domingo, 22 de março de 2015

"O Rei de Ferro e a Rainha Estrangulada" de Maurice Druon

Sinopse

Uma saga histórica inesquecível! Ao morrer na fogueira, o Grão-Mestre dos Templários lançou uma terrível maldição a Filipe, o Belo, o Rei de Ferro. Sereis malditos até à 13ª geração da vossa linhagem: E a maldição cumpriu-se!

Jacques de Molay passara os últimos sete anos nos cárceres da Inquisição. Aquele homem, outrora poderoso grão-mestre da Sagrada Ordem dos Cavaleiros Templários, tinha suportado a tortura e a humilhação de ser acusado de heresia. Ele, que brandira a espada no fragor das cruzadas e pusera a vida ao serviço da fé católica, estava agora, naquele dia 18 de Março de 1314, prestes a morrer na fogueira perante uma multidão ansiosa por assistir ao sinistro espectáculo.

Mas o fogo que lhe consumia o corpo não conseguira vergar-lhe o espírito e, recorrendo às suas últimas forças, lançou uma última maldição: «Malditos, malditos! Sereis malditos até à 13ª geração!». Nenhum dos presentes duvidou que a maldição se dirigia expressamente a Filipe, o Belo, o rei de lendária beleza, senhor absoluto da França. E a maldição cumpriu-se.

Durante mais de meio século, os reis sucederam-se no trono de França, mas sempre por pouco tempo. Desde intrigas palacianas a mortes súbitas e inexplicáveis, batalhas entre dinastias e guerras desastrosas, tudo parecia fatalmente regido pelo trágico destino dos reis malditos.


Opinião:

Não digo que tenha sido o melhor livro que li da Editora Marcador, mas é sem dúvida mais uma excelente leitura e a confirmação que a editora publica livros com muita qualidade. Aliás, este livro, é constituído na realidade pelos dois primeiros volumes de uma serie denominada "Os Reis Malditos", e que é muito elogiada pelo escritor George Martin:

" Se é um apaixonado por história ou um fã de fantasia, este épico de Maurice Druon irá prende-lo da primeira à última página. Esta é a Guerra dos Tronos original.

Reis de Ferro e rainhas estranguladas, batalhas e traições, mentiras e luxúria, a maldição dos Templários, a desgraça de uma grande dinastia...."

Maurice Druon é o melhor romancista histórico desde Alexandre Dumas"


Como se percebe o enredo é rico, bem desenvolvido e fruto de um trabalho de investigação muito bem elaborado, repleto de guerras pelo poder, conspirações, adultério, escândalos, traições, reviravoltas, mas escrito de uma forma que nos faz suspirar por saber mais a cada página que vai sendo lida. Se tudo isto é verdade, por outro lado, acabamos por perceber bem o que está em jogo pois o escritor vai fornecendo informações sem nunca tornar a leitura descritiva.

Penso que pelo que descrevi em cima já se pode perceber o porquê de George Martin tanto elogiar o livro, mas penso que podemos ver outras semelhanças com as suas "Cronicas do Gelo e Fogo", pois aqui não temos personagens nem boas nem más, cada uma apenas luta pelos seus interesses e acabamos por perceber as motivações de cada um. Poderá a personagem Mindinho ter algumas semelhanças com Marigny ? Poderá a maldição, tão importante para o enredo feita pelo Templário Jacques Molay ter alguma semelhança com a prece de Arya ? Mas é na intriga politica que mais se assemelha e claro na forma rápida e magistral como o escritor nos faz gostar de várias personagens apenas com uma breve descrição das mesmas, gostei mesmo muito.

É óbvio que são livros diferentes, e este não necessita que se procurem semelhanças com George Martin, agora o que digo é que tenho a certeza absoluta que, quem como eu goste de Martin, vai adorar este livro.

Faço votos que a editora Marcador continue a publicar os livros seguintes, é do melhor que tenho lido de Romance Histórico, adorei a mais-valia que os banqueiros Italianos vieram dar ao enredo, pois este promete e muito, acredito que ainda tenhamos muito por ler sobre os Templários e prevejo mesmo que estes embora praticamente extintos ainda venham a ter uma palavra muito importante para o desfecho final. Mais que isto não posso comentar para não efetuar grandes spoilers.

Mais uma pérola descoberta, um livro magnífico, com uma narrativa muito fluida e que só posso recomendar, não deixem passar ao lado.

61 comentários:

  1. Boas Fiacha

    Parece bastante interessante e depois de ler a tua opinião fiquei com mais vontade de o ler.

    Tenho preferência por romances deste género :)

    Bom Domingo e Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Stark,

      Por acaso este livro tenho a certeza será bastante do teu agrado pois tem em muita coisa semelhanças a George Martin, mas tenho que reconhecer não necessita dos elogios e comparações com Martin, pois é muito bom mesmo :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  2. Já me falaram muito bem deste livro. Muito bem mesmo. E com a tua opinião.... Pode ser que suba um pouco na wish ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Cata,

      Aquilo que posso dizer é que é muito bom, não digo o melhor Romance Histórico mas se o trabalho e a obra mantiver esta qualidade pode lá chegar e depois é o comprovativo que a Marcador publica grandes livros, tenho tido grandes surpresas mesmo ;)

      Recomendo, não deixes passar ao lado, nem que leias em digital ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Fiacha

    Este livro é fantástico, já o li o ano passado e Gostei bastante. A Marcador tem sido uma grande surpresa

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Elsa,

      Sem duvida ainda estou surpreendido com a qualidade do livro, acredito que todos os coemntarios que aqui vir de pessoas que o leram, confirmem a qualidade do livro, embora possa haver obvio quem não tenha gostado, mas deve ser raro :D

      Sem duvida a Marcador está a surpreender-me e muito :)

      Espero que publiquem os restantes livros, isto sim é bom ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Ora mais um para a lista!

    Isto de ter uma lista que aumenta todos dias não está fácil, não... ;)
    Eu bem tento ameaçar o Corvo que o vou depenar, mas nunca cumpro, e depois é isto, ele faz o que quer! :D

    Este livro tem contra ele o facto de não ser livro único, e se clahar demasiada intriga é capaz de me tirar a paciência, mas realmente com tantos "ingredientes" tem de ser uma obra mais extensa. E se tiver mais Romance Histórico que Fantasia, melhor ainda, que já tenho saudades do género. ;)

    Não vou apostar já nele, mas certamente que a opinião do Fiacha ajuda imenso a dar atenção a um livro que, de outra maneira, me teria passado totalmente despercebido. :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Stark

      Não te vai chatear tenho a certeza, vais ler da mesma forma que lês um livro de George Martin e embora possa enganar um pouco o comentário do Martin, aqui não temos fantasia, apenas realidade e tudo muito bem retratado, um dia quando poderes aposta que não te arrependes, são estes livros que me fazem ter vontade de pedir a todos que os leiam pois um dia ainda se vão lembrar da minha recomendação ;)

      Bjs e obrigado pela visita, tenhas grandes leituras ;)

      Eliminar
    2. Pois, o comentário "Se é um apaixonado por história ou um fã de fantasia (...)" é que me induziu em erro. ;)

      E sim, se é só Romance Histórico, sem Dragões Renascidos, Espadas Mágicas Flamejantes e Princesas Choninhas (como diria o Tio Barreiros....) aí sim, acho que tem mais interesse. lol

      Bjokas

      Eliminar
    3. Isso mesmo um enredo muito rico, repleto de personagens interessantes mas sem magias, para já :D

      Jokas

      Eliminar
  5. Olá Fiacha
    Parece bem interessante este livro. E ao que me venho a aperceber a marcador tem livros muitos bons. Mais um livro a anotar obrigada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Lince,

      Este é mesmo daqueles que te recomendo sem reservas mais a mais sabendo que gostas tanto de George Martin, um livro que vais adorar tenho a certeza ;)

      Sim a Marcador está a surpreender pela positiva, seja romance, romance histórico tem publicado bons livros sem duvida :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Viva Fiacha,

    Ainda bem que gostaste, só oiço dizer bem deste livro e com certeza já está na minha lista. E sim espero que a editora Marcador continue a publicar livros assim, que não se acanhe em publicar estas obras como certas editoras que conhecemos.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Gostei bastante e sei que tambem irias gostar pois Martin vem beber muito deste escritor, vale bem a pena ;)

      Sim a Marcador está a surprender-me pela positiva :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá, amigo Corvo! Estava esperando ansiosa a tua opinião. Eu já tinha lido a resenha de um amigo aqui sobre o livro. Achei interessante a editora publicar dois livros em um. rs

    Sem dúvida, o Martin tirou boas ideias desse livro e a sua comparação foi perfeita, nada presunçosa como já vi fazerem em outros blogs e sites.

    Aqui todos os volumes foram lançados, mas a série está fora de catálogo e a editora não quer lançar novas edições.

    Abs e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga Cassy,

      Sem duvida que foi bom terem publicado dois livros num, um exemplo que devia ser seguido por muitas editoras, bem observado, há aquelas que divem um em dois :D

      Foi a sensação que fiquei e como o Martin de facto elogiou muito o livro, acabei por dar mais importância a esses pormenores e temos aqui mortes crueis ;)

      Ai tomará que voltem a dar oportunidade a estes livros, são muito bons mesmo :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Fiacha

    Sem dúvida que parece ser um livro bem interessante. E por incrível, contrariamente ao que muitas editoras vêem fazendo, a Marcador junto dois livros num só !! muito melhor do que separar só por separar e para lucrar mais dinheiro.
    Bem me parece que é uma editora a levar muito a sério :)
    Bons livros, diversificados e com uma atitude bem simpática.

    Mas não estou aqui a comentar a editora, mas sim o teu comentário que está muito bom :) esses convencem-me... para já não posso, mas será uma leitura a ter em conta, sem dúvida.
    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Caminhante,

      mas não deixa de ser uma grande verdade, publica dois livros num e livros com muita qualidade, por exemplo comparando com Martin, a SDE divide em dois o livro original :)

      Sem duvida estou a ser agradavelmente surprendido pela editora ;)

      Obrigado isso é o mais importante sinal que consegui chamar a atenção para este excelente livro, lê quando poderes pois vale bem a pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Eu disse-te que era bom :P Mas só li o Rei de Ferro, a Rainha Estrangulada não. Foi numa versão antiga :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      E a qualidade mantém-se, tens mesmo que ler pois é muito bom ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá

    A sinopse pareceu-me bastante interessante, mas depois de ler a tua opinião fiquei mesmo cheia de vontade de ler este livro, ainda mais porque gosto muito de "As Crónicas do Gelo e do Fogo" :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  11. Olá

    A sinopse pareceu-me bastante interessante, mas depois de ler a tua opinião fiquei mesmo cheia de vontade de ler este livro, ainda mais porque gosto muito de "As Crónicas do Gelo e do Fogo" :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sara,

      Então este livro vai-te encher as medidas, uma excelente aposta só te digo ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá amigo Fiacha,

    Obrigada por mais esta crítica :) Eu não conheço este escritor mas a sinopse e a tua crítica já me despertaram a curiosidade! :) Quem sabe num futuro próximo :D

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      É esse o objetivo, dar a conhecer este excelente livro, espero que venhas a ter a oportunidade de o ler, pois vale bem a pena ;)

      Bjs, boas leituras e boa semana :D

      Eliminar
  13. Mas que grande crítica!
    Não conhecia o livro nem o autor, mas depois deste post, vou certemente prestar atenção.
    A editora Marcador está em altas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva miga,

      Obrigado, penso que mais não posso fazer para elogiar estes livros, não deixem passar ao lado pois esta a um nível muito superior de muito que por ai se publica :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. E fazes muito bem!
      Cada vez mais, temos de apostar em bons livros. Tanto as estantes como as carteiras agradecem. :D

      Eliminar
  14. amigo Fiacha,

    se a Marcador por "alguma" razão não publicar os restantes livros da série ( são sete no total), pelo menos esta já existe integralmente publicada em Portugal, numa edição da extinta Difel e ainda em capa dura no Circulo de Leitores.

    Disse-me um "passarinho" que quer o Putin quer o Sarkozy ( para alem do Martin) têm esta série como livro de cabeceira, e baseiam-nos nos seus enredos para a sua estratégia política.

    ...Escusado será dizer que acabei de condenar o "passarinho" à morte!......:):):)

    ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Ubik,

      Pelo que soube a Marcador vai continuar a publicar os livros seguintes, bom sinal e espero que mantenha a ideia de publicar dois livros num isto é junta dois em um, algo bem diferente do que estamos habituados a ver, mas obrigado pela informação, são um poço de informação vocês :D

      Ai a Difel que publicava tanta coisinha boa :)

      Ai esses passarinhos, fizeste tu muito bem ehehe, eu tive vontade de fazer o mesmo a um tal de Jesus :D

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  15. Olá, Fiacha!
    Parece-me muito bem ;D vou colocar na wishlist.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações Su,

      Fazes bem, vale bem a pena vai por mim ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Olá Fiacha :)

    Parece-me uma boa recomendação. Ainda assim não consigo deixar de carregar outra vez na mesma tecla, em relação às capas. Quando entrei no teu blogue e a vi, pensei logo que estarias a falar de um livro da sde. Pelo que dizes não há semelhanças entre este e os livros de Martin, mas a capa parece feita para nos fazer lembrar A Guerra dos Tronos. É bonita, sim, mas acho que percebes o que quero dizer...

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sofia,

      Olha quem sabe foi uma maneira de chamar a atenção agora não deixes passar ao lado este livro, a serio isto é mesmo muito bom, caso queiras até posso emprestar, mas verás que é este tipo de livro que dá gosto ter nas nossas estantes ;)

      Jokas

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Sim, não é pela capa que deixo de comprar um livro que tem boas criticas. Até mesmo o outro da sde, que é cópia da capa do Hunger Games. Mas fico sempre com aquela ideia de que a editora não acredita no potencial do livro por si só e tem que chamar a atenção desta forma. Percebes o que quero dizer, não é? Mas já está na wishlist, pareceu-me muito bem :)

      beijinhos

      Eliminar
    4. Esse livro que a capa é identica ao dos Jogos da Fome é muito bom só te digo, ainda nãoa cabei mas está a ser uma bela surpresa ;)

      Eliminar
  17. Viva Vanda,

    Fszes muito bem um livro que vale bem o dinheiro empregue e ficamos a suspirar por saber mais ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá ^_^ Parabéns, gostei muito de ler o post. Achei muito interessante e é uma leitura que me agrada pelo tema. Parece-me uma história de qualidade :) Fica a (boa) recomendação :D só me assusta o nº. de livros a ler...Boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva miga,

      Obrigado ainda bem que gostaste e vale mesmo muito a pena miga, nestes casos quanto maior a saga melhor eheheh

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  19. Olá Fiacha,

    Parece ser uma leitura interessante. De facto a Marcador parece ter livros muito bons. Gosto muito dos livros deles.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Isaura,

      Tenho tido grandes surpresas com a Marcador é bem verdade, um dos seus melhores livros que li ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  20. Olá Fiacha :)
    Apesar de não gostar muito deste género, fiquei interessada. Com certeza mais um para a minha lista de leituras :)
    Excelente post, mais uma vez.
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Obrigado e acredita vale mesmo muito a pena, venham rápido os seguintes ;)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  21. Oi Fiacha,

    Mais um livro da Marcador que me parece muito bom.
    Já estava de olho e só esperava uma boa opinião para me convencer :D Vai já para a lista.

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cátia,

      Conheço esse chapeu de algum lado ehehe, e olha o dono gostou muito do primeiro livro ehehe

      Vale muito a pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. :P Também me parece que sim kkk

      Eliminar
  22. São 7 volumes ( acho eu). Preparem-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Barreiros,

      Sim mas a editora está a juntar dois em um, pelo menos no primeiro livro e sei que vão continuar a publicar os restantes livros, logo é sem duvida uma excelente aposta ;)

      Abraço

      Eliminar
  23. Olá Fiacha,

    Não podia concordar mais contigo, é um livro excelente mesmo. Li-o no Verão passado e fiquei completamente maravilhada! Agora é esperar ansiosamente pelos restantes volumes :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nádia,

      Sem duvida quem lê o livro não lhe fica indiferente e pelo que soube vamos ter os restantes publicados, está previsto agora quando é que não sei :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  24. Olá amigo Fiacha,

    desculpa só vir comentar agora, mas não pude antes.
    Vi que gostaste bastante da obra e isso é sempre um incentivo à leitura! Tenho ali na estante para ler e estou muito curiosa.

    A Marcador tem apostado em excelentes obras. Até agora só li bons livros da editora.

    Com o currículo que este têm (GRR e assim =P ) não admira que seja excelente! Gostei muito da tua opinião.

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Vens SEMPRE a tempo e sim é uma leitura muito boa, tenho a certeza que vais adorar, conhecendo-te como conheço ;)

      Toca a ler e a divulgar, vais ficar a suspirar por mais :D

      Sem duvida a Marcador está a publicar muitos bons livros e vai sair um em abril que deve ser um excelente policial ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  25. Olá,
    Parece ser um livro fantástico e fiquei curiosa. Nunca li nada do autor mas queria começar por livros individuais ou trilogia (não sei se o autor tem) para ver se gosto ou não porque eu gosto de ler as séries completas e começar com uma de 7 livros é complicado se eu não gostar. O que recomendam?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Tens muita coisa boa por ler, desde Dan Simmons, Frank Herbert, Scott Lynch, Joe Abrencombie, Peter V. Brett, George Martin, Robin Hobb, Bernard Cornwell e por ai fora, mas olha que esta serie tem muita qualidade e vale bem a pena, vai por mim ;)

      E atenção que esta serie pode ser menos livros, pois a Marcador publicou dois livros num :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  26. Olá :)

    Não sei se vou ou não ler este livro, mas obrigada pela sugestão! Gosto muito de fantasia. E de romances históricos tenho vindo a gostar também! Vamos lá ver :)

    Beijinhos,
    Rosana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Rosana,

      Olha devias ler, mais a mais tens parceria com a Marcador, cada vez a gostar mais desta editora ;)

      Tens aqui um excelente Romance Histórico só te digo :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  27. Olá Fiacha. :)

    Outro volume que não conhecia da Marcador, mas que parece ser prometedor. Gostei da forma como descreveste o livro e das semelhanças a Martin, embora acredite que seja bom sem ser preciso realizar essas comparações. :) Fica, sem dúvida, debaixo de olho!

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Se tiveres oportunidade lê este livro que vale bem a pena, ADOREI e espero que publiquem a continuação o mais breve possível :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar