quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O Verdadeiro Dr. Fausto de Michael Swanwick



Sinopse
A lenda diz que Fausto vendeu a alma ao Diabo em troca de conhecimento ilimitado. Nesta brilhante subversão do mito faustiano por Michael Swanwick, Fausto está em guerra com Deus por ocultar dos humanos o sentido da vida, e deixa-se tentar pelo demónio sedutor que lhe oferece os segredos do voo e do cosmos, os princípios da economia e engenharia, os mistérios da medicina e do átomo.
Assim se inicia a transição de Fausto de louco a salvador, ao acelerar o progresso humano e precipitar uma nova era de mecanização centenas de anos antes do seu tempo. Mas é então que surge Margaret Reinhardt, e o amor monta uma armadilha a Fausto. Conseguirá o seu amor por Margaret sobreviver incólume à brutalidade e ganância de um mundo que caminha rapidamente para o caos… ou algo pior?
 
 
Um pouco de história….
O Dr. Fausto é uma personagem que virou lenda no mundo literário. Desde há muitos séculos que tem vindo a povoar as páginas de vários escritores.  “Pensa-se” que ele terá “nascido” na Alemanha, mais precisamente em  Würtemberg, entre 1480 e 1500 e que depois de anos de vida errante terá morrido em Breisgau.
Já muito se falava sobre Fausto, quando em 1587, Johann Spiess, escreveu a primeira narrativa sobre a sua vida “Historia von dr. Johann Fausten”. Num volume de 227 páginas o escritor apresentava ao mundo o homem que vendia a alma ao Diabo em troca de bens terrestres e da vivência de extraordinárias aventuras.
Pouco tempo depois, Christopher Marlowe, escritor e dramaturgo inglês, apresenta Fausto numa peça de teatro “A Trágica História do Dr. Fausto”, onde tenta, segundo alguns comentadores, retractar o novo espirito do homem da época, dividido entre a religiosidade medieval e o humanismo renascentista.
Fausto surge como o homem cansado da obscuridade cientifica da época medieval, e quando encontra Mefistófeles, o demónio, não hesita em assinar um pacto com ele. Neste, Fausto está disposto a trocar a sua alma pelos desejos e conhecimento. Mefistófeles não entende a mente humana, mas aceita devolver-lhe a juventude, o conhecimento e mesmo  o amor através da doce Gretchen.
No entanto foi pelas palavras de Goethe que a tragédia de Fausto ficou internacionalmente conhecida. Este escritor dedicou-lhe grande parte da sua vida, mas só algum tempo após a sua morte é que o esboço “Urfaust” foi publicado, mais precisamente em 1887.
A lenda sobre a sua vida e o seu pacto demoníaco terá inspirado várias gerações, atingindo o seu auge no período romântico.
Muitos escritores perceberam que Fausto era um manancial para explorar temas mais profundos e filosóficos da literatura e muitos escreveram sobre os seus dilemas imateriais.  Não vou aqui debruçar-me sobre todos eles, apenas destaco Doktor Faustus” de Thomas Mann, publicado em 1947, em que o autor centra a sua obra sobre a discórdia do espírito, da mente e da vida real,


Opinião…
Pois bem, já me alonguei um pouco, mas achei curioso partilhar convosco este pequeno texto histórico - Fausto através dos tempos. Mais do que uma mera personagem de uma lenda alemã ele encarnou durante cinco séculos as dúvidas existenciais do ser humano, o bem e o mal, o valor do divino, a busca da verdade que existe desde os princípios dos tempos.
 
Michael Swanwick, rendido à personagem, presenteia-nos com um Fausto insatisfeito, que logo de início se questiona sobre o conhecimento que almejara e que de momento nada significa, não o convence. Queima praticamente todos os seus livros, sendo salvo pelo seu fiel discípulo Wagner, é considerado como louco pelos seus conterrâneos e durante um ataque de febre que o deixa completamente inconsciente, ele recebe a ajuda que tanto almejara.
Alguém oferece-lhe uma visão inesquecível sobre o universo e um inesgotável conhecimento. Finalmente a alma sedenta de Fausto encontra um reflexo naqueles seres que o abordam, aceitando um pacto com eles. No entanto, em qualquer pacto há sempre o outro lado e quando questionados sobre o que pretendem em troca, é-lhe mostrada uma visão horrenda  do fim da humanidade, da destruição da raça humana provocada pelo próprio ser humano.
O conhecimento que lhe vai sendo transmitido, tem um propósito bem definido, é que este seja aplicado no desenvolvimento massivo de armamento, de material bélico, que possa conduzir ao fim desejado por aqueles que visitam Fausto, a destruição da raça humana, raça insignificante perante a vastidão do Universo.
Ao despertar da sua doença, Fausto começa uma nova vida, e como prometido é-lhe transmitido o conhecimento que lhe permite desenvolver novas teorias e conceitos da física e da matemática, inovando a tecnologia e provocando uma verdadeira revolução industrial em pleno século XV.
Desde sempre as dúvidas existenciais contrabalançam com a sede de conhecimento. Quem ganhará esta luta interna de Fausto? Não vos vou dizer como é óbvio….

Muito bem escrito, Swanwick leva-nos através do tempo, pela Europa fustigada de crenças religiosas e castradoras.  Numa linguagem clara, muito longe, na minha opinião é claro, dos outros Faustos literários que foram surgindo, o autor foca de igual forma as questões de bem e do mal.

Até onde a crença no divino atrofia o desenvolvimento científico, ou mesmo nos responsabiliza pelas andanças dos demónios interiores? 
As personagens estão bem desenvolvidas, sendo que todo o livro desenvolve-se à volta de Fausto, Wagner e o inseparável Mefistófeles. Margaret ganha um papel de destaque para o final, revelando uma verdadeira lutadora pela emancipação feminina.

Apenas quero referir que uma verdadeira revolução industrial e tecnológica em pleno século XV conduziria a situações ( a meu ver é claro)  verdadeiramente catastróficas. O autor apresenta com muita ligeireza esta situação, a própria igreja tem um papel muito passivo, e este é para mim o ponto menos conseguido na obra.

Podem encontrar este comentário no meu blogue folhas do mundo


A Caminhante

43 comentários:

  1. Olá Caminhante,

    Confesso que já tinha saudades de ver uma mensagem tua, mas valeu a espera :D

    Só de me lembrar que comprei este livro na feira do livro por 5€, pelo que percebo temos aqui um excelente livro, tenho mesmo que ler.

    Ainda bem que gostaste, temia vir a ser um corvo depenado ehehe.

    Excelente comentário, sempre importante para divulgar um livro desta qualidade :)

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha
      Estou meio preguiçosa eh eh nada de "escrituras". :D
      Gostei bastante do livro, como penso que ficou claro na mensagem. A escrita é muito boa, recomendo que leias.
      Obrigada pelas tuas palavras

      bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Vou faze-lo até porque tenho na ideia que esse exemplar é o meu :D

      Eliminar
    3. sim, é mesmo teu :D e será devolvido em breve :)

      Eliminar
    4. Não gastes dinheiro nos correios, guarda para quando estivermos juntos, alias não falta muito para a feira do livro :D

      Eliminar
  2. Já agora o livro está a 5€, não há desculpas :)

    http://www.saidadeemergencia.com/produto/litfantastica-bang/-o-202349/o-verdadeiro-dr-fausto/

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do post!!! E também comentei no blogue da Caminhante :)
    Ainda assim não é um livro que faça muito o meu género. :D
    Quanto ao preço da Saída de Emergência é mesmo um achado...

    Nuno Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno, mais um anonimo mas que espero não alcoolico :D

      Tambem j+a comentei e estes livros podemos encontrar na feira do livro a estes preços, foi ai que comprei, tal como aconteceu no forum fantástico ;)

      Estes livros mais antigos tem qualidade, vai por mim :)

      Abraço

      Eliminar
    2. Alcoolico anónimo xD

      Eliminar
    3. Obrigada Nuno pelas tuas palavras :) aqui e no meu blogue.

      Quando não tiveres nada para ler eh eh :D dá-lhe uma oportunidade, pois eu acho que és capaz de gostar.

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Caminhante,

    Aqui está um dos bons autores e um dos bons livros publicados pela Bang!, em que vale a pena investirem algum do vosso tempo.

    Li o livro há um bom par de anos e vem-me à "ideia" o seguinte :

    1) O Conhecimento não implica necessáriamente beneficio para o Homem.

    2) Com ou sem a Razão/Conhecimento/Progresso o Homem é sempre Corruptível.

    3) Progresso igual a Retrocesso

    4) Apesar da Razão, ou por isso mesmo, a Emoção acaba por prevalecer. ( E vice-versa,ehehe)

    5) Mefistófeles afinal é uma espécie de ET.

    6) O Inferno é estar Vivo. ( Sartre diria que o Inferno são os outros,e tal ideia provoca-me "A Náusea").

    7) "Jack Faust" somos todos nós, desde que nos seja dado oportunidade.

    De Swanwick li um outro romance, uma fantasia "mecânica", para acabar com todas as fantasias serôdias que por aí vegetam, e por isso diferente de todas elas, "The Iron Dragon´s Daughter".

    Acreditem ou não, aqui os Dragões existem e são Mecânicos, e "por isso" cospem fogo!

    Leiam ambos os livros.

    ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois ubik.

      Logo vi que tinha feito boa compra :D

      Abraço

      Eliminar
    2. Olá Ubik

      verdade tudo o que te lembras, todas essas ideias que mencionaste, são precisamente aquelas em que ficamos a pensar ao terminar o livro.
      Tenho alguma curiosidade em ler mais do autor, gostei bastante da escrita e da história, da maneira como ele agarrou num mito e transformou-o em algo muito mais ficcional. Mas no fundo, a questão que está adjacente a Fausto mantêm-se.

      bjs

      Eliminar
  5. Aaah...os dragões que se comportam como se fossem B-52 com uma consciência psicótica de homicidas...genial este mundo de fantasia que entrou na era da pólvora e do vapor...a continuação tb é muito boa...sobre um jovem totó que vai ser puta num prostíbulo de elfos...e os livros ciberpunps do Swanwick? Miam...e os New Weird passados em Moscovo com uma estátua Golem do Lenine? Genial.pequenotes deixem-se de Brooks e Sandersons e leiam Swanwick...

    ResponderEliminar
  6. Mas, no fundo, no fundo, a verdade é bem mais terrível. O bom Fiacha tem este livro há anos e nunca o leu. Provavelmente o mesmo aconteceu a muito boa gente. Não o compraram e a SdE desistiu de publicar novos livros dele. Tristes tristezas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Barreiros,

      É verdade, não tenho o livro à anos pois comprei na feira do livro o ano passado porque alguem me sugeriu, mas reconheco que deviamos ter feito mais por estes livros excelentes.

      Mas aqui estamos a fazer o nosso trabalho, a divulgar o livro, mais vale tarde que nunca :D

      E se fosse só este *assobio* estou a receber em breve o Forças do Mercado do Morgen, tenho o Prestigio, A Caixa, Anjos e Pistoleiros, O Terror e por ai fora a aguardar vês :)

      Abraço

      Eliminar
    2. Ainda vou descobrindo estes livros fantásticos que a SDE publicou, o que me tem agradado bastante.
      Pena é que tantos outros tenham ficado de fora...
      como já referi ao Ubik, fiquei curiosa em ler mais do autor, irei seguir os vossos conselhos (mais uma vez :D)

      Ainda tenho "O Quinto Dia", de Frank Schatzing para ler, espero fazê-lo em breve.
      Obrigada pelos conselhos João Barreiros

      Eliminar
  7. Olá Caminhante e Fiacha,

    já há algum tempo que andava a espreitar este livro, por causa do mito de Fausto. Agora com a tua opinião, muito bem escrita, fiquei ainda mais curiosa: tem tudo para ser uma obra de excelência, com um teor elevado. Talvez o venha a ler. Ao preço que o Fiacha referiu, é mesmo de aproveitar =)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria
      Obrigada :)
      Sem dúvida que vale mesmo a pena. O preço é convidativo e vale a pena, penso que irás gostar.

      beijinhos e boas leituras também para ti

      Eliminar
    2. Viva Lamora,

      Fazes bem, uma boa oportunidade para se comprar um bom livro a bom preço ;)

      Bjs

      Eliminar
  8. Olá Caminhante e Fiacha :)

    Bem adorei a tua opinião e fiquei ainda mais curiosa com este Dr.Fausto. Já tinha ouvido falar por alto, mas não sabia que era uma personagem que já inspirou vários escritores.
    Este livro é um clássico? Ou que outros sugeres sobre este Fausto?

    Vou querer este livro :D

    Beijinho para os dois

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia

      obrigada :)
      Eu confesso que não li nenhum outro livro sobre o Fausto, apenas conhecia a lenda ou mito,e fiz uma pesquisa.
      Confesso que fiquei curiosa com o Fausto do Thomas Mann, uma vez que já li outros livros deste escritor e gostei.

      Não considero que este seja um clássico no âmbito da literatura em geral,talvez o seja como livro de FC, mas isso o João Barreiros ou o Ubik poderão responder melhor do que eu.

      Lê, sem dúvida vale bem a pena :)

      beijinhos

      Eliminar
    2. Viva Cátia,

      Já sabes que a Caminhante tem muito jeito para isto eheheheh

      Aproveita que deve valer bem a pena :D

      Bjs

      Eliminar
  9. Olá amigos
    Não conhecia nem o livro nem o escritor. E parece-me uma excelente opção. A um preço fantástico. Se for a Portugal vou traze-lo comigo.

    Excelente o teu post Sao. Muito completo.
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Lince,

      Fazes bem, deve ser um livro com muita qualidade :)

      bjs

      Eliminar
    2. Olá Luísa
      Obrigada :)
      Para mim foi a primeira vez que li Swanwick e só posso recomendar :) a escrita é muito boa e o enredo também neste livro. Irei querer ler mais.
      Quanto ao preço é muito bom.
      beijinhos

      Eliminar
  10. Obrigatório: ler TODOS os livros do Swanwick!!!
    http://www.fantasticfiction.co.uk/s/michael-swanwick/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Registado João Barreiros :)
      Despertou-me a curiosidade o "Tales of Old Earth", é bom? (partindo do principio que todos serão bons, pois recomenda-los todos)

      Eliminar
    2. São excelentes contos, sim...muitos com dinossaurios...

      Eliminar
    3. hum .... :D :D agrada-me, vou juntá-lo à lista

      Eliminar
  11. Olá Caminhante!

    Gstei muito de ler a opinião. Está muito bem escrita e completa. A nota introdutória foi uma boa ideia. Pouco sei acerca de Fausto e acabei por ficar uma ideia melhor. O livro em si parece ser muito interessante. Eu gosto muito de livros que falem sobre personágens lendárias e sobre o oculto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sofia,

      Viste bem o preço ? Uma boa oportunidade :D

      bjs

      Eliminar
    2. Olá Sofia!!

      Não consigo responder aos teus comentários no meu blogue :(, não me entendo com aquilo e é só contigo que se passa isso...

      Olá Fiacha, desculpa a invasão :P

      beijinho

      Eliminar
    3. Olá Sofia

      muito obrigada :) Espero que leias este livro e que gostes :)
      como já referi várias vezes vale bem a pena, está muito bem escrito.

      beijinhos

      Eliminar
  12. Olá Caminhante :)
    Não conhecia esta obra, mas fiquei muito interessada. É o tipo de leitura que adoro :)
    Excelente opinião e obrigado por partilhar :)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      obrigada eu pelas vossas palavras, fico contente por partilhar mais um livro muito bom que infelizmente passam ao lado, sem que ninguém lhes dê o devido valor.

      beijinhos

      Eliminar
    2. Ois,

      Olha que o preço está bem acessivel, está a 5€, grande oportunidade :)

      Bjs

      Eliminar
  13. Olá :D

    Gostei muito da opinião A Caminhante, como sempre excelente. Apesar de eu não ser muito amiga de livros com um certo lado negro, o livro deixou-me com bastante curiosidade :D As lendas são sempre bons estímulos para escrever e o Dr. Fausto parece ser (aqui no livro) uma personagem muito interessante :D sabia pouco do Fausto e com este livro parece esclarecer alguns pontos...
    ...e Mefistófeles? eu conheço este nome de outro livro! eheh :D
    Boa continuação A Caminhante ;)
    Boas leituras :D beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Por acaso Mefistófeles diz-me algo sim ehehe e bem interessante :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Carla

      obrigada ^_^

      De facto se tiveres oportunidade, vale a pena, está muito bem escrito e a história é bem interessante.

      Quanto ao Mefistofeles eh eh é bem diferente do outro, aqui é apenas um nome dado a um ser de outra dimensão, de outro universo. Mas que são ambos maquiavélicos são :D

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  14. Olá,
    Gostei muito da opinião de A Caminhante. Está muito completa e quando ler o livro sei o que esperar.
    Ainda não li o livro mas quero ler e como o fiacha disse é barato e não há desculpas.
    Adoro estas lendas e histórias que envolvem o oculto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia

      obrigada e espero que o leias e que gostes tanto, ou mais, do que eu gostei.
      é um bom livro, mas que desmistifica a ideia do diabo que atormenta Fausto, aqui o diabo é outro :P

      beijinhos

      Eliminar
  15. Ois,

    Penso que é uma boa oportunidade para comprares um livor bom a bom preço ;)

    bjs

    ResponderEliminar