quarta-feira, 11 de março de 2015

"O Poço da Ascensão" volume 2 da trilogia Nascida nas Brumas de Brandon Sanderson




Sinopse

Uma das sagas de fantasia que mais sucesso teve nos últimos anos. Todos os fãs do género deveriam ler. 


Alcançaram o impossível: o mal que governara o mundo pela força do terror foi derrotado. Mas alguns dos heróis que lideraram esse triunfo não sobreviveram, e eis que surge uma nova tarefa de proporções igualmente gigantescas: reconstruir um novo mundo. Vin é agora a mais talentosa na arte e técnica da Alomância e decide reunir forças com os outros membros do bando de Kelsier para ascender das ruínas de um passado vil.
Venerada ou perseguida, Vin sente-se desconfortável com o peso que carrega sobre os ombros. A cidade de Luthadel não se governa sozinha, e Vin e os outros membros do bando de Kelsier aprendem estratégia e diplomacia política enquanto lidam com invasões iminentes à cidade.
Enquanto o cerco a Luthadel se torna cada vez mais apertado, uma lenda antiga parece oferecer um brilho de esperança: o Poço da Ascensão. Mas mesmo que exista, ninguém sabe onde se encontra nem o poder que contém… Resta a Vin e aos seus amigos agarrar esta fonte de esperança e conseguir garantir o seu futuro e futuro de Luthadel, cumprindo os seus sonhos e os sonhos de Kelsier


Opinião:

Se já tinha ficado agradavelmente surpreendido com o primeiro volume, penso que este livro só veio confirmar que estamos na presença de um dos grandes nomes da fantasia atual. Na minha opinião, este segundo volume, supera o anterior, tendo-me agradado bastante.

É verdade que não exibe um universo muito diferente do que é habitual na fantasia, mas este escritor, sem dúvida, sabe montar um enredo muito consistente, excelentemente preparado e muito bem desenvolvido, deixando-nos logo de início completamente viciados na sua leitura. Gostei da forma como nos transmite uma quantidade enorme de informação sobre as várias vertentes do enredo, sem nunca ser descritivo, seguramente que não é fácil e Sanderson continuou a fazê-lo com mestria.

Este facto não significa que o enredo não tenha falhas e isso já o João Barreiros o comprovou, e muito bem, no comentário ao livro anterior. É verdade, mas não deixa de ser uma leitura que me cativou desde o início.

Gostei muito do desenvolvimento que o escritor deu às suas personagens principais nomeadamente Vin, Sazed e Elend Venture e penso que o volume seguinte promete muito. Tudo está a ser devidamente preparado para um grande final de saga, inclusivamente penso que foi encontrado o herói das eras, mas vamos ver como vai ser encerrado, pois há, por ai, várias sagas que têm algumas semelhanças.

Penso que o escritor podia ter dado um destino bem diferente ao personagem Zane, muito do mistério girava em torno deste que, quanto a mim, estava a ser o melhor de todos, pois trás algo de diferente. O mesmo se passa em relação a Marsh, personagem tão interessante e que mal apareceu neste volume. Já observamos algo semelhante com Patrick Rofhuss, o enredo, as personagens, a escrita cativam muito mas a nível de enredo as coisas não avançam, acho que este livro podia ter mais ação, o que não quer dizer, obviamente, que não tenha tido interesse. Mas nota-se claramente o caminho que o escritor está a dar, as guerras políticas e intrigas existentes são algo secundário face a tudo o que está para chegar.

Gosto muito da magia apresentada pelo escritor mas, em certo sentido, até é acaba por ser um ponto negativo nos seus livros, na minha opinião. Não gosto de ver as personagens com capacidades de voar e com imensa força, mas é fantasia e pode aceitar-se, mas preferia encontrar personagens mais "normais". E havia mesmo necessidades dos Colossais ?

Há muito mais, sem dúvida, mas não quero estar aqui a descrever nada até para não fazer grandes spoilers. Se tudo terminar como penso, este poderá tornar-se um dos meus escritores preferidos de Fantasia. Percebo agora porque foi o escolhido para acabar a saga A Roda do Tempo de Robert Jordan, sem dúvida que estamos na presença de um escritor muito talentoso.

Só não entendo é como a editora mesmo informando que o primeiro livro vendeu bem, já anunciou que apenas vai concluir esta trilogia do autor não percebo sinceramente.

Recomendo sem reservas e ansioso para ver como será tudo isto concluído.

63 comentários:

  1. Assumindo o meu receio por novas séries, esta triologia ficou de lado.
    Não por falta de curiosidade, mas por medo de cancelamento por parte da editora.
    Quando sair o último, espero dar-lhe a oportunidade merecida.
    Fiacha, se pudesse esta série comparar a outro autor, qual seria?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nidia,

      Olha não o deves fazer até porque é uma das mais fortes apostas da Editora na coleção BANG! dos últimos tempos e está assumido que a vão publicar na integra e pelo que percebo sem divisões.

      Penso que essa lição já a aprenderam, não dividir os livros e em especial não deixar a meio, isso seria neste momento muito mau mesmo ;)

      Se compram no fim a editora acaba por ter poucas vendas e deixar de publicar mais livros mas compreendo que atualmente os leitores pensem dessa forma, culpa da editora que deixou várias series por concluir

      Epa não é fácil, mas temos o Heroi das Eras, cheira em certa medida a Duna do Herbert, a algo de Martin, a algo de Jordan, mas qualquer um que referi são melhores que o Sanderson quanto a mim, mas este escritor tem coisas boas sem duvida, vale a pena ;) (espero ter ajudado)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. É uma das fantasias mais aclamadas de sempre...li o primeiro livro e adorei! Quanto a este 2º livro, mesmo não sendo dividido, acho o preço excessivamente alto...vou ter que aguardar que apareça uma boa promoção!

    O pior disto, é que muitos como eu, vão fazer o mesmo...e as vendas vão cair muito em relação ao 1º livro, que até vendeu muito bem! Espero que terminem a trilogia...mas o último livro já deve ser dividido!

    Agora a SdE virou-se para a literatura erótica e para os clones de outras fantasias YA, que tiveram algum sucesso por cá...

    Pato Vaz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Pato,

      Sim mas é sempre um pau de dois bicos digamos, se dividirem fica mais caro, mas concordo ainda assim está caro e correm sérios riscos deste volume não vender tão bem :(

      Sem duvida, acredito até que a malta espera pela trilogia completa para só depois comprar, complicado...se dividirem o último é muito mau mesmo :(

      Pois é o que os leitores querem, vende bem :D

      Abraço e a ver se lês este ainda está melhor que o primeiro ;)

      Eliminar
  3. Já pedi aos meus pais para mo comprarem para quando voltar (embora provavelmente o leia mais tarde) :P
    Tenho muita curiosidade em saber como vai avançar a história :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva José,

      Quanto a mim o livro melhora mas tem aspetos que não gostei tanto em especial os de fantasia, há coisas desnecessárias ;)...mas é um bom livro, vais gostar ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  4. Eu vou ler a trilogia em ebook em inglês, mas não vai ser para já. De momento estou curiosa, mas não excessivamente curiosa

    Quanto à SdE: típico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Cata,

      lol fazes bem e vais ver que até vais gostar ;)

      Pois sinceramente não percebi, ao menos vão acabar a trilogia, espero :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Vamos ver, vamos ver... não confio neles e neste momento estou reduzida a um livro deles para comprar e nem é para mim. É para a minha mami :P

      Eliminar
    3. Espero que mude, mas para isso tambem eles tem que mudar :D

      Eliminar
  5. Boas Fiacha,

    Sanderson é um dos maiores fenómenos mundiais da fantasia actual, li o 1ºVolume do Misborn e gostei bastante, li também o The Way of Kings e Adorei (com ênfase no A grande), por mais que o critiquem e o mandem abaixo, epá esqueçam, ninguém é perfeito, o que é que interessa que ele escreva Juveniles ou que a atmosfera não seja propicia a desenvolver fauna e flora?! Para mim o que me interessa é uma história que entretém e personagens apelativas, já nem falo dos sistemas de magia em que Sanderson é dos talentos mais originais que já se viu. Este é compra certa, mas não para já, em principio na Feira do Livro de Lisboa deste ano :).

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luis,

      Sim tem logica ser um grande fenómeno o homem escreve bem embora tenha as suas falhas :)

      Eu bem gostava de ver mais obras do escritor por cá publicadas, vamos ver o que hoje é verdade amanha pode ser diferente :D

      Há ali aspetos de fantasia que eram perfeitamente dispensáveis enquanto intrigas politicas e mistérios a coisa ainda passa mas tem pormenores que eu pessoalmente não gostei ;)

      Epa espero conhecer-te na feira do livro, nem que seja meia hora :D

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
    2. Sim, no goodreads muitos comentam que este é o mais fraquinho da trilogia.
      A ver vamos, eu costumo ir mais à noite, mas também costumo ir num dia de fim de semana à tarde, se bater certo a ver se combinamos algo hehe

      Eliminar
    3. Não sei se é o mais fraco, até gostei mais do que do anterior, mas percebo este teve ali momentos em que o enredo não desenvolve ;)

      Claro depois combinamos, se tudo correr bem vou a Maiorca nessa altura lol mas devo conseguir ir :D

      Eliminar
  6. Bem, ainda não li o 1º livro, apesar de o ter comprado quando saiu na feira do livro do ano passado.
    Tenho grandes expectativas e parece que têm fundamento ^^
    Estou só à espera do resultado de um passatempo a este 2º volume e caso não ganhe (o que é muito provável hehe) vou cravar o meu namorado (que já se tinha oferecido para mo dar <3 ).

    É realmente uma pena que, ainda não tendo sido sequer publicado o último volume da trilogia, a editora já esteja a anunciar que não contam publicar mais... A Fantasia em Portugal anda mesmo pela hora da morte bah!
    Ainda bem que já me rendi aos livros em Inglês, assim ao menos vou colmatando os espaços em branco que a SdE nos tem deixado... Conto em breve pegar em Scott Lynch com "Red Seas Under Red Skies" e antes disso, como já estou outra vez com saudades da Bruxinha Rachel Morgan, venha daí o "White Witch, Black Curse" ^_^

    Beijinhos e boas leituras amigo Corvo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva amiga, seja muito bem aparecida :D

      Sim é um tipo de fantasia que penso vais gostar, um pouco juvenil mas que se lê muito bem :)

      Bem boa sorte com isso do passatempo, mas já vi que tens sorte ao amor por isso esquece :D


      Pois sinceramente estranhei esse comentário, deixa logo o leitor de pé atrás, seja como for estive mesmo agora a ler uma informação na Revista BANG e é dito que a Coleção BANG é mesmo para continuar, vamos ver para onde se vai virar :D

      Ler em Inglês tem as suas vantagens, eu por acaso há livros que li no formato digital, em especial o Scott Lynch, mas em versão brasileira e lê-se muito bem ;)

      Bjs e boas leituras para ti negra ;) :D :)

      Eliminar
    2. Eu e os passatempos da SdE não nos damos muito bem x)
      (Acabou de sair o resultado e o André vai ter de abrir os cordões à bolsa, coitado haha).

      Eliminar
    3. lol há muita gente a concorrer ehehe, mas ficas melhor servida assim, sorte no amor :D

      Eliminar
  7. Olá,
    Só tenho lido otimas opiniões desta trilogia e tenho muita curiosidade, a única coisa que me impediu de a ler foi o preço. Vou ter de esperar mais algum tempo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Tânia :)

      Sim por vezes ser paciente compensa, o importante é não deixares passar ao lado, vale a pena ler este escritor ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá amigo
    Afinal quantos livros já saíram desta trilogia? Penso que o primeiro foi dividido Certo?
    Eu não li nenhum e honestamente não é prioridade para mim.
    Não desgostei da sinopse e avaliar pelas críticas deve ser um bom investimento. Ainda assim haverá bem melhor onde investir.
    E eu estou a conseguir conter-me na compra de livros. As boas notícias não ficam por aqui. Tenciono trazer eu mesma os livros. E como o peso é limitado terei de pensar bem no que trazer. A lista está feita depois conto com a tua ajuda para decidir.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Lince,

      Para já apenas este e o "Império Final" e penso que termos apenas mais um livro, não faz sentido dividirem o último volume :D

      Nem sei se já tens estes livros, houve uma altura que compraste vários em Inglês, é uma questão de veres ;)

      Olha que bom, no que poder ajudar já sabes, com muito gosto

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Eu tinha ideia que tinham dividido o primeiro volume. E sim tenho em inglês. Ainda não me dei ao trabalho de ler. Lol falta coragem.
      O últimos que acrescentei a estante foram da Hobb uma trilogia de dragões. Rsrs...
      Estou mesmo a evitar comprar mas as vezes é dificil. Já não tenho espaço. Quando mudar de casa tenho muito que acartar.

      Eliminar
    3. Não pretendiam era dividir este volume, mas acabaram por mudar e não dividir, quanto a mim bem ;)

      Eu bem me queira parecer, tens tanta coisinha boa só está à espera que comeces a ler eheheh...e depois há tanta coisa para se ler em digital :D

      Tudo se vai resolver e a Robin Hobb queria tanto ler mais :(

      Eliminar
    4. Não me fales em digital. Não é a mesma coisa. E eu fiquei farta de ler em brasileiro. Tu sabes. Quanto à Hobb tenho muita coisa mesmo. E por incrível que pareça ainda não li a saga do assassino nem o regresso do assassino. Estão numa pilha ainda para ler. Eu gosto de reler de vez enquando. Assim é também uma forma de abrandar um pouco no gastos. :)

      Eliminar
    5. O meu problema com o digital é mesmo a vista e tendo tanto livro fisico mantenho-me neste formato, mas é o futuro, não tenho a menor duvida ;)

      Sabes que para mim é das melhores escritoras de fantasia, o universo pode não ser complexo, mas é tão LINDO, vais adorar ;)

      Eliminar
  9. Adorei o livro, tanto que já comecei a ler o terceiro em inglês por não querer esperar pela tradução. Tenho receio que a editora não edite o último livro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Isso é que é entusiasmo assim ficas já a saber como acaba (estás a gostar ? ) e acabas por não ter que esperar.

      Muita gente começa a pensar dessa forma, até que a confiança volte não vai ser fácil, infelizmente.

      Abraço e espero que estejas a gostar

      Eliminar
  10. Olá Fiacha

    Excelente opinião. Este livro quando chegar é logo para começar a ler. Adorei tanto o 1.º livro. Adorei a maneira como o Sanderson escreve e adorei o mundo que criou.

    Também fiquei como tu, surpreendido por a editora só ficar por este trilogia, tanta coisa que estava a vender bem e depois num Q&A o editor disse que a editora estava a ter prejuízo (se não me engano a rondar os 6,000€).
    A serio que não percebo, está editora já foi melhor na comunicação. Parece-me é que andam a ficar mais virados para o Brasil. Mas pronto, já não vale a pena bater mais no assunto.

    Abraço
    Pedro Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Pedro,

      Se gostaste assim tanto do anterior então este vais gostar, pois quanto a mim está melhor pois desenvolve muito o mistério em torno do Heroi das Eras, que já deves imaginar quem deve ser ;)

      Pois eu não percebo por vezes a estratégia utilizada, ao menos informava no final de publicar esta trilogia e avaliava, pois acredito que há malta que não avançou por algum receio, afinal são ainda algumas as series que ficaram a meio.

      Não vejo por ai o Brasil é algo independente e por acaso li hoje na revista BANG! o Corte Real a referir que a Coleção BANG será para manter, acredito que melhores dias virão ;)

      Abraço e volta sempre :)

      Eliminar
  11. Olá Fiacha :)
    Já à algum tempo que ouço falar nesta saga e, também, já à algum tempo que estou interessada nela.
    Mais uma vez uma boa opinião que desperta interesse ;)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva miga,

      Sem duvida são bons livros de fantasia, se poderes lê que vais gostar ;)

      Obrigado :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olha, excelente comentário. Sinceramente fiquei agradado com ele.
    Esta é uma saga que quero ler, mas que continuarei a adiar. Do pouco que li do Sanderson não me cativou nada, mas quero dar uma oportunidade para poder dizer realmente se gosto ou não. Fico à espera que os livros fiquem mais baratos ou que alguém me empreste :P
    Quanto à fantasia, eu não tenho nada contra personagens que voam, desde que seja devidamente explicado e o contexto seja bom.

    Abraço e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva mestre de Zallar :D

      Ainda bem que gostaste do comentário, esforcei-me eeheh

      É uma questão de se combinar, já sabes :D

      Hum algo ali não me agrada, gosto mais das coisas terra a terra, mas pode ser problema meu admito, algo ali não me encaixou bem

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
    2. Vou esperar mais uns tempos, também não me quero meter em mais sagas por enquanto :P Tenho muita coisa para ler xD

      Eliminar
    3. lol bom sinal, mas já sabes caso queiras é combinar ;)

      Eliminar
  13. Aiiiiiiiiiiiiiii!! Quero imenso ler esta trilogia! Tenho o primeiro por ler desde que saiu -.-'
    Shame on me, mas cada vez quero mais lê-lo só não me tem apetecido pegar em fantasia nos ultimos tempos =/

    Talvez lá para Maio, Junho e assim, pegue no primeiro e depois vá em busca do segundo e espero que em breve o terceiro já cá esteja também :D

    Um beijinhooooo Fi ***************************************************************

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fi....sempre tao simpatica e participativa e eu nem te tenho dito nada mas é tanta gente :D

      Ai fazes muito bem, um tipo de fantasia que se lê bem e compreendo dai referir muita vez que gosto de mudar um pouco do tip de leitura que tenho feito, mas volto sempre a ler fantasia :D

      Ora aqui está uma mulher organzada e que tem tudo planeado, fazes bem :D

      Bjs e tudo de bom ***************************

      Eliminar
  14. Olá :)
    Tenho muita curiosidade para ler esta trilogia, já ando com saudades de ler fantasia eheh
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sara.
      Se estás com saudades de ler fantasia podes sempre comprar o meu livro, o Espada que Sangra :p eheheh Estou a brincar mas não era má ideia :D

      Eliminar
    2. Viva Sara,

      Olha então tens aqui nesta trilogia algo que te pode deixar satisfeita, tal como o livro aqui do Nuno, que vale mesmo muito a pena, foi dos melhores livros que li em 2014 ;)

      Nuno não é má ideia não senhor :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Olá Fiacha,

    Estou a ler este livro e estou a adorar

    Já li outros dele e gosto de tudo o que ele escreve. Gosto dos personagens, dos mundos que cria.

    Na Mistborn, ele explica o que é a Alomância e como funciona. Eles não 'voam' , simplesmente usam a física e as leis do magnetismo. Mas pronto , eu sou fan de Sanderson e Gostaria de ler mais livros dele

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Elsa,

      Normal estares a gostar, depois vejo o teu comentario no blog :D

      Eu tambem quero ler mais livros do escritor, alias até deixo isso expresso no comentario :)....bem seja de que maneira for é algo forçado, mas depois perceberás o que quero dizer ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Olá, Fiacha! Você já sabe o que acho do trabalho do Brandon, uma vez que você é visitante assíduo do meu blog. Concordo com você em relação ao Zane, não só quanto ao destino dele, mas também quanto a um melhor desenvolvimento que o personagem merecia.

    Enfim, bom artigo como sempre.

    Abs e ótimas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassy,

      Claro que sim sei que gostas muito do Sanderson e como refiro caminha para se tornar um dos meus preferidos :)

      Bem não querendo entrar em muitos pormenores, mas e o Marsh ? Quase nem se viu....e mesmo o pai de Zane.....tanto desenvolvimento e depois pufff, assim do nada, acho que o Sanderson tem que ler algumas coisas de Martin para ver como se faz ehehe, muitas vezes até podemos prever uma ou outra coisa mas o importante é como chegar lá :D

      E havia mesmo necessidade de incluir aqueles seres criados pelo senhor soberano que de um momento para o outro Vin descobre o seu segredo e viram rsrsrs, não era melhor algo tipo Cornwell ? Mas pronto é uma escrita que nos vicia sem duvida ;)

      Obrigado miga, espero que o escritor faça muito sucesso por cá, caso contrario tenho que fazer como o Scott Lynch ler em digital / brasileiro, que se lê muito bem :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. Oi Fiacha

    O teu blogue adora fazer-me escrever grrrrr... sempre a pregar partidas,

    Vejo que gostaste do livro pela tua opinião e estou cada vez mais curiosa.
    Tenho o primeiro volume a dobrar em casa mas mesmo assim ainda não li. Tenho adiado a sua leitura, mas penso ler lá para o Verão :)

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Catia,

      Ainda bem pois és uma das seguidoras mais importantes que o blog tem, quer a comentar, isto é marcas sempre presença, ao qual só posso agradecer, bem como participando com mensagens (quando quiseres já sabes :D ) logo que te mantenha interessada por muitos e bons anos, claro na companhia do criador de Zallar eheheh

      Quando começares a ler, vai tudo de seguida, pois é uma escrita que vicia, as personagens cativam e o ernredo até está bem planeado, aposta que vais gostar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  18. Olá!

    O mundo da fantasia puxa cada vez mais por mim. Cada vez acho mais interessantes as opiniões sobre este género de livros! Mas tenho que começar pelo volume I.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Isaura,

      Fazes bem, quantos mais lerem e divulgarem melhor ;)

      Quatro sugestões:

      Duna de Frank Herbert
      Mentiras de Locke Lamora de Scott Lynch
      Leões de Al Rassan de Guy Gavriel Kay
      Terror de Dan Simmons

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  19. Olá amigo Fiacha,

    gosto muito da tua opinião. Diz tudo o que há para dizer!
    Eu gostei bastante do primeiro volume, apesar de não ter ficado fascinada e maravilhada como aconteceu com outros livros de fantasia. No entanto, reconheço muita mestria ao autor e quero muito ler os seus livros.

    É com agrado que constacto que muito do que pensava acontece, pelo menos em linhas gerais. O Elend já era uma das minhas personagens favoritas e pelos vistos vai ter um desenvolvimento ainda maior neste volume, o que é bom! Espero que a Vin esteja mais adulta e menos confusa. E espero também que haja um desenvolvimento excelente.

    Para terminar a saga da Roda do Tempo teriam de encontrar um autor à altura e se Sanderson foi o escolhido, à partida, é porque tem bastante mérito. Claro que vou continuar a acompanhar os seus trabalhos.

    Muito bom! E a divulgação que tens feito também é excelente =)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lamora,

      Obrigado pelas palavras, sempre nos motivam :)

      Este é daquelas series que podiamos ficar aqui a especular o que se irá passar nos livros seguintes, mas não estamos a ler ao mesmo tempo :D

      Sim Elend, Vin e Sazed serão a base disto tudo, ficarás com uma ideia mais ampla do universo, vais gostar ;)

      Tambem gostava de acompanhar mais os livros do Sanderson, ás tantas terá que ser em versão digital / Brasil, vamos ver ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  20. Olá, Fiacha!

    Mesmo com pouco tempo, não podia deixar de passar aqui para comentar esta tua análise. Eu também adorei este livro. Para mim é ligeiramente inferior em alguns factos e superior noutro, como por exemplo termos uma visão muito mais alargada do mundo.

    Espero que a editora não se fique apenas pelos três primeiros, porque a ver pela crítica internacional, toda a saga vale muito a pena.

    Abraço!
    Luís Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Concordo plenamente contigo, dai ter muita esperança e curiosidade em como vai ser este ciclo encerrado, vamos ver, tudo esta a ser preparado para termos um excelente final :)

      Já afirmou que fica por aqui (pela trilogia) é pena mas é a crueldade dos números

      Abraço e obrigado pela visita

      Eliminar
  21. Quero tanto mas tanto esta saga!!! É totalmente o meu género e pelas críticas que já li sei que não me vou desiludir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Fazes bem, mais a mais se faz o teu genero, tens mesmo que ler e divulgar :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  22. Olá Fi,

    gostei muito de sua opinião, que estou pensando em dar mais uma chance a essa trilogia, pois vc save q o pouco que li, não me agradou, mas enfim, parabéns pela resenha, muito boa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Fazes muito bem em voltar a este universo, vais ter muitas surpresas pela frente ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  23. Olá Fiacha. :)

    Antes de ler a tua opinião, iria comentar que não podia entrar em mais trilogias, nem sagas, porque tenho demasiada coisa começada, mas depois de a ler, não posso deixar escapar esta obra. Certo?! Especialmente depois de dizer que se pode tornar o teu escritor preferido de Fantasia!

    Obrigada pela partilha e, sem dúvida, que fica debaixo de olho. :) Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Tens toda a razão, não deixes passar ao lado este escritor :D

      Obrigado miga e igualmente para ti ;)

      Bjs

      Eliminar
  24. Olá Fiacha,

    Apesar de elogiares tanto o livro, já não tenho tanta certeza que o vá ler :) Há tanta coisa que quero ler, e apesar de ser bem construído, parece-me mais do mesmo. Não que o que eu queira ler seja extraordinário e original, mas acho que me percebes :)

    Bom comentário migo :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Claro que percebo não é fácil :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  25. Fiacha, estou gostando muito desta trilogia e não vejo a hora de lançarem aqui no Brasil a conclusão da trilogia. Por enquanto dos livros de fantasia que li, Brandon Sanderson e Patrick Rothfuss são o que há de melhor no gênero em minha opinião. Excelente blog, e já estou o seguindo !

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      nós por cá vamos ter a parte final dividida em 2 livros, mas estou curioso de começar a ler já, está quase a sair :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar