sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O Livro dos Mosquetes de Emílio Mranda




Sinopse

Um encontro de culturas, uma viagem no tempo, um relato de várias paixões. O Livro dos Mosquetes é um pedaço da gloriosa História de Portugal.


Em pleno século XVI, quando o Império Português atingia o seu auge, um junco com marinheiros portugueses naufraga numa praia desconhecida. Sem o saberem, acabam de confirmar a existência de uma terra que só existia nas lendas: a Terra do Sol Nascente, o Japão. Deste inesperado contacto resulta a descoberta de um mundo tão diferente que parece arrancado dos sonhos: um mundo ordeiro e magnificamente belo, habitado por um povo cujos guerreiros – os samurais – superam em dignidade e crueldade, tudo quanto os portugueses haviam visto até então. Depois do junco português ser reparado, parte de novo para o Mar da China. Mas nada voltará a ser igual, nem para os marinheiros que partem com a notícia para o rei português, nem para João Boavida, o marinheiro que, apaixonado pelo Japão e por uma misteriosa mulher, decide ficar. Mas a maior mudança será para a própria Terra do Sol Nascente que, enfeitiçada pelos mosquetes que os portugueses trazem, nunca mais será a mesma.
 

Opinião:

Fiz bem em apostar num Romance Histórico publicado pela Saída de Emergência, pois como previ, no meu mais recente comentário, a Editora faz grandes apostas neste género e este livro foi sem duvida mais uma agradável surpresa, mais a mais escrito por um escritor nacional e com um português como protagonista.

Já conhecia o talento do Emílio Miranda, mas mais uma vez sou surpreendido com a qualidade apresentada, pois escrever um livro sobre o Japão e da forma como foi escrita exigiu seguramente muito trabalho de pesquisa e claro mostra ser um escritor inteligente.

Para mim a mais valia é mesmo a forma muito consistente com que o escritor retrata as diferenças entre culturas, os costumes, as tradições, a forma de ser e de estar. De um lado, um povo aventureiro e o modo de empreender as suas descobertas; em contraste, um povo muito isolado e defensor das suas tradições.

Adorei a forma como o livro é descrito, tudo bem retratado e sem quebras de ritmo, apresentando vários pontos de vista e achei deliciosas as considerações que João Boavida ia descrevendo de tudo o que via e aprendia. Muito curiosa a forma como, com o decorrer do tempo, este personagem acaba por se adaptar à cultura japonesa, mesmo com os contrastes evidentes entre ambas as culturas, e penso que o livro teve um final muito bem conseguido.

Até pode ser um livro considerado um pouco descritivo, mas sem duvida que tem tudo o que mais gosto neste tipo de livros, um enredo bem construído, personagens complexas e interessantes e uma escrita fluída e inteligente, seguramente um dos melhores romances históricos que tive o prazer de ler.

Penso estar encontrado o melhor livro que li este ano da Editora, os meus mais sinceros parabéns ao Emílio Miranda que sem duvida me surpreendeu pela positiva e claro, espero que me continue a deliciar com livros desta qualidade. Não restam dúvidas que há talento entre os nossos escritores.

46 comentários:

  1. Muito bem :D Ainda bem que gostaste.
    Eu por acaso tinha ficado com a ideia que estavas a ler outro do Emílio, mas é sem dúvida, um livro interessante. Nunca o li, mas pelo menos a temática parece-me interessante. :)
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno,

      Sem duvida que este livro é muito bom, para mim será o melhor livro lido da SDE neste ano, mas ainda falta um pouco :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  2. Muito me honra esta tua opinião, Amigo. Um grande abraço. Lembro que ainda tens um ou outro para ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Emílio,

      Eu é que agradeço a tua visita ao blog, acaba por ser sempre uma mais valia e factor de motivação para mim :)

      Olha mas ainda há outro livro teu que não tenha lido ? Tenho mesmo que ver se o arranjo, gostei bastante de ambos os que li embora este me tenha cativado mais pelo mistério do povo Japonês

      Abraço e manda sempre, um dia ainda me autografas os livros :D

      Eliminar
    2. Viva, Amigo. Neste momento tenho cinco romances históricos editados, sendo um deles juvenil. Trata-se de um pequeno romance com cerca de 100 páginas alusivo às Linhas de Torres e por isso mesmo intitulado Uma Linha de Torres - A História de uma resistência. Além deste e dos que já leste: 1089 e O Livro dos Mosquetes existem ainda A Princesa do Corgo e Os Autos da Barquinha. O primeiro, medieval, sobre a fundação de Vila Real, no tempo de D. Dinis e o segundo, com um subtítulo Gelo por Sal, fala do transporte do gelo da Lousã para Lisboa, através do Tejo, da chegada do caminho de Ferro e do comércio fluvial no Tejo Nacional. Dá um salto ás Invasões Francesas e outro às Lutas Liberais... Não se te agucei o apetite. Abraço.

      Eliminar
    3. Ois,

      Fiquei interessado sim em especial pelo livro "A Princesa do Corgo", embora "Os Autos da Barquinha" me pareça interessante.

      A ver se surge oportunidade para os ler, vou ficar atento ;)

      Mais uma vez obrigado pela tua presença, abraço :)

      Eliminar
  3. Olá Fiacha,
    Bom parece ser um livro excelente, gostei da sinopse. Adorei a tua opinião e gostaste mesmo do livro. Quero ver se o leio.
    Beijinhos Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Carla,

      Sem duvida que este livro foi muito bom e vale bem a pena, se tiveres oportunidade não deixes escapar, mais a mais é um escritor nacional com muito talento, bem merece ser divulgado :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Fiacha
    Parece bem interessante. Uma boa aposta estou a ver :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sara,

      Livro excelente, com personagens portuguesas, com o mostrar de como o nosso povo era aventureiro e agiu nas descobertas e claro as diferenças culturais...tudo escrito por um escritor nacional :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Obrigado, Fiacha, mais uma vez. Abraço.

      Eliminar
  5. Nunca li nada de Emílio Miranda, mas peça sinopse penso que iria gostar deste livro, até porque gosto muito de romances históricos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Ui então penso que este ias mesmo gostar muito, funciona mesmo muito bem como Romance Histórico e ficamos a saber umas coisas mais sobre o nosso povo e o Japonês ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Tens uma nova tag para ti.
    Beijocas e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Obrigado por te lembrares do corvo logo que poder passo lá :D

      Bjs

      Eliminar
  7. Olá Fiacha :)
    Não sou muito dada a Romances Históricos, mas este livro parece ser uma boa aposta (pela tua opinião e pela sinopse).
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Não tenhas a menor duvida, vale bem a pena sim senhor ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Pena não me sentir atraída por históricos, depois dos teus comentários dá vontade de ler, quanto aos escritores nacionais, temos algumas boas provas deles e a SdE já publicou alguns (adoro a SdE, pena estar a mudar)!
    Mais uma vez vale a pena ler as tuas opiniões, deixas-me sempre com vontade de ler ou ....não, este do nosso Emilio Miranda fica anotado para um dia o ler, já li muitas e boas opiniões dele!
    Mais uma vez, obrigada Fiacha!
    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Milu,

      Este é sem duvida um dos melhores livros de um escritor nacional que li até hoje, temos livro, logo fazes muito bem aproveitar para ler caso tenhas oportunidade :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Viva Fiacha,

    Parece ser bastante bom o livro, e vá lá a SdE ainda apostar de vez em quando em escritores das terras lusas, pena não o fazerem mais.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Um bom livro sem duvida e sim a SDE até aposta nos nossos escritores penso que há uma coleção de Romances Históricos e tudo ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá Fiacha

    Adoro históricos como sabes, e este livro parece ser muito interessante. E posso dizer com toda a certeza, que vem para a minha estante. Pouco ou nada sei sobre o desembarque dos portugueses no Japão, e tenho agora a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a nossa maravilhosa história

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Vais adorar e admirar o grande trabalho de pesquisa feito pelo Emílio, vais ver ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá,
    É sempre bom lermos autores Portugueses e melhor ainda gostar assim tanto do livro.
    Parece ser uma boa aposta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Sem duvida uma boa aposta e que se fica a saber mais um pouco sobre o nosso povo e o Japonês, adorei ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Hello Fiacha!

    Aqui está um livro que quero muito ler. Há anos que ando com ele debaixo de olho, desde que saiu, por causa da capa e da sinopse promissora.

    Agora que li a tua opinião fiquei convencida. Excelente opinião, reflete bastante bem o teu gosto pelo livro.

    Também é de enaltecer o teu trabalho na divulgação dos nossos autores!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Obrigado e sim gosto de poder ajudar o que é nacional pois há ai muito talento.

      Vais ler um excelente livro, acredita ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. Oláaaa :D

    Gostei, gostei e gostei :D Muito interessante mesmo e adorei a opinião..
    Vou explorar mais um pouco :)
    Obrigada ;) Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Um livro que vale bem a pena ser lido amiga Carla, vai por mim ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Olá,
    Eu confesso que não sou grande fã de livros históricos, mas é um género literário que gostava de ir experimentado aos poucos e quem sabe um dia gostar.
    Apesar de não apreciar muito este género de livros dá para perceber pela tua opinião que é um bom livro para os amantes do género literário. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Olha um bom livro é sempre um bom livro, seja em que genero é escrito, mas é verdade que temos generos que gostamos mais, normal :D

      E se um dia quiseres apostar tens aqui um bom livro de Romance Histórico ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Olá Fiacha
    Ora bolas devia ter prestado atenção aos comentários mais cedo. Pela sinopse e pela tua opinião acho que perdi a oportunidade de trazer comigo um bom livro. Irei acrescentar à minha lista. E quem sabe brevemente vem para a minha pilha de livros por ler. Lol
    Parabéns ao Emílio, votos de muito sucesso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, luísa Bernardino. E, claro, Fiacha. abraço aos dois e boas leituras.

      Eliminar
    2. Viva Luisa,

      estiveste pelo "nosso" Portugal é normal não teres visto o comentário e sim estamos na presença de um livro muito bom, vais gostar caso venhas a apostar nele :D

      Espero que tenha corrido tudo bem contigo e confesso tinha saudades de te ver por aqui ;)

      Bjs e boas leituras miga

      Eliminar
  16. Obrigado a todos quantos vieram aqui comentar ou pesquisar um pouco mais sobre o meu livro. Agradeço de forma especial ao Fiacha que o leu e que tão bem o defendeu aqui. Abraço a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu pela tua presença no blog, acaba por ser uma mais valia e ainda me motiva mais para seguir em frente, manda sempre ;)

      Abraço

      Eliminar
  17. Parece-me muito bem :D a colocar na wishlist!
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  18. Mais um grande livro de um grande autor, é verdade!
    Já sabias que ias gostar, amigo Corvo. :)
    Mas agora já sabes, quando voltares a escolher um livro do Emílio Miranda irás é ter um sério dilema: qual deles escolher! :D

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Ai já leste, sem duvida que é um livro muito bom :D

      Sem duvida a ver se encontro ;)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  19. Olá!
    Já tinha visto este livro há algum tempo e gostei da sinopse!
    Espero vir a lê-lo.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Isaura,

      Fazes muito bem, pois vale bem a pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  20. Olá Paulo,
    ainda bem que gostaste.
    Confesso que a minha experiência com autores "lusos" é muito pequena, mas do que li recentemente, gostei bastante (Pedro Garcia Rosado).
    Se tiver oportunidade, não deixarei de ler.
    Obrigada pela dica ;)

    ResponderEliminar
  21. Viva,

    Há ai escritores com muito talento este é claramente um dos casos e sim fazes bem em tentar arranjar maneira de ler ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar