quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Leitura masculina versus Feminina



Viva,

O escritor Emílio Miranda fez-me o seguinte comentário que achei interessante para  debate:

"Julgo que existem livros mais masculinos e outros mais femininos (com isto quero dizer capazes de cativarem mais um público ou outro) e eu tenho para ambos os públicos, e o interessante é perceber os pormenores que as mulheres valorizam e os pormenores que os homens valorizam. É interessante. Julgo que daria outro bom tema de conversa: livros mais masculinos e livros mais femininos: que características devem ter uns e outros e de que forma é possível fundir as duas."

Um bom tema de debate que dá pano para mangas :D, penso que a escritora Juliet Marillier é um bom exemplo de como se pode fundir os dois interesses, pois os seus livros apresentam bons romances com personagens complexas e um enredo muito rico.

Que vos parece ? 

27 comentários:

  1. Boa tarde, Fiacha Amigo. Vejo que resolveste dar seguimento à minha proposta. Quanto a mim, julgo que é um debate bem interessante. Veremos o que os nossos e teus amigos e amigas acharão. O desafio está lançado. Esperemos que tenha sucesso ou, pelo menos, que desperte o debate e o interesse de um número alargado de pessoas. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Emílio,

      Sim achei interessante o debate e nada como partilhar com a malta do blog e do grupo.

      Estás à vontade para debater o tema eheh e cá para mim a leitura feminina tem que ter um bom romance, repleto de erotismo ehehe ainda vai ser as características mais marcantes :D...e nada contra quando bem descritas não deixa de ser interessante embora não faça muito o meu género :).

      Mas vamos ver o que ai vem, agradeço mais uma boa ideia para se debater, tal como já tinhas sugerido partilhar os processos de escrita dos escritores...manda mais sugestões que são sempre bem vindas :)

      Abraço

      Eliminar
  2. Olá Fiacha,
    Concordo com a afirmação feita por Emílio Miranda, os homens gostam normalmente mais de ler policiais e livros de acção e isso pode ser abrangente em relação aos filmes.
    As mulheres normalmente lêem mais livros clássicos, romances contemporâneos ou históricos, livros que retratem acontecimentos reais.
    Estou a falar de uma forma globalizante existem sempre as excepções.
    Eu adoro ler um bom policial e um livro de thriller psicológico mas por norma sei que é um género literário que agrada mais os homens.
    Mas não me agrada a ideia de dividir os livros em géneros acho que isso é mais um padrão de fazer separação entre homens e mulheres.
    Se alguém vir um homem a ler um romance de Madeline Hunter ou de Nicholas Sparks estranha mas se for uma mulher não. Isso é mais um dos problemas sociais que infelizmente existem na nossa sociedade.
    Isto é o que eu penso.
    Trata-se de uma homofobia literária.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Carla,

      E pensas muito bem, no fundo muito do que dizes é bem verdade, mas curiosamente o contrario não acontece muito, por exemplo se uma mulher estiver a ler um livro de Ficção Cientifica, tudo normal, infelizmente há muito preconceito :)

      Seja como for o importante é lermos um bom livro, independentemente do género, ainda assim pode haver livros que cativem ambos, mais que a Juliet (que em boa verdade é mais feminino) por exemplo Harry Potter consegue cativar todos, logo até pode haver características comuns a ambos :)

      Bjs e boas leituras ;)

      Eliminar
    2. Olá Fiacha,
      António Lobo Antunes, Saramago, Eça de Queiroz, Aquilino Ribeiro, Almeida Garrett, Júlio Dinis, Vergílio Ferreira, e muitos outros,são para os dois géneros.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Todos estamos fartos de ouvir dizer, e de saber, por experiência própria que homens e mulheres, por razões óbvias, primeiro que tudo, mas também por questões muito mais complexas que se prendem com a forma como uns e outros encaram a vida e o que uns e outros valorizam na vida, como um todo, que - dizia - por tudo isso, lêem, (des) escrevem e olham para a vida e para os livros de maneiras diferentes. Homens focam-se, normalmente, no mais imediato; as mulheres perdem-se e encantam-se com as profundidades. Por norma, homens tiram o azimute mais curto para um objectivo, as mulheres envolvem-se com os pormenores. Os homens são mais primárias, as mulheres mais refinadas. Enquanto eles/nós pensamos normalmente em comer, as mulheres pensam em dar de comer aos filhos e depois, só depois, em comerem elas próprias. Bom, julgo que as coisas apresentadas assim podem parecer muito redutoras, e talvez sejam. Mas a verdade é que a literatura produzida pelo olhar e pelo coração de uma mulher é diferente daquela que é produzida por um homem. Nós mais belicistas, elas mais estrategas. Nós mais de levarmos tudo à frente; elas mais ponderadas. Nós mais preocupados com a acção exterior; elas com a acção interior. Bom, como em tudo, não há regras sem excepção, nem casos onde se fundem muito bem estas preocupações masculinas e femininas. Quanto a mim, na minha escrita, procuro que o meu olhar se reparta entre a parte de dentro e a parte de fora; entre o interior e o exterior. Mas, obviamente que alguns livros, pela sua trama, pelas suas personagens, acabam por se socorrer mais dos nossos instintos masculinos do que dos nossos instintos femininos, e vice versa com as mulheres. Por isso, também, normalmente temas mais bélicos são abordados mais por homens; temas mais reflexivos, sentimentais, introspectivos pelas mulheres. Homens dedicam-se à História Global, as mulheres à História mais concreta, mais objectiva, mais cirúrgica. Polémica a minha visão? Veremos. Não é, claramente, uma visão fechada, em com a presunção de ser uma espécie de verdade, mas apenas um ponto de partida para um debate mais alargado, que pode e deve ser complementado com exemplos de grandes obras de um género e outro. Deixo aqui algumas: O Monte dos Vendavais; Moby Dick; Guerra e Paz, e, só para deixar mais um exemplo, a trilogia da terra chinesa de Pearl S. Buck: Terra Bendita, Os Filhos de Wang Lung e Casa Dividida. E por agora, é tudo. Abraços, amigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem e que bela reflexão esta que enriquece sem duvida muito mais a mensagem, sem duvida que concordo com o teu ponto de vista, é algo que acontece de forma natural e tem a sua lógica.

      Ainda assim penso poder haver maneira de um livro agradar a ambos, por exemplo aconteceu com Harry Potter, ou mesmo Eragon que levou muitos jovens a ganhar hábitos de leitura, será por ser uma leitura mais juvenil ? Outro exemplo é o da Robin Hobb embora seja uma escritora bem menos conhecida.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Ois Milu,

      Ainda bem que gostaste e concordo com o teu comentario de a Juliet ser mais para um publico feminino o que queira referir era que é este tipo de enredo que pode agradar a ambos :D

      Quanto ao ser estranho na altura leres FC ou mesmo ler lol, imagina se fosse a ler um livro do Nicholas Sparks ou mesmo da Nora Roberts, nos tempos atuais...então as 50 Sombras de Grey ui :D

      Mas lá está por exemplo Duna do Frank Herbert, acredito que agrade a ambos, acima de tudo um grande livro :)

      Bjs

      Eliminar
  5. Em contrapartida, Lev Tolstoi, autor de Guerra e Paz escreveu Ana Karenina, um livro que procura compreender e desvendar o universo, não apenas masculino, mas também feminino. E Marguerite Yourcenar afunda-se na história de Roma, procurando entender o pensamento masculino. Por outro lado Jung Chung, uma chinesa exilada, desvenda-nos a história recente da China, segundo uma perspectiva feminina. Já Ross Leckie leva-nos até à crueldade das guerras entre Roma e Cartago, tal como Howard Fast nos narra a revolta dos escravos em Roma, segundo uma visão que, julgo, apenas homens poderiam ter. Visões muito mais bélicas do que aquelas que as mulheres, não obstante as suas capacidades como lutadoras, julgo que jamais seriam capazes de ter...
    Enfim, estes e outros inúmeros exemplos poderão dar-nos uma visão do que é isto de literaturas masculinas e literaturas femininas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem interessante comentário, até serve de sugestão para ler algumas dessas obras :)

      Eliminar
  6. Há nas literaturas femininas uma outra crueza e objectividade tantas vezes afastada das literaturas masculinas, quanto a crueldade das palavras e a profundidade do corte de um machado manuseado por um homem. E no entanto a delicadeza do olhar feminino consegue ir mais fundo, servindo-se apenas de um simples bisturi, seguido sempre por um olhar arguto e quase premonitório, como é tantas vezes o olhar feminino sobre os acontecimentos mais triviais da vida. Enquanto o homem vê o império derrubado, a mulher vê a mais simples das suas vítimas.

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Que belo tema de debate :D por acaso, tenho a sensação de que se notam diferenças entre livros escritos por homens e escritos por mulheres, que talvez advenham das próprias diferenças de género. Focam-se em coisas diferentes e também escrevem de forma diferente. Tenho ideia de que os homens são mais visuais e as mulheres mais emocionais. Mas há casos de excepção. Da mesma forma, também é engraçado ver-se as diferenças das preferências de leitura, e como se alteram. Conheço um rapaz que prefere ler romances mais dramáticos, e uma certa rapariga que gosta muito de policiais. E eu gosto de uma cena sangrenta em romances históricos :P . Há sempre uma relatividade, mas é um optimo tema de debate, Fiacha.
    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Sim também é verdade há certas características nos livros escritos por mulheres do que pelos homens tal como n os casos que apresentas, dava uma enorme discussão eheh

      Eu gosto de crueldade, George Martin mudou-me em certo sentido, pois penso ser importante haver bons vilões e não termos um final feliz :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Fiacha
    Realmente é um bom tema de debate.
    Sim, acho que pensando bem há alguma verdade no que foi dito. Geralmente pensamos que os homens leem mais policiais e mistérios e as mulheres mais romances. Mas também há outros géneros que eu considero que homens e mulheres gostam de ler, como os clássicos e a fantasia. Por isso sim, Juliet Marillier acho que agrada a todos :)
    Mas o importante é cada um ler o que gosta e lhe apetece, independentemente do género.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sara,

      Ora nem mais cada um ler o que lhe apetece, não tenho problemas em ler romance, o importante é que seja um bom livro :D

      Ai a Juliet agrada sempre, desde que o leitor seja persistente e leia o livro até ao fim :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Não preciso de ser persistente até ao fim, geralmente fico logo agarrada nas primeiras páginas :)

      Eliminar
    3. Com os livros da Juliet ? Somos dois :D

      Eliminar
  9. Concordo com a frase.. por exemplo, é raro ver um homem a ler um livro tão lamechas como os de Nicholas Sparks. Mas como em tudo existem exeções, havendo também mulheres que fogem desses livros. Mas sim, de um modo geral acho que existem livros mais atrativos para homens e outros para mulheres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Concordo, há sempre exceções mas por norma é isso que acontece, seja como for acredito ser possível haver caracteristicas que agradem a ambos :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá,
    Concordo plenamente com a afirmação de Emília Miranda, acho que de facto existem géneros literários que agradam mais às mulheres e outros que agradam mais aos homens, mas acho que acaba por ser tudo uma questão de gostos e cada caso é um caso. Normalmente temos muito aquela ideia de que os homens lêem mais policias e as mulheres mais romances, mas tenho a certeza de que existem umas boas excepções à regra pelo que não devemos generalizar porque como disse antes, cada caso é um caso.
    Sem dúvida que esta é uma questão muito interessante e pertinente que dá pano para mangas no que toca a opiniões.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Sim não é de fácil argumentação mas dá para muita conversa, seja como for o importante é cada um ler o que mais gosta independentemente do genero, alias o importante é ler :)

      Bjs

      Eliminar
  11. Olá,
    Também me parece existir essa separação entre livros mais direccionados para mulheres e os que são para os homens.
    É claro que o mais importante é gostar do que estamos a ler. Não importa para qual género é direccionado o livro. Um homem pode ler um livro romântico e bem lamechas e a mulher um policial.
    Mas temos de considerar que determinados livros são dirigidos a ambos os géneros.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Plenamente de acordo, cada qual lê o que mais gosta :D...eu volta e meia gosto de ler um livro do tipo do Sparks, sabe bem e variamos um pouco ;)

      bjs

      Eliminar
  12. Concordo que existe uma clara separação entre livros direccionados para cada um dos sexos e quase sempre é notável logo na fase de marketing, na escolha da capa, etc... No entanto, como já disseram, essa diferenciação não tem que torná-los exclusivos: cada um lê aquilo que lhe interessa e ninguém tem nada a ver com isso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Não podia estar mais de acordo, o importante é termos prazer em ler :)

      Abraço

      Eliminar
  13. Bem, já tanto foi dito aqui, nem sei o que irei acrescentar mais.
    Antes de mais, ao entrar no teu blog (sim, andei desaparecida, motivos pessoais) mal vi o banner pensei logo "conheço isto de algum lado....." =P

    É assim, a meu ver, se formos a generalizar é verdade. Há os livros para gajas e há livros para gajos. Até há livros em que o título é, por exemplo "Para mulheres solteiras" ou "cozinha para homens", portanto nesses, a não ser que querias MESMO contrariar a lógica, o título diz tudo (no entanto ainda ontem encomendei, em promoção, dois livros desses de cozinha para homens para mim, um com receitas, outro com dicas, só para veres como há excepções para tudo).

    Não ligo por ai além aos livros de Nicholas Sparks como já li por aqui, só gostei mesmo de um e porque tem drama até dizer chega e pouca lamechice. O Crepúsculo, por exemplo a mim dá-me volta ao estômago. Mas conheço gajos que fazem muito peito, e já os vi chorar a ler Nicholas e viciados nisso no Crepúsculo.

    É tudo muito relativo. Mas acho que a própria pessoa que escreve, o próprio rumo da história, o tema vira-se sempre para um público. Temos também o caso de literatura juvenil, infantil, etc... Os adultos também podem ler, mas não é a mesma coisa... Certo?
    E até nos putos tens os livros das barbies, tens dos transformers (acho eu, lool), há ali uma separação de géneros.
    E se fores à fnac tens lá "Ficção e Romance" e depois tens um separador à parte a dizer "Romance no Feminino". Ora... Porra? Não é tudo romance? E o romance masculino? Ou será romance de lésbicas? Não sei.

    Prefiro pensar que há livros para cativar todo o tipo de gostos, até os mais esquisitos, desde mórbidos, depravados, tarados, assassinos (lool, mas mesmo, dão demasiadas ideias a pessoa que não bate bem da cabeça), demasiado românticos, nada românticos, para putos, para ... (nah, não vou escrever o que pensavas que ia escrever), até tens livros de estudo, livros práticos, livros de culinária, livros de auto-ajuda, de saúde, livros de tudo!

    Será que me estou a desviar do tema? Qual era a questão? ;)

    ResponderEliminar