sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O Diário de uma Obsessão de Claire Kendal (SDE)


Sinopse:

Os fãs de Gone Girl irão arrepiar-se com este thriller sobre poder e perseguição.

 

Clarissa está cada vez mais assustada com o seu colega Rafe. Ele não a deixa em paz e recusa-se a aceitar “não” como resposta. Está sempre presente.

Ser convocada para ser jurada é um alívio. A sala do tribunal é um abrigo seguro, um lugar onde Rafe não pode estar. Mas à medida que uma narrativa de rapto e violação se desenrola, Clarissa começa a ver paralelismos entre a sua situação e a da jovem na barra das testemunhas. Se quer sobreviver, Clarissa terá que expor o seu perseguidor. Ao desenredar o macabro e perverso conto de fadas que Rafe teceu em torno deles, descobre que o final que ele visiona é mais aterrador do que ela poderia alguma vez imaginar. Mas como é que alguém pode proteger-se de um inimigo que mais ninguém consegue ver? 


Opinião:

Continuo com a minha aposta, bem conseguida por sinal, de sair da minha zona de conforto e ler livros diferentes do que estou habituado, e este foi mais uma agradável surpresa, sem dúvida.

Mais um livro que me passaria ao lado se não tivesse visto um simples comentário no FB,de uma pessoa amiga, que o considerou como o melhor livro lido em 2014. É claro que me despertou a curiosidade e não perdi a oportunidade.

O enredo não é demasiado complexo, a sinopse resume bem o que o livro tem para oferecer. Clarissa, a protagonista do livro, acaba por ser perseguida por Rafe, uma personagem muito intrigante, poderoso, astuto e que, desde logo se percebe que irá causar suspense ao longo de todo o livro. Quanto mais avançamos no enredo mais as ações de Rafe se vão tornando assustadoras para com a nossa protagonista.

Um livro sombrio, negro, perturbador, com personagens complexas e bem desenvolvidas, sendo impossível ficarmos indiferentes à protagonista principal.
É claramente um livro que levanta uma questão muito importante em termos sociais. O facto de as vitimas terem a clareza de denunciar este tipo de casos é determinante, pois são muitas as mortes causadas nestas circunstâncias.

Falar mais do livro poderia correr o risco de revelar pormenores importantes, pelo que não o vou fazer. Apenas posso referir que o final acabou por ser algo previsível, mas ainda assim acabei por ter uma bela surpresa com a forma como tudo fica encerrado. Existem pequenos pormenores que ficam sem resposta, mas o essencial do enredo fica devidamente "encerrado".

Não foi um livro que me arrebatou, mas ainda assim um livro que gostei bastante de ler e claro que recomendo, vale bem a pena.

38 comentários:

  1. Boas Fiacha,
    Isto tem uns toques de Stieg Larsson ou é impressão minha? xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Não tem muito a ver, apenas tem semelhanças por serem ambos bons :D

      Gostei muito da trilogia Millenium

      Abraço e boas leituras :)

      Eliminar
  2. Olá Fiacha,

    Este foi um daqueles livros que quando saiu me deixou curiosa. Li no ano passado e também gostei.

    O final apanhou-me algo desprevenida, pois nunca julguei que determinada personagem acabasse por ter uma vida de mentiras.

    Mas sem duvida um bom livro e uma boa aposta. :)

    bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana.

      Sem duvida, foi um final algo surpreendente mas que acabou por não influenciar o principal do enredo, mas acabou algo estranho é verdade....e mesmo a forma como se sabe o que aconteceu no julgamento que vai decorrendo foi algo diferente do que esperava :D

      Mas um bom livro, é verdade :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Fiacha

      Gostei bastante da sinopse e gosto tb do assunto sobre o qual a história do livro se desenvolve, vou apontar este nome e quando trouxer O Poço da Ascensão, trago este também

      Bjos

      Eliminar
    3. Ois Elsa,

      Fazes bem, mais a mais é um tema que gostas ;)

      Bjs

      Eliminar
  3. A sinopse chamou-me a atenção quando saiu, mas depois amainou a curiosidade.
    Vou mantê-lo debaixo de olho para futuro.
    Temos de apoiar a Editora por estas lufadas de ar fresco, né?! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nídia,

      Sem duvida que é um bom livo, se poderes lê :)

      Quanto ao ajudar a Editora sempre, seja nos bons ou maus momentos não deixando de a criticar quando entendo que o devo fazer :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Oie!!
    Parece ser um bom livro, sem dúvida nenhuma. E a temática é bem forte :/
    Boa opinião.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Eu gostei e vale a pena, nada como experimentares, por acaso acho que graças a ele vou conseguir arranjar "Forças do Mercado" de Richard Morgan um livro que à muito queria ler ;)

      Abraço

      Eliminar
  5. Olá Paulo. :)

    Gostei de ler a tua opinião sobre este livro que desde que saiu que me chama à atenção. Apesar de não te ter arrebatado, percebo que gostaste e que nos transmite bastantes emoções, pelo que irei certamente lê-lo um dia. :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Rita,

      Espero que venhas a gostar, é um bom livro de facto ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. É parecido com o Gone Girl? Nunca li este livro, só vi o filme, apesar de o ter em ebook à minha espera. Se for do género, ainda lhe dou uma espreitadela. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Tens que lhe dar uma oportunidade :D

      bjs e bom vinda ;)

      Eliminar
  7. Olá Fiacha :)

    Este parece-me o tipo de livros que me fazem perder a cabeça. Só por a sinopse referir o Gone Girl, já me deixou intrigada. Tenho que investigar bem o livro, mas parece-me ser uma boa aposta.

    Gosto de te ver a sair da tua zona de conforto, e ainda mais que tenhas boas surpresas :)

    beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sofia,

      É um bom livro e sim sabe bem sair um pouco da fantasia :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá :)
    Ando mesmo a fazer contas de comprar esse livro nos próximos dias. Sempre achei que deve ser muito bom. E como já faz que tempos que ando numa seca de livros.. ía arriscar nesse! Acho que vai valer a pena =)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Compreendo-te e olha que ser paciente por vezes compensa e bem, espero que encontres bons livros a bons preços :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Olá Fiacha
    Fazes bem em diversificar a leitura por vezes é preciso. Até porque a fantasia em português está pela hora da morte. Lol
    Para ser sincera não fiquei completamente convencida. E finais previsíveis,bahhh.
    Nunca se sabe se um dia também leio. Por agora não me convence.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Fiacha
    Fazes bem em diversificar a leitura por vezes é preciso. Até porque a fantasia em português está pela hora da morte. Lol
    Para ser sincera não fiquei completamente convencida. E finais previsíveis,bahhh.
    Nunca se sabe se um dia também leio. Por agora não me convence.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem aproveito este post duplicado para responder com mais calma :D

      Sim tem sido muito bom variar e sair da minha zona de conforto, estou a gostar bastante e felizmente tenho tido a sorte de ter o apoio das parcerias que me tem enviado os livros que peço :)

      Sim não deixa de ser verdade embora eu confesse que não acompanhe todas as editoras, mas pela SDE não está famoso e se compararmos com o Brasil, meu deus ali sim estão a apostar forte em Fantasia e FC, bom sinal :)

      Olha se tiveres oportunidade lê, até porque serve para variar um pouco e tens suspense a todo o momento, quem sabe não o vejas a bom preço ;)

      Bjs

      Eliminar
  11. Olá, Fiacha!

    Fiquei curiosa come este livro desde a primeira vez que o vi no facebook da Sde. É bem possível que seja uma das minhas leituras deste ano. É um assunto que mexe comigo e já ouvi algumas pessoas falar bem do livro. Não conheço nada da autora mas acho que vou arriscar.

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cátia,

      Antes demais parabens espero que tenhas um excelente dia e contes muitos :)

      Quanto ao livro, se gostas do tema vale bem a pena então e não tenhas medo de arriscar, olha quem sabe não esteja disponivel em oferta na compa de 2 leve um 3 grátis :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá ^_^ Sério que fique bem curiosa. A sinopse apesar de curta tem a dose certa para para deixar curiosidade e gostei mesmo da opinião. E acredito que a narrativa esconda secundas interpretações a tomar em conta e a leitura deve ter um grande peso, mas um tema sem dúvida importante e que faz pensar. Boa partilha :)
    Boas leituras..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sim sem duvida que é um livro que nos leva a refletir sobre o tema, será que basta denunciar este tipo de caso à policia ? Ficaremos seguros ?

      Um bom livro, tenho que reconhecer ;)

      Bjs e boas leituras :D

      Eliminar
  13. Olá!

    Bem aqui está um livro que parece ter um enredo forte! Já tinha ficado curiosa com ele devido à capa. É importante haver histórias deste género, que sirvam para dar a conhecer estas espécies de "depoimentos/exemplos" sobre estes assuntos.

    Talvez leia-o um dia. Gostei muito da tua opinião =) diz muito sem contar detalhes!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sem duvida que o tema do livro é bem importante e real no nosso dia a dia, penso que irias gostar, até para se variar um pouco ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Olá,
    O titulo chamou a minha atenção e estou curiosa. Mas por enquanto ainda não faço planos de o ler. Talvez noutra altura quando quiser ler algo diferente do que estou habituada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Tânia,

      Fazes bem, volta e meia sabe bem ler coisas diferentes, eu estou a gostar da experiência e este foi uma boa aposta :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Olá!

    Este livro "tem a minha cara"!! :) Fiquei muito curiosa e entusiasmada em ler o livro!!
    Gostei muito da tua opinião. Suscitou-me interesse.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Isaura,

      Ainda bem e espero que lhe dês oportunidade um dia ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Oi Fiacha :)
    Parece ser um livro interessante.
    Talvez um dia o lerei, quiça :)
    Beijos e boas leituras,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Fazes bem é um livro que vale bem a pena, eu gostei :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. bom comentário a um livro que me parece ter uma temática muito forte.
    Não será uma leitura para breve, pelo menos. Apenas porque a lista à espera é muito grande.
    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante,

      Obrigado, sem duvida um livro diferente.

      Compreendo ehehe

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  18. Respostas
    1. Ois miga,

      terei que considerar 5, mas vale a pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar