domingo, 2 de agosto de 2015

Acácia - Vozes da Profecia de David Anthony Durham







No último livro desta saga épica têm lugar confrontos de poderes e energias inconcebíveis, personagens veem o seu destino cumprido e os desígnios para Acácia serão elevados até à glória redentora.

A Rainha Corinn restaurou a dinastia Akaran ao conseguir manipular a magia terrível sobre o mundo conhecido. O seu irmão mais novo, Dariel, prossegue na sua jornada pelas Outras Terras, tendo-se tornado num defensor da liberdade dos escravos. E Mena avança para norte liderando um exército para aniquilar uma ameaça latente a Acácia, o povo semi-imortal Auldek.
Com punho de ferro e hábeis estratégias políticas, a jovem Rainha reprime uma insurreição e impede a violência de se alastrar no reino… mas à noite é atormentada com sonhos horrendos. Resta-lhe manter a força de espírito para assegurar algo quase impossível: a prosperidade e união pacífica de todas as raças.Opinião:

Só de me lembrar que acompanhei a Coleção BANG! quase desde o inicio, que durante muito tempo chegava a comprar três livros por mês à editora, que a defendi com unhas e dentes, vi a sua ascensão e agora ver a forma como se mantêm, faz-me perder a esperança… Bem sei que sempre irá surgir um ou outro bom livro na coleção, mas sinceramente penso seriamente deixar de a acompanhar por uns tempos e dedicar-me a outro tido de publicações da Editora, pois ai acredito que a qualidade se mantêm, como é o caso do Romance Histórico.

Não me quero estar a repetir, mas custa-me tanto ver escritores com tanta qualidade ficarem para trás, como Dan Simmons, Robin Hobb, Scott Lynch e tantos outros e ver as recentes publicações como a Espada de Shannara de Terry Brooks (que este livro trás um excerto) ou mesmo Brandon Sanderson que até tinha esperanças que fosse uma grande aposta, mas já se sabe que não vai haver mais publicações! Sinceramente não entendo onde a editora quer chegar, mas pronto não vou cansar-me mais com a Coleção BANG! se surgir algo de interessante vou ler, pois sei que virá aí algo de bom a nível de FC do João Barreiros, de resto é partir para outra onda.

Quanto a este livro, que é a conclusão da saga mas que na verdade devia ser uma trilogia pois na sua versão original os livros são pequenos, não gostei como tudo termina, parece que temos um final cor-de-rosa, onde tudo acaba bem. Por outro lado não gostei como o escritor utiliza os elementos da fantasia, para mim completamente desnecessários e que em nada vem trazer mais valia ao enredo, pelo contrario, quando vi um personagem regressar dos mortos e ter um papel tão importante para a conclusão da saga.... Por vezes coloca-se a questão de qual prefiro, se Tolkien se George Martin e para mim George Martin será sempre a minha escolha pelo facto da sua escrita ser mais fluída mas acima de tudo por saber utilizar bem os poucos elementos de fantasia, ser um universo mais real, isto não quer dizer que não reconheça a qualidade no universo de Tolkien, este cativa, fascina-nos deixa-nos maravilhados, mas David A. Durham não.

Não digo que no universo de Acácia não existam coisas boas, a escrita é fluída, as personagens principais até são bem desenvolvidas e acabamos por simpatizar com elas, apresenta-nos situações bem interessantes neste universo a nível de enredo, gostei do contributo dos personagens da Liga para a história, mas a forma como a saga foi concluída e a utilização de elementos fantásticos fez com que ficasse muito desanimado, mesmo reconhecendo que até me chegou a cativar e empolgar a determinados momentos.

Podia dizer mais uma ou outra coisa negativa, como por exemplo os últimos livros terem demorado a ser publicados e dificultar a entrada no enredo pois acompanhamos vários núcleos e com várias personagens em diversos locais, mas fico por aqui.

