segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Opinião - Mulheres Perigosas (Antologia)



Quando cheguei da Feira do Porto carregado de livros, em larga maioria da Saída de Emergência, um desses livros era esta Antologia: "Mulheres Perigosas". Ao conversar com o meu bom amigo Paulo "Fiacha o Corvo Negro" Dores descobrimos que tínhamos este livro para ler. Portanto decidimos fazer uma espécie de leitura conjunta. O Paulo já deu a sua opinião e agora é a minha vez. Como poderão ler a seguir a minha opinião não difere muito da do Paulo, mas existe uma diferença toca a ler para descobrirem.


Mulheres Perigosas é mais uma antologia de contos organizados por George R. R. Martin, que também contribui com um conto, e Gardner Dozois na esteira de outras antologias já editadas pela editora Saída de Emergência. A premissa, tal como vem descrito na contra-capa é a de que neste livro vamos encontrar "mulheres guerreiras que brandem espadas, intrépidas pilotos de caças, formidáveis super-heroínas, femmes fatales astutas e sedutoras, feiticeiras, más raparigas duronas, bandidas e rebeldes, sobreviventes endurecidas em futuros pós-apocalípticos, rainhas altivas que governam nações e cujas invejas e ambições enviam milhares para mortes macabras, mulheres que não hesitam em assumir a liderança para defenderem aquilo em que acreditam" por oposição ao estereótipo das "mulheres infelizes ficam a choramingar de pavor enquanto o herói masculino combate o monstro ou choca espadas com o vilão". O problema é que esta promessa não é cumprida na totalidade e alguns contos chegam mesmo a mostrar "mulheres infelizes e a choramingar".

A antologia começa muito bem com o conto de Joe Abercrombie "Completamente Perdida" com uma mulher verdadeiramente perigosa como o titulo promete. A primeira senhora desta antologia é Mega Abbott com "Ou o Meu Coração Destroçado" num interessante policial de uma mãe a quem a filha desaparece, onde vemos um mulher perigosa é verdade, mas de uma maneira muito diferente do primeiro conto. Melinda M. Snodgrass é a senhora que se segue com "As Mãos Que Não Estão Lá" e também o primeiro conto de Ficção Científica. Carrie Vaughn faz com que regressemos novamente à Terra com "Raisa Stepanova" em que nos mostra as mulheres soviéticas que durante a Segunda Grande Guerra pilotaram aviões (caças) ao lado dos homens num história que nos mostra acima de tudo que a História está pejada de grandes mulheres.

Eis que chegamos ao conto que "estraga" tudo: "Eu Sei Escolhê-las a Dedo" de Lawrence Block (que ironicamente também parece ter sido escolhido a dedo). O autor até pode ser um grande escritor e o conto está bem escrito, mas este conto está completamente "fora de água" e o que faz nesta antologia é um mistério.

Como para nos fazer esquecer o erro de "casting" anterior os antologistas dão-nos Brandon Sanderson com o conto "Sombras para Silêncio nas Florestas do Inferno". Confesso que não tinha este autor em grande consideração, mas este conto fez ver que posso estar (muito) enganado e este conto é um realmente muito bom, em todos os aspectos, seja na narrativa ou história.

Segue-se mais uma conto baseado na Historia, neste caso da Rainha Constança de Hauteville, com  "Uma Rainha no Exílio" de Sharon Kay Penman. 

Lev Grossman dá-nos "A Rapariga no Espelho" um conto com travo ao Universo de Harry Potter, mas que foi um gosto ler.

Sam Sykes tenta "Dar Nome à Fera" num conto que mostra que ser mão é mais do que parir.

Caroline Spector e "As Mentiras Que a Minha Mãe Me Contou" foram uma surpresa porque não estava à espera de encontrar nas paginas desta antologia um conto passado num outro Universo que o Martin também ajudou a criar: Wild Cards. Apesar de não estar publicado entre nós (espero que um dia isso venha a acontecer) já o conhecia este Universo por alto e tinha alguma curiosidade em saber mais sobre ele e este conto foi uma agradável maneira de começar.

E claro que ficou para o fim o ansiado e muito aguardado conto do George R. R. Martin intitulado "A Princesa e a Rainha ou Os Negros e os Verdes". Admito que apesar de gostar de conhecer sempre mais do Mundo que é Westeros este conto ficou um pouco aquém das minhas expectativas, não pelas informação revelado, mas pela maneira como o Martin escreveu o conto, que parece ter sido escrito por um meister, faltando-lhe algum "sal". Não está mau e tenho a certeza que satisfará os muitos leitores e fãs do Martin. Existe um outro ponto a rever em futuras reedições a existirem: o tradutor (e por inerência da revisora) traduziu o nome de um dos Sete deuses de Westeros mal, em vez de termos o Estranho temos o Forasteiro. Um erro de palmatoria por vários motivos e facilmente evitável.




Esta foi uma boa antologia com contos acima da media sem que exista um que eu possa afirmar que seja mau. Existem histórias para todos os gostos e em vários géneros . O único ponto negativo é alguns contos se afastarem do que o titulo promete, em especial  "Eu Sei Escolhê-las a Dedo" de Lawrence Block.

Resta esperar que segunda parte desta antologia chegue depressa.


Título - Mulheres Perigosas
Autores - Joe Abercrombie, Mega Abbott, Melinda M. Snodgrass, Carrie Vaughn, Lawrence Block, Brandon Sanderson, Sharon Kay Penman, Lev Grossman, Sam Sykes, Caroline Spector, George R. R. Martin
Colecção - Bang! n.º 272
Editora - Saída de Emergência
Tradutor - Rui Azeredo

6 comentários:

  1. Oi Marco!
    Então, como falei pro Fiacha, tb achei que as mulheres ficam em segundo plano em alguns contos, o que não condiz com o título do livro. Isso me desagradou um pouquinho.
    Adoro Brandon Sanderson, se vc não leu os livros dele, deveria dar uma chance pq são excelentes!
    E, ao contrário de vc, amei o conto do Martin. Acho até que o livro valeria mesmo que fosse só por causa dele! kkkkkk
    Mas sou fã de Martin, então acho que sou suspeita pra falar, né?!
    Ah! Wild Cards tem no Brasil, se vc quiser pode procurar pra ler a versão daqui. Tem algumas diferenças com o português daí mas dá pra ler tranquilo!
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Michelly

      Realmente o facto de alguns contos não cumprirem com o prometido na capa desagrada, mas isso é também em parte às nossas expectativas (embora no nosso caso com razão).
      Muitas pessoas, o Fiacha incluído, me tem falado muito bem do Brandon Sanderson e tendo fica tão agradavelmente surpreendido com o conto dele acho que é tempo de ler o livro dele que aqui tenho.
      Quanto ao conto do Martin, bem eu também sou um fã dele, mas esperava algo mais (expectativas), o que não quer dizer que não tenha gostado do que li atenção.

      Eu sei que no Brasil tem a sorte já terem a serie Wild Cards :P Eu as vezes costumo ler textos brasileiros, como a revista Trasgos (se não conheces procura porque acho que deves gostar) e a língua não é uma barreira, um outra expressão fazem coçar a cabeça, mas nada de especial, é o efeito das muitas novelas e BD's que vi e li que vieram dai.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Viva,

    Se a antologia se chama "Mulheres Perigosas" raramente as vi mas pronto pequeno pormenor :D

    Quanto ao Sanderson fico muito contente que tenhas gostado e te motivado a ler o escritor, fazes muito bem pois a saga Nascidos nas Brumas é de bom nível, espero que um dia voltem a publicar o escritor, jo o conto do Abercombie....

    De resto estamos mais ou menos de acordo, tirando o conto do Martin que gostei muito pelo bocado de história que representa e resumir a um conto foi muito bom.

    Agora é vir a 2ª parte, venha ela :D

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Corvo

      Sim isso da (falta) de mulheres perigosas é realmente um pequeno pormenor... ;)

      Irei ler o livro que lá tenho em casa do Sanderson, só não prometo que seja em breve...

      Que venha a segunda parte

      Um abraço

      Eliminar
  3. Olá amigo Fiacha,

    Pois bem, aqui está um livro que quero ler. Tem muito para ser uma antologia única e especial!
    Excelente opinião =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Olá Miss Lamora

    É realmente um livro interessante e com contos para todos os gostos.
    Esta opinião é minha, mas obrigado pelo elogio e podes ler a opinião do amigo Corvo um pouco mais a baixo ou então seguir o link no topo do meu texto ;)

    Um abraço

    ResponderEliminar