quarta-feira, 25 de março de 2015

Opinião - O Pijama da Gata de Pat R

Olá!
Há umas semanas fui desafiada pelo Fiacha a ler O Pijama da Gata da Pat R. 
Enviou-me o contacto da autora, estabelecemos esta pequena parceria e dias depois chegava a casa o livro. 
Deixo aqui a minha opinião.

Sinopse:

O Pijama da Gata segue o encontro de Jonah e Crystal Philips num ambiente nostálgico da Jazz Age. Os dois conhecem-se em Paris, quando Jonah decide ver a peça Cat’s Pajamas, protagonizada pela magnífica atriz. De volta a Nova Iorque e deslumbrado com a sua beleza, desenvolve um desejo obsessivo, que rapidamente o começa a assombrar. A expectativa e a apreciação por um futuro idealizado que nenhum deles realmente prevê, consome-os no seu presente. A atração instintiva dos dois, conduz-los a um quarto de motel que começa a adquirir as características visuais da sua paixão, marcada por uma sensação de efemeridade, que se vai arruinando progressivamente até ao declínio final.

Opinião:

Como a sinopse indica, estamos perante uma história de amor obsessivo. Eu diria mesmo doentio... 

Crystal Philips é uma actriz de sucesso, cheia de trabalho, energia e admiradores. Talentosa, dona de de um corpo invejável e muito profissional, Crystal não passa indiferente a ninguém. A peça Cat’s Pajamas faz sucesso em Paris e é numa das apresentações que Jonah, um músico profissional de férias com a namorada em França, se deixa enfeitiçar por aquela mulher sensual e cheia de personalidade.

Jonah e Crystal acabam por se conhecer ainda em França, mas é mais tarde já em Nova Yorque que o desejo fala mais alto e acabam por se encontrar. O que podia ser uma série de encontros momentâneos, pedaços de um prazer efémero, torna-se uma obsessão que os vai levar ao declínio. Jonah vive perturbado receio de perder a sua namorada, o seu suporte e o desejo que sente pela actriz. Já Crystal vive o dilema de não se conseguir distanciar da sua nova personagem e o fracaço por não saber lidar com os  seus sentimentos.

É esta história de "amor" doentio que Pat R nos conta de forma muito directa e crua.
Gostei muito da forma como descreveu as personagens principais, fisica e psicologicamente. Crystal aparece muito forte logo ao início e agradou-me bastante, mas ao longo da história foi-me desiludindo, o que não é mau de todo pois penso que era essa a ideia da autora. A autora trabalhou muito bem a evolução psicológica deste casal, e como leitora senti o aquele turbilhão de emoções com eles. O final é mais ou menos previsível, mas a história é cheia de casos e alguns surpreenderam-me.  

Um ponto negativo que aponto, e numa opinião muito pessoal é o facto da leitura a meio se tornar um pouco repetitiva, cansou-me a constante descrição dos corpos das personagens e do ambiente melancólico. Isso atrasou um pouco o ritmo de leitura e durante uma série de páginas eu só queria que as coisas mudassem, que acontecesse algo diferente que mudasse o rumo da história. 

Gostei da Sarah (namorada de Jonah) e gostava que tivesse um papel mais activo na trama.O livro foca-se basicamente no relacionamento de Jonah e Crystal. 

É um livro que pode não agradar a toda a gente, mas tenho a certeza que alguns leitores se vão identificar com os personagens, pois é uma situação que pode acontecer a qualquer um. Quem não ficou já doente de amor? 

"(...) O truque para a solidão era passar muito tempo dentro da sua cabeça. Crystal pretendia projetar-se e, no espelho colocado diante da cama, viu-se refletida na companhia de alguém de figura igual à sua, que a protegia.

"(...) Via-se como um homem puro que era contaminado pelo pecado e que não tinha forças para expelir, que se rendia desesperado às loucuras imediatas de um longo par de pernas e dois olhos muito claros e cativantes. Sabia que isto o forçava a ser muito pouco para Sarah e a carência de inteligência que essa rendição ao desejo simbolizava era-lhe totalmente ilógica,  mas cada vez mais familiar.  

Tenho de dar os parabéns à Pat R pela forma cuidada como escreve. Gostei imenso da sua escrita e de todo o cuidado que teve com a edição do livro, desde o tipo de papel, o tipo de letra, as ilustrações, tudo feito com muito rigor. 
O livro está repleto de referências musicais, o que nos permite imaginar uma banda sonora para a leitura. 

Classifiquei o livro com 3 estrelas no Goodreads, pela história em si, mas isso é apenas a minha opinião pessoal. O livro está muito bem escrito e como referi a escrita da Pat R é muito simples mas rica, muito cuidada, vale a pena ler.

Espero que a Pat R continue a escrever e desejo o maior sucesso.

Podem encontrar mais opiniões literárias e outras publicações interessantes em  http://aguerradossonos.blogspot.pt/ . Há passatempo a decorrer até dia 5 de abril

27 comentários:

  1. Ois Cátia,

    Antes demais agradecer o teres aceitado o desafio, assim acabamos por ficar todos a ganhar, lês um livro e ajudamos a divulgar uma escritora nacional e pelo que acabei de perceber muito simpática e acessivel, ainda bem :)

    Recordo-me que na altura devia ter uns seis ou sete livros de várias editoras para ler e comentar e colocou-me pressão, mas nada que não tivesse sido resolvido.

    Quanto ao livro, parece-me interessante, pelo menos tiveste uma leitura algo diferente do habitual, como algo que no fundo até não deixa de ser comum uma paixão obsessiva.

    Pena as partes algo descritivas que te impediram de ler o livro com mais fluidez, ainda assim pelo que percebi gostaste, ainda bem :D

    Bjs e mais uma vez obrigado pela participação no blog ;)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo comentário.
    Sem dúvida que a Cátia está de parabéns, sei que se esforçou para dar uma opinião positiva da escritora. :D
    De qualquer forma não é um género literário que me atraia e a história parece-me um pouco deprimente.

    Abraço, amigo Fiacha.

    PS: E acho que fazes bem em "delegar tarefas" xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações :D

      Sim a Cátia quando se esforça apresenta mensagens muito fixes, por vezes pode é não ter tempo, isto digo eu claro, mas tenho sentido isso :)

      Isto das opiniões é complicado, por norma tento ver os aspetos positivos e dar-lhes destaque, mas se vir negativos e tiver que apontar, faço-o não pode ser de outra maneira, mas penso que a Catia referiu isso mesmo no comentário, o que gostou e o que nao gostou :D

      Olha que por vezes somos surpreendidos, o que para muitos é muito mau, depois ao lermos gostamos, já me aconteceu :P

      Tem que ser, mas a malta ainda é mais preguiçosa que eu eheheh

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
    2. Sim, também acho que ela fez muito bem isso. E ela gostou da escrita o que é muito importante.
      Tens de beliscar os teus colaboradores :P

      Abraço :)

      Eliminar
    3. Sem duvida ;)

      lol qualquer dia levas um descansa :D

      Eliminar
    4. Oi Fiacha,

      Foi uma experiência e uma leitura diferente do habitual. Desde que possa estou sempre ás ordens, mas como dizes nem sempre tenho tempo para me dedicar aos textos e às leituras.
      Desculpa vir tão tarde mas o trânsito estava um caos :P

      beijinho

      Eliminar
  3. Olá!

    Parabéns pela iniciativa. Acho sempre bom divulgarmos autores nacionais! Nunca me canso de dizer isto :)
    Quanto ao livro parece interessante e gosto imenso da capa e do título. Muito criativo.
    Gostei muito da tua opinião.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Isaura,

      Ainda bem que gostaste, créditos para a Cátia que esteve muito bem e estou contigo, ajudar a divulgar escritores nacionais ;)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Isaura e Fiacha.

      Eu gosto muito de ler autores nacionais e de divulga-los. Não o faço tanto por patriotismo, mas sim por gosto, por proximidade... não sei explicar =)

      Obrigado e beijinho

      Eliminar
  4. Olá Cátia e Fiacha :)
    Fiquei entusiasmada com a história, parece bem interessante. É fora do habitual esse tipo de leituras na minha estante. Tenho mesmo de ler.
    Mais uma excelente opinião Cátia.
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Sem duvida algo diferente, se leres depois partilha a tua opinião ;)

      bjs

      Eliminar
    2. Olá,

      Obrigado =)
      Se leres depois partilha, gostava de ler outras opiniões.

      beijinho

      Eliminar
  5. Olá Cátia
    Parabéns pela opinião, está muito boa e dá uma ideia muito clara do livro. Não conheço nem a autora nem a obra e fiquei com ideia de que gostaste da escrita, isso é bom, pois é mais um talento nacional a explorar.
    Quanto ao livro em si, para ser sincera, é um tema que não me atrai muito. Não por ser deprimente, mas sim pelo tema em si.
    Na minha opinião esse tipo de amor é doentio e nada traz de positivo. é verdade, como dizes, que por vezes ficamos doentes de amor, mas essas doenças devem ter uma cura para que não fiquem descontroladas e cresçam de uma forma saudável e feliz :)

    Fiacha, quem é preguiçosa ? ** assobio** (a olhar para o lado)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Caminhante,

      Se hoje publicares aqui algo, retiro o que disse eheheh

      Ainda bem que gostaste cdo comentário ;)

      bjs

      Eliminar
    2. Oi Caminhante ainda bem que gostaste da opinião.
      Não é um livro para todos os gostos. Apesar da gostar de escrita penso que se não tivesse lido como desafio ia arrastar a leitura por mais umas semanas.

      beijinho

      Eliminar
  6. Olá amiguinhos :)

    Mas que bem...
    Eu mais uma vez não conhecia a autora nem o livro. Acho que não é bem o meu género ainda assim achei interessante. Cátia no verão empresta este livro sff. Gostava de ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luisa,

      Olha boa ideia, quando estiveres com a Catia pedes emprestado :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Fiacha e olá Luísa.

      Claro que empresto!! E tu és uma mulher tão despachada que já estou curiosas para saber a tua opinião :P hehe

      beijinho

      Eliminar
  7. Olá,
    Gostei muito do comentário.
    Não li o livro mas fiquei curiosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Tânia,

      Quem sabe venhas a ter oportunidade de ler :D

      bjs

      Eliminar
    2. Oi Tânia.

      Ainda bem que gostaste e a ideia é essa. A Pat R tem mais um livro publicado talvez leia um dia e o tema não me parece tão melancólico :D

      beijinho

      Eliminar
  8. Olá!

    Gostei bastante da opinião e fiquei curiosa, parece ser interessante. Há que divulgar os nossos autores e promover as suas obras. Muito bem!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miss Lamora =) (Lamora em homenagem ao nobre vigarista?, conheci no mês passado e estou a adorar :D)

      Acho importante conhecer-mos e divulgar o que é nosso.

      beijinho

      Eliminar
    2. Oi Miss Lamora =) ( É homenagem ao nobre vigarista? Conheci há poucas semanas e estou a adorar :D)

      Ainda bem que gostaste. É importante divulgar o que é nosso :)

      beijinho

      Eliminar
  9. Olá Cátia!

    Gostei de ler a tua opinião. Mas ehhhh... amor obsessivo.... não me parece livro para mim... Ainda assim não deixa de ter uma permissa interessante para quem goste deste género :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia,

      pois... não é um tema fácil e contagia um pouco. Foi um desafio a que me propus e não me arrependo nada, mas acho que agora preciso de umas comédias para animar :)

      beijinho

      Eliminar
  10. Gostei da opinião. Não me parece ser o meu tipo de livro, embora pareça interessante.

    ResponderEliminar