Acredito que esta saga tenha sido concluída apenas por questões contratuais, estranho como é possível por exemplo o universo de Duna do escritor Frank Herbert, muito mais rico e com muito mais qualidade, ter ficado apenas pelo 2 volume faltando apenas publicar mais um ( prometido pela editora aos seus leitores), posso até compreender que a trilogia estava a dar imenso prejuízo mas e nós leitores ? Alguém me devolve o dinheiro entretanto investido ? Lá está são as tais questões que sinceramente já me cansam e me fazem virar para outro tipo de leituras.

37 comentários:

  1. Boas Fiacha,

    Tens razão em dizer que não vale a pena nos estarmos a repetir em relação à editora, acho que está tudo dito e creio que a editora sabe que os leitores estão insatisfeitos, a questão será se eles irão fazer algo em relação a isso... Sim este ano também estou à espera do livro do João Barreiros e de "As Primeiras Quinze Vidas de Harry August" mas tirando esses a editora está muito fraquinha.
    Em relação ao Acacia foi um livro que nunca me despertou muito a atenção e pelos vistos não é assim nada de outro mundo. Venham outros melhores :D

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luis,

      Sei que acompanhas atentamente a Editora, até és das pessoas que mais comentas na página deles no FB e é como referes está tudo a ficar tão fraquito, mas não quer dizer que não leia mais livros da BANG! até porque vem ai mais um do Brandon Sanderson que embora não me esteja a encher as medidas até estou a gostar.

      Esse livro penso que a malta até comentou ser interessante, vamos ver, por vezes os livros Stand-Alone até valem bem a pena ;)

      Nada mesmo, tinha muito potencial mas não se confirmou, quanto a mim tens ai fantasia bem melhor, olha ficávamos melhor servidos com o Feist por exemplo que tem fantasia mas bem descrita

      Mas pronto seguir para outras ondas espreitando os lançamentos da Coleção se me interessar logo vejo ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá migo,
    Em relação ao Acacia, tinha alguma curiosidade mas não passava disso, já tive para comprar por diversas vezes mas não sei por que acabava por colocar novamente na estante da livraria. Pelos vistos também não vai ser agora que vou adquirir;)
    Relativamente as editoras eu cada vez mais vejo como um negócio lucrativo, em que o leitor está em segundo ou terceiro plano. Existe uma saga que começou a ser lançada acho que em 2011 nem sei a editora, depois o segundo volume saiu em 2012 e nunca mais saiu mais nada, eu adquiri dois livros que até gostei mas essencialmente gastei pelo menos a 15 euros cada, gastei 30 euros para nada, essa é que é essa.
    Por isso agora espero sempre que saia a trilogia ou a saga toda e só depois é que compro, ao que chega a nossa confiança nas editoras.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Carla,

      Olha há muitos bons livros publicados pela SDE que já tens tudo publicado (George Martin é seguro, Robin Hobb, Jacqueline Carey, Anne Bishop e muitos outros) e podes mesmo comprar livros do Simmons, Gavriel Gay que ficas muito bem servida.

      Pois é muito chato, primeiro não terminarem series, dividirem livros, demorar a publicar, más traduções e tanta outra coisa, não anda bem não...

      Bjs e boas leituras, espero que gostes de andar por Westeros :D

      Eliminar
  3. Olá Fiacha

    Começei a ler Acácia há 3 ou 4 anos atrás, o primeiro volume vinha no kindle, como oferta. Entretanto interrompi a leitura pois surgiram outros livros que me interessaram.

    Até que a SdE publicou em pt e eu iniciei a coleção. Talvez não seja uma obra-prima mas lê-se bem, e eu gosto da escrita de Durham. Já agora aproveito para dizer que a SdE tem umas traduções muitos boas e mantém o nível das mesmas.

    Claro que deixar de fora os restantes livros de F. Herbert e Scott Lynch é estranho, e os leitores que investiram nos primeiros livros sentem-se frustrados por não terminarem o que começaram, mas esta questão não vai ter solução tão depressa

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Elsa,

      Sim até se lê bem mas falta algo aquele final e a utilização de elementos fantásticos estragou tudo, pode ser que leias até final e percebas o que quero dizer.

      Pois já nem vale a pena, estou cansado de falar disso :(

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Ora viva!!
    Esta é uma saga que nunca me despertou o menor interesse. Li um excerto e não me encheu as medidas. A premissa central parece-me super batida, não gostei muito dos nomes dos personagens e por aí fora. Com isto não digo que não venha a adquiri-los um dia, como bom fã de fantasia :D Assim como a série do Mago, também nunca me despertou o menor interesse, mas nunca digo desta água não beberei :P
    De qualquer forma ainda vou fomentando o mercado do fantástico em Portugal (para o meu futuro tento contribuir, como autor), enquanto procuro paralelamente descobrir o que vai sendo publicado a nível internacional. E diga-se de passagem, deixam estes autores que vemos a ser publicados a um canto. Enfim, as editoras vendem o que as pessoas querem comprar.

    Abraço e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,

      Pois o problema acaba por ser um pouco esse, as editoras vendem o que queremos comprar, mas ainda assim acredito que vale a pena apostar em livros com mais qualidade, todos ficamos a ganhar :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  5. Li os dois primeiros livros, e sinceramente gostei, tive de interromper a leitura da mesma, por falta de proventos e também porque, como o dizes, a edição dos restantes demora sempre muito e já estou bastante farta de "sofrer" entre e por vezes demorar a entrar novamente nesses Mundos. Como tu, já comprei muitos livros à SdE, posso até afirmar que é a editora a quem eu mais comprei(nos últimos anos), mas como dizes e muito bem, ela está a desiludir-me e muito!! Mas este assunto já nós estamos fartos de comentar e não vai valer de nada, eles fazem o que querem e estão-se a borrifar para os leitores e não é só a SdE. Bem, voltando ao que aqui se deveria comentar, este livro o último da Saga, apesar do que escreveste eu continuo cheia de vontade de o ler.
    Beijos e a continuação de óptimas criticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Milu,

      Bem isso é que é pior, mas sei que tens muitos outros livros para ler.

      Sem duvida é um assunto já muito comentado, acho que ficamos todos a perder.

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá Fiacha,

    Tenho muita curiosidade com esta série da Acácia, até porque a Su fala muito bem dela. Mas confesso que agora me deixaste com algum receio. Talvez um dia leia se me emprestarem os livros, mas duvido que dê dinheiro para os ter na estante... Enfim, pode ser que de futuro a editora dê um pouco mais de atenção ao que os bloggers andam por aqui a dizer e resolvam apostar noutros autores que vocês tanto referem :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Sofia,

      Experimenta, já se sabe que opiniões cada um tem a sua eu pessoalmente gosto muito mais de outros livros que a SDE já publicou, começo e a ver isto ficar um pouco mais negro nesta coleção.

      Duvido que isso aconteça :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá Fiacha,
    Eu tenho, na minha estante, 3 séries que foram canceladas pela SDE. Uma delas tenho realmente muita pena e vou ter de a ler em inglês. Agora prefiro esperar alguns anos para ver se as séries/trilogia vão ser editadas na integra ou se vão haver cancelamentos antes de comprar o primeiro livro. Odeio não saber o final, o que acontece às personagens.
    Quanto ao livro não o vou ler por enquanto. Ando numa fase mais de romances e menos de fantasia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Infelizmente há muitas outras que foram canceladas o que realmente é dasagradável..

      Olha fazes bem, tambem ando com vontade de sair um pouco da fantasia :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Fiacha,
    Conheço apenas de nome este livro. Mas sem o final será difícil começar a ler a série.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Nada como experimentares, até podes gostar, mas estás por exemplo a ler George Martin e esse sim vale bem a pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Amigo Corvo, apesar do desfecho, pretendo ler a trilogia. Espero conseguir voltar a ler e terminar o primeiro livro ainda neste ano.

    Parabéns pela ótima crítica à política da editora. Aqui no Brasil está bem parecido, tanto que estamos fazendo campanha para uma das séries do Brandon ter os direitos de publicação adquiridos por uma outra editora, porque a editora Leya Brasil é péssima no marketing de outros autores de seu catálogo, porque só fazem boa promoção dos livros do Martin.

    Até agora nada de Acácia por aqui, que por um acaso é de responsabilidade da editora Leya Brasil e muita gente está comprando a edição daí ou lendo em inglês mesmo, ou seja, quando a editora lançar os livros por aqui, muitos leitores já terão lido e aí as vendas serão baixas e o mercado editorial cria um falso "O brasileiro lê pouco" que me deixa fula de raiva!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga Cassi,

      Sim como uma boa amante de livros de fantasia que sei que és deves concluir esta trilogia sim, mais a mais já começaste mas não tem nada a ver por exemplo com os nossos amigos Roger Zelazny, Ursula Le Guin e por ai fora, mas pode ser que gostes ;)

      Não tenho grande prazer em fazer estes comentários mas custa-me ver isto estar a acontecer, uma pena e espero que nesse lado as coisas melhorem, pois pelo que tenho visto tem apostado bem forte quer na fantasia quer mesmo na FC, aqui a SDE já esteve bem melhor, mas de longe, hoje em dia custa ver o que estão a publicar, mas lá está publicam o que as pessoas querem :(

      Ler a versão original é mesmo o melhor, pelo menos fica muito mais barato, custa mas é a verdade.....bem verdade pede-se que se leia mais mas depois o que se publica não ajuda nada não, a culpa tambem é das editoras, nos preços dos livros, na divulgação, no que publicam e por ai fora ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá Fiacha!

    Eu li o primeiro livro (ou antes a primeira metade) e fiquei por aí. Não consegui ler mais e acabei por dar o livro à Biblioteca, ficando com a t-shirt =P

    Tudo o que referes fez com que eu não gostasse do livro. Não gostei dos elementos fantásticos, não gostei da forma de escrita e não gostei de algumas coisas estranhas, como o facto de haver vinho do Porto num universo inventado. Ao contrário de ti, acabei por não me sentir empolgada em nenhum momento e não gostei de quase personagem nenhuma. E acho que é demasiado parecido com A Guerra dos Tronos.

    Enfim...são atitudes estranhas as escolhas de terminar ou não determinadas sagas ou trilogias. É como referes, Duna ficou para trás...estes não. Scott Lynch ficou para trás...ao passo que estes livros continuaram! Estranho...ou serão os leitores? Porque talvez estes tenham tido mais sucesso do que os outros que referimos.

    Gostei muito da tua opinião; muito sincera e sem medos. Excelente! =D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      ahaha, fizeste bem, por acaso tambem tenho cá uma :D.....bem se não gostaste dos elementos fantásticos só com a leitura do primeiro livro, então acertaste porque o que vem a seguir piora e muito e o que é triste é que não fazem lá falta nenhuma, mas pronto esta é a história do Durham, acredito que tenha milhares de leitores....por acaso vejo mais semelhanças com Duna, a Bruma, os Povos livres que são escravizados e tal....

      Olha neste caso acredito que o que fez a editora terminar a trilogia foi mesmo as questões contratuais, isto penso eu claro,

      Obrigado acho que é assim que devemos proceder, por muito que custe :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá Fiacha
    Tenho o primeiro livro na estante já há cerca de um ano, mas por alguma razão vai lá ficando. Até tinha vontade de ler mas fiquei com um pouco de receio por causa da tua opinião. E também porque já ouvi dizer que este primeiro livro é um pouco parado e que só no segundo é que há mais ação. O que é normal, que no livro original haja um enquadramento e na segunda parte mais coisas comecem a acontecer. Só que neste caso tenho de comprar o 2º volume para ver este desenvolvimento. E não estou com muita vontade, porque tenho dúvidas se vou gostar da história.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,

      Não tenhas receio de ler o livro, sei que adoraste o Eragon, acredita vais gostar desta serie, apenas não gostei de certas coisitas, mas tem coisas boas e interessantes....se tens o primeiro experimenta, podes é não ficar com uma ideia mais real do livro, pois como é uma divisão da versão original, pode haver um ciclo que não fique devidamente fechado :)

      Mas sei que até andas a ler umas coisas bem boas ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Pronto, vou ver se o consigo ler num futuro próximo :) E depois logo se vê!
      Sim, têm-me corrido bem as leituras.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Abandonei esta série após os atrasos e divisões.
    Li o 1º, comprei o seguinte, mas a partir daí, nada... Tive muita pena, pois gostei do que li na altura.
    Quanto à Editora, da minha parte, não arrisco em novas séries tão cedo.
    Das saídas recentes, poucas me cativaram.
    Colecção Bang para mim, FOI uma colecção de sucesso que deu muito lucro, mas que morreu... Se renasce das cinzas ou não, veremos.
    Beijinhos e boa leitura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nidia,

      Esse tipo de atitudes afasta muito leitor e deixa muita gente descontente, não percebo como ao fim de tanto tempo não se perceba o que se anda a fazer, mas enfim.

      Pois compreendo, arriscamos e depois ficamos seriamente sujeitos a que não seja concluida, que se divida, que se publique ano a ano e por ai fora.

      Eu acredito que seja uma fase menos boa, mas é como digo já não estou nem ai, se sair coisa boa e que me agrade leio :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. Olá,
    Tens uma tag no meu blog, para ti;)
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  14. Olá ,
    Tens mais uma Tag no blog para ti.
    Beijinhos e boas leituras;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai tantas, estou tramado e logo eu que sou preguiçoso :D

      Obrigado por te lembrares de mim :)

      jokas

      Eliminar
  15. Eu sempre fui mega fã da coleção Bang, mas a editora tem-me desiludido e agora só compro os livros depois de terem as coleções completas, prefiro. Por isso é que tenho aqui o 1º desta saga ainda por ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Sem duvida que mais vale esperar um pouco para não ficarmos a ver navios, neste caso nada como experimentares o primeiro volume e se gostares avanças para os restantes pois esta saga está completa :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Olá amigo.
    Compreendo a tua decepção com a colecção. Tenho bastantes livros da mesma não tantos como queria.
    Quanto às apostas da editora já me cansa ler e escrever sobre isso. Nao se pode agradar a Gregos e Troianos e neste caso o ditado é perfeito. Tenho lido um pouco de tudo. Que o Sanderson era boa aposta (afinal não é), críticas à editor por não terminar esta saga (ou lá o que é ) afinal editaram o último mas não é o que se esperava que fosse. E por aí a fora. Enfim, sim concordo que deviam apostar mais em certos autores mas se eles o fizerem vão ser alvo de críticas na mesma.
    Quanto a este livro. Não li nenhum. Nunca me despertou atenção. E estou a ver que não será grande investimento.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      As tantas ainda devias gostar dos livros pois para quem se inicia na fantasia até se lê bem, mas tem coisas que não gostei, talvez por já ter lido coisas bem melhores.

      Quanto à BANG, tenho pena do caminho que está a tomar, mas já decidi que deixarei de me preocupar, há ai muita coisa boa por ler, de resto a Editora decida lá como quer publicar e o que quer publicar, cansei de me chatear :)

      Mas o importante é dizermos o que achamos, foi o que fiz

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. Talvez um dia invista nesta saga ou lá o que é. Por agora tenho muito por ler e muitos livros na lista de compra.

    ResponderEliminar
  18. Talvez um dia invista nesta saga ou lá o que é. Por agora tenho muito por ler e muitos livros na lista de compra.

    ResponderEliminar
  19. Talvez um dia invista nesta saga ou lá o que é. Por agora tenho muito por ler e muitos livros na lista de compra.

    ResponderEliminar