terça-feira, 23 de maio de 2017

Nove Principes de Âmbar de Roger Zelazny


Sinopse:

As Crónicas de Âmbar - livro um



Âmbar é o único mundo verdadeiramente real. Todos os outros mundos, incluindo a Terra, não passam de sombras que de certa forma o imitam.
Exilado na Terra desde há séculos, o príncipe Corwin acorda na cama de um hospital, sem memórias da sua existência passada. Gradualmente, descobre a verdade e é forçado a regressar ao mundo paralelo de Âmbar onde descobre que o rei Oberon, seu pai, é dado como desaparecido. Para ganhar o seu direito à sucessão do trono, Corwin terá de enfrentar realidades impossíveis forjadas por assassinos demoníacos, horrores inomináveis e os exércitos e fúria dos seus irmãos, os príncipes de Âmbar.

Opinião:

Quem acompanha a Coleção BANG! quase, desde o inicio, só pode sentir uma enorme satisfação ao ver os mais recentes lançamentos da Editora e seguramente arrisco-me a dizer que Terrarium de João Barreiros e Luís Filipe Silva será o grande lançamento do ano, mas não só. Nomes como Robin Hobb, Ursula Le Guin, Steven Erikson, Jeff Vandermeer são apenas mais alguns exemplos e claro Roger Zelazny, que confesso já tinha lido há muito tempo, e foi com muito gosto que vi ser incluído no catálogo, seguramente uma mais valia, para a Coleção, que fará as delicias dos amantes da Fantasia dada a qualidade apresentada.

Este início de crónicas tem tudo o que gosto nos livros, um enredo muito bem desenvolvido repleto de criatividade e originalidade, uma escrita que cativa, recheada de ação e que nos leva a absorver cada página de forma compulsiva, as personagens são muito cativantes e bem desenvolvidas e, se levarmos em conta que é o primeiro livro, melhor não podíamos querer, pois ficamos devidamente enquadrados com o universo.

Como já referi o livro apresenta um ritmo forte mas tem igualmente momentos mais calmos onde nos vai sendo dada informação sobre o universo e em especial para nos dar a conhecer melhor as personagens. Nesse capítulo Corwin será uma personagem ao qual ninguém ficará indiferente dada a forma como foi desenvolvida, não quero entrar aqui em grandes pormenores mas a nível de personagens estamos muito bem servidos.

Mais uma grande leitura proporcionada pela Editora! Só posso recomendar a leitura deste livro, mais uma pérola lançada pela Saía de Emergência, leiam que vale muito a pena. E que venha o seguinte o mais breve possível.

24 comentários:

  1. Olá, Fiacha,
    pronto, mais um para ficar de olho ;D

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oies miga,

      Vale muito a pena seguramente uma grande aposta da Editora ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Este vai ser definitivamente um grande ano para a colecção e ainda vamos só a meio!!! Um regresso às origens e espero que seja para continuar para bem da editora e claro dos leitores.

    Se já estava interessado neste livro ainda fiquei mais curioso com a tua opinião. Vamos lá ver se o consigo ler em breve...

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sem duvida e deve estar para breve o lançamento do escritor polaco que gostei imenso, o primeiro volume foi "O Último Desejo " que é sem duvida muito bom, até me esqueci de referir, no bom caminho sem duvida ;)

      Vais gostar não tenho a menor duvida :)

      Abraço

      Eliminar
  3. Olá corvo!
    Este livro já estava na minha lista para trazer comigo no Verão. Gostei do teu comentário. Só reforça que o traga mesmo comigo e seja leitura prioritária. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Lince,

      Vais gostar não duvido, vais fazer uma grande compra ;)

      bjs

      Eliminar
  4. Olá Fiacha
    Sem dúvida que a Saída de emergência está a fazer apostas altas, espero que seja para durar e que não se fiquem pelo meio.
    Tenho este livro lá em casa e sempre me pareceu uma excelente aposta. Tenho lido muitas criticas excelentes sobre Zelazny e agora com a tua opinião vou querer ler em breve. Muito bem, se já antes me tinhas convencido a comprar a versão da argonauta, (há uns bons anos na FL) agora convenceste-me a relê-lo :)
    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi,

      Bons momentos de volta dos livrinhos da Argonauta e boas compras :D

      Tens que ler, vais gostar ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. ;)

      E a continuar a sim a SDE vai no bom caminho

      Eliminar
  5. Olá Fiacha,

    Acho que vou ser a ovelha negra. Nada neste livro me cativou. O mundo criado, não existe,quero dizer não houve descrição do tal mundo. Os personagens, vão pelo mesmo caminho, nada têm de interessante ou cativante, a escrita é chata e aborrecida. Enfim, poderia continuar , mas fico-me por aqui.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Estás sempre à vontade para partilhar a tua opinião e só tenho que respeitar, embora não concorde, mas tudo bem aposta na Ursula Le Guin que está ai a chegar :)

      Bjs

      Eliminar
  6. Boas Fiacha,
    verdadeiramente este ano a SdE está de parabéns, esperemos que assim continue :D
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Está a solidificar, pelo menos fico com essa ideia, bo sinal ;)

      Abraço

      Eliminar
  7. Viva amigo Fiacha,

    Procurem "O Senhor da Luz" deste autor, editado na extinta coleção de FC da Europa América (encontram-no ainda à venda na Wook, por exemplo), que esse sim é um dos grandes momentos de inspiração criativa de Zelazny, e uma das grandes obras de FC, ao nível das melhores escritas neste género literário.
    Não deixem de ler, comparem com as "Crónicas de Amber", e "saboreiem" a diferença!

    Já agora uma nota importante para os leitores que apreciam FC: a Relógio D´Água está a editar o Philip K. Dick, tendo já no mercado os títulos: " O Homem do Castelo Alto", " Será Que os Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas", " O Homem Duplo" e "Relatório Minoritário e Outros Contos" ( leiam este, óptima tradução de ótimos contos do Dick), pretendendo publicar mais títulos deste autor, e anunciando a intenção de editar outros autores de FC, em edições de qualidade e com traduções muito boas.

    Abraço,

    Ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo Ubik à quanto tempo :)

      Fica registada a tua recomendação se tiver oportunidade vou apostar neste sábado vou à feira do livro e vou estar atento ;)

      Um escritor interessante o Dick já li pelo menos O Ubik e o Homem do Castelo, nem sei se tenho lá mais algum :)

      Abraço e manda sempre

      Eliminar
  8. Olá Fiacha

    Admito que a sinopse não me cativou quando vi no site, mas após a tua opinião fiquei curioso. Mais um para a lista de livros a comprar.

    Grande Abraço
    [Pedro Alves]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Pedro,

      Podes mesmo registar, vale muito a pena, para mim acaba por ser uma releitura e adorei voltar a este universo ;)

      Grande abraço

      Eliminar
  9. Palavras para quê, já nem digo mais nada, mais um para a lista.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amiga Milu,

      Ora fazes tu muito bem, FC da boa que é como se quer ;)

      Bjs

      Eliminar
  10. Olá amigo Fiacha!

    Já li e gostei muito! Espero que haja novidades em breve sobre mais livros deste autor, este promete muito!

    Excelente opinião =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva miga,

      Pois não tenho a menor duvida que ias adorar e ainda temos boas surpresas pela frente ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá Fiacha
    Fica anotada a sugestão :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar