quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Renascer das Chamas de Susana Almeida



Sinopse:

É na Festa da Colheita que os caminhos de Cecília e Laerte se cruzam pela primeira vez. Ao contrário de todas as outras raparigas, Cecília não exibe um vestido bonito, ou prende os cabelos num penteado elegante.

Escondida no escuro de um beco, ela observa a festa como uma criança deslumbrada. Mas Cecília não está só, um homem mais velho acompanha-a. 

Curioso com o motivo que fez Cecília pedir-lhe ajuda no final da festa, Laerte procura informações sobre o homem que a acompanhava. Informações que acabarão por lhe revelar um segredo que mudará a sua vida. 

Perseguidos, Laerte e Cecília lutam para sobreviver, enfrentando os perigos que surgem no seu caminho. Conseguirão eles chegar sãos e salvos ao seu destino?



Opinião da Flávia Mendes:

Não estava nada à espera do que este livro relata. Estava à espera de um romance “água com açúcar”. Nunca imaginei a bela histórica que me esperava.

Sim, é um romance, mas não um muito normal. No início, vemos um homem jovem, atraente e bondoso (Laerte). Por outro lado, temos uma Cecília tímida e amedrontada mas, ao mesmo tempo, corajosa o suficiente para tentar escapar. 

Cecília é uma escrava tanto sexual como doméstica. Esta jovem adolescente é uma cativa de um tirano violento e sem piedade nem senso comum, conhecido pela alcunha “O Viúvo”. 

A partir do momento em que a jovem é resgatada por Laerte, ela torna-se numa rapariga um pouco destemida e feroz. 

Laerte e Cecília acabam por se apaixonarem lentamente, até se poderá dizer, sem mesmo saberem. Acabam por estabelecer uma excelente relação de amizade e amor, onde um sente a necessidade de proteger o outro. 

Esta obra toca na malícia humana e no quanto um ser humano pode ser repugnante e egocêntrico. Contudo, temos Laerte que, após o pedido desesperado de Cecília, percorre um longo itinerário para tentar descobrir o que se passa e o porquê daquele pedido. 

A escrita de Susana de Almeida é intrigante, fluída e de fácil compreensão.

Em suma, “Renascer das Chamas” é uma mistura de mirabolantes reviravoltas, onde só resta uma pergunta: há continuação?

68 comentários:

  1. Olá Flávia,

    Antes demais obrigado por aceitares o desafio de comentares o livro de uma escritora que como sabes me é especial, fico contente por mais uma vez poder ajudar na divulgação do seu livro.

    Quanto ao teu comentário está muito bom, simples e direto, ficou muito bom e digo-te já que fiquei bem mais curioso por o ler, quem sabe um dia.

    Fico um pouco surpreendido com a versatilidade da Susana Almeida, mas acaba por ser bom sinal.

    E pelo que percebo temos algo muito mais do que um simples romance, interessante :D

    Bjs, boas leituras e aproveito para desejar tudo de bom à Susana ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha :)
      Como já disse, também fiquei muito surpreendida pelo seu conteúdo.
      O livro é pequenino mas tem uma história que nos "amarra" a ela. Não sou muito de só romances e, nestes termos, Renascer das Chamas superou as minhas expectativas do que poderia ser :)
      Beijos,
      -F

      Eliminar
    2. Ao fim ao cabo tambem fico contente por teres gostado tanto do livro, nunca o lerias se não fosse aqui a minha sugestão :D

      E penso que arranjaste uma boa amiga, a Susana, como se pode verificar é muito humilde e amiga dos seus leitores ;)

      Eliminar
    3. E o teu blog é muito bom por causa disso :) conheço mais livros do que antes :)

      Eliminar
    4. Quanto à Susana, estou adorar conhecê-la :)
      Beijos,
      -F

      Eliminar
  2. Olá Flávia e Fiacha,

    Antes de mais obrigada a ambos, à Flávia pelo comentário e ao Fiacha pela ajuda na divulgação do meu livro no seu blog :)

    Fico contente que tenhas gostado, Flávia e como acho que tinha dito no post de divulgação do meu livro do Fiacha, este livro é um romance, mas não um romance "àgua com açucar" como disseste, muito longe disso.

    Na verdade é até um livro algo pesado, pois aborda temas que podem causar impacto a leitures mais sensiveis,como os maus tratos, violação e desprezo pela vida humana.

    Até agora as críticas têm sido muito boas e várias são as pessoas que me dizem que não esperavam um livro assim, mas um vulgar romance entre rapaz e rapariga ficando agradavelmente surpeendidos com o que encontram na realidade.

    É um livro pequeno é certo, mas escrito com muito sentimento.

    Mais uma vez obrigada a ambos :)

    Ps: Não está previsto haver continuação, Flávia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Susana,

      Nada a agradecer. foi com gosto, se poder ajudar já sabes como funciono. Pena ter tanta mas tanta coisa por ler, mas quem sabe um dia venha a ler.

      Por acaso estou a ler um livro "Diário de uma Obsessão" que deve ter situações algo idênticas :)

      Fico contente que esteja a ter boa aceitação, fico contente. Penso que a Editora podia ajudar um pouco mais a divulgar os livros publicados, mas pronto pode não ser possível divulgar tanto como se desejava, não sei mas parece-me pouco :)

      Bjs e manda sempre já sabes

      Eliminar
    2. Lá li o Diário de uma Obsessão, gostei bastante, mas não tem muito haver com o meu livro. São histórias diferentes ;)

      Sim está a ter uma boa aceitação em geral, o que me deixa muito satisfeita :)

      Bjinhos!

      Eliminar
    3. Estou a ver que o teu não é tão descritivo e tem mais ação :D

      Ainda bem ;)

      Eliminar
    4. Sim, o meu tem mais acção, Fiacha mas também o enredo é bastante diferente ;)

      Eliminar
    5. Olá Susana :)
      Como já te disse, restam-me algumas perguntas sobre o livro, mas isso fica para mais tarde ;)
      Só desejava que tivesse uma melhor sinopse, pois a atual desfavorece um bocadinho o potencial do livro. Muita gente é capaz de não se interessar por causa disso, mas digo desde já que aconselho vivamente a lerem :)
      Beijos,
      -F

      Eliminar
    6. Bem estás a deixar-me ainda mais curioso, Flávia percebo-te perfeitamente, muitas vezes a sinopse não resume bem o que o livro tem para oferecer :)

      Susana,

      Estou mesmo a terminar o livro, tal como tu, estou a gostar, um bom livro sem duvida ;)

      Eliminar
    7. Leituras Secretas por vezes a escrever uma sinopse torna-se mais dificil do que escrever o livro.Ao mesmo tempo que se quer ou tenta cativar o leitor não (pelo menos não é meu desejo) revelar demasiado sobre o mesmo.

      Eliminar
    8. Fiacha o final tem aí uma bela de uma surpresa (falo do Diário de uma Obsessão) a mim pelo menos apanhou-me mesmo de surpresa ;)

      Eliminar
    9. Já vi que sim, estou mesmo a terminar e não tarda comento aqui no blog :)

      Eliminar
    10. É, odeio quando uma sinopse não está à altura. Acho que é um desejo de todo o leitor dizer "amem este livro!" ;)
      -F

      Eliminar
  3. Olá Fiacha, olá Flávia, olá Susana Almeida

    Antes de mais, tenho de emitir a minha satisfação, por mais uma vez, dares a conhecer os autores portugueses e permitires o diálogo com os próprios aqui neste espaço. É muito boa atitude e muito positivo para ambos, escritores e leitores :D

    Confesso e perdoem-me a sinceridade, que este seria um daqueles livros que não pegaria pelo seu tema. Talvez ficasse a pensar o mesmo que a Flávia, será um romance "água com açúcar"?

    Agora com os vossos comentários olharei de forma diferente para ele, e (não agora que a lista de compromissos de leitura, vai muito longa) quem sabe se não pegarei nele e começo a lê-lo.

    muitos parabéns Susana, que tenhas o maior sucesso com este e com todos os proximos que venham a ser escritos :)

    Bjs e noas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Caminhante,

      Por acaso está bem visto, tenho tido a sorte de ter os escritores a comentar aqui no blog, sempre um prazer.

      A Susana é já amiga de longa data :D

      O resto é créditos para a Flávia ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Caminhante :)

      Não tens de pedir desculpa pela sinceridade, acredito que pensasses que fosse um livro diferente mais para o romantico, mas não é. Insere-se na categoria romance mas é mais um romance/drama.

      Obrigada Caminhante e claro se um dia vieres a ler o "Renascer das Chamas" terei muito gosto em saber a tua opinião sobre o mesmo ;)

      Bjinhos!

      Eliminar
    3. Olá Caminhante :)
      No início também estava um bocado reticente quanto ao livro mas adorei. é um excelente livro.
      Beijos,
      -F

      Eliminar
    4. Bem tambem apoio a que venhas a ler e comentar este livro Caminhante :D

      Eliminar
  4. Eis uma autora portuguesa que não conhecia, shame on me.
    Definitivamente tenho de começar a apostar mais no nacional, porque pelo que tenho visto é muito bom. Este livro tem tido boas críticas, é um que ficará na minha wishlist.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Ainda bem que gostaste do comentário e sim temos escritores muito bons sem duvida ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Femme Trivial :)

      Terei muito gosto em saber a tua opinião se um dia o leres ^_^

      Eliminar
    3. Oi :)
      Para já, a Susana é a terceira autora portuguesa que leio e gostei muito. Também foi um dos fatores que contribuiu para a compra do livro dela :)
      Beijos,
      -F

      Eliminar
  5. Como já disse anteriormente, a temática deste livro não me atrai por aí além. Mas fico contente que seja algo real e não o tal "água com açucar". Não descarto a ideia de o vir a ler (não para já), até porque a Susana é muito simpática e escreve bem :D
    Parabéns pelo comentário. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno ;)

      Não tem nada de "água com acuçar" na verdade tem bastante aventura e acção e até mortes (e bem sangrentas), o que tem menos é mesmo romance no verdadeiro sentido da palavra, o romance vai acontecendo como a Flãvia descreveu na opinião ;)

      Eliminar
    2. Ois Nuno,

      Olha que se calhar ainda serás surpreendido, às tantas estamos à espera de uma coisa e não tem nada a ver, o que sei é que a Susana, tal como tu, escreve bem ;)

      Abraço e obrigado pelo comentário :)

      Eliminar
    3. Estou a ver que sim. Ahahah obrigado pela parte que me toca.
      Abraço.

      Eliminar
    4. Já agora, Nuno, parece-me que daqui a uns tempos irei realmente ler o teu livro ^_^

      Eliminar
    5. Olha excelente ideia Susana, gostei mesmo muito ;)

      Eliminar
    6. Ah é?!! :D Que boa notícia :D

      Eliminar
    7. Olá Nuno :)
      Obrigada.
      Já ouvi dizer que escreve muito bem e que a sua obra é excelente :) Um dia terei de a ler :)
      -F

      Eliminar
    8. Muito obrigado, Flávia.
      Espero que sim, ficaria muito contente. :D
      Beijinho

      Eliminar
    9. Qualquer dia lerei, é uma promessa :)
      Beijos,
      -F

      Eliminar
  6. Olá!

    Mais uma excelente opinião sobre este livro que me tem despertado a curiosidade. Pode ser que venha a adquiri-lo lá mais para a frente, para também poder opinar sobre ele =D

    E é sempre bom divulgar! Parabéns para a Susana, pela história boa que escreveu =)

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miss Lamora,

      Por acaso gostava bastante de ver uma ilustração tua sobre alguma das personagens deste livro e claro opinião também ;)

      bjinhos!

      Eliminar
    2. Olá Miss Lamora :)
      Acho que é um livro que faz jus à sua reputação :)
      Beijo,
      -F

      Eliminar
    3. Ois miga,

      Ena os teus desenhos estão a ficar conhecidos eheheh temos que arranjar maneira de o ler :D

      Bjs

      Eliminar
  7. Olá a todos
    Não conhecia este livro e é sempre bom ter conhecimento. Por ser de autor português neste caso autora e porque achei a Sinopse interessante embora um pouco vaga. Só depois quando li a opinião da Flavia é que tudo ficou mais claro para mim.
    Vou acrescentar à minha lista. E vou estar atenta a continuação.
    Obrigada
    E boa sorte para a Susana.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa,

      Podes ler mais opiniões sobre o "Renascer das Chamas" na minha pág de escritora no facebook em:

      https://www.facebook.com/pages/Susana-Almeida/358253344354245

      Para se tornar mais fácil fiz um álbum de opiniões, se quiseres dá uma espreitadela ;)

      beijinhos!

      Eliminar
    2. Ois miga Lince,

      Aqui não te posso ajudar muito (ainda bem assim não sou esganado pela tua carteira eheheh) mas fico contente que tal como eu tenhas ficado com vontade de ler, pelo que conheço da Susana, vais gostar ;)

      Temos escritores com talento é um facto só temos que os descobrir e divulgar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    3. Olá Luisa :)
      Com pena minha não há continuação (apetece-me insistir com a Susana para ter uma continuação :3)
      Beijos,
      -F

      Eliminar
  8. Olá a todos!

    Já quando fizeste a divulgação do livro tinha ficado com curiosidade com o livro. Já esperava que não fosse um livro tipo romance romântico - pelo menos a capa dá essa ideia - mas depois de ler a opinião da Flávia, pareceu-me uma história simples mas ao mesmo tempo atractiva. Quando tiver oportunidade tenho que experimentar ler :)

    Resta-me dar os parabéns à Susana e desejar a maior sorte na divulgação deste livro.

    beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Ainda bem que alem de divulgar arranjei maneira de virem comentar aqui o livro, parece que está a ser interessante e importante para que se aposte com segurança, bom sinal :)

      Bjs e obrigado pelo comentário :D

      Eliminar
    2. Oi S pinelli :)
      Está certa, é uma história simples mas que ao mesmo tempo apela a sentimentos básicos :)
      Beijos,
      -F

      Eliminar
  9. Olá S pinelli,

    Sim a capa não dá a ideia de um romance romântico, na verdade a capa ilustra uma passagem do livro ;)

    Terei muito gosto em saber a tua opinião S pinelli se o leres ;) Gostaria apenas de dizer que o livro não se encontra à venda em livrarias (algumas pessoa não sabem disso) é apenas vendido online no site da Editora Letras com Asas (9€ + portes de envio).

    bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana!

      Agora ainda me deixaste mais curiosa. Não fazia ideia, sendo assim fica registado :)

      beijinhos

      Eliminar
    2. Muitas pessoas não sabem, mas a Letras com Asas por agora só vende online ;)

      Se quiseres ler mais opiniões ou pequenos excertos sobre o livro passa na minha pág de autora no facebook que encontrarás vários.

      https://www.facebook.com/pages/Susana-Almeida/358253344354245

      (o link não faz ligação, mas basta copiar e meter na pesquiza que aparece a pág)

      bjinhos!

      Eliminar
    3. Boa por acaso nem me lembrei de sugerir isso, se calhar até se podia editar o post e colocar essa informação :D

      Eliminar
    4. Seria uma boa ideia, Fiacha.

      A Editora não é muito conhecida e a maioria dos leitores não sabe que o livros apenas se encontra à venda online.

      E claro, mais uma vez, obrigada pela tua ajuda na divulgação ;) Já nos conhecemos há alguns aninhos e desde que te conheci que sempre te tenho visto divulgar e ajudar os autores portugueses, estás sem dúvida de parabéns pela ajuda que nos dás em dares a conheceres o nosso trabalho ;)

      Bjinhos!

      Eliminar
    5. Sim, era uma boa ideia. Na verdade nunca tinha ouvido falar da editora. Vá, completem lá o post!

      Tenho que ler o excerto. Obrigado pela sugestão :)
      beijinhos

      Eliminar
    6. A Sofia manda eu faço :D

      Verdade Susana, está feito :)

      Ora essa faço o que posso e sempre que posso, no teu caso é um pouco diferente, não li mas cá arranjei maneira de ajudar ;)

      Eliminar
  10. Olá. :)

    Já tinha conhecimento que a obra não era um simples romance, contendo um lado mais negro, mas fiquei ainda mais curiosa com a obra depois de ler a opinião da Flávia. Sem dúvida, que tenho de ler. :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Rita,

      A Susana bem merece que se divulgue o seu trabalho, tens que ler sim duvida ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Rita,

      Sem dúvida que gostaria muito de saber a tua opinião sobre o "Renascer das Chamas" ;) E acredito que seja um livro que vais gostar ^_^

      Bjinhos!

      Eliminar
    3. Oi Rita :)
      Eu fiquei muito surpresa quando comecei a perceber que tipo de romance era :D
      Beijos,
      -F

      Eliminar
  11. Olá ^_^ gostei de ler a opinião, uma história que me deixou uma pitada de mistério :D Parece-me muito interessante e estou mesmo curiosa, até pelas inúmeras opiniões positivas ao trabalho da escritora...:D Um livro a conhecer sem dúvida :) Obrigada pela partilha..Boas leituras ^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Terei muito gosto em saber a tua opinião sobre o mesmo ^-^

      Gostaria apenas de dizer que o livro apenas pode ser comprado online no site da Letras com Asas. (9€ + portes)

      bjinhos!

      Eliminar
    2. Ois miga,

      Da minha parte agradeço-te o comentário o resto créditos para a Flávia ;)

      Bjs

      Eliminar
  12. Olá!

    Gostei muito da opinião da Flávia e consegui despertar-me algum interesse ao contrário da sinopse. Já tinha dito em outra altura que não me atraiu muito.
    Talvez dê uma oportunidade a este livro e à autora pois é sempre um gosto conhecer e apoiar novos talentos portugueses. Não vou ler para já, pois estou a ficar um pouco cansada de fantasia, mas fica o registo. :)

    Beijinho e sucesso para os três

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia,

      Premite-me apenas esclarecer que não se trata de um livro de fantasia. Não existe qualquer elemento de fantasia nesta história. Compreendo que a capa possa levar a pensar que se trata de fantasia, mas trata-se de romance. Mais especificamente romance drama onde são abordados vários temas, como maus tratos, desprezo pela vida humana, violação... entre outros.

      Bjinhos!

      Eliminar
    2. Pois realmente nem a sinopse sugere que é fantasia... onde tinha a cabeça!? Desculpa. E obrigado pelo reparo :)
      Eu vou ler e divulgar no meu blogue assim que tiver o livro.

      Beijinho

      Eliminar
    3. Não faz mal, Cátia ^_^

      Como eu tenho publicada uma trilogia de fantasia é normal algumas pessoas julgarem que este também é fantasia.

      Ou por verem a capa que pode dar ideia que possa ser fantasia. Eu tento apenas corrigir porque pode levar a que leitores comprem o livro julgando que vão encontrar algo e depois apercebem-se de que não o é e podem sentir-se enganados ;) Ou que não o comprem.

      Adradeço a divulgação Cátia ^_^ Devido à Editora ser nova e os livros serem apenas vendidos online acabam por passar despercebidos aos leitores ;)

      Bjinhos!

      Eliminar
    4. Ois Catia,

      Espero que venhas a apostar e claro gostar ;)

      Bjs

      Eliminar
    5. Olá Cátia :)
      Divulgue, divulgue porque tem um blog bastante interessante :D
      Beijos,
      -F

      Eliminar