quinta-feira, 18 de maio de 2017

Os Senhores do Norte 3 volume da Saga Saxonica de Bernard Cornwell



Sinopse

Uma poderosa história de traição, romance e luta numa Inglaterra cheia de convulsões, sublevações e glória

Corre o ano de 878, e o Wessex está livre de vikings. Uhtred, o filho expropriado de um senhor da Nortúmbria, ajudou Alfredo a obter a vitória, mas sente-se desgostado com a falta de generosidade de Alfredo e repelido pela insistente piedade do rei. Parte do Wessex, com destino ao Norte, em busca de vingança pela morte do pai adoptivo e para salvar a irmã adoptiva, capturada num ataque. Para tal, precisa de encontrar o seu velho inimigo, Kjartan, um lorde dinamarquês renegado
que se esconde na formidável fortaleza de Dunholm.
Uhtred chega ao Norte para se deparar com a rebelião, o caos e o medo. A sua única aliada é Hild, uma freira saxã ocidental em fuga à vocação, e a sua maior esperança reside na própria espada, com a qual construiu uma reputação formidável enquanto guerreiro. Para obter a tão desejada vingança, precisará do auxílio de outros guerreiros para confrontar os poderosos e cruéis senhores vikings do Norte.

Opinião:

Mais um grande livro deste escritor, não tenho a menor duvida em considerar Cornwell como um dos melhores escritores deste género literário. Dá gosto ver a legião de admiradores que ele conquista, pois trata-se de um escritor muito consistente, que imprime um ritmo forte quando tem de o fazer, nomeadamente naquilo que não vejo ninguém fazer igual: a descrição de combates. Para além disso sabe tornar as personagens muito cativantes.

É sempre um enorme prazer regressar a este universo, rico em intrigas politicas, questões de honra, traições, tudo ingredientes bem desenvolvidos a que se junta uma escrita cativante, com momentos que nos deixam empolgados. Em resumo um enredo complexo e bem desenvolvido.

Sem dúvida que uma das mais valias dos seus livros são as personagens, que nos cativam, emocionam e são muito bem desenvolvidas, em especial a personagem principal e os seus diálogos com o Rei Alfredo, mas não quero adiantar muito mais até para não correr o risco de efetuar algum spoiler.

Que venha urgentemente o livro seguinte, "A Canção da Espada". É cruel ficarmos agora à espera de mais aventuras e (será sem saber?) saber o que se seguirá. Mais que recomendado.



28 comentários:

  1. Boas Fiacha,
    Quero muito ler esta obra, ainda só não comprei porque continuo a adiar, as capas também não ajudam, apesar de não estarem más, não gosto nada quando a capa do livro vem de uma serie te televisão ou de um filme..

    Grande Abraço e Viva o Campeão :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Aqui não tenho a menor duvida que vais adorar tem tudo para te deixar satisfeito, vai por mim e deixa lá isso das capas ;)

      Abraço e é verdade somos TETRA e com todo o mérito :D

      Eliminar
  2. Olá amigo.
    Estou ansiosa pelas minhas férias no verão. Estes livrinhos já me aguardam em Portugal o 2° e 3° volume. Serão prioridade. Concordo contigo Bernard Cornwell descreve muito bem as batalhas. E desenvolve muito bem os seus personagens. Eu também ando a seguir a série baseada nestes livros acho que é um peq resumo. Daí estar muito entusiasmada por ler. Irão aparecer personagens que estou curiosa por conhecer nos livros. Espero que a SDE cont a bom ritmo a lançar novos livros das crónicas e não nos façam esperar muito tempo. Bom bom era sair outro livrinho antes de me vir embora. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Lince,

      Não tenho a menor duvida que vais gostar, quando tem qualidade seja em que genero for sabe bem ler e se segues a serie então já deves saber umas coisas mas acho que ler é sempre bem melhor....vais gostar e suspirar por mais tenho a certeza :)

      Bjs e não tarda estás de férias e eu tambem :D

      Eliminar
  3. Eu vi a primeira temporada só depois li o primeiro volume e disse para mim mesma que não voltava a ver a série. Mas olha lá tem actores jeitosos...lol estou a brincar. Mas por acaso tem e eu gosto muito de tudo o que se relaciona com viquingues.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas a deixar-me curioso eheh, mas ainda assim vou ler os livros, mas quem sabe até veja o serie um dia se se proporcionar, mais a mais com gente jeitosa :D

      Há uma personagem que aparece pouco mos livros mas que palpito terá um papel muito importante no resto da saga, que é a filha do Rei Alfredo, que penso já a "conheceste" como adulta e aqui ainda é pequena, mas astuta ;)

      Eliminar
  4. Olá Fiacha

    Sem dúvida que Bernard Cornwell é um excelente escritor, descreve muito bem as batalhas, as guerras. Mas já li livros dele que gostei bastante e outros que não me conquistaram, por exemplo o "Stonehenge".
    Mas de uma forma geral é um bom escritor.
    Há previsões para quando sai o próximo?
    Tenho estado um pouco afastada, mas parece-me que a saída de emergência resolveu apostar forte nos últimos tempos, verdade?

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Tudo o que li de forma geral agradou-me sem duvida que é um bom escritor. Não sei de nada mas espero que seja para breve.

      É verdade a SDE está a surpreender pela positiva, Ursula Le Guin, Robin Hobb, Roger Zelazny entre outros lançamentos com muita qualidade e Terratium do João Barreiros deve ser o lançamento do ano, tens que ler ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. sim, quero comprar o Terrarium na FL :) tenho muita curiosidade em o ler

      Eliminar
  5. Viva! Também estou a ler este livro e embora tenha gostado mais do segundo (também ainda não li muito) é sempre fantástico ler este escritor.
    No que diz respeito à série não gostei muito, resume demasiado os livros e os livros por si só já são bem corridos. :p
    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Ainda vai haver ai umas situações bem interessantes mas depois vejo o que achaste do livro, gostei muito deste volume ;)

      A serie ainda não vi nada, nada posso dizer, tenho que ver :D

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  6. Já li até o livro 9, e digo que o alto nível de qualidade não cai em toda série !! Cornwell escreve de uma maneira muito agradável​ !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Que grande noticia, espero que a SDE vá publicando a um bom ritmo é uma excelente aposta :)

      Abaço

      Eliminar
  7. Olá Fiacha,
    Ainda não iniciei esta série porque são muitos livros e, de momento, não posso.
    Mas já li duas trilogias e mais 2 stand-alone e é um excelente escritor.
    Por isso, e com as tuas opiniões, é uma série que tenho "debaixo de olho" ;)
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Tita,

      Tambem já li vários e são os seus melhores, um dia vais ler ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Fiacha,
    Como sabes este é um género desconhecido para mim. Mas este autor tenho alguma curiosidade. Principalmente com os stand-alone (séries não é comigo). Talvez um dia leia :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,

      Experimenta sim e se poderes começa por esta serie acho que te vai encher as medidas :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Olá, Fiacha,

    Estou super curiosa com esta série, ainda para mais com a forma como a elogias... A nossa wihlist nunca diminui, não é? hehe

    beijinhos e boas leituras
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Pois tanta coisinha boa a ser publicada este escritor não engana, experimenta :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá amigo Fiacha,

    Ainda só li o primeiro livro, mas quero muito ler os seguintes! Mais uma excelente opinião vinda de ti nem esperava outra coisa! =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Vai sempre melhorando, logo boas aventuras tens pela frente :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Mais uma vez comentas e muito bem o quanto este escritor é muito bom e deixas-me sempre com vontade de o conhecer apesar de não ser o meu género, mas a continuar assim, um dia tenho de o ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Experimenta, olha que vais gostar, vai por mim ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá Fiacha

    Muito curioso para ler esta saga, mas como se trata de 10 livros até ao momento e ainda para mais publicada pela SdE vou esperar por mais volumes para iniciar essa jornada. Eu sei que assim é mais difícil de apoiar a publicação da saga, mas a SdE nos últimos tempos tem me desiludido.

    E como sempre uma boa analise. :P

    Uma pergunta a parte, sabes se a SdE vai continuar com Steven Erikson?

    Abraço
    [Pedro Alves]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      nada como ires investindo assim depois não custa tanto :D

      Vai sim, penso que o 2 volume está previsto para o final deste ano ;)

      Abraço e manda sempre

      Eliminar
  13. Boas Fiacha.
    Mais uma vez, parabéns pela tua opinião. Como sempre, excelente.
    Há algum tempo que quero ler algo deste escritor. Parece ser bem interessante.
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Obrigado e aposta que vale muito a pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar