminar
  6. Oi Fiacha!
    Tive a mesma impressão que vc. O título do livro foca nas mulheres, mas em alguns contos achei que elas ficaram em segundo plano. Isso me desagradou um pouco, não porque mulheres têm que ser sempre protagonistas, mas se o livro promete uma coisa, ele tem que cumprir né!
    De qualquer forma, minha avaliação final foi positiva.
    O conto de Martin é incrível! Já havia lido ele em O Mundo de Gelo e Fogo, mas foi uma delícia reler!
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Verdade o titulo enganou e bem e estamos de acordo no final acaba por ser positivo, mas muito pelo conto do Martin.

      Quanto ao Martin ainda vou reler o conto pois foi mesmo muito interessante.

      Beijinhos e manda sempre ;)

      Eliminar
  7. Olá Fiacha,
    Bom...como sabes não sou de ler fantasia, mas George Martin...é George Martin. Conquistou-me com a Guerra dos Tronos...por isso.
    Ah e parabéns pelo novo layout. Está muito giro.
    Beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Os contos são escritos em vários generos não vou por ai mas mais pela qualidade dos mesmo, mas o conto do martin é muito bom em especial para quem já leu tudo por cá publicado, ficamos a saber mais de um momento importante do universo de Westeros :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Fiacha,
    Confesso que já não tinha grande vontade de ler esta antologia (até porque não leio assim tantos contos, quanto isso), e agora, depois de ler a tua opinião, ainda com menos vontade fiquei.
    Melhores leituras virão ;)
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Por norma não sou muito de ler contos, tenho mais pancada por series mas volta e meia aposto e sou agradavelmente surpreendido, aqui não foi bem o caso, mas com Martin foi diferente....e já estou a ler outro de contos e a gostar mais :D


      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Olá Fiacha
    É um bocado chato quando o título e a sinopse não traduzem bem o conteúdo em si.
    Tenho pena que te tenha desiludido um pouco.
    Fiquei com curiosidade para ler o conto do George R.R.Martin, embora ache que já tenha uma breve ideia do que se trata pelo livro O Mundo de A Guerra dos Tronos.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Já estou a ler outro livro de contos e a adorar ehehe e sim deve ser dai que estes contos vêm, gostei muito :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá amigo Fiacha!

    Gosto sempre de ler o que o Martim e companhia fazem, mas depois há sempre algo que fica a faltar e já vi que aqui é também isso que acontece...

    Excelente opinião =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Só pelo conto do Martin vale a pena, mas há outros contos com qualidade sem duvida ;)

      bjs

      Eliminar