quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Processo de escrita Bruno Martins Soares




Viva,

Partilho mais um processo de escrita, de um escritor que muito admiro e um livro que simplesmente adorei, vale bem a pena podem ter a certeza, pois é um misto de FC com fantasia e com muito do misterioso oriente presente :)

Há talento nos escritores nacionais, acreditem...espero que gostem ;)

Podem ler o resumo do livro aqui


Escrevi durante muitos anos até perceber que tinha um processo. Esta percepção permitiu-me trabalhar com maior tolerância para com as minhas fraquezas e ter mais prazer na escrita. Devo dizer que hoje em dia trabalho muito em diversos tipos de escrita que têm processos e dificuldades um pouco diferentes: romances, teatro e cinema. Não vou referir-me à escrita de contos, que tem um processo específico e a maior parte das vezes escrevo de enfiada. 

Deixem-me, então, fazer-vos um panorama.

Eu sou relativamente prolífico em termos de ideias. Várias vezes por mês me vêm ideias interessantes de projectos para escrever, e anoto-as a maior parte das vezes, embora descarte e não pegue na maioria delas. Normalmente, no entanto, se estou entusiasmado com uma ideia, começo muito rapidamente a escrever: as primeira páginas ou cenas. Este é o meu modo de me apaixonar pelos projectos, permitindo-me sentir o estilo e as personagens. Escrevo dez, vinte páginas imediatamente. No entanto, rapidamente abandono o projecto: não por falta de vontade de investimento, mas porque no momento em que percebo que vou levar este projecto a sério, a estrutura ganha importância. E assim posso passar muitos meses ou anos simplesmente a brincar com as personagens, e os mundos e as cenas, na minha cabeça, a delinear o enredo cuidadosamente, a pesquisar todo o tipo de referências e características disto ou daquilo. Isto pode ser frustrante, no sentido em que não é pouco usual os meus projectos levarem mais de uma década a virem para o papel. Sim, eu disse década. Não estou a brincar. Tenho, neste momento, na minha cabeça, vários projectos que irão demorar mais de uma década a concretizar. Mas uma coisa que aprendi é que sou persistente e se os projectos forem suficientemente bons, vão-se concretizando.

Uma consequência interessante desta demora e deste cuidado é que acabo por re-escrever pouco. Quando escrevo já escrevo muito perto da forma final, embora esteja constantemente a rever tudo o que está escrito dos projectos que tenho em andamento. Uma outra característica deste processo aparentemente interminável é que tenho sempre vários projectos em andamento.

Agora algumas diferenças entre as formas. A escrita mais técnica que conheço é a escrita de argumentos para cinema ou televisão. Aqui, a estrutura é mais importante o que nunca, pois quando for o momento de filmar e mudar uma coisa ou outra, é preciso que o todo seja muito consistente e aguente a violência de ser trabalhado por dezenas e dezenas de pessoas criativas. Assim, para os argumentos, uso normalmente três instrumentos específicos: a Beat Sheet de Snyder permite-me ter o esqueleto da estrutura em 15 beats muito bem definidos; o Step-outline permite-me definir os músculos e a carne da estrutura; e, por fim, quando vou finalmente escrever as cenas faço-o com um programa de escrita de argumentos que ajuda na formatação – no meu caso, o Final Draft.

Quando escrevo romance, por vezes também uso a Beat Sheet, que pode ser muito útil, mas de uma forma ou outra, a estrutura tem de ficar muito clara na minha cabeça antes de escrever o grosso do texto. Quando não está, ou no processo de escrita verifico que tenho de a mudar, o normal é bloquear e não voltar àquele projecto sem que tenha conseguido resolver o problema estrutural. Quando, no entanto, estou bem preparado e é altura de escrever, uso muito a visualização. Uma visualização cada vez mais concreta. Ou seja: penso muito no que quero escrever e em como quero escrever. Vou ao pormenor de pensar na frase em concreto ou num diálogo específico. Se, por acaso, isto me surgir fora de tempo, me ocorrer um diálogo que quero explorar mais à frente, por exemplo, é frequente escrever cenas em notas à parte que depois irei buscar. Assim, parto para a escrita. Normalmente de madrugada ou no início da manhã, embora possa ocorrer em qualquer altura do dia, na verdade. Não gosto de ser interrompido, por isso acabo por escrever em momentos em que as interrupções são menos prováveis.

As peças de teatro normalmente têm uma estrutura mais fluida e mais simples do que os argumentos e os romances, da maneira como as escrevo, e dependem muito mais do conceito e das personagens. Tenho de sentir muito bem as personagens e escrevo mais ao correr da pena. É um meio e um estilo que gostaria de explorar muito mais no futuro, mas não para já.

Pronto, e é isto. Tento escrever todos os dias, mas mesmo quando não estou a escrever ao computador estou a explorar e a pensar na escrita, e a planear e a pesquisar e a elaborar. Assim, é um trabalho diário e mais intenso do que se possa pensar. Durante bastante tempo senti-me culpado por não escrever mais palavras por dia, mas comecei a perceber que estava a trabalhar bastante de qualquer modo e que estava a produzir com alguma regularidade. Nos últimos seis meses, por exemplo, terminei um romance, entrei no último terço da escrita de outro, escrevi uma pequena peça de teatro, um guião para uma longa-metragem cinematográfica e afinei o guião para um piloto para televisão que produzi. Por isso, embora este processo pareça frustrante – e não o aconselho a ninguém, garanto – parece estar a funcionar.

Se estiverem interessados em saber mais sobre técnicas e conhecimento de escrita de argumentos, contactem a escola Act for All, onde dou algumas workshops sobre o assunto. É o tipo de escrita que desaconselho vivamente tentarem sem know-how específico. Mas é muito aliciante, digo-vos.

38 comentários:

  1. Olá Bruno,

    Antes demais o meu obrigado pela partilha do teu processo de escrita, que adorei ler :)

    Já tive o prazer de ler e claro divulgar o teu livro e espero que este universo venha a ter um dia continuação, pois tem muito potencial e sei que tens isso em mente :)

    Grande abraço e mais uma vez obrigado ;)

    PS: Não vi na SDE a trilogia toda num livro disponível para partilhar o link :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de conhecer o processo de escrita do Bruno :D E fiquei curioso com a forma como escreves argumentos para cinema e tv. Gostava de saber mais sobre essas fórmulas de escrita em guião.
    Parabéns ao Fiacha por continuar com esta rubrica tão interessante. Que venham mais. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,

      Ainda bem que gostaste é esse o objetivo :D....não sei se leste mas vale bem a pena, vai por mim ;)

      Abraço

      Eliminar
    2. Também gostei muito de ler sobre o teu processo, Nuno. Partilho da tua ligação ao planeamento e à estrutura. E na tua entrevista fiquei com a noção de que temos muitas referências em comum. Um dia destes leio o teu livro. Quanto aos argumentos, é o que te digo, ias gostar da workshop - se tiveres oportunidade, aparece! Abraço!

      Eliminar
    3. De qualquer forma, Nuno, procura referências sobre a Beat Sheet de Snyder. Vais ver que nunca mais vês um filme da mesma maneira! ;-)

      Eliminar
    4. Apenas li alguns capítulo do Alex 9 mas nunca adquiri o livro para o ler na íntegra, mas espero fazê-lo, assim como aos livros da Susana Almeida. A distância e o meu emprego não me permitem aceder com facilidade a esse tipo de workshops, Bruno, mas fica registado e vou investigar. :D
      Abraço.

      Eliminar
    5. Nuno, já agora: se quiseres ajuda para algum trabalho na escrita de argumentos, avisa. Eu faço coaching de escrita de argumentos, mesmo à distância. Neste momento, por exemplo, tenho uma coachee que está no Brasil e trabalhamos por Skype e email. Mas posso simplesmente ler alguma coisa, se quiseres, e dar-te a minha opinião verbal. Se quiseres uma coverage (relatório escrito e detalhado sobre o guião) também o posso fazer, mas aí custa dinheiro (por volta de 100€). Sei que o que acabei de dizer parece promoção descarada e desadequada, mas o que tenho aprendido nos últimos anos a trabalhar nesta área e em especial com o mercado americano (estreou um filme meu nos EUA em Julho passado), é que na escrita de argumentos devemos levar as coisas muito a sério e não facilitar em nada. É muito técnica, e exige know-how, como já expliquei. Enfim, fica a deixa. Abraços!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigado pela oportunidade, Fiacha! Sim, espero que a Alex volte, embora possa demorar mais um ano ou dois.

      É este o link que procuras?
      http://www.saidadeemergencia.com/produto/litfantastica-bang/a-saga-de-alex-9/


      Quanto à escrita de argumentos, aconselho vivamente a workshop que dou na Act for All com o realizador e meu parceiro de escrita Nuno Madeira Rodrigues. Haverá outra em Outubro ou Novembro, acho. As pessoas ficam mesmo a perceber o que se passa na construção de um guião e de um filme e o papel do escritor. Acho o know-how para quem trabalha nesta área imprescindível e muito desvalorizado em Portugal.

      MAs por favor, se estiverem interessados, contactem-me pelo Facebook, na minha página ou na da Alex 9.

      Abraços!

      Eliminar
    2. Ois Bruno,

      Sabes que divulgar algo teu aqui no blog é sempre um prazer, estás à vontade ;)

      Fico contente que esteja previsto novas deste universo, mal souberes algo avisa que terei todo o gosto em divulgar :D...penso que um certo jovem terá um papel muito importante no livro seguinte ;)

      Esse mesmo, já editei e obrigado mais uma vez pela disponibilidade :)

      Eliminar
    3. Já agora pergunto se sobre o universo de Alex 9 já tens algo escrito ou apenas a continuação em mente.

      Penso que andaste de volta de um romance certo ? Está previsto ser publicado ?

      Eliminar
    4. Relativamente à continuação imediata da Alex 9, chamada A Guarda da Rainha, já tenho as primeiras páginas escrita, e estou na fase do amadurecimento. Ainda não há certezas de publicação, não. Mas lá chegaremos ;-)

      Eliminar
  4. Olá Fiacha,
    Adoro esta tua rubrica! É sempre muito interessante saber como pensam e trabalham os autores! Não conhecia este autor. Gostei bastante :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Isaura,

      Obrigado só me motiva a continuar :)

      Está publicado na SDE, vale muito a pena, se poderes lê e divulga ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Obrigado, Isaura! Se tiveres oportunidade, lê o livro e dá-me feedback! Bjnhs!

      Eliminar
  5. Adorei o livro dele, aliás fiquei bastante surpreendida com ele, achei-o espectacular, e a quem não o leu e goste de F.C. recomendo vivamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Milu,

      Sim foi na altura uma agradável surpresa e quem sabe não venhamos a ler a continuação e digo-te mais se o conheceres pessoalmente ainda te vais surpreender mais :D

      Já tive o prazer de estar com ele várias vezes, almoçamos juntos e tudo :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Obrigado, Milú! Fico muito contente! Mesmo! E tu, Fiacha, foi sempre ótimo estar contigo! Grande abraço!

      Eliminar
  6. Boas Fiacha,
    Nunca li nada deste senhor, mas é sempre interessante saber o processo de escrita dos escritores :)
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Este ias adorar tenho a certeza, lê a sinopse na página da SDE e vais ver que faz bem o teu género, grande livro ;)

      Abraço

      Eliminar
  7. Olá para ambos,
    Mais um excelente processo. Adoro esta rubrica.
    Quero fazer uma pergunta ao Bruno. Já lhe aconteceu pensar num enredo para um livro e depois acabar por o adaptar para o teatro ou vise-versa?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim, Tânia, o canibalismo é muito comum no meu processo. Especialmente se trabalhei nalguma coisa que não ficou muito bem conseguida mas que tem uma cena ou uma personagem que gostei muito. Nesse caso, posso canibalizar para outro meio. E também já adaptei contos meus para curtas-metragens e assim. É muito comum. Sei que autores como o David Soares não fazem canibalismo, escrevem coisas para meios específicos, mas comigo acontece muito.

      Eliminar
    2. Viva Tânia,


      Ainda bem que gostaste :)

      bjs

      Eliminar
  8. Olá Bruno,

    Gostei bastante de conhecer o teu processo de escrita ^_^
    E deve ser muito interessante a escrita para cinema e teatro.

    Li a Alex 9 e gostei, só achei que lhe falta um pouco mais de romance :P (mulheres XD)

    Beijinhos e muito sucesso para os teus trabalhos! ^_^
    E parabéns ao Fiacha por trazer mais um autor a esta rubrica ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Obrigado Susana, eu é que vos agradeço ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Muito obrigado, Susana. Fico contente que tenhas gostado e prometo que corrijo essa do romance nos próximos livros ;-) Bjnhs!

      Eliminar
  9. Parabéns ao Fiacha por mais uma interessante oportunidade, e um muito obrigada ao Bruno Martins Soares pela sua disponibilidade.
    É uma temática que sempre gostei de ler, seja porque gosto de aprender alguma coisa, seja porque sou "cusca"...lol.
    E adorei "cuscar" os meandros da escrita do "pai" da Alex! :)
    Sim, li "A Saga de Alex 9", e adorei, surpreendeu-me bastante pela positiva.
    Confesso que quando peguei no livro e li a sinopse via-a apenas como uma série light para putos se entreterem nas tardes de domingo (ai as princesas guerreiras...lol).
    Mas, se também pode ser apenas uma historinha de "pipocas", é também muito mais do que isso - um mundo cheio de potencial, uma história original, coerente e movimentada que entretém, sim, mas também nos faz pensar nas suas possibilidades e no seu género (é fantasia? é ficção científica? é romance?). E tem um travozinho poético que no fim nos deixa alguma nostalgia e com vontade de visitar aquele mundo.
    E o facto de estar tudo junto num mesmo volume traz continuidade e incentivo a quem, como eu, não gosta de séries longas nem de ficar "pendurada".
    Mais uma vez parabéns, e continuação de um bom trabalho ;)
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS - e continuo com uma alergia tremenda àquela capa horrorosa.... O que vale é que na estante só se vê a lombada....lol

      Eliminar
    2. A capa não fui eu que fiz, mas ainda bem que gostaste do livro! Sabes que fico contente! E obrigado!

      Eliminar
    3. Ois Stark,

      Ainda bem que gostaste de ler a mensagem, sem duvida que foi uma boa ideia :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Já agora, Paula: a Alex 9 é um romance de FC com estrutura de Fantasia. Curiosamente, um dos romances em que estou a trabalhar é exactamente o contrário: é um romance de Fantasia com estrutura de FC. ;-) Wait and see :-)

    ResponderEliminar
  11. Olá Bruno e Fiacha!

    Gostei muito deste texto, é mais uma mais maravilha para ficarmos a conhecer os processos de escrita dos nossos autores e é uma forma excelente dos autores chegarem até aos leitores...aliás, é uma forma muito pessoal porque estão-nos a dar um bocadinho de si. É muito bom!

    Achei tudo muito interessante, principalmente as diferenças de processo para diferentes tipos de texto.

    Espero ler Alex 9 um dia destes =P

    Obrigada por partilhares os teus processos de escrita, e obrigada, Fiacha, pela divulgação e pelo espaço que dás aos autores =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Chegamos a uma altura que nem sabemos o que publicar no blog (sei que podia fazer tags, divulgação de novidades e por ai fora) mas esta partilha achei mesmo interessante e sim tens que ler Alex 9 muito fixe :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Obrigado, Miss Lamora. Foi, de facto, muito interessante, até porque me levou a pensar de forma mais categórica no meu processo. Espero que leias a Alex 9 e que gostes!
      Bjs!

      Eliminar